x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1

acessos 1.884

e-CNPJ ou e-NFE qual certificado devo comprar ?

Luis Gustavo de Souza

Luis Gustavo de Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Técnico Informática
há 6 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2019 | 13:53

Sou MEI e pretendo vender produtos pela internet, inicialmente pelo Mercado Livre, e lá eles tem um sistema automático para emissão de NF-e assim que meu cliente faz a compra, porém precisa importar um Certificado digital, pelo melhor custo benefício, acabei optando pelo modelo A1, porém estou em dúvida sobre qual tipo devo comprar ? o e-CNPJ ? ou o e-NFE ?

Percebi também que tem várias empresas emitindo esse tipo de certificado, qual o melhor local para comprar essa certificação e começar a emitir minhas Notas Fiscais ?

Carine Barreto

Carine Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 16:01

Boa tarde,

Não ha nenhum parâmetro para escolha da certificadora, nahora de escolher onde fazer seu certificado basta apenas analisar as vantagens que cada local oferece (preço, assistência técnica, rapidez na entrega, atendimento e etc). 

Sobre os tipos de certificado, segue a definição de cada um:

e-CNPJ: Documentoeletrônico para pessoa jurídica. O e-CNPJ é um certificado que permite a realização de diversas operações
eletrônicas como, retirar certidões digitais, acessar o serviço e-CAC da Receita Federal e, também, a emissão de Nota Fiscal eletrônica.

e-NF-e: Documentoeletrônico pessoa jurídica restrito a emissão de NFe. O NF-e é um certificado que só pode ser utilizado para emissão de NotasFiscais eletrônicas. Indicado paraempresas que NÃO permitem que determinado(s) funcionário(s) realize(m) outrasoperações eletrônicas além da emissão de NF-e. 

Eu normalmente indico aos meus clientes o e-CNPJ, poisoferece mais liberdade no uso, o e-NF-e eu apenas indico para grandes empresas na utilização de frente de loja (Ex.: um supermercado com diversos PDV's que não pode monitorar o uso do certificado pelos operadores de caixa).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: