x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 197

acessos 57.976

Certificado Digital para empresas com até 10 emp.

Ronaldo Rodrigues

Ronaldo Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 17:49

Boa tarde!
A todos,

Acredito que o problema com o conectividade ICP seja sazonal, pois durante todo o dia fiz várias transmissões; inclusive de GRRF´s. e mais, com empresas distintas. Porém no dia de ontem, só consegui faz transmissões após às 19:00hs.

Ronaldo Rodrigues
Gestor Contadores Associados
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 18:25

Caros amigos(as) contabilistas.

Acabei de gerar uma guia do FGTS de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com exatamente 12 funcionários mais a informação do INSS sobre a retirada de pro-labore do sócio, utilizando o certificado *.PRI, ainda emitido em disquete, que era utilizado pela empresa antes das mudanças que, teoricamente obrigariam a empresa - que comprou o certificado digital por este motivo! - a utilizar o certificado digital ICP.

É muito difícil a CEF conseguir "fiscalizar" este tipo de ocorrência (o fluxo de entrada e saída de funcionários) de uma empresa.

Era previsto.

Paulo Renato
Guareí - SP
Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 08:56

Colegas, olhem o que acabei de receber via e-mail do Sescon, isso talvez explique pq estamos conseguindo a transmissão pelo sistema antigo até de empresas com mais de 10 funcionários.


GFIP de junho/2012 poderá ser transmitida por certificado do padrão anterior


Após receber inúmeros relatos de associados reclamando sobre a impossibilidade de envio do GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social, no Conectividade Social, com a utilização de certificado digital do modelo ICP Brasil, obrigatório desde o último dia 30 de junho, o SESCON-SP entrou em contato com a Caixa Econômica Federal pedindo uma solução para o problema, tendo em vista que o prazo para a transmissão dos dados da competência junho/2012 termina amanhã, 6 de julho.

Em resposta, a CEF comunicou que algumas intermitências no canal dificultaram efetivamente o acesso e, por essas ocorrências, o acesso com certificado digital no padrão anterior estará ativo para a operação, em disquete, para não impedir o efetivo envio dos arquivos pelos empregadores, em caso de dificuldades no CNS ICP.

O órgão ressalta ainda que, logo após a data de recolhimento, o acesso ao canal deverá ser efetuado exclusivamente pelo novo Certificado Digital, no padrão ICP.

Atenciosamente,

José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

Regiane Grecco Dias Festa

Regiane Grecco Dias Festa

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:03

Olga, pra ser bem sincera, eu ainda não consegui entender como eles vão fazer esse bloqueio. Pq eu penso assim, qdo transmitimos o arquivo, ele não é analisado na hora, antes de gerar o protocolo ou conseguirmos a transmissão, acredito que ele é analisado, depois disso, e aí sim eles tem como saber qtos funcionários tem. Tô curiosa ...

Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:23

Caras Regiane e Olga,

Eu também estou muito curioso para saber como será feita essa "triagem" para invalidação dos certificados. A folha de pagamentos de uma empresa pode sofrer diversas mutações entre uma competência e outra, quando não dentro de uma mesma competência!

Considerando tal fato, como a CEF vai invalidar o certificado de uma empresa que tiver, por exemplo, 10 funcionários na competência XX/2012 e 12 funcionários na competência YY/2012 e, na ZZ/2012 voltar a ter 9 funcionários? Vai revogar e revalidar?

Se revogar e não revalidar, como exigir de uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL com 9 funcionários (menos que 11, portanto), utilize o certificado padrão ICP quando, por Lei, a sua utilização é uma opção e não uma obrigação?

Não estou aqui questionando o uso ou o não uso do certificado, mas sem dúvida é algo bastante difícil de ser executado e que, do ponto de vista dos procedimentos e das exigências, pode beirar a impossibilidade.

Apesar de todas as circulares, os manuais e os procedimentos, vamos ver o que o tempo irá nos mostrar.

Tenham um bom dia!

Paulo Renato
Guareí - SP
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 11:01

A resposta é uma só:

Sistema ineficiente, instável e inoperante!

Como tudo que já estamos acostumados e cansados de engolir dos órgãos públicos brasileiros. Transformam rotinas relativamente simples em obras extremamente complicadas de se manusear, justamente para inviabilizar o seu cumprimento dentro do prazo estabelecido.

Sem contar quantidade de obrigações acessórias, com duplicidade de informações, como por exemplo, neste caso, SEFIP x SPED SOCIAL que está para ser implantado.

Normal da profissão!

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
RENAN DE ALMEIDA GARCIA

Renan de Almeida Garcia

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 19:34

Caro Alef, infelizmente não tem jeito de gerar a chave, mais para a rescisão temos a seguinte forma de resolver, converse com o homologador e explique para ele o que esta ocorrendo e provavelmente ele ja deve estar sabendo desta instabilidade, se ele aceitar vai homologar e depois quando voltar vc gera a chave a outra opção é depositar o valor da rescisão na conta do funcionário ai depois que voltar homologa, dessa forma não terá que pagar multas.

Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 09:56

Como fazer pré certificação para conectividade social (chave .pri) em PEN DRIVE

Processo alternativo ao postado pelo Eduardo e que eu acho mais simples e automático, basta dar alguns cliques.

Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador > clique em Gerenciar > clique em Gerenciamento de disco > clique com o botão direito sobre a letra do dispositivo externo > clique em Alterar letra de unidade e caminho > clique em Alterar > escolha a letra A

Camila Prado

Camila Prado

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 00:56

Querido amigos.

Estive verificando que vou publicada no 27.06.2012 a resolução 582 que regula essa materia revogando a 566. foi progrogado até 30 de junho de 2013 o prazo de validade dos certificados emitidos em disquetes para aquelas empresas que possuam até 10 funcionários.
A utilização do ICP pro empresa optantes por empresas do simples nacional com até 10 funcionário, assim como para o MEI é facultativo ( ou seja faz se desejar).

Camila.

FRANCEILA THOMAZINI VANINI

Franceila Thomazini Vanini

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 11:14

Bom Dia Prezados,

Sempre que tento através do Prompt de Comando trocar os arquivos que são gerados em disquete (a:) para serem gerados em pen-drive através do passo-a-passo indicado pelo Eduardo aparece a frase parâmetros inválidos. Gostaria de saber se há algum problema, se esse erro é comum...

Página 5 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade