
João Santana
Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos HumanosInfelizmente, desativar a NetBIOS não funcionou para mim. Terei de continuar usando uma máquina virtual com o Windows 7 SP 1 de 32 bits para transmitir a GFIP até que a Caixa seja privatizada e os servidores preguiçosos em atualizar o Sefip sejam demitidos e substituídos por programadores competentes e ciosos da importância de seu salário no fim do mês.
O problema maior está numa coisa chamada camada de aplicação WoW64. Aplicações Win32 executadas em sistemas 64 bits rodam dentro dessa camada, usando uma área reservada do Registro e fazendo chamadas às suas bibliotecas instaladas numa pasta de sistema reservada. Tentei de tudo, até desmontei o arquivo de instalação do Sefip para copiar manualmente suas bibliotecas (algumas não são instaladas por padrão, de acordo com o log de instalação), mas nada, simplesmente NADA tem funcionado. E lembrem-se: Cada um de nós, caçando uma solução para esse problema, está fazendo o trabalho que deveria estar sendo feito pelos servidores que fazem a manutenção do Sefip. Pensem nisso.
Conversei com uma pessoa que trabalha diretamente com os 'responsáveis' pelo Sefip; a resposta dele é que não existe a preocupação de atualizar o Sefip para o Windows 10 porque é um SO novo e com baixa participação no mercado corporativo. Ou seja, estamos obrigados a usar um aplicativo que roda em sistemas operacionais antigos e não seguros, porque ninguém se preocupa em atualiza-lo para usar novas tecnologias num ambiente sabidamente mais seguro! O mais recente vírus de sequestro de dados, o WannaCry, se aproveitou de uma brecha existente justamente nesses sistemas operacionais anteriores ao 10 - e na mesma semana que o WaanaCry fez estragos no mundo todo, a Microsoft já havia publicado uma correção para o Windows 10! Quanto menos estrago poderia ter sido causado se pessoas e organizações fizessem sua parte e atualizassem seus sistemas operacionais?
Como se não bastasse a preocupação com o envio de dados pelo Conectividade Social ICP, que mistura protocolos seguros e não-seguros como se isso fosse normal (veja mais sobre isso aqui), você ainda ter que se preocupar com a possibilidade de malwares explorando falhas de segurança em seu sistema operacional datado é fogo.
Desculpem o desabafo; depois de três meses com esse problema, o que me resta de estímulo é escrever textão em fórum.