MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Sep 2018
05:55

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Temas para TCC

352respostas
175.882acessos
  

mostrando página 2 de 12
profissãoContador(a)
mensagens521
pontos5.366
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Quarta-Feira, 4 de março de 2015 às 17:51:28
Edvaldo,

Uma sugestão é que você tente indicar quais contas provavelmente serão afetadas pela 'Operação Lava-Jato'.

Pegue as Demonstrações publicadas no site pela Cia. Petróleo Brasileiro (aquelas que a PwC recusou-se a auditar) e tente indicar quais contas vão ser afetadas. Por exemplo: você acha que as contas de Despesas não estão aquém do realizado? Veja que a maioria das fraudes estão ligadas aos Fornecedores e são grandes empresas (empreiteiras).

Abraços,

Revson V. Alves - Articulista, autor e palestrante

Revson - Contabilista

"O conhecimento é o único bem que, uma vez dividido, acaba multiplicado"
Edvaldo José Ferreira

Usuário Ativo

profissãoContador(a)
mensagens143
pontos6.927
membro desde12/01/2012
cidadeOurinhos - SP
Postada:Quarta-Feira, 4 de março de 2015 às 20:32:50
Revson,

Obrigado pela sugestão. E, aproveitando, poderia me indicar alguma bibliografia de apoio a este tema.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA
Contador CRC-SP 305890/O-6

Abertura e encerramento de empresas
Escrituração Contábil e Fiscal
Folha de Pagamento
profissãoContador(a)
mensagens521
pontos5.366
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 10:25:11
Edvaldo, livros de Auditoria das Demonstrações Contábeis são os mais indicados para seu trabalho. Autores como o já renomado Marcelo Cavalcanti Almeida e um mais recente que estou lendo, dos autores Diana Vaz de Lima e Róbison Gonçalves de Castro, todos da Editora Atlas, são duas sugestões.

E (por que não?) indico o meu livro também (link abaixo). Nos últimos capítulos o assunto é a Análise de Balanços e você pode utilizar essa parte para fazer um estudo de como se comportam os índices da Petrobrás diante dessas demonstrações com suspeitas.

Abraços,

Revson V. Alves - Articulista, autor e palestrante

Revson - Contabilista

"O conhecimento é o único bem que, uma vez dividido, acaba multiplicado"
Marina Piardi Leão

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens3
pontos17
membro desde05/03/2015
cidadeCaxias do Sul - RS
Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 17:16:38
Olá pessoal,

Estou no penúltimo semestre da graduação em contabilidade e dessa forma iniciando meu projeto para o TCC. O tema em que me interessei bastante foi a Contabilidade Criativa, porém ainda não tenho uma "questão problema" para dar inicio a minha pesquisa.
E nem como aplicá-la.

Alguém teria alguma ideia de título de TCC ou questão problema para a pesquisa?

Desde já agradeço.
profissão
mensagens0
pontos954
membro desde02/03/2015
cidade
Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 17:36:59
Marina Piardi Leão,

Apenas uma idéia:

A contabilidade é instrumento fundamental para auxiliar a administração moderna e tem como principal objetivo gerar informação para embasar as decisões a serem tomadas, bem como reduzir o seu grau de incerteza. Por isso, identifica, registra, mensura e possibilita a análise e predição dos eventos econômicos que alteram o patrimônio de uma empresa ou entidade. Para a elaboração da informação contábil, existem normas a seguir que não podem deixar de incluir elementos de subjetividade e cuja aplicação requer em muitos casos a realização de estimações por parte da empresa, abrindo assim a possibilidade de uma mesma realidade ser refletida de formas diferentes.
Neste contexto, surge a denominada “contabilidade criativa” que está inserida na intencionalidade das empresas em aproveitar a existência da subjetividade, das alternativas existentes e da vaga regulamentação de alguns aspectos contábeis, com a finalidade de obter demonstrações financeiras que representem a imagem desejada. O fenômeno da contabilidade criativa é de magnitude e complexidade crescente. A sofisticação cada vez maior das estruturas financeiras das empresas e a competitividade do mundo dos negócios exercem uma importante pressão nos dirigentes das empresas, o que alimenta e favorece a distorção intencional da informação contábil contida nas demonstrações financeiras.
CONTABILIDADECRIATIVA
O termo “contabilidade criativa” vem do inglês “earnings management”, que em outra versão poderia ser administração ou negócio vantajoso, ou seja, pode ser entendida como gerenciamento ou manuseio dos resultados, com a intenção de mostrar uma imagem diferente (estável no tempo, melhor ou pior) da entidade.
A visão geral é a de que as práticas de contabilidade criativa estão muito próximas à fraude contábil, ficando em uma linha tênue entre a norma e a fraude. O termo contabilidade criativa envolve a seleção de alternativas possíveis, válidas segundo os princípios e as normas contábeis, realizadas para se conseguir a apresentação maisfavorável da informação contábil de uma empresa, em um momento determinado.
Como observado acima, existem duas formas de interpretação da contabilidade criativa, uma delas conceitua como mera estratégia contábil resultante de vasto conhecimento em determinada matéria que permite um gerenciamento de resultados. A outra forma de interpretação, por sua vez, a considera uma manipulação propriamente dita das demonstrações financeiras com a finalidade de transformar os dados contábeis favoravelmente ao interesse dos manipuladores, como exemplo pode-se citar o caso de uma empresa que inflaciona seus lucros e depois os utiliza como atrativos na captação de recursos no mercado de capitais.
É muito difícil estabelecer os limites onde começa a manipulação com intuito de fraude e quebra de ética, e aquela utilizada para a boa gestão da empresa, procurando refletir a sua “imagem fiel”.
IFRS
O advento da convergência dos International Financial Reporting Standards (IFRS) , normas internacionais de contabilidade, regulamentada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09, fez com que o Brasil, até então integrante do sistema code law (é o modelo puro de legislação e regulamentação baseado no Direito Romano, em que os Poderes Executivo e Legislativo são supremos), iniciasse a migração rumo ao sistema common law (é auto-regulação promovida por entidades não controladas pelo governo como o CFC que editaram os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade) , fazendo com que o Generally Accepted Accounting Principles (GAAP), princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil (BR GAAP) fique flexível a prática de contabilidade criativa, que é muito comum nos países aderentes ao sistema common law(especialmente os Estados Unidos).
No tocante a convergência, Nossa (2009, p. 6) afirma que “a grande consequência disso tudo é que o contador deixa de seguir simplesmente leis e regras e passa a ter que decidir formas de contabilização e mensuração de fatos das empresas”. Resumindo o contador deixará de seguir as regras e leis (sistema code law) e passará a decidir sobre os fatos contábeis (sistema common law), o que ratifica a suscetibilidade da prática da contabilidade criativa.
Com o objetivo de entender as principais regras legais que levam à utilização da contabilidade criativa, Ferreti (2003) através de um estudo, evidenciou que países que têm como sistema legal vigente o modelo code law, apresentam menos potencialidades à prática da contabilidade criativa, em contraponto, países aderentes ao sistema common law (especialmente os Estados Unidos) são mais hábeis na criatividade. No caso do Brasil (emergindo do sistema code law para o common law), o uso da contabilidade criativa é mais intricado, já que o contador usa a contabilidade, principalmente, para satisfazer as demandas do fisco, baseando-se na legislação do imposto de renda pessoa jurídica
CASOSDECONTABILIDADECRIATIVANOBRASIL
Banco Nacional: Considerado o segundo mais lucrativo do Brasil em 1994, fazia uso da maquiagem de balanços, com vistas à captação de recursos de terceiros, embora não possuísse liquidez suficiente. Essa fraude se iniciou em 1986, mas sua liquidação extrajudicial foi decretada apenas em 2005. Milhões de reais foram envolvidos na farsa enquanto acionistas, fisco e demais bancos foram induzidos ao erro.
Daslu: A empresa recolhia o imposto devido sobre seus produtos durante o ato de importação, no entanto, repassava um valor bem superior aos seus clientes, angariando uma margem excessivamente alta de lucro. A fraude era realizada por meio de um esquema que iniciava no exterior, onde as empresas exportadoras das mercadorias de luxo trocavam as notas fiscais dos produtos, alterando os valores de deixando-os bem mais baratos, para em seguida enviá-los para as importadoras como forma de nacionalizá-los. Ao passarem na alfândega brasileira, a incidência dos impostos era sobre os valores falsos, o que dava à Daslu a possibilidade de pagar impostos mínimos por uma mercadoria bastante cara.
Banco Panamericano: Mais recentemente em 2010, ocorreu a maior crise envolvendo uma instituição financeira. Nas demonstrações financeiras do banco Panamericano foram encontradas inconsistências contábeis que não permitiam que os demonstrativos refletissem a real situação patrimonial da entidade.
Governo: No inicio do ano a revista britânica ‘The Economist” fez duras criticas ao que chama de ‘contabilidade criativa’ do Brasil. A publicação questionou os artifícios usados pela equipe econômica nas contas públicas no ano de 2012.
No final do ano de 2012 o governo federal executou manobras contábeis para aumentar o chamado “superávit primário”, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda, relativo ao ano de 2012. Segundo medida publicada no “Diário Oficial da União” no dia três de janeiro de 2013, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comprou ações da Petrobras que estavam no Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), que concentra as aplicações do fundo soberano brasileiro – formado com a “sobra” do superávit primário de 2008 – e as repassou ao Tesouro Nacional.
Em posse dos títulos públicos, o Tesouro transformou esses papéis em recursos em espécie, no total de R$ 8,84 bilhões, recursos que engordaram o chamado superávit primário no final de 2012. Também houve antecipação de dividendos da Caixa Econômica Federal, e do BNDES ao governo federal, este último no valor de R$ 2,3 bilhões. O BNDES, por sua vez, recebeu uma parcela de R$ 15 bilhões de empréstimo do Tesouro Nacional.
A publicação afirma que “Provavelmente, o Brasil poderia executar um superávit primário menor sem arriscar sua reputação duramente conquistada com a sobriedade fiscal. Mudar a meta seria uma maneira melhor de fazer isso do que recorrer à contabilidade criativa”.
Sendo assim, há uma necessidade de reforço nas regras de conduta do profissional de Contabilidade, bem como na correta interpretação dos princípios e normas da contabilidade, já que ela dirige-se para uma flexibilização cada vez maior, alegando-se causas ou motivos de questionável aceitação do ponto de vista ético-profissional, e da fidedigna apresentação das informações contábeis aos usuários externos.
Fonte:
FERRETI, G. M. Milesi-. Good, bad or ugly? On the effects of fiscal rules with creative accounting. ELSEVIER. International Monetary. Fund and CEPR, Room 9-212D, Washington DC 20431.Journal of Public Economics 88 (2003)
NOSSA, V. Jornal A Gazeta. nº 27.801- Ano LXXIX – p. 06 – Vitória (ES), Abr 2009.
OLIVEIRA, Jones Santos. Contabilidade Criativa e a Ética Profissional
RODRIGUES, Ana Karoline Alves. Contabilidade Criativa e seus Efeitos para as Características da Informação Contábil: Um estudo de caso com o Banco Panamericano. Monografia, 2011.
SANTOS, Ariovaldo dos; GUEVARA, Ivan Ricardo. Contabilidade Criativa e Responsabilidade dos Auditores. Revista Contabilidade & Finanças. USP,São Paulo, nº 32 – Mai/Ago de 2003.
SOUSA, Wellington Dantas de. Contabilidade Criativa versus Fraude Contábil: Um estudo exploratório. Monografia: Petrolina/PE. 2011

Prof. Sandro Gomes

Usuário Novo

profissãoProfessor(a)
mensagens1
pontos106
membro desde05/03/2015
cidadeBrasilia - DF
Postada:Quinta-Feira, 5 de março de 2015 às 18:08:03
Sinto-me feliz por ser útil à sociedade acadêmica ao ter desenvolvido e aprimorado um novo jeito de ensinar a fazer seu TCC em 48h e tirar a nota 10. Todas as áreas. É fantástico você deixar de ser enrolado como ocorre o contrário nos centros universitários, onde objetivam exclusivamente o altíssimo lucro. Se deseja aprender a criar seu TCC logo, conheça o Prof. Sandro no MelhoroSuaMonografia.com.br
Marina Piardi Leão

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens3
pontos17
membro desde05/03/2015
cidadeCaxias do Sul - RS
Postada:Sexta-Feira, 6 de março de 2015 às 08:35:12
Geovana dos Santos,

Obrigada pela ideia!!

Danieli

Usuário Novo

profissãoEstagiário(a)
mensagens1
pontos16
membro desde03/05/2013
cidadeJoao Pessoa - PB
Postada:Domingo, 8 de março de 2015 às 22:13:11
Olá pessoal!

Gostaria da opinião de vocês na escolha do tema para o meu TCC.

Estou propensa às seguintes áreas:

Auditoria interna / Auditoria no combate à fraudes / Auditoria interna no terceiro setor
Análise das demonstrações no terceiro setor

Trabalho em uma Associação privada sem fins lucrativos, auxiliando o Conselho Fiscal na análise de balancetes e parecer anual, por isso a tendência pelo terceiro setor.

Danieli Nascimento
Carliane

Usuário Iniciante

profissão
mensagens31
pontos431
membro desde10/02/2015
cidadeItaituba - PA
Postada:Segunda-Feira, 9 de março de 2015 às 10:54:06
gostaria de saber que livro posso comprar para ajudar a fazer meu tcc.
assunto: Contabilidade Tributaria
tema: Os novos desafios do setor fiscal na era digital, E também gostaria que fechar mais o tema, está muito amplo.
tenho que entregar os meus objetivos e justificativa, mas para isso preciso ter conhecimento e tópicos.
ainda não comecei a fazer nada, pois ainda não tenho noção, entrei agora em um escritório de Contabilidade .foi nas pressas a escolha do tema
Geórgia Beatriz Pereira

Usuário 4 Estrelas de Prata

profissãoContador(a)
mensagens879
pontos6.621
membro desde06/05/2013
cidadeManhuacu - MG
Postada:Terça-Feira, 10 de março de 2015 às 13:55:11
O meu tema de artigo de conclusão de curso também será sobre a Petrobras. Estou focando principalmente nas demonstrações.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Alreli de Jeus Felicio

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens1
pontos55
membro desde10/01/2014
cidadeSanta Barbara Doeste - SP
Postada:Terça-Feira, 10 de março de 2015 às 16:13:46
Boa Tarde!!!
Pessoal estou no meu último semestre do meu curso técnico de contabilidade. E é o TCC
já sei o tema Ética na Contabilidade porém não consegui definir o assunto alguém poderia me dar algumas ideias

desde já agradeço...
Kaik Rodrigues Vieira

Articulista

profissãoContador(a)
mensagens2.435
pontos20.849
membro desde19/11/2014
cidadeBarra de Sao Francisco - ES
Postada:Sexta-Feira, 13 de março de 2015 às 09:24:12
Bom dia colegas,

Estou em dúvidas entre os temas:

Contabilidade Rural: Atividades agroindustrial, agricultura e pecuária

Auditoria e Perícia Externa.

Fiscalização

O que me dizem destas escolhas? Qual vocês me aconselham a tomar como base?

Agradeço, desde já.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
CNPC: 5306
http://krvconsultor.wix.com/home
profissãoContador(a)
mensagens521
pontos5.366
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Sexta-Feira, 13 de março de 2015 às 10:36:07
Oi Kaik!

Essa é uma decisão bem pessoal. Mas acho que você deve se basear em sua justificativa.

Existe algum motivo especial para você escolher aquele determinado tema? Há algum fato particular que você deseja explorar ao escolher um desses temas? Encontre resposta para essas questões e veja qual tema mais lhe motivará.

Atenciosamente,
Revson V. Alves - Articulista, autor e palestrante

Revson - Contabilista

"O conhecimento é o único bem que, uma vez dividido, acaba multiplicado"
Kaik Rodrigues Vieira

Articulista

profissãoContador(a)
mensagens2.435
pontos20.849
membro desde19/11/2014
cidadeBarra de Sao Francisco - ES
Postada:Sexta-Feira, 13 de março de 2015 às 10:45:06
Revson Vasconcelos Alves

Muito bem questionado, tenho "convivência" com os três temas, trabalho em escritórios e redes contábeis a 8 anos por isso indeciso entre eles.
Mas agradeço ao Sr. pela colocação das questões, irei averiguar, e buscar focadamente pra ver em qual me identifico mais.

Muito grato!
Presteza total.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
CNPC: 5306
http://krvconsultor.wix.com/home
Mateus de Souza Alcântara

Usuário Frequente

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens69
pontos472
membro desde16/10/2014
cidadeIlheus - BA
Postada:Sexta-Feira, 13 de março de 2015 às 11:30:43
Bom dia, pessoal. Gosto bastante de Direito e é imprescindível que eu tenha como orientador do TCC um professor que no decorrer do curso me ensinou Direito do Trabalho e Direito Comercial e Societário. Quais temas seriam bons, que mesclem Contábeis e Direito?
Laura Mendes

Usuário Frequente

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens85
pontos659
membro desde02/12/2014
cidadeRio Claro - SP
Postada:Sexta-Feira, 13 de março de 2015 às 17:07:13
Boa Tarde!

Indicações de leituras para o tema:

"O contador no mundo globalizado"

Seria sobre a profissão contador, sua ética profissional, a procura de profissionais bem qualificados no mercado, e a problemática sobre os profissionais que não se atualizaram.

Obrigada

Ana Paula Xavier

Usuário Novo

profissãoAnalista
mensagens1
pontos108
membro desde16/03/2015
cidadeTeresopolis - RJ
Postada:Segunda-Feira, 16 de março de 2015 às 14:03:21
Pessoal Boa tarde,
gostaria de solicitar ajuda para o meu TCC, escolhi o tema: "A contabilidade como instrumento da gestão", mas é um tema muito amplo e estou sem ideia de como e onde vou aplicar. Espero que alguém possa me dar uma luz, estou perdida até nas pesquisas e na próxima semana tenho que entregar o tema já definido para dar início ao trabalho.

Obrigada!
Felipe Pereira Santos

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens17
pontos171
membro desde20/08/2012
cidadeIlheus - BA
Postada:Terça-Feira, 17 de março de 2015 às 14:13:07
Galera, Estou no meu Sétimo Semestre e gostaria de Saber que assunto abordar com o Tema Contabilidade Pública, na área de Custos no Setor Publico!

profissãoContador(a)
mensagens521
pontos5.366
membro desde29/07/2006
cidadeRosana - SP
Postada:Sexta-Feira, 20 de março de 2015 às 10:25:18
Felipe,

Você pode falar sobre o Plano de Contas que contempla agora essa área de custos com as Contas de Controle (classe 5 e 6); ou ainda, dentro da classificação Institucional/Programática, comparar por exemplo os custos de um Projeto/Atividade de um ente público com um semelhante em outro ente.

Sobre o tema destaco ainda a realização do "II SEMREG - CQ - Seminário Regional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público", que está ocorrendo exatamente nesses dias, 19 e 20 de março, na sede do CRC-SP. Teria sido muito interessante você participar. Procure ter acesso pelo menos aos anais do evento, posteriormente.

Att.

Revson - Articulista

Revson - Contabilista

"O conhecimento é o único bem que, uma vez dividido, acaba multiplicado"
profissãoEstagiário(a)
mensagens2
pontos146
membro desde23/05/2012
cidadeSume - PB
Postada:Domingo, 5 de abril de 2015 às 14:48:20
Gente, estou no sétimo período de contabilidade.
Já fiz várias vezes meu sub tema, e meu problema para o TCC porem o professor sempre manda mudar.
A área que escolhi a principio foi "A ética e a responsabilidade do profissional contabilista para pequenas empresas, na cidade de Sumé."
Agora já não sei o que fazer, preciso levar os objetivos, e o problema na terça feira, e não sei como fazer. Alguém poderia me ajudar, tbm me interessei na área de contabilidade gerencial, parte de margem de contribuição.

Agradeço desde já :*

Andrei Fernandes da Costa

Usuário Estrela Dourada

profissãoContador(a)
mensagens1.448
pontos23.502
membro desde16/12/2013
cidadeUmuarama - PR
Postada:Segunda-Feira, 6 de abril de 2015 às 08:16:33
Ana Carolinne Evangelista da Silva, pq seu orientador manda mudar? O que ele alega, quais as justificativas?? Eu particularmente acho um bom tema!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Daniele dos Santos Leal

Usuário Frequente

profissãoMicro-Empresário
mensagens61
pontos524
membro desde31/03/2015
cidadeCruzeiro - SP
Postada:Segunda-Feira, 6 de abril de 2015 às 10:31:35
Olá estou querendo fazer meu TCC na área de D.P só que não sei por onde começar alguém pode me indicar um tema...obrigado
profissãoEstagiário(a)
mensagens2
pontos146
membro desde23/05/2012
cidadeSume - PB
Postada:Segunda-Feira, 6 de abril de 2015 às 18:45:01
Andrei Fernandes da Costa, na verdade o professor de pesquisa que está mudando. Aliais, está me enlouquecendo rs
O meu problema no momento é esse: "Será que o profissional contabil age de forma ética conforme a norma contabil?"

O professor de pesquisa, falou que eu teria que fazer pesquisa de campo, e seria obrigatório um questionário com no mínimo 30 contadores da minha região; na verdade eu queria fazer um trabalho mais teórico. Imaginei em focar o escritório onde trabalho, sendo assim analisar 3 pequenas empresas a qual meu patrão contabiliza, e diante disso eu iria analisar a forma como o mesmo age diante dessas empresas.
Porém, estou perdida agora... Me perdi justamente no problema, e não sei como prosseguir.

Ana Paula dos Santos

Usuário Iniciante

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens58
pontos622
membro desde16/05/2011
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 15 de abril de 2015 às 09:53:38
Bom Dia

Pessoal estou no ultimo ano do curso de Ciências Contábeis, e como tema para meu TCC, escolhi fazer sobre Pericia Arbitral.

Alguém tem sugestão de livros, artigos ou tenha conhecimentos para me tirar algumas duvidas?

Muito obrigada pela atenção!!

ANA PAULA DOS SANTOS
Geórgia Beatriz Pereira

Usuário 4 Estrelas de Prata

profissãoContador(a)
mensagens879
pontos6.621
membro desde06/05/2013
cidadeManhuacu - MG
Postada:Quarta-Feira, 15 de abril de 2015 às 14:06:15
Boa tarde Ana Carolinne,

sugiro que faça conforme o orientador indicou se realmente deseja fazer o seu TCC nessa área, pois analisando só o escritório em que trabalha você não terá relevância em sua pesquisa.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Dany Martins

Usuário Ativo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens114
pontos943
membro desde14/03/2011
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 23 de abril de 2015 às 22:22:22
Boa noite caros colegas,

Estou no 1° semestre de ciências contábeis, e o professor passou um trabalho com as normas da ABNT com o tema de contabilidade,

Porém por ser meu 1° semestre não sei nem por onde começar, estava pensando em fazer sobre "balanço patrimonial" ou "demonstrações contábeis"

Gostaria de pedir a sugestão de vocês,

desde já agradeço
Guilherme Heiderichi

Usuário 3 Estrelas de Prata

profissãoMusico
mensagens713
pontos7.338
membro desde27/12/2011
cidadeAracatuba - SP
Postada:Quinta-Feira, 23 de abril de 2015 às 22:33:25
Boa noite Dany,

Como está iniciando o curso seria interessante fazer o básico, falar sobre contabilidade pura e simples.
Alguns tópicos que sugiro desenvolver em seu trabalho, sem necessidade de se aprofundar muito:
-Objetivos/Definição da Contabilidade;
-Surgimento da Contabilidade;
-Áreas da Contabilidade (custos, tributária, socioambiental, gerencial, etc)
-Profissões/ramos de atuação a serem seguidas pelo Contador (controladoria, contadoria de custos, contabilidade geral, perícia contábil, auditoria contábil, auditoria fiscal, etc)

São só sugestões interessantes, pois como é um dos primeiros trabalhos, é mais para desenvolver sua noção sobre a ciência e também se acostumar com os trabalhos nos moldes das normas ABNT.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP
Dany Martins

Usuário Ativo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens114
pontos943
membro desde14/03/2011
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 23 de abril de 2015 às 22:48:39
Obrigada Guilherme ótima sugestão
Erick Queiroz

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens3
pontos21
membro desde27/04/2015
cidadeBrasilia - DF
Postada:Segunda-Feira, 27 de abril de 2015 às 11:34:36
Bom dia pessoal!

Estou no penúltimo semestre de contábeis e desejo começar a fazer o TCC, escolhi o tema "Planejamento tributário aplicado ao agronegócio." Mas não estou encontrando livros ou artigos voltados para este assunto.

Alguém poderia me ajudar?

Grato.
Gabriel Woinarovicz

Usuário Novo

profissãoSubcontador(a)
mensagens4
pontos24
membro desde29/04/2015
cidadePalmeira - PR
Postada:Quinta-Feira, 30 de abril de 2015 às 00:03:05
Bom Dia a todos!
Estou pensando em fazer em fazer TCC sobre Contabilidade gerencial aplicada em um posto de combustível , mais estou com dúvida sobre o que abordar no trabalho.
Sou estudante, não tive matéria de Contabilidade gerencial ainda e alguém mais experiente poderia me dar umas dicas?
Obrigado,
Aguardo.

mostrando página 2 de 12

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César