x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 61

acessos 97.851

Instalação do Certificado Digital - Passo a Passo

Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 11:17

Estou apanhando com o certificado digital.

Adquiri o A1 na CAIXA e ja tá no pen drive, mas a instalação para o computador não está funcionando.

Mesmo depois de "instalado", quando acesso o e-cac, dá uma mensagem de que não tem certificado instalado. A mensagem exata é esta: É necessário instalar um certificado digital de cliente para ter acesso ao e-CAC


Ja dei uma pesquisada se achava algo aqui no Forum sobre o assunto, mas até agora não encontrei.

Portanto sugiro que alguem tenha a gentileza de fazer um passo a passo de instalação do Certificado.

Abraços aqui de Minas!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 11:31

Bom dia Antonio Celso!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Antes de utilizar o Fórum Contábeis "à todo vapor" (rrsss), aconselho você a fazer uma atenciosa leitura nas Regras do Fórum.
Desta forma, verá que não podemos postar a mesma dúvida em duplicidade e, você assim fez.
Já excluímos sua mensagem "excedente".

Em relação à sua dúvida, veja se este manual irá ajudá-lo.
Você também encontrará informações importantes clicando aqui.

Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:32

Agradeço ao colega Wilson Fortunato pelas boas vindas e outras informações.

Verifiquei os links mas não me ajudaram.

A questão é a seguinte:

O certificado foi solicitado na Caixa Economica Federal e ja baixei o mesmo para o Pen drive. Dentro do pendrive tem duas pastas. Uma das pastas se chama Default e a outra pasta tem o nome composto de varios números e letras. Dentro da pasta Default não tem nada, mas dentro da outra pasta tem um arquivo chamado AT_KEYEXCHANGE.cer - Então é isto que tenho no Pen drive.

O que eu faço com estes arquivos a partir de agora?

(Pelo que outras pessoas me informaram eu teria que clicar com botão direito e pedir para instalar o certificado - fiz isto, fui testar o acesso no E-cac mas quando clico em acessar o e-cac, dá o erro dizendo que temn de insatalar o certificado, enfim...)

Por isto pedi um passo a passo.

Obrigado.


Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 15:56

Hélida:

Imagino que você deva estar querendo solicitar um certificado digital pessoa fisica, né? - Se for isto você pode solicitar na Caixa Economica Federal. Eu sugiro o do tipo A1 ao invés do A3, pois seria a principio mais facil de usar.

Aquivocê tem as informações da documentação necessária.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Sábado | 6 fevereiro 2010 | 14:16

Olá, Boa Tarde Antônio Celso!
Vamos ver se resolvemos seu caso:
Aberto qualquer página da internet, vá no menu (Ferramentas/Opções da internet, procure Conteúdo/Certificados), dentro de certificados/Pessoal, veja se está lá o seu salvo. Acho que não vai estar, então vá no campo importar e localize seu pen-drive ou onde está salvo, para que o mesmo seja importado com sucesso.
Após esse procedimento ele deve ficar salvo nessa tela pessoal, aí há como vc o exibir e ver a validade dele, etc...
Espero que dê certo, qualquer coisa me avise!
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 09:30

Bom dia Emerson:

Obrigado por sua ajuda.

Veja bem, antes eu não conseguia colocar o certificado na pasta pessoal, só ia para a aba "Outras Pessoas", mas quando fui seguir sua orientação, vi que ja estava lá.

Mas mesmo assim fiz o procedimento de importação novamente e confirmei. Fechei o navegador I.E. e quando vou acessar o E-cac, (no momento que clico no icone de certificado digital para acessar o E-cac) dá a mensagem: "É necessário instalar um certificado digital de cliente para ter acesso ao e-CAC"

Que coro!!!

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 14:48

Olá, Boa Tarde Antônio Celso!
Verifiquei com outros usuários aqui no escritório que trabalho e me passaram que vc pode não ter o dispositivo de cartão inteligente (smart cards) ou (Token USB) instalado em sua máquina, pois baixou direto do SITE da Caixa.
Nesta situação já que está instalado o certificado em sua máquina e o arquivo DEFAULT está no Pen-drive, tente cópias as pastas para a sua unidade C: ou abrir e e-CAC com o Pen-drive plugado. Pois o (CPF/CNPJ) fica salvo nesta pasta e não na instalação do certificado, para melhor proteção.
Se alguém souber de + algo para ajudar, nos informar.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Antonio Celso

Antonio Celso

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2010 | 17:01

Olha só Emerson... e outros que quiserem dar opinião...

Eu tenho os arquivos no pen drive conforme disse acima: Dentro do pendrive tem duas pastas. Uma das pastas se chama Default e a outra pasta tem o nome composto de varios números e letras. Dentro da pasta Default não tem nada, mas dentro da outra pasta tem um arquivo chamado AT_KEYEXCHANGE.cer - Então é isto que tenho no Pen drive.

Ja salvei estes arquivo no computador na área de trabalho. - Já tentei instalar os arquivos a partir do pendrive, a partir da pasta que salvei em desktop. Na verdade não é bem instalar no Internet Explorer, acho que é importar.

Bem, imagino que todos recebam os arquivos do emissor do certificado e mesmo que a forma de receber seja diferente, (e-mail, diskette, download, etc.) os tipos de arquivos devem ser iguais a todos dos outros emissores. O certificado é o A1.

Eu até estou preocupado pelas outras pessoas que vão passar pela situação, pois se eu que tenho relativa experiencia e facilidade com informatica estou tendo estas dificuldades, quanto mais a maioria que normalmente não é tão assim familiarizada com configurações de informatica.

Então acho muitíssimo válido alguem passar o step by step aqui.

Outra pergunta que incluo neste post: Quando se transmite uma declaração com assinatura digital, qual é o arquivo que é usado para assinar? - É o que recebi por download da caixa? - Arquivo de extensão .cer ? - Seria o arquivo AT_KEYEXCHANGE.cer ???

Em tempo:

Eu coloquei o pen drive na porta Usb e tentei e também não deu certo...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 13:45

Boa tarde Carolina,

Uma vez solicitada a Procuração Eletrônica onde o outorgado é você ou seu escritório, tudo o que você tem a fazer é usar seu e-CPF ou o e-CNPJ de seu escritório para enviar as Declarações da empresa que lhe outorgou a Procuração.

Ao entregar as Declarações (a partir da competência Abril) habilite a opção "Com certificação Eletrônica" e informe a sua ou a de seu escritório.

...

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 19:28

Boa noite,

Ouvi falar que os contabilistas que solicitaram a nova carteirinha do CRC pela FENACON podem solicitar o e-CPF 1 ano gratuito (sem a leitora). Alguém fez por lá?

grata

Decio Severo

Decio Severo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 30 maio 2010 | 00:46


Ola Boa Noite
Alguem poderia me informar se para fazer a procuração eletronica
primeiro preciso ter o certificado instalado em minha maquina.

Ou posso fazer a procuração eletronica levar a Receita Federal e
depois instalar o certificado

desde ja agradeça a atenção

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 30 maio 2010 | 08:30

Bom dia Decio,

Enquanto não exigida, uma coisa não depende da outra, ou seja, você pode providenciar todas as Procurações Eletrônicas que vai precisar, sem ter o Certificado Digital, ou ter a Certificação antes das Procurações.

Irá precisar das duas (Procuração e Certificado) apenas quando da entrega das declarações.

Vale dizer que quando for entregar as Declarações será exigida a Certificação Digital e deverá haver uma Procuração Eletrônica já entregue registrada na Receita Federal outorgando poderes ao detentor daquela certificação.

...

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 30 maio 2010 | 20:41

Boa noite, Wilson

Tentei pelo site da Fenacon, pede o CPF, certo?
O meu aparece uma msg de CPF nao localizado... e retirei minha nova carteira ha umas duas semanas. Envie e-mail para verificaraçor o que pode ter acontecido... mas até agora nao recebi resposta.
E o problema é que já está muito perto para entregar as declarações...
Sabes de alguem que teve o mesmo problema? e se demora o processo?
abraço

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 08:15

Bom dia Maira Fernanda!


Não conheço ninguém que teve o problema.

Isto pode até ser falha do próprio sistema da Fenacon, que não localizou o seu CPF ou também pode ser algum erro de digitação do nº do CPF.


Acabei (neste exato momento) de fazer um teste no site da AC Fenacon e não tive nenhum problema com a validação do meu CPF.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Anael Monteiro Jr

Anael Monteiro Jr

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 08:34

Maira Fernanda, bom dia. Tive esse mesmo problema, aliás o site da ACFenacon ainda não valida meu CPF, mesmo depois de ter feito a compra do certificado. Entrei em contato por e-mail e me foi passado um link para compra que não tinha esse erro. Efetuei a compra e agendei validação no mesmo dia, sem problema algum.
Pegando carona no tópico sobre certificado, tenho que certificar uma empresa no e-cnpj cujo responsável perante a Receita Federal está doente e impedido de assinar, tendo um procurador que ficou responsável por todos os seus atos. Teria alguma maneira de certificar essa empresa no e-cnpj com a assinatura do procurador na validação presencial? Gostaria de uma sugestão para contornar esse problema, pois trata-se de uma pessoa em idade avançada e com a saude debilitada. Sem contar ainda que mora no interior de São Paulo e teria que se locomover mais de 100Km ao posto de validação mais proximo. Obrigado pela atenção de todos

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 19:36

boa noite, Anael
obrigada pela informação.
Enviei o e-mail para Fenacon informando que não consegui através do CPF mas até agora nao me retornaram. Por acaso, tens o link que conseguisse comprar?
Estou ficando muito preocupada pois faltam poucos dias e não consegui nada ainda..
após isto ainda tenho as procurações.
socorro!
abraço

Anael Monteiro Jr

Anael Monteiro Jr

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 07:58

Maira, bom dia. Por ser uma dúvida pessoal e que contem informações que me dizem respeito, tomei a liberdade de responder em seu e-mail.
Espero ter ajudado
Abraço

Ma. de Lourdes Cabral Pinheiro

Ma. de Lourdes Cabral Pinheiro

Bronze DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 17:12

Boa tarde, Decio.

Você teve que agendar na receita federal a entrega da procuração ou conseguiu entregar direto? Aqui em SBC não ha necessidade de agendamento, será que em SP capital também é assim? Grata.

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 18:12

Galera,

Pelo que eu conheço, o certificado digital para NF-e você solicitará ao SERASA onde será marcado um hora e data especificar para a pessoa responsavel perante o CNPJ ir até o local. Ontem mesmo dia 01/06/2010 fiz uma solicitação para uma cliente do certificado e da leitora onde custou R$ 465,00.

Documentos Necessarios;
Cartão CNPJ
Cópia Contrato e Aditivos
Cópia RG e CPF
Cópia Comprovante de Endereço (Sócio)

todos esses documentos terá que ser acompanhado pelas originais.

Espero ter ajudado.

Anael Monteiro Jr

Anael Monteiro Jr

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 09:44

parece que teremos um refresquinho:
Instrução Normativa nº 1036, de 01/06/2010

02.06 - Dacon e DCTF podem ser entregues sem a Certificação Digital
A Fenacon obteve uma grande vitória em defesa do setor empresarial: será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima sexta, 4, a Instrução Normativa nº 1036, de 01/06/2010, que isenta da obrigatoriedade da Certificação Digital na entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) e da Declaração de Contribuições e Tributos Federais (DCTF) às empresas que optaram pelo regime tributário de lucro presumido, referente aos fatos gerados em abril de 2010. Segue a Norma logo abaixo, em primeira mão.

A incitativa atende uma solicitação feita pela Fenacon, no dia 14 de maio, durante reunião com o Subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Michiaki Hashimura.

Na ocasião, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, entregou ofício onde formalizava pedido para que o órgão adequasse seus sistemas, pois de acordo com a Instrução Normativa 995, de 22 de janeiro deste ano, o uso da certificação digital passa ser obrigatório na apresentação de declarações a partir de 30 de junho de 2010. No entanto as datas de vencimento da Dacon e DCTF são 7 e 22 de junho de 2010, ou seja, anterior ao prazo estabelecido.

Para Pietrobon, é de suma importância a adequação dos prazos para que todos os contribuintes possam cumprir as obrigações acessórias sem dificuldades. "Foi uma vitória do diálogo com a Receita Federal evitando, assim, possíveis multas aos empresários que não conseguiram adquirir o Certificado Digital antes do prazo previsto. Não tenho dúvida também de que essa solicitação da Fenacon foi atendida porque vai de encontro ao que o governo deseja que é prestar um melhor serviço ao usuário".

Ele ressalta ainda a importância de se fazer a Certificação Digital. "Sempre digo que a Certificação Digital é o maior instrumento de desburocratização do País. Além da agilidade e segurança, ela veio para facilitar o dia a dia do cidadão brasileiro", disse.

Alerta - O dia 30 de junho será o prazo final para entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) 2010, relativa ao ano-calendário de 2009 (tributadas pelo lucro presumido). Vale lembrar que essa declaração exigirá a Certificação Digital como forma de entrega.

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 13:52

Ma. de Lourdes Cabral Pinheiro,

Não está transmitindo, mesmo após algumas noticias que iriam liberar a entrega sem certificado. O jeito é os clientes que não fizeram a procuração online pagar multa.

Grato

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.