FÓRUM CONTÁBEIS
TECNOLOGIA CONTÁBIL
respostas 273
acessos 167.436
"Erro na resposta da Sefaz" - Emissor do SEBRAE 4.0
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 16:45
Prezados,
Estou utilizando o emissor gratuito versão 4.0 do SEBRAE e após tentar transmitir a nota, a mesma é rejeitada e é exibida a mensagem de erro "Erro na resposta da Sefaz". Esta é a terceira nota que tento gerar desde que instalei a nova versão, a primeira nota de hoje. As outras duas notas, emitidas em dias anteriores, foram geradas sem problemas.]
Um amigo meu havia relatado o mesmo problema na semana passada já na primeira nota que tentou criar com esta versão 4.0. Misteriosamente, o problema deixou de acontecer aparentemente depois de ele ter instalado um outro emissor gratuito. Não sei se hoje, por exemplo, ele tentou gerar nota pelo emissor do SEBRAE.
Já mandei e-mail para o suporte do SEBRAE-SP mas ainda não chegou resposta. Como sou do Rio de Janeiro, não sou atendido pelo suporte telefônico do SEBRAE, que apenas recebe chamadas oriundas do Estado de SP.
Alguém mais passou por este problema e sabe a solução?
Juh
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 14:03
Boa tarde,
você conseguiu resolver o problema da emissão de NFE 4.0 do SEBRAE?
pois estou tentando transmitir uma nota e esta dando o mesmo erro que o seu.
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 14:25
Olá, Juh.
Só consegui gerar a nota pelo emissor gratuito 3,10 do SEBRAE. Felizmente o padrão 3.10 da nf-e ainda é aceito.
Ainda não recebi a resposta do suporte do SEBRAE.
Até hoje de manhã, continuava o problema que relatei usando o versão 4.0 do emissor. Os servidores da nf-e sempre estiveram no ar quando das minhas tentativas de transmissão (www.nfe.fazenda.gov.br)
Mirian
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:48
Olá Sergio, boa tarde
Você obteve a solução?
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 18:29
Oi, Mirian.
Ontem emiti uma nota usando o sistema 4.0 e ela foi autorizada sem problema. Qual foi a solução eu não sei. O SEBRAE não respondeu aos meus dois e-mails. Não me lembro de ter ocorrido alguma atualização.
Pedro Vieira Berto
Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Logística
há 6 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 17:52
Olá Sergio e Mirian,
Estou com o mesmo problemas que vocês relataram , porém ainda não consegui uma solução com o suporte do SEBRAE.
Mesmo assim vocês descobriram o problema? No meu caso estou tentando transmitir NF's de importação ...
Agradeço a ajuda.
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 18:25
Pedro Vieira Berto,
O emissor 4.0 voltou a funcionar sem que eu tivesse feito qualquer coisa para isso. Creio que tenha sido algo reparado pelo SEBRAE, apesar de eu não me lembrar de ter visto aquele aviso de versão nova.
Os dois e-mails que eu mandei para o SEBRAE pedindo ajuda não foram respondidos.
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 11:51
Bom dia!
Estava com este mesmo problema (erro na resposta no SEFAZ), e entrei em contato com o SEBRAE hoje e pediram para fazer o seguinte:
- Excluir o atalho do emissor 4.0 da área de trabalho;
- Atualizar o JAVA para a versão 8 atualização 181, do dia 17/07/2018;
- Criar um atalho do emissor 4.0 através da configurações do JAVA;
- Reiniciar o computador.
Ainda estou fazendo o processo, mas ela garantiu que funciona.
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 12:50
Thaina, boa tarde.
Espero que esse procedimento dê certo.
No meu caso, estava em uso o Java 1.8.0_171 tanto quando o problema do "Erro na resposta no SEFAZ" aconteceu quanto agora, quando não mais ocorre.
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 12:53
Sérgio Raposo,
eu uso o JAVA 8 atualização 131 e consigo emitir nota normalmente, não da este erro.
Esta dando no emissor de um cliente que estava usando o 171.
Alfredo Azoia Ferreira
Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 13:04
Boa Tarde, a todos os colaboradores para melhor obter a versao 4.0 na página do SEBRAE, é necessário efetuar o cadastro geral da empresa e do operador qua vai efetuar a baixa do programa, feito isso, o sistema libera o programa sem qualquer problema, já estou usando a versao 4.0 desde quando ela liberada no começo confesso que apanhei um pouco até que fiz o cadastro do escritório de contabidade e os meus dados também, logo em seguida foi liberado o programa sem qualquer problema.
Pedro Vieira Berto
Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Logística
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 17:55
Olá Thaina,
Obrigado pela dica.
Depois da atualização , voce conseguiu transmitir normalmente?
Att,
Pedro Vieira
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 14:35
Pedro Vieira Berto, boa tarde!
Estou conseguindo acessar normalmente.
Referente a solução da mensagem "erro na resposta na SEFAZ", consegui resolver depois de tantas ligações e depois de tantos dias. No meu caso, o erro estava dando por causa do erro de preenchimento na informação de pagamento, como estava fazendo uma nota de entrada de devolução, o valor deveria ser zerado e com o código 90 (sem pagamento), após fazer isto que eles pediram, consegui enviar normalmente.
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 16:37
Quando o problema do "Erro na resposta da SEFAZ" apareceu pela primeira vez, eu estava tentando emitir uma nota de venda pelo emissor 4.0. Bastou usar o emissor 3.10 para que a nota, com os mesmos dados, conseguisse ser autorizada.
Depois de que versão 4.0 da nf-e passou a ser obrigatória, ainda fiquei muitos dias sem conseguir emitir a nota por causa do mesmo problema.
Os dois e-mails que mandei para o suporte do SEBRAE estão sem resposta até hoje.
E por alguma razão alheia aos meus esforços, o emissor 4.0 voltou a funcionar.
Pedro Vieira Berto
Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Logística
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 17:02
Thainá Almeida Proença,
Obrigado pelo feedback.
Eu ainda não consigo transmitir minhas NF's. Estou tentando emitir NF's de importação , mas o erro " ERRO NA RESPOSTA DA SEFAZ" , permanece.
Já entrei em contato com eles , já fiz os procedimentos solicitados , inclusive sobre a forma de pagamento , mas sem chances :(
Não sei mais o que fazer ou a quem recorrer ...
Att,
Pedro Vieira
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 17:23
Pedro Vieira Berto, boa tarde!
Continue ligando e pedindo suporte até consegui resolver.
Tentei por vários dias e vários atendentes, cada um passava uma informação diferente, até que consegui resolver.
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 18:30
Pedro Vieira Berto,
Como você está em SP, consegue ser atendido po telefone pelo SEBRAE. Sugiro tentar obter de alguém de lá a informação sobre o que significa exatamente este erro e qual(is) a(s) causas(s) possível(is) para gerá-lo. Sou analista de sistemas, mas uma mensagem "erro na resposta da SEFAZ" é muitíssimo vaga.
Sugiro também tentar descobrir quais os requisitos para que o programa funcione, incluindo a parte de segurança (criptografia, java, firewall, exceções e tudo o mais que pode impedir ou degradar o funcionamento do programa). Requisitos mínimos relacionado ao processador, memória RAM, mémória em HD e outros relativos ao hardware muito improvavelmente algum computador em uso hoje não atenda.
Pedro Vieira Berto
Iniciante DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Logística
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 11:36
Pessoal,
Consegui transmitir minha NF.
O problema ocorria no campos referentes ao ICMS - FCP ( Fundo de combate a pobreza) , que deveriam estar zerados.
Obrigado a todos pela ajuda.
Elaine
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Técnico
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 11:45
Bom dia, estava com a mesma mensagem citada a cima erro no Sefaz na emissao de nota de Devolucao CFOP 5202 e 5411, alterei o campo Forma de pagamento para 90 sem pagamento e a nota transmitiu certinha!
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 11:49
Pedro Vieira Berto , bom dia.
Que bom que a causa do problema foi descoberta!
Seria muito útil se as mensagens de erro do emissor fossem mais esclarecedoras, indicando qual campo contém um dado inválido. Até mesmo se a mensagem de erro fosse algo do tipo "Nota rejeitada pela existência de campo com dado incompatível" já seria bem mais esclarecedor do que um enigmático "Erro na resposta da SEFAZ".
Torçamos para que o SEBRAE aprimore essa parte...
Andre
Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 15:50
[/code]Bom dia, estava com a mesma mensagem citada a cima erro no Sefaz na emissao de nota de Devolucao CFOP 5202 e 5411, alterei o campo Forma de pagamento para 90 sem pagamento e a nota transmitiu certinha![code]
Salvou meu dia !! exatamente isso. Zerei o valor e foi.
Mensagem do SEFAZ não corresponde a nada do que precisa ser realmente corrigido.
Luiz Carlos dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 14:46
Boa tarde, acabei de instalar o novo Emissor gratuito 4.0.
Problemas:
- A princípio não consigo restaurar o backup.
- Posteriormente é notado que o programa se desconecta do BD e começa a apresentar erros e quaisquer função que pretendo executar.
Alguém consegue resolver este pequeno e deplorável probleminha ?
Só comento que os impostos estão sendo pagos, altíssimos e mal utilizados, e os processos de retorno é ilusório e precário, desanimando o trabalho como empresário neste país !
Thaina Almeida Proença
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 14:59
Luiz Carlos dos Santos, boa tarde!
Referente o backup, você só vai conseguir restaurar os cadastro de produtos, clientes e transportadoras.
As notas fiscais anteriores você não consegue restaurar, devido o emissor 4.0 ter sofrido alterações no layout das notas.
Luiz Carlos dos Santos
Iniciante DIVISÃO 3 , Proprietário(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 15:14
Agradeço a sua pronta resposta, e termino com a pergunta:
Provavelmente ira começar do nº 1 para este no layout, correto?
Muito obrigado
Luiz
Ssr
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 6 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 15:51
Luiz Carlos dos Santos ,
A numeração da nota segue sempre crescente, independentemente da versão do layout da nf-e. Na primeira nota que você emitir com o emissor 4.0, utilize o número seguinte à nota que você emitiu por último, seja em qual emissor for.
Marcos William
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 11:14
Thainá Almeida Proença,
Muito obrigado, consegue emitir uma nota que estava enroscada a mais de 7 dias e não tinha nenhum suporte correto, realmente era o código do pagamento, obrigado mesmo.
Grande Abraço!!!
Att,
William França
........................................................
Apter | Outsourcing | BPO Legalização
Mari Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 11:01
Eu estava com esse problema (Erro na resposta da SEFAZ)
Erro está relacionado a este campo da NF-e conforme SEBRAE INFORMAÇÕES DE PAGAMENTO aba (Meio de Pagamento 90 - sem pagamento) os demais campos zerados deu certo .
José Luiz Aguiari
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Programador
há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 10:41
Olá pessoal, até que em fim consegui entrar no fórum e quero dar minha contribuição tb, sou desenvolvedor de sistemas e faço muito uso dos conhecimentos contábeis. Esse problema que o SEFAZ através do emissor do SEBRAE 4.0 manda podem ser por várias causas, esse em questão se estão trabalhando com o arquivo TXT para fazer integração:
- verifiquem a linha YA01|indPag|tPag|VLiq|
se for uma devolução ou uma nota que não gera valor financeiro a tag tPag tem que ser 90 (esse é um dos erros)
- os valores de "fundo de combate a pobreza" (que deveria se chamar FUNDO PARA SUSTENTAR A POBREZA) só pode ter 0.00 na linha W02|vBC|vICMS|vICMSDeson|vFCP|vBCST|vST|vFCPST|vFCPSTRet|vProd|vFrete|vSeg|vDesc|vII|vIPI|vIPIDevol|vPIS|vCOFINS|vOutro|vNF|vTotTrib|
os 3 campos marcado em negrito.
Quanto a documentação do arquivo de integração com o emissor SEBRAE 4.0 não disponibilizaram ainda, oque acho uma tremenda falta de compromisso pois hoje é 01/08/2018 o último dia para utilização da versão 3.10.
Espero ter ajudado o pessoal
Rafael Emilio de Castro
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 11:53
Conforme nosso amigo acima, Andre mencionou, efetuei o processo e deu certo, valeu !
[/code]Bom dia, estava com a mesma mensagem citada a cima erro no Sefaz na emissao de nota de Devolucao CFOP 5202 e 5411, alterei o campo Forma de pagamento para 90 sem pagamento e a nota transmitiu certinha![code]
Salvou meu dia !! exatamente isso. Zerei o valor e foi.
Mensagem do SEFAZ não corresponde a nada do que precisa ser realmente corrigido.
Nathália Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 10:51
A questão da atualização do Java não influenciou em nada na solução do meu problema.
Emissor gratuito versão 4.0 no estado do RS.
Solução: conferir as informações de pagamento e preencher o campo EAN e EANtrib. com a expressão "SEM GTIN"
Após estas mudanças a nota fiscal foi autorizada sem erros.