Suelen
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeAlguém saberia explicar como funciona a provisão mensal de 13.º salário e férias. É comum que existam ajustes nessas contas?
respostas 9
acessos 6.518
Suelen
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeAlguém saberia explicar como funciona a provisão mensal de 13.º salário e férias. É comum que existam ajustes nessas contas?
Raquel Lopes
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalBoa tarde!
Suelen, você pega o Salário e divide por 12, e sobre o resultado há incidência de INSS e FGTS.
Ex.
EMPRESA XY - Provisão de 13° SALÁRIO -01/20xx
ADMISSÃO SAL.BASE 13o.SALARIO INSS(27,3%) FGTS(8%)
Funcionário A 10/07/14 R$ 1.707,57 R$ 142,30 R$ 38,85 R$ 11,38
Funcionário B 20/05/15 R$ 1.302,40 R$ 108,53 R$ 29,63 R$ 8,68
TOTAL 3.009,97 250,83 68,48 20,07
EMPRESA XY - Provisão de Férias -01/20xx
ADMISSÃO SAL.BASE FÉRIAS 1/3 FÉRIAS TOTAL INSS(27,3%) FGTS(8%)
Funcionário A 10/07/14 R$ 1.707,57 142,30 47,43 189,73 51,80 15,18
Funcionário B 20/05/15 R$ 1.302,40 108,53 36,18 144,71 39,51 11,58
TOTAL 3.009,97 250,83 83,61 334,44 91,30 26,76
E quando houver Demissão ou algum funcionário tire Férias, deve dar baixa desses valores.
Att. Raquel Lopes
Luiz Amaral
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeCaros , Colegas
Deixa eu complicar um pouco a contabilização de provisão.
Gostaria de uma ajuda ,pois a empresa que prestamos serviços e do lucro real trimestral e foram feitas as devidas provisões de ferias e 13º terceiro ,porem o cliente durante o ano de 2015 não pagou nem o INSS e FGTS sobre ferias e 13º provisionados . O que faço com este saldo das provisões em aberto?
Suelen
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeOi Raquel, bom dia!
Obrigada por seu comentário!!
Veja se eu conseguir compreender... por favor... Na hora do desligamento de um funcionário, todo o valor aproveitado referente a ele, ao longo do tempo, deveria ser estornado da Provisão?
Suelen.
Telmo Biehl
Ouro DIVISÃO 2 , Account Manageroi, bem-vindo fórum Luiz!
as provisões de férias e de 13 salários (acrescidos dos encargos do inss e fgts) devem ser feitas mensalmente a razão de 1/12 avos, independente da empresa fazer ou não tais pagamentos;
regularmente, quando são feitos os pagamentos das férias e/ou 13 salários, os tais devem ser baixados contra as contas de provisões a pagar; no teu caso em especial, sugiro o seguinte:
>> quando da constituição da provisão no mês:
data: 31/01/2016
d: provisão de férias + encargos (* custos ou despesas operacionais\* custos ou despesas c/ pessoal)
c: férias a pagar (passivo circulante\obrigações trabalhistas)
valor referente nossa provisão de férias c/ encargos a razão de 1/12 avos, em conformidade c/ relatório emitido pelo rh no mês de janeiro de 2016.
$ 12.00
>> quanto a baixa da provisão do mês anterior:
dt.: 01/02/2016
d: férias a pagar (idem acima)
c: (-) reversão da provisão das férias c/ encargos (* custos ou despesas operacionais\* custos ou despesas c/ pessoal)
vlr ref nossa reversão da provisão c/ encargos do mês anterior
12.00
>> constituição da nova provisão:
dt.: 29/02/2016
d: provisão de férias c/ encargos... (idem acima)
c: férias a pagar (idem acima)
vlr ref n/ provisão... (idem acima)
24.00
boa tarde a todos!!!
Luis Antonio Oliveira Batista
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) ContabilidadeOlá pessoal,
Contribuindo com o debate aqui, quero mostrar 2 artigos que mostram como contabilizar as provisões de férias e 13º salário.
Contabilização Provisão de Férias
Contabilização Provisão 13º Salário
Espero que gostem.
Forte abraço!
Edson Caloni
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)pode acontecer sim de dar diferença...o programa de folha de pgto normalmente tem um relatorio mensal para contabilizar.
Eu uso contmatic e ele tem esse relatorio.
Débora Passos
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioBoa tarde colegas,
Estou me perguntando: a Provisão de férias e 13° terceiro é reconhecida como despesa da empresa mensalmente?
Porque eu sempre achei que seria despesa apenas no mês de pagamento da mesma.
ATT.
Débora Passos
Leandro Gonçalves Rodrigues
Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) ContabiliddeBom dia Débora,
Deve ocorrer a apropriação das Férias e do 13°, quando o empregado trabalhar e tiver direito à aquele avos do mês.
Exemplo: Sabendo que o empregado precisa trabalhar ao menos 15 dias no mês para ter direito ao avos de 13° daquele mês, então para que seja respeitado o princípio da competência, esse deve ser reconhecido como uma obrigação da empresa, ou seja, lançado em uma conta do resultado contra seu passivo.
Diante disso, existe a necessidade de lançar as previsões de 13° salário, férias e seus encargos (FGTS e INSS), respeitando assim as normas contábeis vigentes.
Lembrando que a baixa dessas contas do passivo, se dará pelo efetivo pagamento das verbas trabalhistas.
Att.
Débora Passos
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioBom dia Leandro,
Respondido.
Obrigada
Débora Passos
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade