Guilherme
Iniciante DIVISÃO 3 , Operador(a) InvestimentoBoa tarde amigos,
Pesquisei o assunto no forum e não encontrei nada específico. Decidi abrir um novo tópico para ajudar outras pessoas na mesma situação.
Retifiquei declaração de ano anterior IRPF 2014/2015 para inclusão de bens e direitos mas nada mudou nos rendimentos, ou seja, o imposto a pagar calculado foi exatamente o mesmo da original enviada em 2014. Na ocasião eu dividi o pagamento em 8x, e quitei certinho no ano de 2014.
Porém após a retificação fui verificar e descobri no e-CAC que surgiu um saldo em aberto. Pelo o que eu entendi, a receita está calculando uma multa e juros referente às parcelas 02 a 08 pois aparece o valor amortizado do valor original de cada parcela.
Mas se for assim, sempre que você retificar uma declaração em que precisa-se pagar IR (e o pagamento for parcelado) você vai invariavelmente pagar multa.
É como se a receita estivesse considerando que eu paguei as parcelas em atraso mesmo tendo quitado tudo lá em 2014.
Alguém já caiu em uma situação destas? (estou colocando o link para acessar o detalhe do Extrato do IR retirado do e-CAC)
Obs.: Resumindo: fui ser correto e consertar a minha declaração e isto vai me custar 250,00 por uma dívida já quitada. Triste isso...
Tabela e-CAC