x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1.176

acessos 100.729

Mariane Moreira Cesar

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 semanas Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 16:44

Boa tarde Colegas!

Estou com uma duvida, uma compra de mercadoria de fora do estado, que sera vendida para consumidor final, neste caso devo recolher a ST? a mercadoria veio de outro estado, onde não a incidência da ST, porem aqui no estado de SP ela tem ST, mesmo sendo para venda a consumidor final teria que calcular a guia da ST?

obrigada!

Gustavo R. Costa

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 semanas Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 18:06

Boa tarde Mariane,

Sao duas coisas ai, se o produto é ST. em SP, na compra de fora você deveria ter feito o calculo de ajuste da carga tributaria ou DIFAL, é tudo a mesma coisa, só muda o nome...rsrs

Essa guia deveria ser paga no momento da entrada no estado de SP, por GNRE.

Geralmente em venda a consumidor final não existe ST. , porém isso é conceito para industria.

Ascofi Contabilidade - Gustavo Costa
Rua Cel. Bento Pires, 556, Centro, Tatui - SP
Fone: (15) 3251-7155
http://www.ascofi.cnt.br

Mariane Moreira Cesar

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 semanas Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 08:26

Bom dia!

Desculpa Gustavo, esqueci de mencionar que a empresa e Simples Nacional, neste caso a minha pergunta é essa, estou fazendo o calculo do diferencial de alíquota, porem essa mercadoria tem ST aqui no estado de SP, e não veio recolhida do outro estado por não haver convenio, então o correto e calcular o diferencial e ST, certo?

só fiquei na duvida, se por acaso, por se tratar da mercadoria se destinar a venda a consumidor final, poderia não haver a incidência da ST, e somente do diferencial.

mas sobre a guia da ST. não faço recolhimento por GNRE de entrada, faço a guia GARE ICMS com cód. 063-2 e declaro no De-STDA em operação com enceramento de operação, GNRE seria nas vendas ou de empresas RPA não é?

Aldo Guerzoni da Silva

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 08:58

Bom dia Mariane,
o calculo a ser feito é o da ST com o ajuste (no ajuste contempla o diferencial), eu também faço o recolhimento na gare com código 063-2 e também coloco na DESTDA. ..
independente da sua venda como a mercadoria em SP é ST tem que fazer o calculo e recolher o ST com o Ajuste..


att.

Mariane Moreira Cesar

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 semanas Terça-Feira | 28 setembro 2021 | 09:04

Bom dia Aldo!

Sim eu também vejo e sempre fiz dessa forma, porem esta vindo uma nova empresa, e que tem compras de fora do estado e vi que fazem o recolhimento só do diferencial, da ST não, ai só para tirar da duvida  se por acaso não poderia se tratar desse motivo, por ele só vender para consumidor final, mais também achei estranho e por isso da pergunta.

Página 40 de 40
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.