x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 18.108

Como suspender o registro do CRC-SP?

PATRICIA SOARES

Patricia Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2021 | 08:34

Prezados, tenho o registro do CRC-SP, mas não sou contadora, atuo como analista fiscal, não uso o meu registro do CRC-SP, gostaria de suspender o meu registro. Vocês sabem como posso fazer? E se quando eu precisar, é possível ativar novamente?

Obrigada

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 4 anos Sábado | 23 janeiro 2021 | 18:24

Patrícia,

Para baixa de registro pessoas físicas e jurídicas é necessário acessar os serviços online e preencher o requerimento EM DUAS VIAS, com o número do registro e senha neste link Baixa de Registro Profissional.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, bacharel em Direito,  MBA em Gestão Tributária pela Universidade de São Paulo, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário.
Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Domingo | 24 janeiro 2021 | 10:05

Patricia Soares, bom dia.

Uma vez em meados de 2017 entrei em contato com o CRC/SP para suspender meu registro e consequentemente parar de pagar a anuidade. Não dei sequência no procedimento, mas a orientação que me passaram foi parecida com a que o colega Rodrigo Fernando informou. Segue:

Prezado Sr Yuri

No caso de desemprego ou exercício de outra profissão é possível solicitar a baixa do registro. O registro baixado pode ser restabelecido a qualquer momento, mediante sua solicitação, sem a necessidade de aprovação no exame de suficiencia.

Para solicitar a baixa do registro é necessário apresentar a documentação informada abaixo:

- Para o cadastro e alterações de registros de pessoas físicas e jurídicas é necessário acessar os serviços online e preencher o requerimento EM DUAS VIAS, com o número do registro e senha.

Desemprego

Apresentar original e cópia da CTPS, das páginas onde consta a foto, qualificação civil, assim como a baixa do contrato de trabalho, e da seguinte em branco;

Registro em outra área

- Apresentar declaração da empresa ou da entidade em papel timbrado, comprovando a atividade exercida atualmente e detalhando a função, original e cópia da CTPS referente às páginas onde consta foto, qualificação civil, assinatura do contrato de trabalho e da seguinte, evolução salarial e cargo e da seguinte;

- Declaração da Empresa, conforme o modelo encontrado no link: http://www.crcsp.org.br/portal/registro/informacoes/declaracao_atividades.pdf

- Documento da abertura do MEI, para comprovar a área de atuação.

Observações
- Salientamos que para aprovação da solicitação de baixa de registro, o Departamento de Registro poderá solicitar outros documentos comprobatórios.

- Será concedida a baixa ao aposentado que, comprovadamente, não está exercendo atividades contábil de acordo com o artigo 3º da Resolução CFC nº 560/83.

O profissional deverá estar regular perante o CRC-SP. A baixa não poderá ser solicitada por e-mail, fax ou telefone. Deverá ser protocolada ou enviada via correio na Sede, Subsedes ou delegacias do CRC-SP.

Solicitada a baixa até 31 de março, será devida a anuidade proporcional ao número de meses decorridos. Após a data mencionada no caput deste artigo, é devida a anuidade integral.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: