x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 64

acessos 105.837

DISO On Line x Alterar dados obra

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 11:31

Ok..agradeço...
Mas não é isso...sei lá.....fui lá prá eles alterarem...resolver...falaram que era so preencher de novo...que daria certo.....agora vem de novo essa mensagem...'- Esta DISO encontra-se em período de decadência. Favor dirigir-se a uma Unidade para validação das informações prestadas e cálculo das Contribuições Previdenciárias.' Sacanagem...ter que voltar lá..pior que tem que agendar..!! O que fazer?
Grato,
@Oculto
Estava sem saber...pois não havia orientação(uma coisa tão simples e não existe regra..) quanto a DISO(construção/obra)...ARO...eis abaixo:
Faz DISO de acordo com a CEI, envia via sistema internet..agende na Receita, antes prepare doctos. junto á Prefeitura e cartórios(Certidões de áreas e datas, matrícula atualizada, Planta...alvará de início e término de Obras...feito o agendamento leve tudo + DISO(caso tenha problema na DISO, dá p/ alterar lá, numa sala de atendimento..) apresente no dia do agendamento DISO, Doctos(todos) e aí irá gerar o ARO..(ela vai gerar o ARO)...eu não entendia isso..queria arrancar o ARO e a GPS..mas não...penso que é só na receita..!! Como foi?...levei tudo..e consegui emitir ARO, junto c/ a GPS...paguei..daqui 5 dias voltarei á receita de pois de pago e emitirei na Receita a CND..uffaaa!! tão fácil e complicavam...
Valeu gente..abçs..
Zenaldo

Márcia Helena dos Santos

Márcia Helena dos Santos

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 21:15

Boa noite a todos os colegas!
Estou para iniciar o envio de uma DISO com contabilidade regular, e teve mão-de-obra própria, porém quando utilizo o método calculando pelo CUB fica bem mais alto que o valor recolhido em GPS.
Quando existe essa diferença entre o valor recolhido e o calculado pelo CUB x metragem , vocês saberiam me dizer se é feito o cálculo da diferença?
Creio que meu caso é parecido com o da colega Tatiana Lopes que teve que apresentar documentação, alguém saberia me orientar?
Desde já agradeço a atenção.

Márcia Helena dos Santos
MHS Contabilidade e Administração Ltda.
Uilton Fernando de Souza

Uilton Fernando de Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 14:25

Boa Tarde!!

Fiz uma Diso e acabei colocando o Área de redução errada, foi encaminhado a receita e o atendente pediu para alterar mais quando entro para fazer a alteração não aparece opção pois esta com status de finalizada mais não foi gerado a GPS e com isto não foi feito o Recolhimento, o que devo proceder neste caso gerar uma nova Diso ou solicitar ao atendente que cancele a mesma??

Uilton Fernando de Souza
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 16:22

Pessoal...uma ajuda...
REF.: DISO sem ter o Habite-se
Eu estou tentando gerar a DISO só que não tenho o Alvará (habite-se) final....só tenho o inicial...!!
Quem puder falar sobre o assunto me ajude...pois acho que todos nós já sofremos muito com esse TREM de JAVA não é?!!
há há...aguado...!!
Grato
zenaldo

EDUARDO CABRINI

Eduardo Cabrini

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Informática
há 9 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 11:00

Pessoal,

Testei em todas as versões do Java que consegui e em todos os navegadores, os sites já estavam configurados no Java... faz a DISO, grava normal... Exatamente ao enviar, aparece o erro "Erro ao enviar a DISO. Por favor tente novamente mais tarde, ou contacte o administrador do sistema."

Faz alguns dias que tento e nada...

Ta normal o de vocês?

Eliana Pepe

Eliana Pepe

Iniciante DIVISÃO 1 , Subcontador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 14:21

boa tarde, pessoal!
sou neófita....tinha uma venda concretizada de um imóvel, para agilizar, agendei na receita federal e preenchi a diso eletrônica, constava que estava decadente, compareci a receita e, não estava decadente... o alvará de construção foi expedido em 2010, mas o habite-se é de 2014, o agente me orientou a alterar alguns dados que preenchi de maneira incorreta e como era dia 02/03, ainda não tinha saído o cub, assim ele não emitiu a guia......em suma, o comprador desistiu do negócio, tem como cancelar a diso? ela está em suspenso, pois é necessário retificar alguns dados, a receita pode cobrar a gps? em quanto tempo o sistema deles acusa que a diso está em aberto? estou desesperada!!!

BRUNA

Bruna

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 08:25

Bom dia Colegas,

Trabalho em uma empresa e precisamos regularizar uma obra e para isso preciso enviar a DISO. Como nunca trabalhei com construção civil estou com muitas dificuldades, espero que alguém possa me ajudar.

Minha maior duvida é referente ao preenchimento dos anexos (notas fiscais e mão de obra), não sei quais devo informar, se são todos ou apenas o que tem retenção.

Se alguém tiver algum material e puder me encaminhar tbm ajudaria.

@Oculto

Desde já agradeço.

Att

Marcia

Marcia

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2016 | 10:53

Bom dia!

Li todas as postagens, sou totalmente leiga no assunto, e gostaria de uma ajuda...

Estou tentando ajudar uma amiga para finalizar a venda de um imóvel, ela fez uma obra e precisa regularizar ...
nem a data de inicio e fim da obra eu tenho exatamente.....

Tenho o Habite-se de 2016 com a obra finalizada. E um carne de complemento da obra de 2015, imagino que tenha finalizado no ano passado.
Fui consultar o CEI para pegar o numero e ver como procedo na DISO, e vi que ela tem 3 números de CEI, e nenhum deles corresponde a essa alteração na obra que ela fez,

Pergunta:
Posso cadastrar novo CEI agora e já partir pra DISO para que esta informação esteja correta?
Tem algum lugar que eu possa saber quais a guias recolhidas das NFs, já que ela me deu tudo muito "bagunçado/desorganizado" ?

Alguém pode me ajudar?

Thiago Galaes

Thiago Galaes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 16:26

Boa tarde. Mesma duvida da Jessika...
Enviei a DISO e gerei o ARO, depois de tudo pronto o cliente me pediu apara alterar pois me passou dado errado.
Tentei fazer uma nova DISO, mas qnd vai finalizar, ja diz ter um ARO gerado. E não aparece a opção excluir, na listagem.
A primeira foi feita como reforma, e a correta seria obra nova. de 3,000,00 o GPS, segundo ele foi na receita e fizeram simulaçãoi la, saiu por 17,000,00 mas no sistema nao aparece nada mais...

Ecoplan Contabilidade
Eunápolis / Porto Seguro - BA
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 novembro 2017 | 18:07

Neste caso somente o auditor da RFB consegue fazer as alterações. Agende um horário e leve todos os documentos comprobatórios que lá eles fazem as alterações devidas e já imprime a GPS a pagar, se for o caso.

APARECIDA MOTA
Felipe Farias dos Santos

Felipe Farias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 11:07

Prezados boa tarde,

Estou preparando a DISO de uma obra de infaestrutura e estou com algumas dúvidas.

Para as notas de prestação de serviço preciso apresenta-las a receita (cópias físicas)? Se sim existe uma ordem pré determinada? Apresentarei aproximadamente 4000 notas e adotei a ordem da competência do serviço executado, ha algum problema?
Estou cadastrando no sistema da DISO (obra de infra estrutura) e vi que cada vez que eu entro para lançar as notas, não mantem a ordem . O sistema organiza por ordem de lançamento, em pequenos grupos. Essa ordem sera diferente do que separei.

Atenciosamente
Felipe Farias
@Oculto

Felipe Farias dos Santos

Felipe Farias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Engenheiro(a) Civil
há 6 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 11:01

Prezados bom dia,

estou fazendo a DISO de uma obra e estou incluindo aproximadamente 4000 notas. Em determinado ponto a digitação fica um pouco automática e cometi alguns erros.
Como faço para corrigir esses pontos? Vou na nota na opção editar, mas não encontro opção para salvar.

O que faço? Não quero excluir a nota para não perder a ordem.

Atenciosamente
Felipe Farias
@Oculto

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 14:11

Boa tarde

Fiz a DISO e Finalizei e emiti a GPS porém não paga.
O problema é que emiti com a area errada, fiz uma nova DISO porém não me deixar finalizar porque estou usando o mesmo, faço um novo CEI pra Obra?

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Rafael Fernandes

Rafael Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 13:00

Bom dia,

Dirijo-me a Aparecida Mota ou a alguém que possa me ajudar na seguinte situação.

A construção foi iniciada em 18/05/2011 (data do alvará de construção) e foi finalizada em meados do primeiro semestre de 2012.

O imóvel foi alugado para uma empresa pouco tempo depois. Existe um contrato de locação, com firma reconhecida de ambas as partes, datado de 29/08/2012.

Além disso, existe também um carnê de IPTU pago, referente ao exercício de 2012 onde já consta a área construída. A data de vencimento/pagamento é dia 06/07/2012, ou seja, após o término da construção.

Recentemente houve o recebimento de uma "carta de convocação" emitida pela RFB e recepcionada no dia 29/11/2018, cujo conteúdo sugeria o seguinte:
1 - Que fosse regularizada a obra através da DISO;
2 - Que fosse prestado esclarecimentos.

Foi, então, procurado um profissional, da área da construção civil, o qual orientou que fosse até a prefeitura para emissão do "Habite-se" cuja data consta 03/12/2018 (segunda-feira).

Perguntas:
1 - Como ficaria nesse caso a questão do prazo decandecial, já que segundo informações da própria Receita é contado "a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído."?

2 - Segundo informações de uma servidora da RFB, a Receita poderia estar constituindo o crédito até o final do atual exercício, tendo em vista que o prazo para decadência não seria 01/01/2018, mas sim, 31/12/2018. Isso procede?

3 - Caso não proceda, mesmo com a emissão do "Habite-se" agora, poderia ser provado que a obra foi finalizada em 2012? Através do carnê de IPTU e do contrato de locação?
A RFB diz:
"Cabe ao interessado a comprovação da realização de parte da obra ou da sua total conclusão em período abrangido pela decadência."

Pois bem, fica então as dúvidas, pois, pela lógica, se a obra foi concluída em 2012 e o prazo decadencial começaria a contar a partir de 01/01/2013 (primeiro dia do exercício seguinte ao término da obra), deveria encerrar-se em 01/01/2018 (cinco anos completos) ao invés de contar todo exercício de 2018 conforme citado pela servidora da RFB.

O que acham?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2018 | 19:40

1. O Contrato de Locação, com firma reconhecida, serve como documento comprovatório para este caso. OK
2. O carnê de IPTU pago, referente ao exercício de 2012 onde já consta a área construída. SIM este Também serve.
3. Solicite da Prefeitura: A certidão de lançamento tributário contendo o histórico do respectivo IPTU. Ou uma Declaração da Prefeitura que conste a data em que a Edificação foi Cadastrada.
4. Só o Carnê e o Contrato já são suficientes, porém se puder levar a Declaração da Prefeitura ajuda mais. E como tem o Carnê significa que tem este lançamento no Cadastro da Prefeitura.
5. A "carta de convocação" emitida pela RFB e recepcionada no dia 29/11/2018, tem o número do CEI que foi emitido por Ofício. Use esse CEI.
6. A Emissão do "Habite-se" é necessária, a título de Regularização.

Perguntas:
1 - Como ficaria nesse caso a questão do prazo decadencial, já que segundo informações da própria Receita é contado "a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído."?

R: É isso mesmo.
Para fins de início de contagem do prazo decadencial a regra é aquela contida no inciso I do artigo 173 do CTN, ou seja, inicia a contagem a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

2 - Segundo informações de uma servidora da RFB, a Receita poderia estar constituindo o crédito até o final do atual exercício, tendo em vista que o prazo para decadência não seria 01/01/2018, mas sim, 31/12/2018. Isso procede?

R: É isso mesmo, na prática, o CTN dá margem para que os órgãos possam fazer as cobranças até uns 6 anos.
Como já tem a documentação em mãos, entre no site de Regularização do DISO, com o CEI que foi criado para esta obra e vá preenchendo os dados, com as datas de início e final que constam nos documentos:
Início – Alvará - 18/05/2011
Final – Declaração da Prefeitura Ex: 01/07/2012
O Próprio programa vai indicar se houve a decadência.
Se tiver dúvidas em preencher, para PF o analista da RFB preenche.
Pelas datas parece que se enquadra na decadência, porém somente preenchendo o programa, pois nem o analista pode interferir. O PROGRAMA DISO é que fará os cálculos conforme os dados que forem inseridos.

APARECIDA MOTA
Fabiana

Fabiana

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 10:56

Bom dia amigos! Estou com uma dúvida. Já emiti a DISO e enviei.
Na Receita me informaram que os campos da metragem quadrada da obra não estava informada. Entrei novamente no sistema e como não posso fazer uma alteração na DISO já enviada, cadastrei uma nova DISO, e não encontro este campo para colocar as informações de áreas da obra.

Alguém sabe me informar pq este campo não aparece pra mim?

Na DISO já emitida tem 4 observações: 1- Uma que preciso levar documentos de GPS para comprovações, OK! 2 - A Outra que a obra esta em decadência, que não é nosso caso, pois é uma obra grande feita em fases; 3- Outra diz que a obra é não mensurável em metros quadrados, coisa que é. 4- Possui formulário com assinatura contabilidade regular; Enfim...pq não consigo encontrar esta campo?

De antemão agradeço a todos que puderem me ajudar!

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade