x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 419

Banco de Horas

Paola Duarte Leonel

Paola Duarte Leonel

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 11:22

Boa Tarde,

Tenho uma empresa que esta admitindo 3 funcionários , sendo que ele quer adotar o sistema de ponto de Banco de Horas .
Queria esclarecimento sobre isso uma empresa ela pode adotar somente esse sistema de ponto . Pois li que o sistema de banco de horas é as horas que ultrapassa as jornada de trablho que nao sao pagas como adicional no entendo teram que ser compensadas reduzindo em outro dia a jornada . Mas dai tenho essa duvida de como vai funcionar um empresa so com esse sistema de ponto ? Isso pode ?

Pedro Baschiera Neto

Pedro Baschiera Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 13:40

Boa tarde!

Primeiro de tudo, entre em contato com o sindicato da categoria e firme um acordo de que fará banco de horas (pra não ter problemas quando for homologar). Depois faça um documento padrão para que os funcionários assinem na admissão, cientes que o sistema de ponto adotado é de banco de horas. Analise a convenção coletiva da sua categoria (converse no sindicato quando for lá) e observe bem os dizeres na CLT.

No geral o banco de horas funciona assim, se o funcionário tem 'horas extras' entra como crédito no banco, e se o funcionário tem atrasos ou folgas, entra como débito, no final de um determinado período (no meu caso, de acordo com a CCT é a cada 4 meses) eu tenho que zerar esse banco, ou seja, se estiver positivo ao fim do quadrimestre eu tenho que pagar essas horas, se estiver negativo, eu perco (não pode descontar). Infelizmente é assim que funciona.

Mas no meio tempo você pode dar folgas para manter o banco sempre baixo ou então, se estiver negativo, pode solicitar que o funcionário fique um pouco a mais para compensar, enfim, a empresa que eu trabalho utiliza esse sistema e sempre deu muito certo, os funcionários gostam, pois com o banco de horas acabam emendando alguns feriados e tirando algumas folgas eventuais.

att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade