x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 39

acessos 162.006

Contabilização Venda de Imóveis - Lucro Presumido

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 15:09

Boa Tarde,
Estou com uma dúvida quanto a contabilização em venda PARCELADA de imóveis (estoque) , no Lucro Presumido.
O caso é: Venda de 1 Apartamento com entrada e saldo parcelado em 10x. Mesmo o saldo a receber não sendo Longo Prazo, devo fazer esse controle no Passivo Não Circulante, onde se encontra Receita/Custo Diferido? Ou Neste Caso eu poderia abrir um grupo de Receita/Custo Diferido no Passivo Circulante?
Pelo que já pesquisei e lí sobre o assunto, neste caso pode-se contabilizar a Receita conforme o seu recebimento.

estou contabilizando da seguinte forma:

Pela Venda
D-Cliente Empreend. Y (AC)
C-Receita Diferida (PNC).......................100.000,00

Pelo recebimento da entrada
D-Banco (AC)
C-Cliente Empreend. Y (AC)........................10.000,00

Pela Baixa do custo do imóvel
D- Custo Diferido (PNC)
C- Baixa por venda (estoque) (AC).............30.000,00

Baixa da Receita Diferida pela parcela recebida
D-Receita Diferida (PNC)
C-Receita Venda de Imóveis (RE)...............10.000,00

Baixa do Custo Diferido (proporcional) a Receita recebida
D-Custo de Imóveis vendidos (RE)
C-Custo Diferido................(30.000/100.000*10.000,00).........3.000,00

Obrigado a quem puder ajudar!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 17:11

Prezado Artur,

Caso a empresa seja uma construtora e estar a vendendo um apartamento que está em construção, pode ter a contabilização conforme você mencionou. Não sendo essa situação e a venda em questão trata-se de venda com a entrega do imóvel em data futura a contabilização deve ser seguinte:

> Pela venda:
D - Clientes (Ativo Circulante)
C – Vendas de Mercadorias (Conta de Resultado)

> Pela segregação dos estoques relativos à venda efetuada para entrega futura:
D – Estoques de Terceiros (Ativo Circulante)
C – Mercadorias de Terceiros em Depósito (Passivo Circulante)

> Pela baixa dos estoques vendidos:
D – Custos das Mercadorias Vendidas (Conta de Resultado)
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

> Por ocasião da entrega das mercadorias ao cliente:
D – Mercadorias de Terceiros em Depósito (Passivo Circulante)
C - Estoques de Terceiros (Ativo Circulante)


Contudo, se a posse do imóvel ocorre no ato da venda, a contabilização será:

> Pela venda:
D - Clientes (Ativo Circulante)
C – Vendas de Mercadorias (Conta de Resultado)

> Pela baixa dos estoques vendidos:
D – Custos das Mercadorias Vendidas (Conta de Resultado)
C - Estoques de Mercadorias (Ativo Circulante)

At.
Marcos Vinicius

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 08:36

Bom dia,
Marcos Vinicius

Os imóveis já estão prontos, e estão sendo entregues aos compradores.
Na compra parcelada, devo reconhecer de imediato o valor TOTAL da venda, e oferecer a tributação mesmo não tendo recebido?
Só fiquei com essa dúvida, pois a empresa está no PRESUMIDO, e pelo que já lí sobre o assunto, á partir de 1999 desde que a empresa não se enquadre nas hipótese do Art 14 da Lei 9.718/98 e não tenha registro de custo orçado a pessoa jurídica dedicada às atividades de incorporação de imóveis, é admitido o reconhecimento das receitas decorrentes de alienações a prazo ou em parcelas pelo regime de caixa.
Neste caso que exemplifiquei o imóvel foi vendido em Nov/13 e o recebimento se dará em 10 parcelas, acho que devo reconhecer a receita na medida do recebimento, não é?
Fiquei com a dúvida se a Receita Diferida, neste caso que é apenas 10 parcelas, ou seja ficará dentro do período do exercício seguinte, não sei se posso ter o grupo de Receita Diferida no Passivo Circulante, pois essa não será Longo Prazo.


Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 09:44

Artur,

Pessoalmente desconheço essa situação que você citou e também não procedo a contabilidade de imobiliária. Contudo, penso que para o caso em questão tal regra não se aplica, pelo meu entendimento do conceito de "receita diferida" é o reconhecimento de receitas futuras, e como o fato gerador da receita é a transferência da posse do bem e este já este sendo realizado a situação não se enquadra como receita diferida. Sendo assim, a forma correta de contabilização é a segundo forma citada no meu post anterior.

At.
Marcos Vinicius

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 5 dezembro 2013 | 17:48

Marcus,
Obrigado pela atenção, e agora que atentamos que o regime de tributação optando em Janeiro/2013 é Regime de Competência, neste caso acho que não há no que se falar em Receita Diferida, não é?

Abraço,
Artur

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 08:10

Bom dia Artur,


Trabalho em uma empresa de consultoria contábil e tributária com foco no seguimento da construção civil.



Sobre a contabilização existe duas maneiras para seu caso:

1º Maneira - Regra Fiscal --> O Custo realiza em relação ao percentual da receita recebida das vendas auferidas;
2º Maneira - Regra Societária --> A Receita realiza em relação ao custo incorrido ao percentual do custo sobre o orçamente;

Na regra Societária existem mais duas formas conforme as IFRS's.

Nas regras acima não estou citando sobre o custo orçado, que deve ser observado, não estou citando também sobre as variações
Ativas e Passivas (que são obrigatórias).


Espero ter contribuído!

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 09:13

Eder,
Bom dia!


No meu caso, o empreendimentos está pronto, e já tenho todo o custo dele, estou meio confuso quanto a contabilização, pois tenho casos em que vendemos o Imóvel, de forma parcelada e com cláusula de correção mensal das parcelas e balões.
Exemplo.
Empresa está no Lucro Presumido, Regime de Competência.
Procedeu a venda de unidade concluída com cláusula de correção das parcelas mensais e balões.
Valor da Venda 119.900,00
Entrada: 23.980,00
6 Balões semestrais corrigidos mensalmente.
50 parcelas, corrigidas mensalmente.

pelo que o nosso amigo Marcos comentou, eu teria que reconhecer o valor total da venda e do custo ficando assim:

D-Clientes Empreend. Y (AC)
C-Venda de Imóveis (RE)............119.900,00 pelo valor da venda.

D-Custo de Imóveis (RE)
C-Estoque de Imóveis (AC).........45.000,00 pelo custo do imóvel

D-Banco (AC)
C-Cliente Empreend Y (AC)........23.980,00 pelo valor da entrada

Agora a dúvida que vem, sobre as parcelas mensais e o balão, em Nov/13 apurei uma correção de 2.000,00 como proceder com a contabilização deste valor?
E outra dúvida, como fazer com o Lucro operacional, não realizado?

Incorporação o assunto é complexo d+...
Agradeço desde já, sua ajuda!

Abraço,
Artur

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 09:50

Artur,


Sobre a contabilização da Receita e Custo.


Dados: Valor da Venda R$ 119.900,00, Valor do Custo R$ 45.000,00, Valor Recebido 23.980,00.


Método Societário (considerando que o custo realizado 100%, ou seja, unidades concluídas)

Valor da Receita Realizada no Período --> R$ 119.900,00
Valor do Custo Realizado no Período --> 45.000,00

Independe de recebimento para o método societário, conforme IFRS.


A correção sobre o saldo a receber é registrado a débito na conta do cliente e a crédito na Receita Diferida. Posteriormente, você irá também realizar (reconhecer como Receita) esse valor da correção (conforme método utilizado pela a empresa). Exatamente essa correção irá trazer novo registro contábil, conforme IN 84.

Em resumo, o Ideal seria você ter um Software que faz esse cálculo para você. Conheço um Software que faz esses cálculos.


Espero ter ajudado.


Método Fiscal (considerando que o custo realizado 100%, ou seja, unidades concluídas)

Valor da Receita Realizada no Período --> R$ 23.980,00
Valor do Custo Realizado no Período --> 9.000,00

Lembrando que nesse método foi feito o cálculo bem simples, o correto é registrar também as variações ativas e passivas.

Outro detalhe importante a observar, sobre a utilização de moeda para correção (UFIR, CUB, INCC). Caso não utilize essas moedas, você terá "dois pesos e duas medidas", resultado contábil ficará prejudicado.


O Ideal que utilize algum software para fazer esse calculo para você. Conheço um.

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 13:49

Eder ou Marcos
Me diz uma coisa, eu estando no Lucro Presumido, Regime de apuração COMPETÊNCIA, para efeito contábil, considero tudo como COMPETÊNCIA, e para efeito fiscal/recolhimento dos impostos, eu posso considerar só o que RECEBI?

Ou seja, faço toda a contabilização por competência, segundo os princípios e mantenho um controle de Memória de Cálculo para impostos, isso é possível, ou seria possível só se estivesse no Regime de CAIXA?

Obrigado!

Artur

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 13:57

Artur,


Os reconhecimentos das Receitas e Custos são da maneira que havia falado anteriormente.

Para efeito dos cálculos tributários, no Presumido, sua base de cálculo será o valor efetivamente recebido com as deduções legais.

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 14:12

Eder,
Acho que estou começando a entender.
Então mesmo eu estando no REGIME DE COMPETÊNCIA, eu vou ter a seguinte situação.

TOTAL EM RECEITA DE VENDA............... 119.000,00
TOTAL RECEBIDO.................23.980.00

E nos impostos teria o seguinte:

119.000,00 x 3% = 3.570,00 porém vou recolher só 23.980,00 x 3% = 719,40 a diferença entre 3.570,00 - 719,40 = 2.850,60 ficará como COFINS Diferido.

seria mais ou menos isso?

Abraço,

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 dezembro 2013 | 14:32

Eder
Aí é só eu manter uma memória de cálculo à parte, se caso a RFB vir a questionar, tenho como demonstrar isso.
Uma planilha com nome do cliente e o valor recebido no mês será que é o suficiente para comprovação junto a RFB?

Outra coisa, eu posso ter Tanto no Passivo Circulante como no Não Circulate, essas "Provisões de Naturezas fiscais" né, pois contratos que vencem até 31/12/2014 será classificado no Circulante e o que tem prazo superior a este período seria classificado no Não Circulante, ou tenho que fazer tbm a divisão do que é circulante e o que não é neste caso?

Abraço,


Eder
Para complementar o assunto que estamos discutindo;

Fui informado, que como estou no Lucro Presumido, e as receitas estão sendo tributadas no REGIME DE COMPETÊNCIA, devo tributar de forma integral, no momento em que ocorrer a venda, ou seja, se vendi em Nov/13 119.000,00 devo tributar Pis/Cofins pelo total e recolher em Dez/13, pois trata-se de unidade concluída e o regime da apuração é COMPETÊNCIA.

Abraço,

Artur.

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 11:18

Ilíria,


Certo, portanto no seu caso, como trata de empresa do Lucro Presumido, você utilizará R$ 100.000,00 como base para IR,CS, PIS e a COFINS. (Infelizmente)

Iderlindo Joaquim Luzi

Iderlindo Joaquim Luzi

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 17 junho 2014 | 13:25

Não entendi as explicações sobre contabilização de uma imobiliária no lucro presumido! Em uma imobiliária de loteamento, estou fazendo da seguinte forma nas vendas a prazo:
Clientes
a Receitas Diferidas (Passivo Não Circulante)
(para registrar a venda conforme contrato)

Caixa
a Clientes (Ativo Circulante)
(Para registrar a entrada e as parcelas recebidas)

Receitas Diferidas (Passivo Não Circulante)
a Receitas de vendas de Unidades Vendidas - (Conta de Resultado)
Para dar baixa no diferido e passar para receitas do exercício)

Assim, o resultado do período será com base nos recebimentos (regime de caixa) e não nas vendas (Regime de Competência). Desta forma, não existira lucros antes dos recebimentos, evitando a distribuição de lucros sem serem realizados.

Será que está errado o meu entendimento?

Iderlindo Joaquim Luzi

Iderlindo Joaquim Luzi

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 18:04

Artur
Até que enfim achei um que esta fazendo a contabilização como eu estou fazendo!
A base do racicinio é o seguinte:
1. Contabilizo pelo regime de competência, nas contas do ativo e passivo;
2. Somente na apuração dos resultados apuro segundo o regime de caixa, exatamente para não apurar lucros antecipados, sem receber.
3. Existe uma resolução de consulta, acho que do RF Paraná, que não aceitou a distribuição de lucros isentos apurados com base no regime de competência.
4. Apurando o lucro no regime de caixa, não ocorrerá o lucro sem tributação na empresa, acredito, podendo distribui-lo com isenção.
a respeito de sua pergunta, eu faço a correção pelo índice do INPC e contabilizo como se fosse uma venda normal, debitando Clientes e creditando Receitas Diferidas, pois estas receitas serão recebidas somadas as correções.
Quero trocar mais informações com você, se puder, passe e-mail para iderlindovisao@terra. com.br

Lucas Lopes Villar

Lucas Lopes Villar

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 11:24

Bom dia Pessoal, estive olhando nesse fórum e vi alguns pensamentos diferentes, gostaria de uma ajuda de vocês.

Tenho uma empresa no lucro presumido de incorporação imobiliária. Na venda a prazo de unidades concluídas, eu faço o seguinte

lançamento:

Valor da Venda: R$ 100.000,00
Entrada: R$ 10.000,00
O saldo em 60x.

Pelo valor da Entrada
D - Cx/Bco (AC)
C- Receita de Venda de Unidades (CR)

Pelo Saldo a Receber
D - Clientes (AC)
C - Receita Deferida (PNC)

Pelos pagamentos das prestações
D- Cx/Bco (AC)
C - Cliente (AC)

Baixa no deferido
D-Receita Deferida (PNC)
C- Receita de Venda de Unidades (CR)

Algumas Duvidas:

1ª Como é uma construção de um edifício com alguns blocos e diversas unidades contidas nesses blocos, é aconselhável criar no plano

de contas nos grupos, Cliente, Receita Deferida e Receita de Venda de Unidades, uma conta para cada Bloco com a sua unidade, para

ficar algo mais especifico?

2ª As parcelas são atualizadas pelo INCC, eu estou fazendo o lançamento da seguinte maneira?

D-Cx/Bco
C- Receita Financeira

Visto que eu sei, qual é o valor da prestação sem correção, apenas faço a subtração daquilo que ela recebeu, logo a diferença eu

Sei que é uma receita proveniente da correção do índice ou um juros recebido por atraso de pagamento.

3ª Porque preciso classificar como Receita Defirida, visto que o bem já foi entregue.

Desculpa por tantas duvidas, mas é que esse ramo é novidade pra mim.

Desde já agradeço

Lucas

Rafael Otavio Costa Pereira

Rafael Otavio Costa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 outubro 2014 | 17:07

Boa Tarde Pessoal,

Estou com um duvida "Cruel". Tenho um Cliente do Lucro Presumido - atividades de Compra e venda de imoveis e aluguel de imoveis proprios.

Tenho um imovel no valor de R$ 50.000,00 adquirido a alguns anos que esta como ativo imobilizado pois o mesmo estava gerando renda de aluguel.
Apartir do Mês 06/2014 eu transferi o mesmo para Estoque pois o dono resolveu vender. O imovel foi vendido por 190.000,00. Como contabilizo a baixa desse estoque? (o imovel foi pago a vista)

Lançamento Mês 06/2014
D:Estoque
C:Ativo Imobilizado
R$ 50.000,00

E agora na venda?

Estoque : 50.000,00
Venda : 190.000,00

Obrigado!

Rafael Otávio Costa Pereira - Analista de Contabilidade
maria tereza amaral cavalcante

Maria Tereza Amaral Cavalcante

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 09:21

Bom dia,

Uma empresa com o ramo de comercio de imóveis próprios, proprietária de um terreno, fechou contrato com uma PJ construtora, entregando o terreno para construção de 480 apartamentos. O valor é a prazo, nas seguintes condições: primeira parcela 200.000,00, segunda R$ 500.000,00, terceira R$ 500.000,00 e mais 40 apartamentos. Possui contrato de compromisso. Como faço os lançamentos contábeis dessa operação. A empresa é Lucro Presumido.

Maria Tereza
Iderlindo Joaquim Luzi

Iderlindo Joaquim Luzi

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 12:32

Lucas
Pelo que entendi, a partir de agosto/2014 nao pode mais contabilizar receitas diferidas.
Agora o regime é de COMPETENCIA, ou seja, voce tem que lançar as receitas totais, apenas os recolhimentos dos impostos é que podem ser pelo regime de caixa.
Vai acontecer que o lucro irá aparecer de uma vez, no momento da venda. Aí é que voce terá que ter um controle para saber qual o lucro que pode ser distribuido com isençao.
No caso das receitas financeiras, pela correçao do saldo devedor do cliente, este valor nao é contabilizado como receita financeira, e sim com recitas de unidades vendidas.
Espero ter ajudado.
Iderlindo

TERESINHA APARECIDA ANGELI

Teresinha Aparecida Angeli

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 17:06

Boa tarde
A todos

preciso de uma ajuda na contabilização de venda de imóveis próprios a empresa não é construtora ela compra imóveis pra revender,
na compra coloquei em estoque , agora na venda vou colocar, como proceder a contabilização, vendeu a vista

d- conta bancaria -
c- venda imóveis - receita

d- conta de resultado? despesa no valor do bem adquirido
c- estoque ?

Iderlindo Joaquim Luzi

Iderlindo Joaquim Luzi

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 17:24

Teresinha
Entendo que os lançamentos seriam:
Na aquisiçao
ESTOQUES
A CAIXA BANCOS (valor do custo pago)

Na venda
CAIXA BANCO
RECEITAS VENDAS DE IMOVEIS (valor da venda)

Na baixca em consequencia da venda:
CUSTOS DE IMOVEIS VENDIDOS
A ESTOQUES (Valor pelo custo)

Iderlindo

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.