x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 2.364

Certificado digital a partir de 1 de julho de 2012

José Ricardo Ferreira

José Ricardo Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 14:53

O que entendi é que a partir de 30/junho as empresas terão que ter certificado digital para "manusear" a Conectividade Social (FGTS) ou pelo certificado da empresa passar uma procuração para o certificado do contabilista e ele faça o "serviço". Também pelo que entendi isso é exigido para empresas com mais de 10 empregados.

Como ficam as empresas com menos de 10 empregados - continua válido a senha anterior (que foi feita na CEF por disquete)?
Mesmo as empresas com mais de 10 funcionários e não possuírem o certificado existiria uma "saída" para, por exemplo: dar baixa de um funcionário?
Aproveitando o tópico: Se uma MEI (Microempreendedor Individual) foi "criada" pelo governo para ser menos burocrática porque a CEF não fornece a senha da CNS (por disquete)? Como uma MEI poderá dar baixa (p. exemplo) de um funcionário sem o certificado digital? Afinal o certificado tem um custo relativamente alto para uma MEI e para muitas microempresas!

No mesmo assunto: a CEF ainda está fornecendo senhas (disquete) para os CEIs - por exemplo: construção civil particular (construção própria)?

Abraço.


Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 15:35

Boa tarde,

Segue comunicado da CEF que está na caixa de mensagens da conectividade.

O que eu entendi é que de 0 a 10 fucncionários não será necessário o certificado digital. Mas os funcionários da CEF informam que todos tem que ter o certificado, independente do número de funcionários


Conectividade Social

Mensagens Institucionais
Remetente: Conectividade Social
Data: Qui, 17/05/2012 16:36:36
Destinatário: SP
Assunto: CAIXA ALERTA: NOVO CANAL CONECTIVIDADE SOCIAL ICP
CAIXA ALERTA: FALTA POUCO MAIS DE UM MÊS PARA AS EMPRESAS UTILIZAREM EXCLUSIVAMENTE O NOVO
CANAL CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

As empresas têm até 30 de junho para se adequar ao novo canal de relacionamento para transmissão de arquivos e serviços on-line.

A Caixa Econômica Federal informa que as empresas têm até 30 de junho próximo para se adequar ao novo canal Conectividade Social ICP. Não será mais permitido acesso ao portal eletrônico com os atuais certificados em disquete, considerando à obrigatoriedade legal da substituição pelos certificados emitidos no Padrão ICP-Brasil.

Até o momento, mais de 1,3 milhões de empresas já se registraram no Conectividade Social ICP, beneficiando mais de 26 milhões de trabalhadores pela utilização do certificado digital dentro
do padrão ICP-Brasil.

Para empresas com mais de 500 empregados a vigência de seus certificados em disquete encerra-se a partir de 31/05/2012 e para o universo de empresas que possuem entre 11 e 500
empregados os certificados terão vigência até 30/06/2012.

Fique atento: a competência 06/2012, devida em 06/07/2012, já deverá ser transmitida por meio
do novo Conectividade Social ICP pelas empresas que apresentam mais de 10 empregados vinculados.

Você, empregador e escritório de contabilidade, que já possui o registro no Conectividade Social ICP, não perca tempo! Utilize o novo canal imediatamente e aproveite de todas as vantagens e melhorias trazidas por esta nova versão de certificação digital, usufruindo dos
seus benefícios.

Aqueles empregadores que ainda não providenciaram seu novo certificado ICP-Brasil devem procurar, o mais rápido possível, a

Autoridade Certificadora de sua preferência, obter seu certificado e providenciar, em seguida, o seu registro no canal, evitando eventuais
transtornos próximos ao fim do prazo.
Para maiores informações, acesse o sítio da CAIXA na internet, opção "FGTS", "Saiba Tudo sobre o FGTS", Conectividade Social ICP e leia o "Guia de Orientações ao Usuário" disponibilizado no hiperlink documentos disponíveis para download.

Atenciosamente,
CAIXA

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Maysa Rodrigues

Maysa Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 15:35

Boa tarde!


José Ricardo,eu também estava em dúvida sobre as empresas com menos de 10 funcionarios, e fui informada que essas também devem adquirir o Certificado Digital, pois a partir de julho a Conectividade Social( aquela normal, que não precisa de certificado) não vai mais funcionar.
E a respeito de uma MEI, a empresa deve efetur a compra do certificado seguindo as necessidades de uso, pois existem certificados com preços acessivel, segundo informações da RFB e caixa economica federal.
Agora eu só quero ver se isso vai funcionar, pois já tentamos utilizar o serviço ICP Brasil( Conectividade Social) , e as veses não funciona.
Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.