Edimar Zambianco
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)Bom dia !
Paulo, você esta correto quando diz que o sistema do sefaz nao aceita campos obrigatórios sem valor numérico, ou sem o devido preenchimento.
No seu sistema interno você deve ter o cadastro de produtos, e dentro desse cadastro informar se o produto é tributado pelo ipi ou não, etc.
Quando vc estiver com esses produtos no sistema do sefaz, ou seja, validando a nota, você vai ter que informar o valor 0, o sistema vai entender que em sendo 0 o seu produto nao será tributado entendeu?
Por isso no emissor ele trata de item por item, pois na mesma nota um item pode ser tributado e o outro não.
Portanto fique atento, e vá preenchendo de acordo com o que o sistema emissor pede.
Quanto a forma de tributação de pis e cofins:
A nf-e nao altera em nada a tributação das empresas, portanto mais uma vez no cadastro de produtos vc deve informar se ele é tributado pelo pis e cofins , e sendo assim informar o emissor na hora que estiver validando a nota para que a mesma sai com a tributaçao correta
espero ter ajudado
abraço
15 81015365