Ulysses Star Place
Iniciante DIVISÃO 1 , Representante ComercialTenho uma empresa optante pelo Simples Nacional e recentemente meu contador me pediu por Whatsapp que eu gerasse no App do Gov.Br um Código de Acesso e repassasse para que ele pudesse gerar as guias (DAS e INSS Patronal).
Como o contador já possui o Certificado A1 da minha empresa, o pedido veio por mensagem no Whatsapp e ele nunca havia pedido isso, desconfiei de golpe por clonagem e não passei o código.
Vendo minha resistência e desconfiança, ele me explicou pelo Whatsapp que, como meu Gov.Br está com a verificação em 2 etapas (2FA) ativada e sou o sócio/administrador da empresa, que eu precisaria passar o código, pois o site da Receita estava solicitando, para gerar as guias.
Por segurança, ao invés de repassar o código, mudei a senha do Gov.Br e desativei momentaneamente a 2FA, pedindo para o contador me avisar se/quando desse certo, para eu reativar a 2FA.
Para minha surpresa, ele disse logo depois que havia dado certo e me enviou as guias, corretamente preenchidas.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Existe realmente alguma mudança recente que exija o Código de Acesso do Gov.Br do administrador da empresa, mesmo que o contador tenha em mãos o Certificado A1 da empresa?
Isso de ter que passar Código de Acesso não compromete a segurança do acesso Gov.Br, que é pessoal?
Não existe outra maneira mais segura e conveniente de se fazer isso, sem ter que ficar repassando esse código todo mês (e na hora requisitada, pois o código expira) para o contador?
Agradeço antecipadamente a ajuda!