x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 162

acessos 83.081

Retificação SEFIP

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 18:20

Prezados colaboradores

Analisando varias SEGIPs. da Empresa que trabalho, o setor de DP cometeu umas irregularidades que agora tenho que retifica-las
1º Erro) recolhimento global do FGTS s/ 13º/2008 (não foi recolhido o adiantº dado em Nov/2008) o recolhimento foi total em Dez/2008 (foram na Caixa e falaram que não tinha problemas) sei que está em desacordo..mas enfim.
2º) Func. Com valor de bruto do 13º de 580,32....digitado vlr de 1.014,59 de outro func. Sendo que o func. Que deveria ter o valor de 1.014,59 está zerado.( e este func. Que foi declarado a maior já saiu da Empresa)
3º) varias inversões de valores...Ex.Vlr. Bruto de 700,83 digitaram 783,00
635,52 digitaram 554,20
Fora salário mate3rnidade que simplesmente lançaram como salário família.
Enfim, está uma confusão só...

**Minha duvida é a seguinte...irei fazer a retificação e lendo o manual...a modalidade p/ todos será 9 ou tenho que informar do func. Que está zerado o FGTS do 13º em modalidade em 1 p/ gerar a diferença a recolher .
**e Este func. Que foi informado a maior devo colocar o vlr. Correto (mesmo que ele já tenha saído da Empresa) ou continua c/ o mesmo valor que foi informado.
(Sei também que dara divergencias no Recolhimento do INSS)
A caixa não soube me dar as devidas explicações.

Desde já agradeço a todos pela atenção.

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 8 maio 2009 | 15:41

Germane..desde já agradeço a sua colaboração

Vou ter que faze-la manualmente...pois a Empresa digita a Sefip desde mesmo jeito...a Folha de Pagamento não transfere p/ o programa..por isso aconteceu esses erros..(não fizeram a conferencia da folah c/ os lançamentos) tenho os disquetes de backup da Sefip.

Adriano Dolce

Adriano Dolce

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 8 maio 2009 | 22:46

Tenha em mente que se for fazer retificação no sefip deve comparar os valores se batem com o rais, pois se estiverem diferentes um do outro, e cair numa fiscalização do mte, vai ter que regularizar, pois esta fiscalização é confrontada em ambas as partes.

Sobre funcionarios recolhidos a maior para a fsicalização não tem problema algum, o problema é recolhimento a menor.

O que pode prejudicar um funcionario que foi recolhido a maior no meu ver é que dependendo do valor ele pode perder o direito do recebimento do pis, mias isso é logico se foi declarado no rais, e como ja disse os dois devem estar com o mesmo valor, pode haver este problema também.

suely massumoto

Suely Massumoto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 15:06

Boa Tarde.
Estou um pouco confusa com esta questão de modalidade.
A empresa apresentou uma SEFIP Sem Movimento, competência 01/2004, indevidamente visto que ela tinha um funcionário registrado na ocasião. Pela pesquisa que fiz não é necessário excluir, basta apresentar outra SEFIP com a mesma chave contendo os dados devidos. Está correto?
O INSS e o FGTS foram recolhidos dentro do prazo, mas não foram informados.
Qual a modalidade que devo utilizar para regularizar esta pendência?

Desde já agradeço a atenção e orientação.
Suely

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 18:30

Suely...prencha a sefip. ..joga este funcionario na modalidade 9..como explicou o Sr. Edir..(qdo eu fiz as retificações deu certo) no seu caso tb sera retificação..e no inicio da Sefip está uma pergunta se ja foi recolhido o FGTS. .clica que sim...faça backup e antes de fechaa-la faça primeiro a simulação do fechamento e analisa se está valor zerado sem precisar dos recolhimentos tanto do FGTS como do INSS
Espero ter ajudado..
Helena Alves

Jakeline Galdino de Lima

Jakeline Galdino de Lima

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 10:17

Bom dia.

Estou com um caso que preciso retificar uma sefip referente ao mês 03, pois a antiga foi informado o salário normal da funcionária, porém, só agora me trouxeram o atestado informando que a mesma teria ganhado bebe em 26/03. Para isso, preciso retificar a sefip, apenas informando o salário maternidade, para assim haver a dedução na guia de GPS? A retificação seria na modalidade 09 ?

Obrigada pela ajuda dos amigos...

Alessandra Heli Costa

Alessandra Heli Costa

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 10:14

Bom dia Caros Colegas.

Preciso de orientações para fazer uma SEFIP complementar. Foi recolhido FGTS para os funcionarios mas no valor a menor, preciso de uma orientação de como fazer passo a passo, onde será alocados os funcionarios que tem a complementar e os quais foram recolhidos certos tbem. Tenho que refazer a SEFIP da competencia 01/2010 e 12/2010 Folha mensal e 13° salario.

Agradeço desde de já.

Pamela Manoela

Pamela Manoela

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 14:48

Boa tarde

Preciso de uma super ajuda, preciso retificar uma sefip de novembro de 2011, onde o valor do salário foi recolhido a maior e o valor do décimo a menor, sei que quando se recolhe a menor informamos o funcionário arrumado na modalidade Declaração e quando precisa fazer recolhimento do que foi recolhido a menor mudamos para a modalidade Recolhimento e corrigimos os dados, mas e quando acontece as duas coisas com o mesmo funcionário como fazer?

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 10:25

Preciso de uma Luz.
Situação : Funcionário demitido em 04/10, GRRF gerada informando o FGTS mês anterior , bem como mês da rescisão. Funcionário até já sacou o FGTS.
Ocorre que o fgts mês anterior foi recolhido como erro, ou seja o salário estava a menor.
Situação 2 : A GFIP folha de pagamento ainda não foi gerada.
Então, como eu faço pra corrigir este erro.
Envio as informações como estão, tendo em vista que já houve o recolhimento deste funcionário? E depois envio outro arquivo na modalidade "9" e passo este funcionário para a modalidade "0"
Em fim, como é que faço para declarar esta diferença e recolher.

Érica Oliveira Carlos De Brito

Érica Oliveira Carlos de Brito

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 11:33

Bom dia,

Tenho que retificar os dados de folha de 2009, 2011 e 2012, pois foi informado erroneamente um funcionário que está afastado por acidente de trabalho desde 2007 e continua afastado até 06/2013. Como devo informar, uma colega me orientou a excluir a informação anterior e gerar novente. Devo fazer dessa maneira? Ou informar no 9 sem excluir a informação anterior?

Érica Oliveira
“A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza.”
ARTHUR SCHOPENHAUER
Skype: keka_kay
Érica Oliveira Carlos De Brito

Érica Oliveira Carlos de Brito

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 16:10

Boa tarde Leandro!
Fizeram o lançamento desse funcoinários como se ele estivesse trabalhado. Uma fiscal do INSS pediu para que fosse retificado caso o funcoiinário estivesse afastado de fato na epoca.

Érica Oliveira
“A ignorância só degrada o homem quando se encontra em companhia da riqueza.”
ARTHUR SCHOPENHAUER
Skype: keka_kay
Leandro Ghislandi

Leandro Ghislandi

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 16:28

Vai ter que fazer mês a mês, informando a movimentação, só informar todos os empregados, inclusive esse na modalidade 9.

Nesse caso tbm foi pago INSS a maior que poderá ser compensado nos próximos meses.

rebeka

Rebeka

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 15:09

como faço para retificar uma guia de competencia mes 06/2013,pois coloquei o salario bruto errado... acabei me confundindo e colocando o valor acima do comercial (que é o que eu desejo) de 823,00... Como faço para corrigir para o valor normal 823,00... Minha empresa é MEI

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 15:18

Rebeka

Se a guia ainda não foi paga, basta vc retransmitir a gfip com o valor correto, pois a nova vai sobrepor a gfip antiga.

Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 23:37

Ola pessoal, preciso fazer uma sefip retificadora, acontece o seguinte: o fulano foi demitido em dez/2006 e não foi informado na sefip, porem ele me apareceu com um papel do inss (cnis) e não consta a data de demissão, nem o mês de contribuição, ou seja, esta em aberto, e para isso preciso inclui-lo, como fazer essa retificação?... passo a passo, pois nunca fiz. alguém poderia me auxiliar? agradeço desde já!!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sábado | 17 agosto 2013 | 22:43

Boa noite Heloiza,

A dispensa do empregado foi sem justa causa, com recolhimento de valores através da GRRF?

Se sim basta transmitir uma nova GFIP, informando todos os empregados na modalidade 9.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sábado | 17 agosto 2013 | 23:13

Olá Vânia,obrigada pela sua atenção!
Estou pouco mais de um mês fazendo GFIP, e complicado, agora fazer uma retificação!!!
...A demissão dele foi sem justa causa, foi termino de contrato, dia 31/12/2006
Então, os que já foram informados na época vão para modalidade 9, e ele vai para qual modalidade? isso ira gerar guias do valor não informado? estou insegura, em fazer e não dar certo...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sábado | 17 agosto 2013 | 23:27

Heloíza fique tranqüila, vamos conseguir solucionar sua questão.

Te perguntei se houve pagamento através da GRRF porque se houve, você deverá informar todos empregados na modalidade 9, inclusive este.

Mas se não houve o recolhimento do mês de rescisão deste empregado, você irá informa-lo na modalidade branco, e os demais na modalidade 9.

Confirme essa questão antes de qualquer coisa para que não haja duplicidade no pagamento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 09:57

AFF, não sei te dizer, não estou entendendo mais nada aqui, pois fiz o bkp do arquivo e ele aparece no movimento 9 com os outros, e os dados de termino de contrato tudo certinho, mais não esta "participando" onde não apareceu no RE da época e consta em aberto no inss, fiz a simulação colocando ele participando e na modalidade branco e deu inconsistência.. acabei retornando ele para modalidade 9.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 10:24

Bom dia Heloiza,

Eu te pergunto isso porque se não houve recolhimento do FGTS a favor do empregado no mês de rescisão, a transmissão dessa GFIP irá gerar débitos na base da CEF.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Heloiza fernanda da costa

Heloiza Fernanda da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 08:32

Bom Dia Vânia!
Então, pela informação que eu tive aqui, é que na época esses contratados não recolhiam o fgts, por um esse motivo é pago em parcelamentos agora.. então isso quer dizer que não. certo! outra coisa é que esse arquivo que ele deveria ser informado já foi retificado por outro motivo, quando eu restaurei todos estão na modalidade 9. como proceder agora?


Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 08:38

Bom dia Heloiza,

Se não houve recolhimento você deverá alocar o empregado na modalidade branco para que gere a guia para pagamento, informando os dados da rescisão.

Quanto aos demais colaboradores, deverão permanecer na modalidade 9.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 1 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.