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Erro emissão NF-e Sebrae - (500) Erro interno do servidor

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 6 agosto 2025 | 08:54

Bom Dia!

Estou tentando emitir NFe desde ontem pelo novo emissor gratuito do Sebrae e ao clicar em Emitir, aparece um erro na tela com a mensagem: "Erro no processo de envio: O servidor remoto retornou um erro: (500) Erro interno do Servidor."

Alguem já teve esse problema? Será que é um problema do Sebrae, da Sefaz....? Já tentei em 3 computadores diferentes e está com o mesmo erro.

Obrigado!

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 7 agosto 2025 | 08:33

Bom Dia, Renan!
Ainda não. Continua o mesmo erro. Abri um chamado no suporte do Sebrae, mas pediram 72h para responderem. 

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 7 agosto 2025 | 15:40

Ontem fizemos de tudo. Reiniciamos o computador, tentamos em outros computadores, mas continuava o mesmo erro. Hoje por volta das 11h voltou a funcionar normalmente e enviamos todas as notas. Só pode ser erro de comunicação entre o o novo emissor Sebrae e a Sefaz. O pior é que o suporte do Sebrae é péssimo e não consegue dar uma resposta sobre esse erro.

Mayara

Mayara

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Fiscal
há 4 semanas Sexta-Feira | 8 agosto 2025 | 10:18

Conseguiram resolver o erro do emissor do SEBRAE?
Entrei em contato com eles me informaram que estao com problema na comunicação sim e principalmente para os Certificado A3. 
Resolução que me passaram:
Entrar no emissor pela janela anonima, depois que entrou desconectar da internet e se possivel desligar o modem e ai esperar 1 a 2 minutos e depois conectar novamente e atualizar a pagina e tentar enviar novamente.

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 13 agosto 2025 | 08:07

Bom Dia!
Nada ainda. Sebrae disse que é falha de comunicação dos certificados A3 entre eles e a Sefaz desde Junho/2025. Lamentável!!!

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 18 agosto 2025 | 16:51

Apesar de ainda não terem corrigido o erro, tem hora que funciona. Tem que ir tentando. Fica oscilando. Teve dia que consegui enviar de manhã, outro dia consegui a tarde.... Uma outra alternativa é voltar pro programa antigo do Sebrae. Está funcionando normalmente ainda. É um pouco chato, porque precisa configurar Java, mas é uma alternativa.

rosemeire vitorino silva

Rosemeire Vitorino Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Costureiro(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 13:54

estou com o mesmo problema a nao consigo resolver, ja fui informada que teria que mudar o certificado para o A1 pois esse nao esta dando problema.mas pagamos pelo A3 e agora perder o valor pago.alguem poderia ajudar.

Filipe Pereira

Filipe Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 17:04

Consegui a solução em um comentário do Diego Saraiva em um vídeo.

RESOLVIDO!!! Não precisa de A1. Resolvi aqui com o A3 no software do emissor Sebrae ao buscar o certificado manualmente e incluir o arquivo correto com a extensão .dll do certificado. Pelo site talvez precise msm do A1.

Abre o app do Emissor (o do computador, não é o online), vai em certificados A3, incluir manualmente, daí seleciona o arquivo .dll do seu certificado que fica na pasta Windows > System 32. No meu caso foi o arquivo aetpkss1.dll. Em outros casos podem ser os arquivos "cmP11.dll" ou "eTPKCS11.dll" ou dkck201.dll". Vai depender do seu leitor/smartcard.

Nina

Nina

Prata DIVISÃO 1 , Analista Administrativo
há 3 semanas Quinta-Feira | 21 agosto 2025 | 15:25

Boa tarde a todos. 
Consegui emitir uma carta de correção com a ajuda acima do FILIPE PEREIRA. 
Porém o erro voltou a persistir para emissão de notas. Tentei proceder com as instruções , mas não foi...
Realmente não sei o que fazer , se alguém tiver como ajudar + uma vez , super agradeço !

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Sexta-Feira | 22 agosto 2025 | 08:22

Bom Dia! 
Agora está dando outro erro: Erro no processo de envio. Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.
Pior que o suporte do Sebrae não está nem aí. Eles dizem que vão abrir chamado e após 72h respondem pra reinstalar o Assinador. Uma vergonha! O jeito vai ser contratar um software de emissão de notas e se livrar desse Sebrae.

Cleber Rodrigues

Cleber Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 2 semanas Terça-Feira | 26 agosto 2025 | 15:38

ESCRITÓRIO BRASÍLIA, boa tarde.

O link enviado do documento contendo o "passo a passo" está local para o seu computador. Se puder compartilhar na nuvem, é melhor.

Sim, há semanas com dificuldade de emissão usando o Emissor Online + Certificado A3.

Veremos.

Everton Sorentino

Everton Sorentino

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 2 semanas Quinta-Feira | 28 agosto 2025 | 11:52

BOM DIA
SEGUE ORIENTAÇÃO DO SEBRAE.

Esse erro costuma estar relacionado a certificados corrompidos ou cadeias de certificados inválidas no Windows.
1- Desconecte o certificado A3 do computador.
2- Pressione Windows + R, digite inetcpl.cpl e pressione Enter.
3- Em Propriedades de Internet, clique na
aba Avançado.
No bloco Configurações, desmarque as opções:
Usar TLS 1.0
Usar TLS 1.1
e selecione as opções
Usar SSL 3.0
Usar TLS 1.2.


4- Pressione Windows + R novamente e digite certlm.msc > Enter.
Digite certmgr.msc se o primeiro comando não funcionar.


5- Acesse Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis > Certificados. Selecione os certificados
da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira e clique no botão Excluir > Sim.
6– Clique no botão para baixar a pasta compactada: Arquivos – Solução Certificado A3.
Ou copie e cole o link no seu navegador
datacaixa.com.br
A pasta contém todos os instaladores e certificados necessários para executar os processos descritos
abaixo.
BAIXAR ARQUIVOS
7- Selecione a pasta Arquivos – Solução Certificado A3, clique com o botão direito do
mouse, WinRAR > Extrair aqui para descompactar.
8- Dentro da pasta, clique com o botão direito no InstaladorCadeias_1.0.2.0 e selecione Executar
como administrador.
9- Depois, clique em Avançar > marque a opção Aceito > Instalar > aguarde a instalação > Concluir.
10- Dê dois cliques no arquivo FixCrypto_TLS1_2_Windows > Sim para confirmar a execução > OK.
11- Clique em OK.
12- Acesse a pasta CA. Ela contém dois certificados para instalação.

13- Instale os dois certificados AC
Soluti SSL EV e Raiz ICP-Brasil v10,
avançando pelas opções até
concluir a instalação.
14- Reinicie o computador para
que os ajustes tenham efeito e
depois teste novamente a
transmissão da nota.
Verificação adicional importante

Se o problema persistir após seguir os passos acima, verifique se a versão do seu certificado SafeSign
é a versão 3.7. Versões anteriores podem apresentar incompatibilidades com os protocolos atuais de
segurança.
Para verificar a versão do SafeSign (software responsável por operar o token USB para certificado A3),
siga o passo a passo abaixo:
Como ver a versão do driver SafeSign? (Token USB do certificado A3)

Conecte o token USB ao computador.
Clique no menu Iniciar do Windows e vá até o Painel de Controle. Selecione "Programas e Recursos"
(ou no Windows mais antigo, “Adicionar ou Remover Programas”).
Procure na lista por SafeSign (pode aparecer como “SafeSign IC” ou “SafeSign Identity Client”).
Ao localizar o SafeSign, a coluna à direita mostrará a versão instalada (exemplo: 3.7.x.x).
Se o SafeSign não aparecer na lista, significa que o driver pode não estar instalado. Nesse caso, baixe
a versão mais recente recomendada pelo fabricante do seu certificado
Corretamente.

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 dias Sexta-Feira | 5 setembro 2025 | 09:08

RESOLVIDO: 

Pressione Windows + R, digite inetcpl.cpl e pressione Enter

Em Propriedades de Internet, clique na aba Avançado. No bloco Configurações, desmarque (se quiser, não desmarque, pois você pode ter ainda sistemas que utilizam estas portas) as opções UsarTLS 1.0 Usar TLS 1.1 e selecione apenas as opções Usar SSL 3.0 Usar TLS 1.2
 
Clique em "OK" para salvar as alterações. 
 
Pressione Windows + R novamente e digite certmgr.msc > Enter
 
Acesse Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis > Certificados. Selecione os certificados da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira e clique no botão Excluir Sim.
 
Obs: Não se preocupe, basta selecionar os certificados da AutoridadeCertificadora Raiz Brasileira, pois neste passo o computador vai deixar excluir apenas certificados da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira revogados. O sistema vai apagar apenas os devidos. Ele vai emitir um aviso informando que não fará a exclusão dos vigentes. Então siga adiante para o proximo passo.
 
Baixe o arquivo - CA_FixCrypto_TLS1_2_Windows  Link abaixo
datacaixa.com.br
 
Selecione a pasta CA_FixCrypto_TLS1_2_Windows. Clique com o botão direito do mouse e selecione seu descompactador. WinRAR > Extrair aqui para descompactar. 
 
Dê dois cliques no arquivo FixCrypto_TLS1_2_Windows >Sim para confirmar a execução > OK. 
 
Acesse a pasta CA, clique duas vezes no arquivo acsoluti ssl ev, siga o processo de instalação e após êxito na importação da nova cadeia de certificação, repita o processo com o arquivo Raiz-icp-brasil v10.  
 
Reinicie o computador para que os ajustes tenham efeito. 
 
Inicie o Assinador Digital - Dentro do assinador LIMPE OS CERTIFICADOS SALVOS por lá. 
 
Para isso acesse ao assinador digital, na barra de tarefas do Windows acionando em ícones ocultos e com o botão direito do mouse selecione a opção configurações. 
 
Em seguida acione a guia CERTIFICADOS e verifique se existem vários certificados duplicados com o mesmo nome da sua empresa (essa ação não exclui nada do seu certificado digital, isso é apenas uma limpeza do assinador digital) selecione-os, um por um e remova, até não existir mais nenhum deles nesta caixa. Após a limpeza aperte CONFIRMAR. 
 
Feche o assinador digital e abra novamente! 
 
Então agora basta acessar a nota fiscal normalmente, conectar o certificado digital de sua escolha (token/cartão), seguindo o processo como de costume, acionando botão SELECIONAR CERTIFICADO, quando solicitado e inserir a senha, pois agora o sistema vai apresentar apenas os certificados existentes no token/cartão para seleção e inserção da senha. 
 
Obs: Não salve a seleção do certificado para evitar erros de seleção automática com certificado incorreto.  Agora o sistema conseguirá “chamar” o certificado A3 e selecionar apenas o que precisa para emitir o documento fiscal. 
 
Se ainda tiver dúvidas, segue abaixo o email do Suporte do Sebrae:
@Oculto

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