x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.602

Temas para TCC

Gabriela Goes dos Santos

Gabriela Goes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 10:18

Bom dia Caros Colegas,

Sou aluno do 6º Semestre de Ciências Contábeis, e nesse semestre dou início ao meu TCC.
Estava pensando em algo voltado ao ICMS, aqui vai alguns possíveis temas:
- ICMS na Importação
- ICMS na Energia Elétrica
- ICMS na Comunicação

O que acham ? Qual tema seria mais fácil de trabalhar e com mais materiais disponíveis ?

TIFANNY OLIVEIRA REIS PINHEIRO

Tifanny Oliveira Reis Pinheiro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2018 | 11:53

Estou no meu último semestre de Técnico em Contabilidade

Meu tema é: Os impactos sofridos na área contábil da empresa Petrobras após a notificação da Operação Lava Jato

é um tema beeeeem complexo, ainda mais para um técnico rs.
porém começamos com ele e vamos até o fim.
vamos focar nos balanços patrimoniais e nas demonstrações financeiras da empresa nos anos em que ela recebeu a notificação.
Desejo falar um pouco sobre a Petrobrás em si mas estou com receio de partir para o lado político na parte da Operação Lava Jato

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2018 | 08:57

Ola , estou concluindo o tec. em contabilidade e iniciei meu tcc e o tema é sobre o eSOCIAL porem estou com muitas dificuldades para fazer meu refecial teórico , outra duvida é referente ao inicio do eSOCIAL o ponto de partida se alguém puder me ajudar , obrigado !!!





Quando a alma está feliz,a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você.

Mahatma Gandhi

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 1, Secretária
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 14:22

Olá Pessoal,

Estou pensando em temas que tenham assuntos relacionados a Contabilidade Gerencial, pensei em Governança Corporativa, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ambiental das grandes organizações e o impacto disso na Contabilidade Gerencial, ou poderia ser algo a respeito de Análise das Demonstrações ou o papel da Controladoria e a relação do Balanced Scorecard.
Estou com dúvidas e dificuldades de limitar o tema para a pesquisa e preciso de referecial teórico, se alguém poder me ajudar, agradeço!

Aline

Ana Cristina do Carmo Torres

Ana Cristina do Carmo Torres

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 29 dezembro 2018 | 11:16

bom dia Doutores e Doutoras;

Preciso da ajuda de vocês, já sou formada em contabilidade e fiz o tema da monografia em ICMS antecipado agora estou iniciando minha monografia no curso de direito e quero na área tributária, gostaria da opinião de vocês com um tema atual e polemico, desde já agradeço.

brrjuliana

Brrjuliana

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 5 anos Sábado | 12 janeiro 2019 | 14:57

Boa tarde! Me formo este ano e estou no período de escolher meu tema do tcc..
Minha orientadora é da aréa contábil ( contabilidade intermediária ; avançada ) e o ideal seria escolher um tela na área dela para que ela posso me auxiliar da melhor forma.
Porém por ser uma área vasta estou meio perdida ..
Poderiam me ajudar com algum tema nesta área que seja interessante/atual ?

Grata!

Akira Aikyo Galvão

Akira Aikyo Galvão

Prata DIVISÃO 2, Diretor(a) Recursos Humanos
há 5 anos Sábado | 12 janeiro 2019 | 16:34

Temas para TCC sob minhas sugestões:


- Planejamento tributário;
- Crédito de impostos;
- Valoração de Ativos Intangíveis...

Graduado em Gestão de Recursos Humanos (Faculdade IBF). Especializando em MBA em Gestão de Pessoas e Liderança; MBA Executivo em Segurança Cibernética; Antropologia; Psicanálise Clínica; Psicologia: Orientação Vocacional/Profissional e Terapia Cognitivo Comportamental de Alta Performance. DPO (Encarregado de dados). Professor na plataforma digital da Udemy ministrando 7 cursos online para mais de 15 mil alunos em mais de 100 países. CEO Start Business School.
Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 5 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2019 | 11:53

Caros colegas, bom dia!

Estou no 7º semestre da graduação porém meu orientador ñ aceitou meu problema para o nosso trabalho cientifico (dificuldades na aplicação das normas internacionais as pequenas e medias empresas) alegando ser um problema de gestão, não um problema contábil. Alguém poderia me orientar em que problema contábil voltado a esse assunto poderia sugerir?

Obrigado.

Thayná De Toni

Thayná de Toni

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2019 | 14:58

Boa tarde pessoal!

Sou estudante, e estou no 7º período de Ciências Contábeis, estou iniciando o TCC, tenho algumas ideias de temas, porém não consigo decidir no que exatamente fazer. Pensei em algo relacionado ao capital intelectual, mas como houve um trabalho recente, os professores acham melhor buscar outro tema. Pensei também em algo relacionado a análise de investimento ou rentabilidade em alguma empresa, mas a possibilidade de se obter informações das mesmas, é muito reduzida. Opto também pelos assuntos relacionados a Controladoria, em áreas mais teóricas do que práticas. Resumindo, parece que não consigo encontrar um tema para desenvolver um bom trabalho, e peço ajuda, dicas quanto a isso.

Observação: minha faculdade fará neste ano, o desenvolvimento e apresentação do TCC no primeiro semestre, no caso, este semestre que estou iniciando.

TAMIRIS  ALCANTARA

Tamiris Alcantara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 17:09

Boa tarde Thayná de Toni

Um tema que talvez possa vir a te interessar é uma analise financeira da empresa. Uma vez que estando com as demonstrações em mãos já sera suficiente para elaborar os índices. Espero ter ajudado.

Welington Nogueira

Welington Nogueira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Sábado | 16 março 2019 | 16:30

Pessoal, estou fazendo meu TCC na área tributário, farei o estudo de caso de uma empresa no lucro presumido, comparando com os outros regimes tributários, mas estou com dificuldade em achar material recente, alguém pode indicar livros on line, ou qualquer material que possa me ajudar? preciso desde o histórico do planejamento a mais recentes mudanças. se alguém tiver algum tcc nesse contexto e puder me enviar, ajudará bastante!

Antecipo agradecimento.

Welington Nogueira

Welington Nogueira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Sábado | 16 março 2019 | 16:31

Pessoal, estou fazendo meu TCC na área tributário, farei o estudo de caso de uma empresa no lucro presumido, comparando com os outros regimes tributários, mas estou com dificuldade em achar material recente, alguém pode indicar livros on line, ou qualquer material que possa me ajudar? preciso desde o histórico do planejamento a mais recentes mudanças, e se alguém tiver algum tcc nesse contexto e puder me enviar, ajudará bastante!

Antecipo agradecimento.

ROBERTA MICHAELLI

Roberta Michaelli

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Financeiro
há 4 anos Domingo | 14 abril 2019 | 15:46

Olá boa tarde!

Estou no 7º período do curso de ciências contábeis, próximo semestre é o meu TCC
Já sei o assunto que quero apresentar controle interno na área financeira em empresas de pequeno porte, farei um estudo de caso. Será referente onde trabalho pois é uma grande falha que consigo verificar e o que mais tenho problema referente essas falhas no controle interno financeiro.

Teria alguns materiais que posso pesquisar mais sobre o assunto???

Alguém poderia me ajudar?

Sabrina Melo

Sabrina Melo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 10:39

Bom dia. 
Vou iniciar o TCC 1 semestre que vem e gostaria de saber se algo do tipo Créditos de Carbono entra na área contábil e se existem embasamento teórico. Desde já agradeço a atenção.

EDILENE NASCIMENTO LIMA

Edilene Nascimento Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 09:18

Bom dia


Estou no 7°. semestre de Ciência contábeis, e estou iniciando o projeto TCC. Estou pensando em elabora o estudo sobre escrituração fiscal: sobre o Lucro real, pois trabalho na área fiscal na rede de supermercado. Gostaria de indicação de livros para eu possa pesquisar e  sirva como base de estudo sobre esse tema. Desde já agradeço.

CAROLINA FRANCISCA CLARO OLIVEIRA

Carolina Francisca Claro Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 09:36

Bom dia... Estou no 6 semestre de Ciências Contábeis e começarei meu TCC em breve. Vejo que muitos colegas optam por fazer o TCC voltado para a área tributária. Concluo q a maioria se especializa na área. 
Por outro lado, penso em fazer algo voltado para a escrituração contábil das empresas do Terceiro Setor ou sobre a contabilidade de custo nas empresas de pequeno porte e em micro empresas. 

Carolina Francisca Claro Oliveira
Departamento Contábil

Jannaina Fernandes Contabilidade
Tel: (12) 3666-1670 / 3666-1500 / 9 9708-1030

EMAIL: [email protected]
Yana Dara

Yana Dara

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 17 setembro 2019 | 07:33

Bom dia, pessoal!
Sou novata por aqui, estou necessitando encarecidamente da ajuda de vocês. Vamos lá!
Abordei alguns temas pra elaborar minha monografia, então pensei em falar sobre algo que seja voltado para analisar a contabilidade das empresas na era digital. Pois esta é uma área que bastante me atrai. Vi alguns temas e selecionei:
Ex: 1. A contabilidade na era digital; 2. Contabilidade de empresas digitais; 3.Relação do contador com a tecnologia; 4. Gestão de um negócio digital; 5. Contabilidade para negócios digitais;
 Então, daí pergunto de onde posso fazer buscas, pesquisas para fazer um bom artigo? 
Gostaria de idéias, alguém poderia me ajudar? Desde já ficarei grata!!!

Leonardo da Silva Rangel

Leonardo da Silva Rangel

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2019 | 07:02

Olá! Estou realizando uma pesquisa para embasamento de artigo científico [TCC] Graduação em Ciências Contábeis, que pretende entender a visão dos profissionais da área de contabilidade gerencial acerca da valorização do profissional deste mesmo segmento. É importante que você trabalhe na área para responder as questões.
Tema do artigo "A Importância do Profissional Contábil na Contabilidade Gerencial"

O questionário é formado por 15 perguntas entre questões abertas e fechadas. São necessários apenas 6 minutos do seu tempo para respondê-las. Assim, agradeço aqueles que puderem colaborar com essa ajuda de grande importância para mim! Obrigado!

Segue o link com o questionário: https://goo.gl/forms/w7msm7mfdlpv4ykd2 ver perfil de Juliodenunciar SINVAL RAMIRES PEREIRABRONZE DIVISÃO 4, EMBALADOR(A)há 1 ano Domingo | 11 março 2018 | 21:46 lidaboa noite, pessoal estou dom muita dificuldade de montar um exercícios do livro sobre custos diretos e indiretos por favor alguém pode me ajudar por gentileza.

1) uma indústria de confecções relacionou os seguintes custos durante um mês de produção.

produtos
itens produto A - produto B - produto C - total
matéria- prima R$ 150.000,00 - R$ 270.000,00 - R$ 280.000,00 - R$ 700.000,00
M.O Direta R$ 44.000,00 - R$ 94.000,00 - R$ 42.000,00 - R$ 180.000,00
M.O indireta R$ 36.000,00
Depreciação R$ 7.000,00
Manutenção R$ 14.000,00
total R$ 937.000,00
Sabe-se que os custos com (MO) mão de obra indireta utilizam como base de rateio a própria mão de obra direta
os custos com depreciação e manutenção utilizam como base de rateio o consumo de matéria prima. Qual é o total
de custos do produto (B) utilizando o custeio de absorção?
A) R$ 468.500,00
B) R$ 414.600,00
C) R$ 207.300,00
D) R$ 390.900,00
E) R$ 338.800,00
por favor alguém me ajuda montar este exercícios tentei de tudo para montar sozinho não consegui, vou ficar muito grato por isso alias não precisa dar a resposta só preciso de um bom começo já vai me ajudar bastante gente, tem uma boa noite abençoes a todos aqueles que ajudarem e fica com Deus. ver perfil de Sinvaldenunciar SINVAL RAMIRES PEREIRABRONZE DIVISÃO 4, EMBALADOR(A)há 1 ano Domingo | 11 março 2018 | 21:47 lidaboa noite, pessoal estou dom muita dificuldade de montar um exercícios do livro sobre custos diretos e indiretos por favor alguém pode me ajudar por gentileza.

1) uma indústria de confecções relacionou os seguintes custos durante um mês de produção.

produtos
itens produto A - produto B - produto C - total
matéria- prima R$ 150.000,00 - R$ 270.000,00 - R$ 280.000,00 - R$ 700.000,00
M.O Direta R$ 44.000,00 - R$ 94.000,00 - R$ 42.000,00 - R$ 180.000,00
M.O indireta R$ 36.000,00
Depreciação R$ 7.000,00
Manutenção R$ 14.000,00
total R$ 937.000,00
Sabe-se que os custos com (MO) mão de obra indireta utilizam como base de rateio a própria mão de obra direta
os custos com depreciação e manutenção utilizam como base de rateio o consumo de matéria prima. Qual é o total
de custos do produto (B) utilizando o custeio de absorção?
A) R$ 468.500,00
B) R$ 414.600,00
C) R$ 207.300,00
D) R$ 390.900,00
E) R$ 338.800,00
por favor alguém me ajuda montar este exercícios tentei de tudo para montar sozinho não consegui, vou ficar muito grato por isso alias não precisa dar a resposta só preciso de um bom começo já vai me ajudar bastante gente, tem uma boa noite abençoes a todos aqueles que ajudarem e fica com Deus. ver perfil de Sinvaldenunciar GUILHERME HENRIQUE WARMLINGINICIANTE DIVISÃO 1, NÃO INFORMADOhá 1 ano Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 20:00 lidaBoa noite, estou realizando uma pesquisa sobre a importância da tecnologia no meio contábil.
O questionário tem 9 perguntas e os dados são confidenciais, agradeço pela contribuição.

Tecnologias da Informação no Cenário Contábil ver perfil de Guilhermedenunciar WILLIAN ROGERIO XAVIERINICIANTE DIVISÃO 1, RECEPCIONISTAhá 1 ano Quarta-Feira | 17 outubro 2018 | 21:56 lidaPesquisa sobre Aplicabilidade dos CPCs no Imobilizado

Prezados,

Estamos realizando uma pesquisa que faz parte do trabalho de pesquisa e conclusão do curso de Ciências Contábeis, da ITE, e tem por objetivo principal, mensurar o conhecimento dos profissionais da área contábil quanto aos Pronunciamentos dos CPCs aplicáveis ao Imobilizado (CPC 06 e CPC 27).

Gostaríamos que responda ao questionário no link abaixo.

clique aqui

Antecipadamente agradecemos a atenção e o tempo dispendido,

Graduandos:

Cibele Salvati
Priscila Barros de Aquino
Rafaella Cesarin
Willian Rogerio Xavier

ITE - Instituição Toledo de Ensino/2019 ver perfil de Williandenunciar FABRÍCIO PAES LEMEBRONZE DIVISÃO 2, NÃO INFORMADOhá 1 ano Quarta-Feira | 7 novembro 2018 | 11:59 lidaEstou realizando uma pesquisa que contribuirá para o meu trabalho de 4º período, com o Tema :CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

É preciso apenas clicar no link abaixo:
clique aqui

Grato desde já pela grande ajuda, ver perfil de Fabríciodenunciar FABRÍCIO PAES LEMEBRONZE DIVISÃO 2, NÃO INFORMADOhá 1 ano Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 10:57 lidaCaros amigos estou realizando uma pesquisa que possuí como tema : A aplicação da Contabilidade Gerencial . Solicito se por ventura auxílio aos nobres amigos aqui presente.
Segue o link da pesquisa :clique aqui

Obrigado . ver perfil de Fabríciodenunciar RAFAEL SATOBRONZE DIVISÃO 5, ANALISTA CONTABILIDADEhá 32 semanas Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 17:42 lidaBoa tarde, pessoal! Estou finalizando o curso de pós em gestão tributária, e como parte do meu estudo elaborei um questionário a respeito do quanto o ensino superior em Ciências Contábeis contribui para o mercado de trabalho. O estudo é voltado para as matérias que envolvam tributos. A pesquisa se limitou aos profissionais que atuam na área tributária e formados em Ciências Contábeis há no máximo cinco anos. Se tiverem interesse, fico agradecido de tê-los participando em meu estudo! Obrigado e um abraço!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWtTpUCojWlACb-40zrGVlL4wTSq2CWrUufhbzma5DJS7wOA/viewform ver perfil de Rafaeldenunciar RICARDO SAULBRONZE DIVISÃO 2há 9 semanas Domingo | 29 setembro 2019 | 10:52 lidaPesquisa - Perfil do Contabilista
Boa tarde meus caros
Sou Ricardo Saul, advogado,consultor de uma Big 4, e acadêmico.

Estou desenvolvendo uma pesquisa para traçar o perfil do Contador e do estudante de contabilidade.
Possivelmente devo aproveitar esses resultados para um posterior mestrado. Se puderem me ajudar preenchendo e
divulgando o formulário em suas redes sociais (LinkedIn, Facebook, W.app), o objetivo é atingir tanto Contabilistas como Estudantes de Contábeis:

https://forms.gle/tv4fh5rKAVXCW3Ko9 ver perfil de Ricardodenunciar JOSÉ EDUARDOINICIANTE DIVISÃO 3, AGENTE ADMINISTRATIVOhá 9 semanas Segunda-Feira | 30 setembro 2019 | 15:23 lidaPesquisa sobre a importância das novas tecnologias na área Contábil
https://forms.gle/mzxivbjqrnee1vka9
Desde já, grato pela sua ajuda! ver perfil de Josédenunciar LEONARDO DA SILVA RANGELINICIANTE DIVISÃO 1, CONTADOR(A)há 16 horas Terça-Feira | 3 dezembro 2019 | 14:54 lida 
Prezado (a) Senhores (as)...
 
Me chamo Leonardo da Silva Rangel e sou Contador com registro ativo no CRC/ES.
Atualmente sou aluno do curso da Pós Graduação em Administração Pública no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espirito Santo
– IFES.
 
Estou desenvolvendo uma pesquisa científica com a percepção de CONTADORES DE TODO O BRASIL.
 
Venho humildemente pedir-lhe a vossa senhoria a possibilidade de responder e disponibilizar meu questionário a outros profissionais contábeis de seu conhecimento. Ressalto que no questionário não precisa colocar nomeou se identificar, pois o que almeja-se é a opinião dos contadores. Desde já
agradeço imensamente a atenção de vossa senhoria....
 
Link do Questionário (Clique abaixo):
 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_nPGjRcL3fwR_8HqEct0y2y9GQWOu6utsL6GuPDgf6ULfjg/viewform?usp=sf_link
 
Att,Leonardo da Silva Rangel

Rafael de Souza Carmo

Rafael de Souza Carmo

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 04:17

Olá, pessoal. Estou no sétimo período de Contábeis e preciso fazer o TCC. Eu queria fazer sobre um tema difícil e desafiador, caso alguém tiver alguma sugestão, eu fico agradecido!

Página 13 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.