x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 156

acessos 84.647

Retificação GFIP x GPS - Procedimentos

J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 13 julho 2013 | 13:13

Boa tarde, nobres.

Uma dúvida:

Quando a GFIP é gerada, enviada e não é recolhida no prazo, tem que gerar novamente, ou tem algum procedimento diferente?

No caso de gerar novamente, será calculado com acréscimos a GPS também (que ainda está no prazo)?

No aguardo,
Grato!

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Domingo | 14 julho 2013 | 10:10

Bom dia José Nilson,

Se o FGTS está fora do prazo deve ser gerada uma nova guia para pagamento. Quanto ao INSS, se este está no prazo não é necessário fazer outro.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Domingo | 14 julho 2013 | 20:28

Obrigado, Vânia, pelo retorno.

Eu gerei outra, com Modalidade 1 (Declaração ao FGTS e à Previdência, configurando a confissão de débito para o Fundo de Garantia). Na verdade nunca tinha feito isso.

Quando transmiti, pensei que conseguiria imprimir outra guia para pagamento do FGTS, com os acréscimos. Tentei seguindo o caminho que emiti o primeiro (Relatórios / GRF / Arquivo Selo), mas quando tento, mostra a mensagem de erro "1118 - Não existe GRF para impressão no arquivo selecionado".

Será que procedi errado?

Como consigo emitir o novo GFIP para pagar, com os acréscimos?

No aguardo,
Grato!

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 08:41

Bom dia José Nilson,

A modalidade que você deve selecionar é a "Branco", assim o sistema irá efetuar o cálculo dos acréscimos.

Branco - Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência

1 - Declaração ao FGTS e à Previdência

9 - Confirmação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e
Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 18:49

Boa noite, Vânia,

Entendi. Muito obrigado pela atenção na explicação.

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:33

Bom dia Elvis,

Seja Bem Vindo ao Contábeis !!!

Será necessário transmitir "TODAS" as GFIP's com a incorreção novamente. Você deverá informar todos os empregados e sócios na modalidade 9.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Joelma Barrientos

Joelma Barrientos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 11:35

Ele pode ir até a caixa economica, orgão responsável pelos numeros de PIS, e solicitar unificação. Caso contrario a empresa terá que enviar SEFIP retificadora (modalidade 9) de todo o período recolhido.

Joelma Barrientos
Deus nos deu os talentos e vai nos cobrar por isso! Vamos nos desenvolver? RH, minha vocação!
ELVIS MOITINHO COSTA

Elvis Moitinho Costa

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2013 | 10:00

ola Bom dia,


para fazer a retificação do pis de um dos sócios da empresa terei que baixar as tabelas do coeficiente do fgts e do recolhimento do inss de cada mês e de cada ano e lançar todos os funcionários com todos os dados do funcionários e salários vigentes de cada ano e horas extras e outros, dos ultimos 10 anos, quais o documentos que a empresa terá que me passar para essa retificação,a empresa não é meu cliente e qual seria o valor em média que deveria cobrar.

Nathalia Souza

Nathalia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:07

Boa tarde!

Estou com dúvidas quanto a retificação da GFIP.
no mês 05/2013 a menina recolheu a GPS com valor a menor, porém a GFIP foi enviada com um valor a maior. O FGTS foi recolhido corretamente, somente a Declaração foi errada e agora preciso tirar uma CND e está dando divergência.

Como eu faço?

Nathalia Souza

Nathalia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:15

A GFIP que foi enviada antes com o valor a mais, também está errada. Mesmo eu pagando a diferença da GPS, quando somado fica diferente do mesmo jeito.

E, sim. Eu sei o valor da diferença

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:18

Bem... qual está correto, a GFIP ou a GPS?
Se o recolhimento do INSS que foi feito enviado pela GFIP está a menor então isso quer dizer que a GFIP está correta, bastando apenas pagar a diferença da GPS.
Se o recolhimento da GPS está correto aí tem que retificar realmente a GFIP.
Agora para evitar essas divergências, é sempre bom recolher a GPS que sai do programa SEFIP.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:23

Você refaça a GFIP com os dados corretos ok?
Depois veja no comprovante o valor da previdência e compare o valor com o GPS que foi recolhido e faça outro GPS da mesma competência mais com a diferença do valores.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
daniela moreira dos santos ferreira

Daniela Moreira dos Santos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 18:10

Olá,
Minha dúvida é a seguinte foi informada a gfip referente ao mês 10/2013, de um empresa MEI, no entanto, não foi pago o FGTS e nem o INSS, no momento da emissão da CND, houve a Div Gfip 10/2013 - 144,00, que é o valor da gps desta competência. Minha dúvida é se não foi pago eu posso gerar uma nova gfip de recolhimento normal? O programa da contabilidade calculou na informação anterior o INSS no percentual de 9% sobre um sobre o salário de 1200,00,ou seja foi enviada com valor de recolhimento errada. Como devo proceder neste caso?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 10:39

Oi Daniela.
Você vai cancelar a GFIP que você enviou e enviar outra da mesma competência com valores corretos.
Deverá esperar alguns dias para essa gfip entrar no sistema (até porque todos os sistemas esse ano estão deixando a desejar, nada funciona!)
Depois que pagar sua CND saíra em alguns dias.
At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Gabrielle Farias

Gabrielle Farias

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 13:17

Bom dia pessoa, estou com muitas dúvidas nos recolhimentos de GPS. Em abril de 2013 foi feita uma GPS com um valor a maior (a empresa era optante pelo simples na época e não foi informado na GFIP), só que no mesmo período dois funcionários não tinham PIS e não entram nos recolhimentos, agora fui refazer as guias e por ter refeito o FGTS incluindo eles dois gerou um débito de GPS como se nunca tivesse sido paga, como faço para compensar o valor que foi pago a maior com os recolhimentos desses dois funcionários?
Gostaria de saber se a possibilidade de gerar GPS só de alguns funcionários sem que sejam gerados de todos?
Por favor estou precisando muito de ajuda.
Gabrielle

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 16:26

Oi Gabrielle.
Você deverá ver se a GFIP que foi enviada é realmente a GFIP correta, com todas as informações de de todos os funcionários.
Nessa GFIP estará o valor de pagamento da previdência. Verifique se é o mesmo valor que foi pago na GPS, se não for o mesmo valor você terá que pagar a diferença desta GPS ou então pedir a compensação da mesmo se foi pago um valor maior.
Se por acaso a GPS que foi paga é menor que o valor da GFIP, a guia da GPS é preenchida com a mesma competência mas o valor é a diferença do que já foi pago. Entende?

Ex: Você pagou a GPS no valor R$ 150,00, mas a GFIP deu um valor de R$ 185,00.
O valor que você fará da GPS é de R$ 35,00 (o principal ok, sem multa e juros, pois a multa e juros serão efetuados na hora que você emitir a nova guia do GPS)

Espero que tenha entendido.

AT.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Gabrielle Farias

Gabrielle Farias

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2014 | 16:40

Luciana, o que não estou entendendo é como vou fazer pra pagar só a diferença, pois sempre que faço a GFIP na GPS consta todos os funcionários e não só aqueles que eu queria recolher. Terei que fazer a GPS pelo site da Receita Federal.
Ex: Foram incluídos dois funcionários para recolhimento do FGTS e GPS, do FGTS foi normal( eles na modalidade branco e os outros na 9), mas da GPS gerou um débito mt maior do que o devido (pois estão todos os funcionários).
Gabrielle

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 10:42

Oi Gabriela.
A guia da GPS você deverá fazer a parte mesmo, pois a GFIP informa o valor total da guia.
Como você já fez um pagamento antes, deverá fazer agora a diferença.
Para o mês de competência você terá duas GPS que somando as duas será o mesmo valor da GFIP.

Espero ter ajudado.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Gabrielle Farias

Gabrielle Farias

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 13:06

Ok, obrigada pelo esclarecimento. Essa diferença de GPS posso fazer lá no site do dataprev certo?
E quanto a GPS paga a maior posso compensa-la em GPS futuras respeitando o limite dos 30%?
Gabrielle

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:48

Oi Gabrielle, não vai existir GPS para a maior, você não vai desconsiderar a GPS que pagou. Você fará outra GPS da mesma competência, mas o valor será a diferença do valor do INSS da primeira GFIP com a segunda GFIP.

Espero que tenha me expressado melhor.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
VINICIUS LIMA DE SOUZA

Vinicius Lima de Souza

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 11:52

bom dia,

pessoal recebi uma dcg entre os periodos de 12/2011 e 04/2013. so que essa empresa pagag tudo coreetamente, alias tem ate certidao vigente. nunca hour, gostaria de saber como ve os valores que nao estao conciliados com pagamentos. confrontar gpsxsefip.
uma luz o mais rapido possivel, como houve greve dos correios, chegou hoje essa informacao, e vende ate dia 09/04.

grato

Página 2 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.