x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 19

acessos 26.961

Certificado Digital e-CPF - Contador Autônomo

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 11:52

Olá pessoal!

Tenho algumas dúvidas em relação a adquirir o certificado digital e-CPF para Contador Autônomo.
Vou começar a atender alguns clientes e estou me preparando para tal (Certificado, inscrição no CRC, etc.).

Pesquisei no fórum sobre o assunto, mas ainda me restam algumas dúvidas.

1 - Vou fazer o Cadastro no CEI para poder atuar como "Equiparado à PJ".
Quando acontece o cruzamento de dados, número do meu CRC com o Certificado Digital?

Quero dizer, os sistemas (e-CAC, Conectividade Social e outros) vão me enxergar como Contador com Certificado e-CPF A3 pelo simples fato de eu ter um CEI como: Contribuinte Individual - CNAE: 74128 - Atividades de Contabilidade ou Auditoria?

Não preciso vincular minha inscrição do CRC ao certificado digital?

2 - Meus clientes terão algum custo adicional pelo meu Certificado Digital ser e-CPF a3 e não ser um E-CNPJ (com um CNPJ de um escritório de contabilidade, por exemplo?).

Ou, basicamente esse Certificado digital serve apenas para me identificar?

3 - Na tela para se Cadastrar uma matrícula no CEI, tenho várias opções, entre elas:

-> Escolha o tipo de matrícula: Contribuinte Individual
CNAE: 74128 - Atividades de Contabilidade ou Auditoria
Natureza Jurídica: 4049 - Contribuinte Individual com Empregado.

e também:

-> Escolha o tipo de matrícula: Equiparado a Empresa
CNAE: 74993 - OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIÇOS PRESTADOS PRINCIPALMENTE AS EMPRESAS, NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE
Natureza Jurídica: 2135 - Empresário Individual

Qual a diferença prática e financeira para ambos os lados (eu como contador e meu cliente) entre essas duas escolhas que posso fazer?

OBS: um Guia de Orientações ao Usuário do Conectividade Social da CEF tem me ajudado muito a esclarecer algumas dúvidas.

Segue o link para quem se interessar: www.caixa.gov.br

Obrigado pela atenção!!
Bom fds a todos!

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 14:00

Pedro Henrique

Curiosidade...
Vale a pena trabalhar como "contador autônomo"??? A carga tributária na pessoa física me parece alta, ou estou errado? Como autônomo você não seria tributado na tabela progressiva do IRPF além de ter INSS ao custo de 31% (11% do autônomo + 20% do cliente/empresa)???

Talvez não sirva para você, mas como empresário individual, tributado no anexo III do SIMPLES não seria mais vantajoso???

Me oriente se eu estiver enganado.

Abraço

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Sábado | 23 junho 2018 | 09:13

Carlos Alberto Leite, tem razão. É melhor para ambos os lados (Contador e Cliente) ser PJ.

Voltando ao assunto do certificado, sendo contador PJ eu já não preciso me preocupar com essa questão do CEI, correto?

Veja um trecho que extrai do Guia de Orientações do Conectividade Social:

Nos certificados de PJ, cuja inscrição CNPJ é obrigatória, o Conectividade Social
ICP não faz a leitura do CEI, ainda que ele conste do certificado digital, pois a
titularidade do certificado está contida na informação do CNPJ.


Url: www.caixa.gov.br

Muito obrigado amigo!

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 23:19

Olá pessoal!

Me restou uma dúvida a respeito desse assunto.
Vamos lá.

1) Ok, vou abrir a empresa para atuar como PJ e, consequentemente terei que optar por um certificado digital E-CNPJ.
A minha dúvida é a seguinte: como as informações serão cruzadas? Digo, como os sistemas entendem que há um contador por trás do certificado digital da PJ? Pela natureza das atividades realizadas, discriminadas em contrato social e no sistema da Receita Federal?

2) O meu pedido do CRC terá que ser para contador autônomo? Ou Empresa, CNPJ?
Terei que fazer dois pedidos então: 1 para PF e outro para PJ, no CRC do meu estado?

Obrigado, boa semana!

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 07:43

Bom dia Pedro,
Referente ao CRC terá que ter o CRC em seu nome, se abrir uma empresa com a atividade de contabilidade terá que ter um contador no quadro societário da mesma. Quando começa a prestar serviço para uma empresa no cadastro da mesma tanto na receita federal como estadual é feito o cadastro do contador ou da empresa contadora responsável da mesma. Se for assinar com empresa contadora ela também terá que ter o CRC.

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 09:49

Ronan Eustaquio Candido e Carlos Alberto Leite , bom dia!

O raciocínio correto será esse?

1) Vou transformar uma MEI para EI, assim posso emitir NF para meus clientes, como prestador de serviço.
2) Segundo o Ronan cheguei à conclusão de que, para não ficar muito caro para mim, vou adquirir uma CERTIFICADO C-CPF, e nesse caso precisarei preencher o campo CEI, quando adquirir o certificado, certo?
3) Não vou adquirir um certificado E-CNPJ, pois se for assinar pelas empresas com ele, devo também adquirir o CRC para meu CPNJ, tornando o processo oneroso.

Confere?

Abraço e muito obrigado.

Marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 2
há 5 anos Sábado | 24 novembro 2018 | 17:54

Pedro Henrique, minha dúvida é a mesma nessa questão, dos ceritificados...

RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 26 novembro 2018 | 07:39

Bom dia Pedro,
Você não terá um CEI, você só precisará do E-CPF em seu nome para assinar pelas empresas, pois vai abrir uma pessoa juridica e não uma pessoa fisica. A questão ai é a seguinte, você vai ter uma empresa para emitir notas para recebimento junto aos seus clientes porém quem vai assinar a contabilidade não será a pessoa juridica e sim a pessoa fisica, por isso precisará do E-CPF.

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Segunda-Feira | 26 novembro 2018 | 08:35

Ronan, muito bom dia.

Entendi perfeitamente!

Só mais uma dúvida, na página de compra do certificado (irei comprar pelos Correios), existem alguns campos como esses:

Identificador Social
NIS (NIT/PIS/PASEP)
* Para o uso da procuração eletrônica no sistema de Conectividade Social este campo deverá ser preenchido.

INSS CEI
CEI (Cadastro Específico do INSS)
* Para o uso do certificado no Sistema Conectividade Social o campo deverá ser preenchido.

Posso deixar em branco esses campos então?
Não terei problemas ao enviar as informações dos empregados dos meus futuros clientes para o governo?

Obrigado pela atenção Ronan.
Boa semana!

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 09:57

Ronan, obrigada por me responder!

A empresa q me procurou para acertar a situação dele, esta com o CNPJ Inapto, por omissão de declaração.

É uma empresa antiga q estava sem movimento, agora ele vai voltar a movimentar a empresa, com isso, ele não tem e-CNPJ.

Creio que ele não vá conseguir emitir um e-CNPJ com a empresa inapta e detalhe, tem q entregar SEFIP sem movimento também.

O que eu posso fazer nesse caso para ajuda-lo?

Att.

Camila Melo
RONAN EUSTAQUIO CANDIDO

Ronan Eustaquio Candido

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2019 | 14:27

Boa tarde Camila,
Pode fazer uma procuração eletronica da empresa para o seu certificado, com isso conseguira o acesso da mesma forma. A questão do sefip como é só para transmitir não precisa de procuração somente colocar como responsavel o mesmo do certificado, com isso conseguirá fazer a transmissão normalmente. Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição.

Leide Lane

Leide Lane

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 18:09

Olá,
Amigos , estou com duvidas sobre certificado digital.
Estou iniciando como contadora autônoma, CRC BA.Não vou fazer matricula CEI e soube que posso fazer uma procuração eletrônica do
E-CNPJ da empresa vinculando ao meu E-CPF... Essa informação procede ?
Vou fazer um E-CPF é necessário colocar o numero do NIS ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.