x
2014-11-04T11:47:00-02:00

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 74

acessos 32.040

Pedido de Retificação de GPS - RETGPS

há 4 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 15:22

Boa tarde!

Também estou com muitas dúvidas à respeito dessa retificação.
Eu pago o INSS como contribuinte individual (Cód.: 1007). Mas acontece que eu paguei a gps da competência 05/2016 em atraso, mas nunca observei que na gps gerada pelo site a competência muda, no caso, apareceu 06/2016. No mês seguinte paguei a competência 06/2016, e apareceu 07/2016. O código do pagamento também mudou de 1007 para 1201. Quando fui pagar a competência 07/2016 é que fui observar a guia gerada pelo site, então achei que eu tinha adiantado o pagamento da competência 07/2016 e que havia pulado a competência 05/2016, então fui ao site e gerei novamente a gps 05/2016 com uma multa de 38,91. Após o pagamento percebi que as gps anteriores estavam corretas e eu deveria ter pago a 07/2016. Isso é que dá não prestar atenção nas coisas! :(
Então minhas dúvidas no preenchimento da RetGPS são:
1 - Nos guadros 2 e 3, onde pede para preencher o código do pagamento e o identificador eu devo preencher com os dados que preencho o carnê ou com os dados gerados pela guia do site?
2 - No quadro 3, na coluna TIPO 4, DE, campo 6, eu devo preencher com o valor total da guia, com juros? Ou coloco o valor que eu pago de 176,00 no campo 6 e a multa de 38,91 no campo 10? E na coluna PARA, devo colocar no campo 6 o valor real do inss (176,00)? E o valor da multa, como vai ser retificado?
Desculpem pelo texto enorme, mas gostaria muito q pudessem me ajudar. Desde já agradeço.

há 4 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 17:23

Colegas,

Preciso fazer a retificação de uma GPS paga com o CNPJ de outra empresa, porém a guia foi paga a menor.

Consigo acertar o CNPJ antes de pagar a diferença?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
há 3 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 14:41

Boa tarde.

Em caso de guia paga em atraso e precisa retificar o valor de outras entidades. Como deve ser preenchido o campo 10?
No valor autenticado coloco o valor total com os juros de atraso?

Exemplo: Valor da guia normal R$5.116,83
Valor INSS: R$ 4914,88 e outras entidades R$201,95
Com os juros ficou o valor de R$ 5150,61

preenchi assim:
valor autenticado R$ 5150,61
campo 6: De R$ 5116,83 para R$ 4914,88
campo 9: De R$ 0,00 para R$ 201,95

Seria assim a forma correta de preenchimento?

Desde já agradeço.

há 3 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 09:29

Bom dia Turma, gostaria de pedir uma ajuda para preenchimento do formulário RETGPS.
Fiz o pagamento de uma GPS que era para ser para o CNPJ do TOMADOR, porém recolhi para outro CNPJ, preenchi o formulário conforme instruções, porém fiquei com duvida a respeito no quadro 5 e 6.
Sei que o quadro 5, precisa ser assinado pelo Solicitante, e o quadro 6? Precisa assinar? se SIM, quem?
Pois não entendi
6. ANUÊNCIA PARA RETIFICAÇÃO IDENTIFICADOR (CNPJ/CEI)

há 3 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:24

Bom dia

Errei o código de recolhimento da GPS pessoa física. Preenchi a documentação e fui a Receita Federal onde me disseram que lá era somente retificação de dados de pessoa jurídica, PF somente no INSS.
Alguém sabe se isso procede ou o funcionário estava mal informado?

há 3 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 11:42

Pessoal, preciso retificar 4 GPS's que não estão com o valor de outras entidades separado, mas algumas foram pagas com juros, no valor dos juros não precisa alterar nada, mas mesmo assim devo repetir o valor na coluna "para" né? Por exemplo:

Valor autenticado: R$ 240,47
Sendo:
Valor INSS: R$233,54
Juros: R$6,93

Na retificação:

Campo 6 = De R$233,54
Para R$230,38
Campo 9 = De R$
Para R$33,16
Campo 10 = De R$6,93
Para R$ 6,93

Seria isso?

há 3 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 12:11

Sheila , bom dia.

Eu entendo que se não há necessidade de alteração de valor de juros, não há a necessidade de informá-lo.
Já passei por esse caso, não o informei e a retificação foi concluída com êxito.

Att
Larissa

Larissa Marques
Auxiliar Contábil
Mirassol D'Oeste - MT
larissa.marques.b@hotmail.com
há 3 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 17:40

Colegas, Boa Tarde

O caso é o seguinte:

Fiz um parcelamento previdenciário pra uma empresa pra uma empresa, e o mesmo foi indeferido. Fui até a RFB e a atendente disse que o código identificador está errado (de fato tem um numero a mais). Me orientou a fazer uma Retificação de GPS, porem eu nao estou sabendo preencher.

Me ajudem?

O campo (1) ok!
O campo (2) eu coloco os dados da guia que eles me forneceram ou a que eu paguei (que está errada)
O campo (3) não faço ideia
O campo (4) seleciono a procuração, somente? Que sou eu mesma que vou levar
O campo (5) é a minha assinatura?
O campo (6) é o reconhecimento de firma de quem?
Os campos (7) e (8) entendi que são depois.

Se conseguirem me ajudar ficarei super grata, nunca fiz isso.

há 3 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 17:54

Jakeline Rodrigues da Silva , vamos lá:

1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA/EQUIPARADA
dados da empresa

2.DADOS DO PAGAMENTO
dados da guia que vc pagou

3.DADOS DA RETIFICAÇÃO SOLICITADA
1º campo vc vai informar qual tipo é: 1 – IDENTIFICADOR 2 – CÓD. PAGAMENTO 3 – COMPETÊNCIA
2º campo vc vai informar se é o Tipo 4 - VALOR CAMPO 6 ,9 E 10

Sendo assim, você vai alimentar os dados que vc quer que retifique da Guia que vc pagou ( a mesma que foi informada no Item 2)

4. DOCUMENTOS ANEXOS
Vc vai assinalar qual documento comprobatório você esta anexando ao processo

5. ASSINATURA DO SOLICITANTE E AUTORIZAÇÃO PARA CIÊNCIA AO PORTADOR
Assinatura do Representante da empresa e carimbo - A assinatura deve conferir com a constante no documento de identificação apresentado (no caso de RG autenticada)

6. ANUÊNCIA PARA RETIFICAÇAO IDENTIFICADOR (CNPJ / CEI)
Somente assina esse campo em casos de retificação do IDENTIFICADOR da GPS

Espero ter ajudado.
Quaisquer outras dúvidas, volte a postar.

Att
Larissa

Larissa Marques
Auxiliar Contábil
Mirassol D'Oeste - MT
há 3 anos Quinta-Feira | 8 junho 2017 | 17:52

Meninas, muuito obrigada.

Você esclareceram muito sobre a questão.
Porem fiquei com algumas duvidas ainda:

1º O que foi retificar é o identificador, vocês sabem se preencho ele com pontuação (./) na guia?
2º No campo 4, posso anexar mais de um documento, exemplo: procuração e guia?
3º Sou eu mesma que vai como representante da empresa, a procuração precisa ser reconhecida firma? Já seu que a retificação não precisa..

Obrigada :)

há 3 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 08:40

Jakeline Rodrigues da Silva , bom dia!

1º Sim, pode ser com pontuação.
2º Pode ser mencionado mais de um documento comprobatório sim.
3º Mesmo que seja você a Procuradora, o essencial é que a procuração seja uma cópia autenticada ou original apenas assinada (a própria RFB autenticará o documentos se você estiver munida com seus documentos originais), pois ficará no arquivamento da RFB.

Att

Larissa Marques
Auxiliar Contábil
Mirassol D'Oeste - MT
há 3 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 16:56

Boa Tarde Pessoal,

Estou com um sério problema, fiz o pagamento de uma guia de Contribuinte Individual Cód: 1406 (20%) com mais de 6 meses em atraso, então a cliente foi até o INSS e lá informaram que o pagamento dessa contribuição não entraria para cálculo de contribuição e que deveria ser feito uma retificação ou pedir o reembolso desse valor. Só que agora eles resolveram alterar o código de recolhimento dessa cliente para 1163 (11%) pois disseram a ela que seria mais vantajoso.
Então resolvi preencher o requerimento de retificação que pode ser mais rápido, só que a dúvida é como vou fazer esse preenchimento? Pois:

Competência 05/2016- recolhida em 21/03/2017 com código 1406 no valor de R$228,11 (valor esse com juros)
Agora preciso retificar o valor, só que a cliente alterou o código de recolhimento para 1163 (11%)

Agradeço de coração se alguém poder me orientar.

há 3 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 16:19

Boa Tarde!
A empresa que trabalho, é uma cooperativa (existem varias filiais, laboratórios, centro de atendimentos, etc).
Desde 2011 que as GPS paga para uma unidade X, estão sendo geradas e pagas com o CNPJ da unidade Y.
Ex: A GPS se refere ao centro de atendimento 1, mas está gerada e paga com o CNPJ do centro de atendimento 2.
Essa GPS é gerada via sistema próprio. Ou seja, o CNPJ da contratante (nós) está divergente. Estamos pagando pelo CNPJ errado.
Sei que preciso fazer uma RETGPS (retificação de GPS), mas queria orientações de como proceder nessa situação.

há 3 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 08:32

Dayane , não é possivel.

Você pode retificar se não me engano 4 (quatro) guias de pagamento por requerimento, mas sendo esse de um CNPJ só.
Para cada CNPJ se faz um requerimento.

Att
Larissa

Larissa Marques
Auxiliar Contábil
Mirassol D'Oeste - MT
há 3 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 11:26

Pessoal, bom dia!

@Vânia,

Estou com dúvidas no campo de assinatura :

5. ASSINATURA DO SOLICITANTE E AUTORIZAÇÃO PARA CIÊNCIA AO PORTADOR

- No primeiro espaço, é a Assinatura do solicitante no nosso caso é o Procurador

- No espaço abaixo da assinatura é o carimbo da pessoa que assinou?

NOME LEGÍVEL / RECONHECIMENTO DE FIRMA

há 3 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 12:20

Boa tarde!

Preciso muito de uma ajuda... Um cliente pagou a guia de gps de 02/2017 como sendo 03/2017 com isso 02/2017 está como se estivesse em aberto. A guia de 03/2017 pagou como se fosse 04/2017 e como os valores são diferentes, 03/2017 ficou com uma diferença a pagar. A guia de 04/2017 ficou com 2 pagamentos, o correto e o valor de 03/2017 que pagou como 04/2017. Estou perdida, tenho que fazer o formulário de retificação do GPS,nem sei por onde começar. Obrigada!

Moderador
há 3 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 13:47

Fabiana,

Boa tarde. No Quadro 2 do RETGPS, vais listar as duas guias erradas: 03/2017 (correto: 02/2017) e a 04/2017 (correto: 03/2017), com os seus dados (data do pagamento, banco/agência, etc).
No Quadro 3, vais informar, para cada guia, o Tipo "3" e as alterações, "DE 03/2017" "PARA 02/2017", etc.

Página 2 de 3
1 2 3
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.