x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 2.381

nota de devolução

Ana Oliveira

Ana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 09:11

Bom dia!!

É o seguinte , temos uma empresa que é uma transportadora e emite apenas CTe, comprou diesel para uso na frota e foi devolvido. Como não emite nota fiscal para efetuar a devolução, o fornecedor quem emitiu a devolução pra ele mesmo, ou seja emitiu uma nf de entrada contra a empresa de nosso cliente. pergunto, como dou entrada nessa nota de devolução?, meu sistema aceita que eu lance na saída como devolução, mas na hora de validar o SPED, da erro e não aceita. o que faço? não lanço?

Aguardo, obrigada

Ana Oliveira

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 10 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 09:21

Bom dia Ana!

Eu não consegui entender bem sua questão. Você esta querendo dar entrada da devolução de qual empresa? a Transportadora ou quem vendeu o Diesel???

Se você está falando da Transportadora, não tem que se falar em dar entrada, já que você devolveu o diesel.
Se você esta falando da empresa que vendeu o Diesel, ela fez a NF errada, já que ela tinha que emitir a nota contra ela mesmo e não contra a transportadora.

Por favor me explique melhor para eu poder ajudar vc mais eficazmente.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Ana Oliveira

Ana Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 11:08

Ola, meu cliente fez uma compra de diesel no posto de combustível, mas não sei por qual motivo essa mercadoria foi devolvida, como ele é uma transp e nao emite nota fiscal eletronica, quem emitiu a nota foi o proprio posto(nfe de entrada para meu cliente nos dados acidionais colocou ref devolução da nfe xx)... Na hora de lançar essa nfe em meu sistema, na escrituração fiscal de meu cliente, fala que a nfe é dele mas não é uma nf de entrada, apena deixa eu lançar na saída como devolução, mas na validação do SPED da erro . Essa é minha duvida, espero ter sido mais clara, não sei o que fazer com essa nf....

Ana

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 13:11

Ana, boa tarde!
Olha a operação está errada. Você poderia ter colocado no verso da Nota de Compra do diesel, "devolvido por estar em desacordo com o pedido" (sugestão minha) e devolver.
Para você (transportadora) o assunto foi encerrado.

Para o posto de combustível, ELE teria que emitir uma nota fiscal de Entrada, contra ELE mesmo, colocando nos dados adicionais "NF Entrada emitida em virtude de devolução da nota fiscal nº xxxx, da tada xxxxx, contra o cliente (transportadora).
É o posto de combustível quem dá entrada no livro fiscal, você não tem que fazer nada na transportadora.

Sds

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 15:09

Ana, quando seu cliente devolveu o diesel para o posto como ele fez????

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 10 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 07:56

Bom dia Ana!
Desculpe a demora, ontem estive fazendo um curso.
Olha, conforme te falei a operação esta errada.
A operação correta seria assim:
1 - O posto de Combustível tem que fazer a Nota de Entrada do Diesel devolvido, contra ELE próprio e não contra a tansportadora;
2 - O posto de combustível é quem tem que dar entrada no seu livro fiscal e contabilidade, anulando assim a venda do produto.
3 - Você na transportadora não deve fazer nada, já que o combustível não entrou em seu estoque;

O problema é que o Posto, pelo que entendi, emitiu nota fiscal indevida para você novamente, então sugiro que você coloque no verso desta nota fiscal, que a esta devolvendo por motivo de desacordo comercial, e se essa operação for no mes de Novembro, coloque a data (no verso da nota) a mesma da emissão, carimbe, assine e devolva para o posto.
Você pode até orientar alguém de lá, que ele deve fazer a nota de entrada conforme o item 1.

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: