x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 9

acessos 5.202

Contador Autônomo CEI x CAEPF

Mateus Sonda

Mateus Sonda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 1 março 2019 | 17:29

Boa tarde,

Atuo como contador autônomo, e para poder enviar as declarações dos meus clientes criei uma CEI, em janeiro de 2019 vinculei minha CEI a um CAEPF, entretanto não possuo funcionários.

Gostaria de saber se a vinculação era necessária, se por ser contador autônomo me enquadro em Contribuinte especial, já que não tenho funcionários, e com o e-social que obrigações eu passo a ter como autônomo?

Obrigado.

MARILIA RAMOS

Marilia Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 23:48

Boa noite Mateus! Tudo bem?

Estou com o mesmo problema seu. Você conseguiu resolver.

Eu preciso cadastrar CAEPF, mas a opção que é disponibilizada refere-se a PFcom funcionários, fato que não ocorre comigo.
Você fez o cadastro assim mesmo? Como devo proceder? Não estou conseguindo enviar o SEFIP e CAGED pois pedem Cei ou CNPJ do responsável e não tenho nenhum dos dois. O CEI foi substituído pelo CAEPF, mas pelo que vi seria apenas caso tivesse empregado.

Desde já agradeço.

att,,,

Marília Ramos

Marilia Ramos
E-mail: [email protected]
Mateus Sonda

Mateus Sonda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2020 | 08:42

Bom dia Marilia,

Então, para poder enviar as declarações de folha é necessário possuir um CEI cadastrado no certificado digital, mesmo hoje quando se cadastra um CAEPF o sistema permanece vinculando uma CEI a esse CAEPF. Pra envio de SEFIP, CAGED, RAIS, é necessário ter um CEI, faça o cadastro no CAEPF como contador, obtenha o CAEPF/CEI e inclua essa inscrição no seu certificado digital.

Por não ter funcionário, envie uma SEFIP sem movimento referente ao primeiro mês.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.

Att., Marilia Ramos  

Mateus Sonda

Mateus Sonda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 25 março 2020 | 18:56

Boa noite Marilia, 

Pode sim, não existe nenhum impedimento, se vc for enviar as declarações citadas da empresa a qual o certificado foi emitido. 

Entretanto, se for enviar com este certificado as declarações de outras empresas, ou seja, com o CNPJ diferente do CNPJ do certificado, é necessário que tenha procuração, ou que cada empresa da qual for enviar tenha seu próprio certificado pra envio.

As informações são tanto para certificados A1 quanto A3, as regras não são diferentes pra eles. 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição. 

Atenciosamente, 

Mateus Sonda 

Sandra Oliveira

Sandra Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2020 | 15:05

Boa tarde, Mateus.

No caso então, após vincular o CAEPF ao certificado e-cpf e enviar a primeira declaração sem movimento por não ter funcionário, devo ficar enviando todo mês de janeiro essa declaração? 
Sou contadora autônoma e preciso vincular o CAEPF para poder emitir SEFIP dos meus clientes.

FRANSELICE REGHINI

Franselice Reghini

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 29 março 2021 | 10:29

No caso então, após vincular o CAEPF ao certificado e-cpf e enviar a primeira declaração sem movimento por não ter funcionário, devo ficar enviando todo mês de janeiro essa declaração? 
Sou contadora autônoma e preciso vincular o CAEPF para poder emitir SEFIP dos meus clientes.
Conseguiu sanar sua dúvida, também gostaria de saber?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.