Rafael Leroy
Bronze DIVISÃO 1 , Supervisor(a) AdministrativoBom dia!
Também testei os procedimentos aqui, inclusive, o que o colega fala para executar o que está na pasta "LIB", mas o eCAC não reconhece como aberto o assinador.
respostas 67
acessos 414.153
Rafael Leroy
Bronze DIVISÃO 1 , Supervisor(a) AdministrativoBom dia!
Também testei os procedimentos aqui, inclusive, o que o colega fala para executar o que está na pasta "LIB", mas o eCAC não reconhece como aberto o assinador.
Nádia Rodrigues Magalhães
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Muito Obrigada!!! E parabéns!
Eric Martins Magalhães
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista TecnologiaBom dia, estou com o mesmo problema no qual foram citados pelos demais, só que mesmo com o procedimento no qual foi passado ainda continuo com o Erro.
Caso achem a solução agradeço se compartilharem.
Brunna
Iniciante DIVISÃO 3 , Assessor(a) Recursos HumanosPrezados, verifiquei que o erro é geral e até agora sem solução..
também estou tentando cadastrar uma procuração e da o erro na pagina da ecac com os seguintes dizeres "ocorreu um erro inesperado durante a assinatura, deseja tentar novamente?"
mesmo quando clico em "sim" o erro persiste..
fiz todos esses procedimentos e agora estou tentando acesso direto com o SERPRO mas também sem sucesso..
Pedro Henrique
Iniciante DIVISÃO 2 , AssistenteMUITO OBRIGADO!! Estava cansado de reiniciar o PC e nada de resolver.
Leonardo da Silva Urquiza
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)deu certo aqui! obrigado pela ajuda!
Luzia Amaral
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeLeonardo, estou com o mesmo erro de " ao iniciar os novos serviços do Assinador! como voce conseguiu resolver?
Igor Bittencourt Temmler
Iniciante DIVISÃO 3 , AnalistaNobres!
No meu caso, consegui descobrir o motivo do "O programa Assinador Serpro está fechado ou não está instalado. Abra o Assinador Serpro para continuar."
Ao chegar no botão "Assinar", o eCAC, "chama" o endereço "assinador-desktop.serpro.gov.br:65166" para validar que o assinador está instalado no computador. O endereço "assinador-desktop.serpro.gov.br" é apontado para o próprio computador no endereço 127.0.0.1.
No meu caso específico, o problema era o Proxy, que está tentando jogar o endereço assinador-desktop.serpro.gov.br para a internet (que não existe) e não para a máquina.
O teste que vcs podem fazer, é entrar com o endereço https://assinador-desktop.serpro.gov.br:65166 no navegador (Chrome/Edge/Firefox) e verificar o resultado. No meu caso, retornava um erro de acesso, onde era esperada a mensagem "O procedimento foi realizado com sucesso. Feche esta aba do navegador e continue a utilização do sistema.".
Se o acesso fosse via https://127.0.0.1:65166, o resultado era satisfatório, mas o eCAC não entende esse endereço por IP.
Assim que acertamos isso no Proxy, o validador passou a funcionar normalmente.
Espero que meu relato possa ser útil, e estou a disposição no que puder ajudar.
Romulo Carlos Reis Alves
Bronze DIVISÃO 2Bom dia pessoal.
No nosso caso, diversos computadores apresentaram o erro. Em alguns casos remover e reinstalar resolveu, mas em alguns o erro persistiu.
Olhei o arquivo hosts conforme explicado no primeiro post, mas em todos os computadores restantes o arquivo hosts estava como no post. A solução que achei aqui precisa de permissões de administrador, mas pode ajudar. É baseada no Windows 10:
01. Abra o iniciar, role pra baixo até "Sistema do Windows"
02. Nesta pasta tem "Gerenciador De Tarefas". Clique nele com botão direito, pouse o mouse sobre "Mais" e clique "Executar como administrador".
03. Se o Windows questionar algo sobre permissões, clique em "Sim". Se pedir senha de administrador, forneça ou contacte a equipe de T.I.
04. O Gerenciador de Tarefas tem algumas abas. Se não aparecer, clique em "Mais Detalhes"
05. Vá na aba "Inicializar"
06. Se houver um item nomeado "exec_assinador" duplicado, selecione um deles, e clique no botão "Desabilitar"
Nem precisa reiniciar.
Espero que ajude. Abraços!
Joao Sousa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Muito obrigado.....
.gov da Depressão - Gambiarras Que Funcionam =d
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Informática Leônidas Nascimento Teixeira
Igor Bittencourt Temmler
Tentem este procedimento inicial,
# Tutorial por navegador:
www.assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br
# Download
www.serpro.gov.br
1 - Acesse a URL para confirmar a instalação individual para cada navegador.
2 - Após instalação do app reinicie o PC
3 - Abra o Assinador > Configurações > Manutenção . E clique em "Reiniciar o Assinador"-
4 - Após reinciado o app, abre uma janela do java para confirmar a instalação do certificado, confirme em "sim"
5 - Acesse o link http://127.0.0.1:65056/ deve abrir uma página para prosseguir e retorna uma mensagem em verde, O procedimento foi realizado com sucesso.
Feche esta aba do navegador e continue a utilização do sistema.
6 - Incluir o link https://assinadoc.estaleiro.serpro.gov.br/server/jnlp na lista confiáveis do java
Att, Guilherme Coan
https://www.linkedin.com/in/guilhermecoan/
Gabriel Ferreira
Bronze DIVISÃO 1 , Técnico InformáticaNão estou conseguindo cadastrar uma procuração do Ecac.
Está apresentando o seguinte erro: "Sistema indisponível no momento. Deseja tentar novamente? (AIE06)".
Alguém conseguiu resolver esse problema?
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)Gabriel Ferreira,
Boa tarde, estou com o mesmo problema.
Celia Patricia Fonseca de Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Gerente AdministrativoBoa tarde, estou com o mesmo problema, não consigo registrar procuração eletronica.
Josias
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadePerfeito !!!!!!!!!!!!!
Mais um salvo pelo seu post, obrigado
Lucas de Souza Neto
Bronze DIVISÃO 2 , Analista InformáticaFiz o procedimento acima de reiniciar o Assinador, estou fazendo pelo navegador Chrome, porem apresta o erro Ocorreu um erro inesperado. Deseja tentar novamente?
Luiz Eduardo
Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) RedeBom dia a todos,
Tambem estou com o mesmo erro, este erro é no site, pois deve ter ocorrido alguma implementação, já que o ASSINADOR SERPRO, foi atualizado para a versão 4.0.2, entao fiz varios testes, e ocorreu em certo momento o LOG de erro do JAVA na tela do ASSINADOR, acusando erro 500, que seria um erro interno no SITE, ou seja, devem ter alterado algo ou rodado um update vamos supor, fazendo com que o assinador nao consiga uma resposta do serviço a ser utilizado naquele momento.,
Testei em varios windows diferentes e todos acusam o mesmo erro, inlcusive acessei remotamente um PC de uma cliente e ocorreu a mesma falha, resumindo nao consigo gerar as procurações para as empresas que necessitam enviar os arquivos do Grupo SST.
E estava lendo aqui os problemas encontrados com o ASSINADOR, e nao tenho como explicar a voces, mas em nenhum PC que instalei acusou estes erros que foram publicados aqui. O ASSINADOR instala e starta de boa, ele ao ser instalado sera sempre executado ao reinicar o PC, sem a necessidade de executa-lo manualmente, se nao estou enganado ele pede permissão para instalar o PKI no navegador. que seria a ferramanta a ser usada para a checagem do certificado e assinatura. este arquivo, existe para o DOCUSIGN, KRIPTONITA, SERASA, BRy, etc,etc,etc,, que tambem sao utilizados para assinar documentos via certificado digital.
Mara
Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia! Feliz Ano !
Me ajudou e muito, estava tentando por várias vezes e não dava certo, assim que assistir o vídeo consegui atualizar o assinador.
Att. Maria dos Anjos - MS
Luiz Eduardo
Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) RedePessoal Boa tarde,
Podem testar assinar as procurações, aqui voltou a funcionar normalmente, acabei de realizar duas procurações..
Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBoa tarde pessoal, estava com o mesmo problema. Tentei alguns passos e não consegui resolver. Eu já tive outras versões do Assinador SERPRO na minha máquina, apesar de estarem desinstaladas.. fica uma pasta no diretório C:\Program Files (x86) chamada Assinador SERPRO. A minha solução foi excluir esta pasta e reinstalar o Assinador. Caso der erro na exclusão desta pasta, reinicie a máquina e tente excluir novamente.
Danielle Nader
Ouro DIVISÃO 5 , JornalistaOlá, pessoal. Nós do Portal Contábeis estamos sempre de olho nas discussões do Fórum. Por isso, entramos em contato com o Serpro, que justificou que esses erros estão ocorrendo devido a atualização do programa, mas passou uma orientação oficial para resolvê-los:
Assinador: Serpro orienta usuários sobre erro ao iniciar novos serviços
Cliquem na matéria para conferir :))
Espero que ajude!
José Alves Neto
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista InformáticaVoltou a funcionar o serviço, conseguimos realizar a assinatura das procurações.
Sergio Cleber
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista InformáticaBoa tarde Pessoal,
Ainda estou com problema para usar o assinador serpro no portal do E-cac, a mensagem que aparece é a abaixo.
https://ibb.co/mb4HtW7
Porém o problema só acontece no portal do E-cac, quando eu estou usando a URL https://www.frameworkdemoiselle.gov.br/v3/signer/demo/ para testar o assinador serpro o mesmo abre e exibi os certificado digitais na minha maquina.
Alguém conseguiu resolver esse problema?
Larissa Gomes Duarte
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia, o poste citado anteriormente:
.
.
3) Local host windows: C:\Windows\System32\drivers\etc
4) Recorte para área de trabalho o arquivo: hosts
5) Abra com o "bloco de notas" para editar o hosts e inclua o conteúdo abaixo:
# Copyright (c) 1993-2009 Microsoft Corp.
#
# This is a sample HOSTS file used by Microsoft TCP/IP for Windows.
#
# This file contains the mappings of IP addresses to host names. Each
# entry should be kept on an individual line. The IP address should
# be placed in the first column followed by the corresponding host name.
# The IP address and the host name should be separated by at least one
# space.
#
# Additionally, comments (such as these) may be inserted on individual
# lines or following the machine name denoted by a '#' symbol.
#
# For example:
#
# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server
# 38.25.63.10 x.acme.com # x client host
# localhost name resolution is handled within DNS itself.
# 127.0.0.1 localhost
# ::1 localhost
127.0.0.1 assinador-desktop.serpro.gov.br
6) Salve o arquivo
7) Recorte o hosts para o local de origem: C:\Windows\System32\drivers\etc
8) Abra o assinador novamente, será executado normalmente sem a falha relatada
No meu caso quando editava no bloco de notas e clicava em salvar abria a janela de "salvar como" e não modificava o arquivo, salvava como bloco de notas.
Funcionou quando cliquei com botão direito no arquivo Lost e fui em propriedades, a opção somente leitura estava marcada, desmarquei e salvei a configuração. Ao abrir o arquivo como bloco de notas novamente e editar a ultima linha consegui somente salvar. O arquivo foi alterado, e o assinado "ligado".
Espero ter ajudado.
Marco Aurelio do Nascimento
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Pessoal,
Boa tarde.
Consegui resolver da seguinte forma, em conjunto com o rapaz do TI daqui da empresa:
No Assinador Serpro, vá em Configurações:
1) Na aba “Configurações Avançadas”, deixar configurado apenas “Usar Cache de LCR”
2) Na aba “Certificado em Arquivo”, desabilitar todas as opções, deixar tudo em branco (para uso do certificado A3). Salve.
No JAVA:
1) Abrir o Java;
2) IR no menu “Java”;
3) Clicar em exibir.
No meu caso, havia versão do Java em 32 Bits e 64 Bits. Na aba “arquitetura”, desabilitei a versão 64 Bits (x86_64), e deixei apenas na versão 32 Bits.
Dê OK, depois Aplicar, Ok novamente e reiniciei o computador.
Ao abrir a página da assinatura da procuração no e-CAC, vejas e o assinador está aberto. Se não tiver, abra-o e, ao selecionar “Assinar”, aparecerá os certificados instalados na máquina.
Importante: Caso apenas apareça a versão de 64 Bits, veja no portal do JAVA para baixar a versão de 32 Bits (https://www.java.com/pt-BR/download/manual.jsp)
Espero ter ajudado!!!
Cezar Silveira
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde
Encontrei uma solução, se ajudar ainda :
Solução erro no assinador
Em nota enviada com exclusividade para o Portal Contábeis, o Serpro afirmou que as dificuldades relatadas são problemas de
atualização do programa.
“Houve uma atualização do software da versão 3.x para a 4.x. Anteriormente, qualquer usuário poderia instalar. Agora, é preciso
usar a conta de administrador do computador”, explicou a Assessoria de Imprensa
do Serpro por meio de nota.
Confira passo a passo como solucionar o erro, de acordo com as orientações do Serpro.
"Com um usuário, OBRIGATORIAMENTE,administrador da máquina:
1 – Apagar TODA e qualquer versão do Assinador SERPRO instalada no computador;
2 – Reinstalar a versão 4.0.2;
3 – Garantir que não há qualquer firewall ou antivírus que barre o acesso aos endereços *.estaleiro.serpro.gov.br ou
*.serpro.gov.br.
Caso o problema persistir:
Se o uso do Assinador Serpro estiver sendo feito em sistema RFB: direcionar o problema através dos Canais de Atendimento da Receita Federal.
Se o uso do Assinador Serpro for em outros tipos de sistema, acionar suporte técnico do seu equipamento, seguindo as orientações do Serpro".
Gladson Xavier Teixeira
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Excelente. Muito Obrigado! Deu certo!
Vanessa F.
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Deu super certo!!!
Obrigada.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade