Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 163

acessos 28.506

DACON - Prorrogação e Antecipação

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 16 março 2009 | 09:45

É importante lembrar que a IN RFB 922/2009 que prorrogou a entrega do DACON referente os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2008 para o quinto dia do mês de Agosto de 2009, também antecipou a entrega do DACON referente ao primeiro semestre de 2009 para mesma data.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 11:21

Valter,


Se você der uma lida na disposição legal que o amigo Saulo Heusi informou, verá que esta determinação é somente para as pessoas jurídicas de que trata o Art. 2º da Instrução Normativa SRF nº 590, de 22 de dezembro de 2005, ou seja, somente para as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 17:36

DACON SEMESTRAL - MUDANÇA NO PRAZO DE ENTREGA

Novo Prazo para Entrega da Declaração Referente ao Segundo Semestre de 2008


Conforme dispõe a Instrução Normativa RFB nº 928, de 18 de março 2009 (DOU de 19.03.2009) o prazo de entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon) Semestral relativo aos fatos geradores ocorridos no segundo semestre de 2008, será entregue, excepcionalmente, no 5º (quinto) dia útil do mês de outubro de 2009. A prorrogação que trata esta Instrução Normativa não se estende à entrega da DCTF, que permanece 07.04.2009.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 março 2009 | 14:35

Boa tarde pessoal.


Estou com uma dúvida imensa aqui:
Qual a versão mais atual do DCTF e da Dacon (ambos semestrais)??

Eu formatei o meu PC e perdi algumas informações. No site da RFB a versão mais atual da DCTF Semestral é a Versão 1.4 e a versão mais atual da Dacon Semestral é a Versão 1.3.
Estas são as versões mais atuais ou existem novas versões??


Obrigado pela atenção de todos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 27 março 2009 | 16:05

Boa tarde Wilson,

Até a hora e data em que estou respondendo, as versões para a DCTF Semestral e o DACON Semestral são (respectivamente) 1.4 e 1.3, ou seja, exatamente as mencionadas por você.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 15:16

Retransmissão do DACON - Considerações

Lê-se nas orientações editadas pela Receita Federal acerca da retransmissão do DACON, que:

O contribuinte que apresentou os Demonstrativos do Dacon Semestral referente aos meses de JULHO, AGOSTO e SETEMBRO de 2008 na versão 1.3 não tem a obrigação de entregar novamente na nova versão que estará disponível a partir de maio/2009, pois já cumpriu a obrigação acessória de acordo com as normas vigentes na época da transmissão.

O contribuinte que apresentou o Dacon Mensal-Semestral referente a OUTUBRO ou NOVEMBRO de 2008 na versão 1.3 também não tem a obrigação de entregar novamente na nova versão que estará disponível a partir de maio/2009, pois, da mesma forma, já cumpriu a obrigação acessória de acordo com as normas vigentes na época da transmissão. Porém, devido a adaptação da nova versão do Dacon Mensal-Semestral à legislação que alterou a tributação do PIS-COFINS, por exemplo, permitindo ao contribuinte obter créditos que anteriormente não podiam, bem como em relação a nova sistemática de tributação do ÁLCOOL, recomendamos que aqueles que já entregaram o Dacon relativo aos meses de OUTUBRO ou NOVEMBRO de 2008, na versão 1.3, importem os demonstrativos transmitidos para a nova versão, gravem e retransmitam os referidos demonstrativos dos meses de OUTUBRO ou NOVEMBRO de 2008.


...

ruy alberto ferreira de souza

Ruy Alberto Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 abril 2009 | 10:45

Caro Saulo,


No meu caso, acabei de transmitir na versão 1.3 DACON - SEMESTRAL, e o receita net acatou os recibos dos meses de Julho/08,Agosto/08,e Setembro/08 - sendo que para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro bloqueou e pedindo uma nova versao a ser disponibilizada pela Receita.

Como devo proceder:

Em 05/10/2009 transmito os 3 meses faltantes e o 1º semestre de 2009.


Obrigado amigos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 2 abril 2009 | 11:24

Bom dia Ruy,

Exatamente!

Você poderia ter esperado e informado o DACON referente ao Segundo Semestre (inteiro) de 2008 até o quinto dia útil do mês de Outubro de 2009, conforme preceitua o Artigo 3º da Instrução Normativa RFB 928/2009

Entretanto, se a meu exemplo você já entregou o DACON referente aos meses de JUL/AGO/SET/2008, tem até o dia 07/10/2009 para entregar o referente aos meses de OUT/NOV/DEZ/2008.

...

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 10:09

estou na mesma situação que o Ruy, ao entregar a dacon out/ nov e dezembro/2008 o sistema bloqueou. Nao poderia entregar antes do quinta dia de outubro. Pois estou tentando e o sistema continua bloqueando.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 11:38

Bom dia Edneia,

A nova versão que permitirá a entrega do DACON referente ao 2º Semestre de 2008 (ou apenas aos meses de OUT/NOV/DEZ) ainda não foi editada.

Certamente deverá estar disponivel a partir do mês de Agosto do corrente ano, pelo menos esta é a previsão da Receita Federal. Aguardemos.

...



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 23 maio 2009 | 13:08

Foi publicada no DOU de 21/05/09, a IN RFB Nº 940/2009, que disciplina a apresentação do DACON.

Para efeito desta Instrução Normativa, são também consideradas pessoas jurídicas aquelas que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda.

No caso de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial, o DACON Mensal ou Semestral deverá ser apresentado pela pessoa jurídica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida até o quinto dia útil do segundo mês subsequente ao da realização do evento.

- DACON Mensal:

Os DACON Mensais referentes aos meses de outubro de 2008 a junho de 2009, deverão ser entregues, excepcionalmente, até o quinto dia útil do mês de agosto de 2009.

Na hipótese de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial que ocorrerem nos meses de outubro de 2008 a junho de 2009, a pessoa jurídica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida deverá apresentar, até o quinto dia útil do mês de agosto de 2009, o DACON Mensal referente ao mês do evento.

- DACON Semestral:

O DACON Semestral referente ao segundo semestre de 2008, deverá ser entregue, excepcionalmente, até o quinto dia útil do mês de outubro de 2009.

Na hipótese de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial que ocorrerem no segundo semestre de 2008, a pessoa jurídica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida deverá apresentar até o quinto dia útil do mês de outubro de 2009, o DACON Semestral referente ao segundo semestre de 2008, compreendendo os demonstrativos referentes aos meses anteriores ao do evento e aquele relativo ao próprio mês do evento.

...

Editado por Saulo Heusi em 23 de maio de 2009 às 13:41:51

Marcelo Freitas Guimaraes

Marcelo Freitas Guimaraes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Domingo | 24 maio 2009 | 17:46

Saulo, boa tarde.

Sou novo no fórum e fiquei muito impressionado com a forma clara que responde aos questionamentos, gostaria muito que me ajudasse com algumas duvidas que postei sob o título "Construcão Civil - tributação apos término da obra" se puder me ajudar ficaria muito grato.

Atenciosamente,

Marcelo de Freitas Guimarães

MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA LIMA

Marcos Vinicius de Oliveira Lima

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 3 junho 2009 | 13:38

Olá pessoal, fiz uma entrega da Dacon ref. ao 1 semestre de 2008 hj (03-06-2009), em atraso, só que não saiu nenhuma notificação de lançamento, igual a da dctf sai.
será que ele manda essa multa depois.
pois eu fiz a trasmisao da dacon pela versão mais nova a 2.0
alguem pode me da uma luz???????

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 junho 2009 | 08:27

O programa dacon não emite notificação de entrega em atraso e nem DARF de Multa Marcos...

Já precisei disso também e tive que fazer o DARF pelo SICALC..

Abraços..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
luana fontes da silva

Luana Fontes da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 10:15

Pessoal..
Uma duvida.
- Vou entregar a DACON mensal-semestral, pois no semestre anterior foi feita assim e marcando a opção semestral (2º semestre/2008), mas a declaração abre mes a mes.. O prazo que eu tenho para enviar é o 5º dia util de outubro de 2009? Ou terei que pagar multa pelos meses de Julho a Setembro/08? Caso positivo, eu poderia preencher a DACON semestral para que eu não tenha que pagar multa?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 11 julho 2009 | 09:47

Bom dia Marcello,

As retenções devem ser informadas, na linha própria, nos meses em que foram "compensadas" ou aproveitadas.

...

JOSE CARLOS NAIS

Jose Carlos Nais

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 15 julho 2009 | 14:09

Alguem sabe alguma maneira de aproveitar o Dacon já preenchido versão 1.3 para a 2.0, pois já tinha feito tudo quando fiz o calculo dos impostos e agora não consigo aproveitar, sera que vamos ter quer fazer tudo porque a Receita não fez a versão compativel?

Atenciosamente:

JC
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 13:37

Boa tarde Savio,

Nenhum tipo de empresa ou tributação dá direito de "crédito do imobilizado"!

Assim informe (por obséquio) sobre que tipo de imposto ou contribuição estivemos falando.

Esta informação ajudará de sobremaneira a qualquer um que se disponha responder a seu questionamento.

...

Savio Alves

Savio Alves

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 14:34

Boa tarde Saulo e Colegas,

Perdoe-me me expressei mal,

Como eu tinha dito creditos de imoilizado no caso eu estava falando dos encargos de depreciação incorridos no mês, já que no manual da DACON consta que só posso me creditar de tais encargos se o bens que eu adquirir forem usados para locação ou para produção de bens destinados a venda.

Obs Linha 06b/06 é onde eu informo os encargos na DACON.

Desde de já eu fico grato pela ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 18:25

Boa noite Savio,

Clique aqui para ler as orientações dadas pela Receita Federal acerca do assunto.

PS: Deixo de transcrevê-las porque a matéria é extensa e porque consultando o link indicado você poderá saber muito mais sobre o PIS e a COFINS no regime não-cumulativo.

...

kleber costa santos

Kleber Costa Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 23:10

Bom, trabalho em uma empresa com regime de lucro real, prestadora de serviços onde informamos na dacon os seus respectivos créditos, posso eu utilizar credito adiquiridos de aquisição de insumo ou serviços de empresas em regime do simples nacional .

Ana Maria Calandro

Ana Maria Calandro

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2009 | 10:47

Bom dia

Hoje 07/08/09 tentei enviar a Dacon (prazo final para entrega da Dacon mensal) com a versão 2.1 que saiu recentemente e a mesma está dando erro de versão, assim tentei enviar a declaração com versão 2.0 e o erro persistiu.
Gostaria de saber se há alguma informação sobre este erro.

Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.