x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 2.790

Certificado digital: E-cpf ou E-cnpj?

Diego Fernandes

Diego Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 23:48

Boa noite Contadores e Contabilistas,

Sou novato no site, recém-formado e estou iniciando no mundo contábil, espero ajudar bastante e ser ajudado como todos.

Minhas perguntas são essas:

1 - Faço minha inscrição no MEI ou CEI?
2 - Qual é o melhor certificado para o contador? E-cpf ou E-cnpj (caso seja MEI)?
3 - Caso Escolha E-cpf devo incluir o PIS ou CEI?
4 - Vou poder transmitir as obrigações acessórias de outras empresas (com até 10 funcionários) com meu certificado?

Atenciosamente,

Diego Fernandes

Magno Ferreira

Magno Ferreira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 14:12

Boa tarde Diego Fernandes,
Também sou novo na carreira contábil e entendo a dificuldade que tem passado.
Nunca ouvi falar em contador CEI, pretendo abrir um MEI assim que possível pois tem a carga tributária baixa e nos proporciona as mesmas possibilidades. (tirando o faturamento limitado e quantidade de funcionários)
A questão de transmitir as informações das empresas com até 10 funcionário depende da chave de acesso que é emitida pela caixa econômica.

Espero ter ajudado em algo, se precisar de alguma coisa estarei fazendo o possível.
Abraço!

Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 14:22

Diego Fernandes,
O assunto levantado por você é bastante particular, mais acho que o ideal seria você abrir um MEI, em relação ao certificado acho melhor o E-Cpf pois para assinar o sped ECD por exemplo,você irá necessitar do E-CPF. Para utilizar os certificado para seus clientes você terá que fazer uma procuração pela RFB.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Diego Fernandes

Diego Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)