Ronaldo Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidaderespostas 197
acessos 57.976
Ronaldo Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadePaulo Renato Martins Vieira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Caros amigos(as) contabilistas.
Acabei de gerar uma guia do FGTS de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com exatamente 12 funcionários mais a informação do INSS sobre a retirada de pro-labore do sócio, utilizando o certificado *.PRI, ainda emitido em disquete, que era utilizado pela empresa antes das mudanças que, teoricamente obrigariam a empresa - que comprou o certificado digital por este motivo! - a utilizar o certificado digital ICP.
É muito difícil a CEF conseguir "fiscalizar" este tipo de ocorrência (o fluxo de entrada e saída de funcionários) de uma empresa.
Era previsto.
Regiane Grecco Dias Festa
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Colegas, olhem o que acabei de receber via e-mail do Sescon, isso talvez explique pq estamos conseguindo a transmissão pelo sistema antigo até de empresas com mais de 10 funcionários.
GFIP de junho/2012 poderá ser transmitida por certificado do padrão anterior
Após receber inúmeros relatos de associados reclamando sobre a impossibilidade de envio do GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social, no Conectividade Social, com a utilização de certificado digital do modelo ICP Brasil, obrigatório desde o último dia 30 de junho, o SESCON-SP entrou em contato com a Caixa Econômica Federal pedindo uma solução para o problema, tendo em vista que o prazo para a transmissão dos dados da competência junho/2012 termina amanhã, 6 de julho.
Em resposta, a CEF comunicou que algumas intermitências no canal dificultaram efetivamente o acesso e, por essas ocorrências, o acesso com certificado digital no padrão anterior estará ativo para a operação, em disquete, para não impedir o efetivo envio dos arquivos pelos empregadores, em caso de dificuldades no CNS ICP.
O órgão ressalta ainda que, logo após a data de recolhimento, o acesso ao canal deverá ser efetuado exclusivamente pelo novo Certificado Digital, no padrão ICP.
Atenciosamente,
José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosEu acho que na verdade, eles não bloquearam o uso do certificado antigo, por outros motivos.
A CEF sempre arruma boas desculpas para os problemas que não conseguem resolver.
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Olga, pra ser bem sincera, eu ainda não consegui entender como eles vão fazer esse bloqueio. Pq eu penso assim, qdo transmitimos o arquivo, ele não é analisado na hora, antes de gerar o protocolo ou conseguirmos a transmissão, acredito que ele é analisado, depois disso, e aí sim eles tem como saber qtos funcionários tem. Tô curiosa ...
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosTambém estou !
Vamos acompanhar essa "novela" e ver como será que vai ficar essa situação.
Acho, como você, se o arquivo é analisado, já deveria voltar com a exigência do Certificado Digital ou nem ser recebido !
Como eles farão esse controle, se nem funciona direito ???
Paulo Renato Martins Vieira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Caras Regiane e Olga,
Eu também estou muito curioso para saber como será feita essa "triagem" para invalidação dos certificados. A folha de pagamentos de uma empresa pode sofrer diversas mutações entre uma competência e outra, quando não dentro de uma mesma competência!
Considerando tal fato, como a CEF vai invalidar o certificado de uma empresa que tiver, por exemplo, 10 funcionários na competência XX/2012 e 12 funcionários na competência YY/2012 e, na ZZ/2012 voltar a ter 9 funcionários? Vai revogar e revalidar?
Se revogar e não revalidar, como exigir de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com 9 funcionários (menos que 11, portanto), utilize o certificado padrão ICP quando, por Lei, a sua utilização é uma opção e não uma obrigação?
Não estou aqui questionando o uso ou o não uso do certificado, mas sem dúvida é algo bastante difícil de ser executado e que, do ponto de vista dos procedimentos e das exigências, pode beirar a impossibilidade.
Apesar de todas as circulares, os manuais e os procedimentos, vamos ver o que o tempo irá nos mostrar.
Tenham um bom dia!
Marco Antonio Faé Venancio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)A resposta é uma só:
Sistema ineficiente, instável e inoperante!
Como tudo que já estamos acostumados e cansados de engolir dos órgãos públicos brasileiros. Transformam rotinas relativamente simples em obras extremamente complicadas de se manusear, justamente para inviabilizar o seu cumprimento dentro do prazo estabelecido.
Sem contar quantidade de obrigações acessórias, com duplicidade de informações, como por exemplo, neste caso, SEFIP x SPED SOCIAL que está para ser implantado.
Normal da profissão!
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalTambém estou tendo esse problema para gerar a "chavinha" e a multa no rescisão de um funcionário, e o pior, o empregador ainda não tem o certificado digital, só o disquete.
Como devo fazer?
Renan de Almeida Garcia
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Caro Alef, infelizmente não tem jeito de gerar a chave, mais para a rescisão temos a seguinte forma de resolver, converse com o homologador e explique para ele o que esta ocorrendo e provavelmente ele ja deve estar sabendo desta instabilidade, se ele aceitar vai homologar e depois quando voltar vc gera a chave a outra opção é depositar o valor da rescisão na conta do funcionário ai depois que voltar homologa, dessa forma não terá que pagar multas.
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalMuito obrigado pela resposta, Renan.
Então todos os clientes do escritório terão mesmo que fazer o certificado digital?
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Alef, se a empresa se enquadra nos requisitivos para ser facultativo o uso, não há pq fazer o certificado digital. Na minha opinião vale a pena continuar tentando o acesso. A não ser que seu cliente não ache ruim em gastar esse dinheiro.
Renan de Almeida Garcia
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Verdade, a caixa pode estar tentando forçar a todos a adquirir o certificado, se o cliente quiser é só fazer ou infelizmente vamos ter que ficar esperando.
Leandro Ghislandi
Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) PessoalComo fazer pré certificação para conectividade social (chave .pri) em PEN DRIVE
Processo alternativo ao postado pelo Eduardo e que eu acho mais simples e automático, basta dar alguns cliques.
Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador > clique em Gerenciar > clique em Gerenciamento de disco > clique com o botão direito sobre a letra do dispositivo externo > clique em Alterar letra de unidade e caminho > clique em Alterar > escolha a letra A
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalObrigado pelas respostas.
Camila Prado
Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a) Querido amigos.
Estive verificando que vou publicada no 27.06.2012 a resolução 582 que regula essa materia revogando a 566. foi progrogado até 30 de junho de 2013 o prazo de validade dos certificados emitidos em disquetes para aquelas empresas que possuam até 10 funcionários.
A utilização do ICP pro empresa optantes por empresas do simples nacional com até 10 funcionário, assim como para o MEI é facultativo ( ou seja faz se desejar).
Camila.
Ronaldo Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeCamila,
Bom dia!
Correto, fica facultativo o uso do conectividade ICP para empresas com até 10 funcionários, até 30/06/2013.
Alef Batista Silva
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalOlá para todos, vocês poderiam mandar o link dessa resolução 582 que diz sobre o novo prazo de validade do certificado em disquete por favor? obg!
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Alef Batista Silva Boa Tarde;
Douglas Luz do Amparo Boa Noite;
[ clique aqui para acessar a Circular Nº 582 / 2012 ]; Caso tenha duvidas verifique ou poste no topico Circular 582 2012 conectividade icp;
Abraços
Att
Marcio Teles
Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioSe o certificado estiver vencido o site da conectividade não vai abrir?
blza
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Franceila Thomazini Vanini
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBom Dia Prezados,
Sempre que tento através do Prompt de Comando trocar os arquivos que são gerados em disquete (a:) para serem gerados em pen-drive através do passo-a-passo indicado pelo Eduardo aparece a frase parâmetros inválidos. Gostaria de saber se há algum problema, se esse erro é comum...
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Franceila Thomazini Vanini Bom Dia;
Caso estaja com problemas existe outra maneira para proceder a troca dos drivers, conforme postagem do Sr. Leandro Ghislandi no tópico Informativo Forum Contabeis Tecnologia [ clique para acessar ];
Abraços
Att
Franceila Thomazini Vanini
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeMuito obrigada pela atenção Eduardo
Att.;
Franceila
Diego Hames de Moura
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoalboa tarde!!
as empresas optantes do simples nacional com ate 10 funcionarios
nao precisaram fazer o certificado digital, os outros optantes certificado digital normal. medicos, dentistas, pessoas fisicas com empregadas domesticas precisam fazer o certificado seja ecpf ou ecnpj
Leidiene Rezende
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativobom dia
as Micoempresas que tem apenas um funcinario é obrigada a ter certificado digital? , ou tem jeito de fazer uma procuração ou continuar fazendo pelo modo antigo . o qu devo fazer?
Ana Claudia Braga
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Leidiene
Pode continuar pelo modo antigo, o prazo foi prorrogado até 30/06/2013.
ATt,
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Leidiene Rezende Bom Dia;
Leia as postagens anteriores, e verifique tambem ainda a a Circular Nº 582 / 2012 [ clique aqui para acessar ];
Abraços
Att
Leidiene Rezende
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoObrigada
Ana e Eduardo
Vagner de Sousa Barros
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde Pessoal!!!
Tenho um cliente que é microempresa e tem 3 funcionários tenho o .PRI, porém tento acessar a conexão segura para fazer uma rescisão de um dos funcionários e não consigo.
Alguém esta com este problema ?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade