Bom dia, pessoal.
O pc que eu estava utilizando tinha apenas o IRPF, recebi o arquivo .dec do gcap do meu contador, porém, meu pc não tinha o programa do GCAP instalado nele e, por algum motivo, o windows não reconhece o arquivo ".dec" que é o utilizado pelo GCAP, então quando eu baixava, ele vinha com a extensão ".xml"
Consegui resolver isso baixando também o programa do GCAP no pc que estava fazendo a declaração, fiz uma exportação teste no GCAP so para ver se o IRPF reconheceria o arquivo, funcionou, apaguei o arquivo que tinha recebido do meu contador anteriormente e nao conseguia ser reconhecido no IRPF e baixei de novo, como num passe de mágica, agora o arquivo baixado já vinha no formato correto e o programa do IRPF consegue reconhecer ele e exportar normalmente.
Espero que ajude isso quem estiver tendo um problema semelhante