x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 113.660

Baixa na CTPS /Aviso Previo Indenizado e a nova lei do aviso

MARIANA MOREIRA PINTO FASSA

Mariana Moreira Pinto Fassa

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 11:37

Ola, tenho uma funcionária que esta sendo demitida, no dia 08/11/2013 tem 11 anos de empresa.
Aviso Indenizado.
Logo, pela nova lei do Aviso, ela tem direito a 60 dias .

Como devo dar baixa na CTPS?

Na CTPS, na baixa seria 08/02/2013 (ja projetando 30 dias de aviso e mais 60 pela nova lei)
Em anotaçoes gerais : O Ultimo dia efetivamente trabalhado 08/11/2013

E no TERMO DE RECISÃO fica a data efetivamente do ultimo dia 08/11/2013?




Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 12:06

11 anos x 3 dias = o acréscimo será de 33 dias.

Sendo a demissão em 08/11/2013, sem aviso prévio, vc tem 10 dias para fazer a homologação (até 18/11/2013).

Na página de contrato vc coloca a data projetada (08/11 + 63 dias) e em "anotações" você informa o último dia que o funcionário realmente trabalhou.

# Instrução Normativa SRT Nº15 (Homologação):

Art. 17. Quando o aviso prévio for indenizado, a data da saída a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS deve ser:
I - na página relativa ao Contrato de Trabalho, a do último dia da data projetada para o aviso
5
prévio indenizado; e
II - na página relativa às Anotações Gerais, a data do último dia efetivamente trabalhado.
Parágrafo único. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada será a do último dia efetivamente trabalhado.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Joseane Santos

Joseane Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 16:17

Boa tarde!

Estou com um caso parecido... A funcionária admitida em 01/11/1998, ganhou aviso dia 30/07/2014 (aviso de 30 dias) tornando a data de demissão dia 29/08/2014, sei que de acordo com a nova lei do aviso prévio ela teria direito a mais 45 dias, mas a empresa quis dar apenas 30 e indenizar na rescisão os 45 dias restantes.
A minha dúvida é: Qual a data que devo anotar na CTPS ?


Estou com urgência neste caso.
Agradecida desde já!

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Domingo | 31 agosto 2014 | 09:48

Joseane,
na página de contrato a baixa seria com a data projetada ( 13/10/2014 ).

Em "anotações gerais", coloque uma anotação informando a data do último dia efetivamente trabalhado (29/08/2014).

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Caroline

Caroline

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 22 maio 2015 | 16:58

Boa Tarde!
Tenho uma funcionária que foi dispensada aviso indenizado. admissão 01/04/2013 e demissão 19/05/2015. na hora de dar baixa coloco na página do contrato 18/06/2015 e nas anotações gerais ultimo dia efetivamente trabalhado 19/05/2015. está correto?
Desde já agradeço

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 11:25

Olá Caroline
Bom dia,

Art. 17. Quando o aviso prévio for indenizado, a data da saída a ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS deve ser:

I - na página relativa ao Contrato de Trabalho, a do último dia da data projetada para o aviso prévio indenizado; e

II - na página relativa às Anotações Gerais, a data do último dia efetivamente trabalhado.

Parágrafo único. No TRCT, a data de afastamento a ser consignada será a do último dia efetivamente trabalhado.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Nayara da Silva Souza

Nayara da Silva Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 11:52

Por gentileza, gostaria de saber se é obrigatório a contagem desse acréscimo de 3 dias por ano na anotação do aviso.
Por exemplo, aviso prévio dia 04/08/2015 indenizado.
Anotação na baixa da carteira ficaria 09/09/2015 e em anotações gerais coloco a data de 04/08/2015.
Esta correto?

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 12:49

Boa tarde Nayara,

se forem 36 dias de aviso, você está correta.

Att

Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 16:36

Colegas, boa tarde!

Só para confirmação:
Quando o aviso prévio for indenizado, a data da saída na carteira será projetada.
EX. data da admissão: 02/01/15. Data do aviso prévio indenizado: 03/11/15.
Na CTPS: Data da saída: 03/12/15. Em anotações gerais: Último dia efetivamente trabalhado: 03/11/2015.
No TRCT: data da saída 03/11/2015.
Na GRRF: data da saída 03/11/2015.
No Caged: data da saída 03/11/2015.
Na Rais 2015/2016: da saída 03/11/2015.
Está correto meu entendimento?
Desde já agradeço pela valiosa ajuda.
At.
Marcelo S. Vieira

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 14:21

Boa tarde, poderiam me ajudar por favor.....

Um funcionário foi admitido em 03/11/2014 e aviso indenizado em 02/10/2015 na projeção esse aviso termina em 04/11
No meu entendimento, pelo fato do aviso terminar em 04/11 ele tem direito aos 3 dias a mais do aviso

Meu cliente teimou comigo que fiz a rescisão errada

Alguém saberia me dizer qual de nós tem razão???

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 14:52

Boa tarde Daniely,

Não tem o acréscimo dos 3 dias, conforme Nota técnica SIT/SRT 01/2012:
Impossibilidade de se utilizar o próprio período do aviso prévio para majorá-lo. O aviso prévio é uma extensão do contrato de trabalho, como tal, seu cálculo tem como fato gerador o tempo de serviço prestado pelo empregado até a data do aviso, não sendo válido considerar para tanto o tempo do próprio aviso prévio.

Att

Danilo

Danilo

Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 12:11

Gostaria de frisar uma situação que recentemente me ajudaram neste fórum, e por este tópico ser semelhante vim com a intenção de preveni-los, pois quase anotei errado.
Muito grato Contábeis!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Retomando este assunto,

Nas Rescisões que o Aviso prévio é misto, como por exemplo o Aviso trabalhado cujo o funcionário tem direito à 3 dias acrescidos por ano faz-se o seguinte:

Funcionário admitido em 01/12/2010.
Com aviso prévio trabalhado de 30/06/16 à 29/07/16 terá ainda direito ainda à 15 dias de Aviso Indenizado (Projeção do aviso 14/08/16).

Na CTPS fica:

Pagina do contrato - data da Saída 14 de Agosto de 2016
Página de Anotações gerais - Anotar Ultimo dia efetivamente trabalhado em 29 de Julho de 2016. Aviso Prévio indenizado

Att,

Danilo.
Auxiliar de Escritório
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies