x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 74

acessos 37.657

Pedido de Retificação de GPS - RETGPS

Cristiane Franco

Cristiane Franco

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 15:22

Boa tarde!

Também estou com muitas dúvidas à respeito dessa retificação.
Eu pago o INSS como contribuinte individual (Cód.: 1007). Mas acontece que eu paguei a gps da competência 05/2016 em atraso, mas nunca observei que na gps gerada pelo site a competência muda, no caso, apareceu 06/2016. No mês seguinte paguei a competência 06/2016, e apareceu 07/2016. O código do pagamento também mudou de 1007 para 1201. Quando fui pagar a competência 07/2016 é que fui observar a guia gerada pelo site, então achei que eu tinha adiantado o pagamento da competência 07/2016 e que havia pulado a competência 05/2016, então fui ao site e gerei novamente a gps 05/2016 com uma multa de 38,91. Após o pagamento percebi que as gps anteriores estavam corretas e eu deveria ter pago a 07/2016. Isso é que dá não prestar atenção nas coisas! :(
Então minhas dúvidas no preenchimento da RetGPS são:
1 - Nos guadros 2 e 3, onde pede para preencher o código do pagamento e o identificador eu devo preencher com os dados que preencho o carnê ou com os dados gerados pela guia do site?
2 - No quadro 3, na coluna TIPO 4, DE, campo 6, eu devo preencher com o valor total da guia, com juros? Ou coloco o valor que eu pago de 176,00 no campo 6 e a multa de 38,91 no campo 10? E na coluna PARA, devo colocar no campo 6 o valor real do inss (176,00)? E o valor da multa, como vai ser retificado?
Desculpem pelo texto enorme, mas gostaria muito q pudessem me ajudar. Desde já agradeço.


Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 17:23

Colegas,

Preciso fazer a retificação de uma GPS paga com o CNPJ de outra empresa, porém a guia foi paga a menor.

Consigo acertar o CNPJ antes de pagar a diferença?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Isabela Guimarães Furtado

Isabela Guimarães Furtado

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 14:41

Boa tarde.

Em caso de guia paga em atraso e precisa retificar o valor de outras entidades. Como deve ser preenchido o campo 10?
No valor autenticado coloco o valor total com os juros de atraso?

Exemplo: Valor da guia normal R$5.116,83
Valor INSS: R$ 4914,88 e outras entidades R$201,95
Com os juros ficou o valor de R$ 5150,61

preenchi assim:
valor autenticado R$ 5150,61
campo 6: De R$ 5116,83 para R$ 4914,88
campo 9: De R$ 0,00 para R$ 201,95

Seria assim a forma correta de preenchimento?

Desde já agradeço.

Milton Tagliani

Milton Tagliani

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 09:29

Bom dia Turma, gostaria de pedir uma ajuda para preenchimento do formulário RETGPS.
Fiz o pagamento de uma GPS que era para ser para o CNPJ do TOMADOR, porém recolhi para outro CNPJ, preenchi o formulário conforme instruções, porém fiquei com duvida a respeito no quadro 5 e 6.
Sei que o quadro 5, precisa ser assinado pelo Solicitante, e o quadro 6? Precisa assinar? se SIM, quem?
Pois não entendi
6. ANUÊNCIA PARA RETIFICAÇÃO IDENTIFICADOR (CNPJ/CEI)

nadia belopede

Nadia Belopede

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:24

Bom dia

Errei o código de recolhimento da GPS pessoa física. Preenchi a documentação e fui a Receita Federal onde me disseram que lá era somente retificação de dados de pessoa jurídica, PF somente no INSS.
Alguém sabe se isso procede ou o funcionário estava mal informado?

SHEILA

Sheila

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 11:42

Pessoal, preciso retificar 4 GPS's que não estão com o valor de outras entidades separado, mas algumas foram pagas com juros, no valor dos juros não precisa alterar nada, mas mesmo assim devo repetir o valor na coluna "para" né? Por exemplo:

Valor autenticado: R$ 240,47
Sendo:
Valor INSS: R$233,54
Juros: R$6,93

Na retificação:

Campo 6 = De R$233,54
Para R$230,38
Campo 9 = De R$
Para R$33,16
Campo 10 = De R$6,93
Para R$ 6,93

Seria isso?

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 17:40

Colegas, Boa Tarde

O caso é o seguinte:

Fiz um parcelamento previdenciário pra uma empresa pra uma empresa, e o mesmo foi indeferido. Fui até a RFB e a atendente disse que o código identificador está errado (de fato tem um numero a mais). Me orientou a fazer uma Retificação de GPS, porem eu nao estou sabendo preencher.

Me ajudem?

O campo (1) ok!
O campo (2) eu coloco os dados da guia que eles me forneceram ou a que eu paguei (que está errada)
O campo (3) não faço ideia
O campo (4) seleciono a procuração, somente? Que sou eu mesma que vou levar
O campo (5) é a minha assinatura?
O campo (6) é o reconhecimento de firma de quem?
Os campos (7) e (8) entendi que são depois.

Se conseguirem me ajudar ficarei super grata, nunca fiz isso.

Larissa Marques Barbosa

Larissa Marques Barbosa

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 17:54

Jakeline Rodrigues da Silva , vamos lá:

1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA/EQUIPARADA
dados da empresa

2.DADOS DO PAGAMENTO
dados da guia que vc pagou

3.DADOS DA RETIFICAÇÃO SOLICITADA
1º campo vc vai informar qual tipo é: 1 – IDENTIFICADOR 2 – CÓD. PAGAMENTO 3 – COMPETÊNCIA
2º campo vc vai informar se é o Tipo 4 - VALOR CAMPO 6 ,9 E 10

Sendo assim, você vai alimentar os dados que vc quer que retifique da Guia que vc pagou ( a mesma que foi informada no Item 2)

4. DOCUMENTOS ANEXOS
Vc vai assinalar qual documento comprobatório você esta anexando ao processo

5. ASSINATURA DO SOLICITANTE E AUTORIZAÇÃO PARA CIÊNCIA AO PORTADOR
Assinatura do Representante da empresa e carimbo - A assinatura deve conferir com a constante no documento de identificação apresentado (no caso de RG autenticada)

6. ANUÊNCIA PARA RETIFICAÇAO IDENTIFICADOR (CNPJ / CEI)
Somente assina esse campo em casos de retificação do IDENTIFICADOR da GPS


Espero ter ajudado.
Quaisquer outras dúvidas, volte a postar.

Att
Larissa

Larissa Marques Barbosa
*Legalização de Empresas*
Mirassol D'Oeste - MT
[email protected]
Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 8 junho 2017 | 17:52

Meninas, muuito obrigada.

Você esclareceram muito sobre a questão.
Porem fiquei com algumas duvidas ainda:

1º O que foi retificar é o identificador, vocês sabem se preencho ele com pontuação (./) na guia?
2º No campo 4, posso anexar mais de um documento, exemplo: procuração e guia?
3º Sou eu mesma que vai como representante da empresa, a procuração precisa ser reconhecida firma? Já seu que a retificação não precisa..

Obrigada :)

Larissa Marques Barbosa

Larissa Marques Barbosa

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 08:40

Jakeline Rodrigues da Silva , bom dia!

1º Sim, pode ser com pontuação.
2º Pode ser mencionado mais de um documento comprobatório sim.
3º Mesmo que seja você a Procuradora, o essencial é que a procuração seja uma cópia autenticada ou original apenas assinada (a própria RFB autenticará o documentos se você estiver munida com seus documentos originais), pois ficará no arquivamento da RFB.

Att

Larissa Marques Barbosa
*Legalização de Empresas*
Mirassol D'Oeste - MT
[email protected]
GEISA MARIANO

Geisa Mariano

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 16:56

Boa Tarde Pessoal,

Estou com um sério problema, fiz o pagamento de uma guia de Contribuinte Individual Cód: 1406 (20%) com mais de 6 meses em atraso, então a cliente foi até o INSS e lá informaram que o pagamento dessa contribuição não entraria para cálculo de contribuição e que deveria ser feito uma retificação ou pedir o reembolso desse valor. Só que agora eles resolveram alterar o código de recolhimento dessa cliente para 1163 (11%) pois disseram a ela que seria mais vantajoso.
Então resolvi preencher o requerimento de retificação que pode ser mais rápido, só que a dúvida é como vou fazer esse preenchimento? Pois:

Competência 05/2016- recolhida em 21/03/2017 com código 1406 no valor de R$228,11 (valor esse com juros)
Agora preciso retificar o valor, só que a cliente alterou o código de recolhimento para 1163 (11%)

Agradeço de coração se alguém poder me orientar.

Karol

Karol

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente
há 6 anos Quarta-Feira | 16 agosto 2017 | 16:19

Boa Tarde!
A empresa que trabalho, é uma cooperativa (existem varias filiais, laboratórios, centro de atendimentos, etc).
Desde 2011 que as GPS paga para uma unidade X, estão sendo geradas e pagas com o CNPJ da unidade Y.
Ex: A GPS se refere ao centro de atendimento 1, mas está gerada e paga com o CNPJ do centro de atendimento 2.
Essa GPS é gerada via sistema próprio. Ou seja, o CNPJ da contratante (nós) está divergente. Estamos pagando pelo CNPJ errado.
Sei que preciso fazer uma RETGPS (retificação de GPS), mas queria orientações de como proceder nessa situação.

Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 11:26

Pessoal, bom dia!

@Vânia,

Estou com dúvidas no campo de assinatura :

5. ASSINATURA DO SOLICITANTE E AUTORIZAÇÃO PARA CIÊNCIA AO PORTADOR

- No primeiro espaço, é a Assinatura do solicitante no nosso caso é o Procurador


- No espaço abaixo da assinatura é o carimbo da pessoa que assinou?

NOME LEGÍVEL / RECONHECIMENTO DE FIRMA

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 12:20

Boa tarde!


Preciso muito de uma ajuda... Um cliente pagou a guia de gps de 02/2017 como sendo 03/2017 com isso 02/2017 está como se estivesse em aberto. A guia de 03/2017 pagou como se fosse 04/2017 e como os valores são diferentes, 03/2017 ficou com uma diferença a pagar. A guia de 04/2017 ficou com 2 pagamentos, o correto e o valor de 03/2017 que pagou como 04/2017. Estou perdida, tenho que fazer o formulário de retificação do GPS,nem sei por onde começar. Obrigada!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 13:47

Fabiana,

Boa tarde. No Quadro 2 do RETGPS, vais listar as duas guias erradas: 03/2017 (correto: 02/2017) e a 04/2017 (correto: 03/2017), com os seus dados (data do pagamento, banco/agência, etc).
No Quadro 3, vais informar, para cada guia, o Tipo "3" e as alterações, "DE 03/2017" "PARA 02/2017", etc.

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.