x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 8

acessos 8.471

Certificado e-cpf e e-cnpj no mesmo token

RENATO BANHOS PEREIRA

Renato Banhos Pereira

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 16:19

Boa tarde, tenho um certificado de um cliente que possui o e-cpf e o e-cnpj modelo A3 no mesmo token.
Este cliente está precisando emitir uma nota fiscal de devolução e quando vou fazer a assinatura do certificado me retorna a seguinte mensagem "FAVOR VERIFICAR SE O TOKEN ESTÁ CONECTADO CORRETAMENTE". Tem alguma coisa a ver com os certificados instalados no token?

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 16:31

Renato Banhos Pereira

Boa tarde,

Acredito que não, pois tenho tokens aqui com mais de 2 certificados até no mesmo dispositivo, tanto e-cnpj quanto e-cpf.

Acredito que tenha mais a ver com o driver do token instalado.

Verifique se voce está utilizando o driver correto para o token.

Espero ter ajudado

Abraço

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 11:22

Renato Banhos Pereira

Até onde eu sei, para o correto funcionamento, você só pode utilizar um token para cada certificado.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

há 8 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 11:27

Pedro Henrique

Bom dia,

Com certeza! Eu tenho 2 tokens SafeNet E5100, um está com 5 certificados sendo 3 e-CNPJ A3 e 2 e-CPF A3, e o outro com 2 e-CNPJ A3. Utilizo, tranquilamente, sem problemas, na hora de usar é só selecionar o certificado desejado pra assinar o documento. O que vai acontecer é que na hora de assinar o documento, sua lista que deve aparecer com um único certificado, vai aparecer todos que estiverem no token, daí é só selecionar o desejado.

Já tive também dispositivos de outros modelos e outros fabricantes, também com mais de 1 certificado. A informação que tenho obtido é que esses dispositivos token devem suportar no máximo uns 6 certificados... ainda não precisei usar mais que isso.

Abraço

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:39

Carlos Alberto Leite e Pedro Henrique

Aqui no região, o pessoal está dizendo que não podemos ter mais do que um, claro que, eles querem é vender mais, por isso passam a informação de que só podemos colocar um, quando for comprar outro certificado, vou questionar isso. Valeu pela informação.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

há 8 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:54

Cláudio Antônio da Silva

Pois é, você tem razão, eu tirei um certificado há uns 3 anos no Serasa e eles me obrigaram a usar o dispositivo deles... tive que comprar 1 com eles, mas é que na ocasião eu estava com urgência do certificado.

Atualmente, só faço certificado com o Correios. Comprei os dispositivos no Mercado Livre, na faixa de uns 60 reais cada e fiz os certificados através dos Correios. Saiu por menos da metade do preço do Serasa tudo.

Abraço.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies