Maicon Rissi
Iniciante DIVISÃO 3 , Programador(a)Bom dia pessoal tudo bem?
Estou envolvido no projeto de implantação de NF-e no meu sistema e surgiu uma dúvida na parte de PIS e COFINS e acredito que poderão me ajudar.
Nunca precisei fazer os cálculos de PIS e COFINS antes, mas agora para emitir a NF-e está sendo obrigatório.
1. Primeiramente gostaria de saber se as alíquotas de PIS e COFINS são fixas ou meu cliente irá preencher no cadastro de produto.
2. Pelo que vi, nunca o PIS e COFINS será zerado. Sempre tem o cálculo de PIS e COFINS mas os valores nunca serão igual a zero. Procede isso?
3. Preciso informar o CST "Código da Situação Tributária", tanto do PIS como do COFINS. Tenho duas opções:
01 - Operação Tributável (base de cálculo = valor da operação alíquota normal (cumulativo/não cumulativo));
02 - Operação Tributável (base de cálculo = valor da operação (alíquota da operação (alíquota diferenciada));
Agora queria saber como diferencio quando será "01" ou "02"? Tem algo a ver se o produto é tributado, substituição tributária?
Se alguém puder ajudar, serei muito grato. Desculpe a ignorância em algo, mas nunca tive contato com esta situação.
Obrigado desde já.