x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.660

acessos 203.621

eSocial - Prosoft

KELEN

Kelen

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 5 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 16:41

Para transmitir o evento de férias para o e-social é somente o S 2230 ? Por exemplo o vou colocar um funcionário agora no mês de novembro em férias,quando salvo o recibo já pede para transmitir para o e-social... é somente este procedimento?
Obrigada

Carlos Alberto Costa

Carlos Alberto Costa

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 10:34

Bom dia!

Ontem mandei 3 desligamentos (evento S2299) mas foram devolvidos pelo serpro com a mensagem "Grupo ''Verbas Rescisórias'' não deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.
Localização: /eSocial/evtDeslig/infoDeslig"

Esses funcionários foram desligados em 05/11/2018.

Em outubro mandei todos os desligamentos do mesmo jeito, e não deu erro nenhum, e agora em novembro, os 3 demitidos que mandei apresentaram esse erro.

Alguem na mesma situação?

Carlos

celia regina de souza cabral

Celia Regina de Souza Cabral

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 19:26

Carlos, boa noite

sim eu estou com mesmo problema

já verifiquei tudo e não acho nada de errado, esse envio esta na produção ou na restrita ?
sera que não seria erro de datas no gerenciamento ?
mas tenho medo de ficar alterando pra testar
alias essas datas ... tá uma confusão

tambem estou com erro no envio dos eventos periódicos ( restrita)
o evento S1200 foi aceito
o S1210: erro

Não foi localizado um evento de remuneração do trabalhador para o período e com mesmo demonstrativo de pagamento.
Ação Sugerida:
Deve ser um valor atribuído pela fonte pagadora em S-1200, S-1202 ou S-1206 no campo "Identificador de Recibo de Pagamento", obedecento a relação:
.Se Tipo de Pagamento = 1, em S-1200;
.Se Tipo de Pagamento = 5, em S-1202;
.Se Tipo de Pagamento = 7, em S-1206.
Valor Líquido inválido. O valor esperado do trabalhador CPF: Oculto é: (-112.51).
Ação Sugerida:
Em caso de pagamento total, o valor líquido deve corresponder ao somatório dos valores de vencimentos e descontos da remuneração e também dos descontos de IRRF e Pensão alimentícia. Em caso de pagamento parcial, o valor líquido deve corresponder ao somatório dos valores de vencimentos e descontos informados no grupo infoPgtoParc.
Localização:
/eSocial/evtPgtos/ideBenef/infoPgto/detPgtoFl/vrLiq


alguem saberia porque ?

Natália Cristina da Silva

Natália Cristina da Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 09:35

Celia Regina de Souza Cabral,
esse problema está acontecendo justamente com as empresa que são regime caixa. Me parece que no modo restrito o sistema não está importando os valores que foram pagos na competência que você está fazendo.
Exemplo:
Você está gerando a folha do mês 09/2018. O evento s-1210 vai pegar todos os valores que foram pagos na competência 09/2018. Que no caso de regime caixa vai entrar a sua folha 08/2018 que foi paga em 09/2018. E como você não informou o mês 08/2018, ele não tem as informações para calcular o s-1210, por isso o erro.
para contornar o problema, eu informei o s-1200 do mês 08/2018. Ai depois transmiti o s-1210 do mês 09/2018, ai retornou como aceito.

KELEN

Kelen

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 11:15

Tenho alguns funcionários que foram enviados ao e-social e estão com status ACEITO, porém nas ocorrências está a seguinte mensagem:


Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.
Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.
Localização: /eSocial/evtAdmissao/trabalhador/cpfTrab
/eSocial/evtAdmissao/trabalhador/nascimento/dtNascto

O cpf está preenchido e a data de nascimento também. Fiz a qualificação cadastral e está tudo ok. Mais alguém com esta mensagem?

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 12:32

Pessoal,
boa tarde

Hoje me deparei com um novo evento no GERENCIADOR denominado S-1010 Tabela de Rubricas fixas e ela está subdividida em 5 :
-Proventos/Descontos ( Adiantamento Salarial e antecipação do 13º)
- Autônomos - RPA
- Valores Rescisórios
- Participação de Lucros
- Bases de Cálculo

MInha pergunta é : Vamos ter que enviar novamente a tabela de rubricas de todas as empresas, mas desta vez de acordo com o apresentado ?

Thalita Tavares Machado

Thalita Tavares Machado

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 14:29

André, no Prosoft tem um realese notes explicando isso, caso queira olhar vc segue esse caminho:

Vc vai em Suporte (dentro do sistema Prosoft), que é o icone ? que fica no canto superior direito
vai em Release notes
Vai abrir uma telinha
vc vai em ATUALIZAÇÃO VS05
depois ATUALIZAÇÃO VS05-69
depois SERVICE PACK VS05-69
PATCH 01


Nesse Realese Notes explica o que temos que fazer referente a essa nova parte que abriu.


Todas as atualizações importante ficam ai pra gente saber o que mudou. É legal sempre olharmos, pq tem muito coisa atualizando do E-social.

Thalita Tavares Machado

Thalita Tavares Machado

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 15:12

Isso é o que tem no Realese notes:


ADEQUAÇÕES PARA GERAÇÃO DO EVENTO S-1010 - RUBRICAS FIXAS
Parâmetros Gerais > SPED e-Social > Gerenciador
Na geração da Carga Inicial dos Eventos Iniciais/Tabelas, a opção de geração do evento S-1010 Tabela de Rubricas foi desmembrada para que seja possível gerar separadamente os eventos que possuem cadastro na tabela de eventos. E as rubricas fixas que referem-se aos códigos de eventos fixos, gerados automaticamente pelo sistema em alguns processamentos da folha de pagamento, como por exemplo os lançamentos do recibo de Participação de Lucros, do Recibo de Pagamento de Autônomo, das Bases de cálculo de FGTS, INSS e IRRF, dos valores de multa rescisória e também dos eventos de 13º Salário e Adiantamento Salarial, que embora existam os respectivos cadastros na tabela de eventos, é utilizado o mesmo código de evento tanto para provento, quanto para desconto.


Deste modo, quando selecionada a opção ‘S-1010 - Tabela de Rubricas’ serão geradas as rubricas previamente cadastradas na Tabela de Eventos, e por meio da opção ‘S-1010 Tabela de Rubricas Fixas’ será possível gerar todas as rubricas fixas ou ainda selecionar uma rubrica fixa específica para a geração.
Correções:
Evento S-1010 – Tabela de Rubricas – Código de incidência tributária da rubrica para o IRRF
Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador
Na versão anterior, no evento S-1010 gerado para as rubricas fixas de base de cálculo, sendo FGTS, IRRF e de Contribuição Previdenciária e o valor do FGTS, o campo <codIncIRRF> “código de incidência tributária da rubrica para o IRRF“era gravado com o indicador de rendimento não tributável.
Foi corrigida a gravação deste campo no arquivo XML do evento S-1010, referente às rubricas fixas de base de cálculo e valor do FGTS, no qual passará a gravar a informação 09 "Outras verbas não consideradas como base de cálculo ou rendimento".
Importante: Para que não haja inconformidades e divergências com os valores de bases de cálculo constantes na folha de pagamento, com as informações apuradas pela SERPRO é necessário que seja gerado novamente o evento S-1010 referente à Rubrica Fixa “Bases de Cálculo” e transmitido a SERPRO.
Para preenchimento da data de início de validade das tabelas de rubricas, será considerada a data informada no campo Competência Ativa das configurações da empresa.
Portanto, as alterações realizadas terão validade a partir da competência que estiver informada no momento da geração dos eventos.
Para mais informações acesse as bases de conhecimento nos links:
Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://wolterskluwerbrasil.zendesk.com/hc/pt-br/articles/Oculto
Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://wolterskluwerbrasil.zendesk.com/hc/pt-br/articles/Oculto
Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://wolterskluwerbrasil.zendesk.com/hc/pt-br/articles/Oculto

Pamela Oliveira

Pamela Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 15:32

Pessoal Boa tarde,

Iniciei a pouco tempo na empresa onde estou, então dei continuidade a implementação do eSocial na segunda fase do grupo 2. Estou tendo muitos problemas principalmente por cadastros mal feitos na primeira fase.

Hoje meu problema é o seguinte erro;

The ''www.esocial.gov.br element is invalid - The value ''2'' is invalid according to its datatype ''String'' - The Pattern constraint failed.

Já corrigi a formatação na tabela de ocorrencias. Preciso reenviar o evento de tabelas com data ativa de 07/2018 e somente depois tentar enviar o cadastro dos funcionários com data ativa de 09/2018?

Alguem já passou por isso?

Obrigada!

Thalita Tavares Machado

Thalita Tavares Machado

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 15:52

Pamela, o único jeito que consegui resolver esse erro foi assim:


No registro de prontuário eu coloquei no afastamento do funcionário eu coloquei na quantidade de dias um valor qq, no meu caso 365 dias, o sistema preencheu automaticamente o retorno, eu apaguei, salvei e enviei, aí passou.


Lembrando que as informações do médico que originou o afastamento tb tem que ta preenchida.

Thalita Tavares Machado

Thalita Tavares Machado

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 16:33

Gente, eu enviei as admissões de uma empresa que já esta obrigada, porem depois reparei que os afastamentos (s2230) não foram.

Nesse caso, é uma funcionária que ta afastada desde 07/2018, eu enviei o afastamento dela como evolução e coloquei a data de hoje.

Retornou com o seguinte erro:

STATUS 10 - DEVOLVIDO PELA SERPRO
O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial. Para confirmar a data de obrigatoriedade do empregador, verifique o cronograma disponível no site https://portal.esocial.gov.br/.
Localização:


Essa empresa já ta obrigada e as datas no gerenciador estão certinhas.

Alguém sabe como faço para conseguir enviar??

MARCELA VIEIRA DOS ANJOS DOURADO

Marcela Vieira dos Anjos Dourado

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 13:41

Boa tarde! Será que alguém consegue me ajudar ???

Estou tentando enviar o evento S2200 no modo produção restrita de uma empresa do Presumido com faturamento inferior a 78 milhões!!
Enviei novamente em produção restrita os eventos S1000 ao S1050 e todos foram devidamente aprovados. Agora estou tentando enviar o S2200 na produção restrita e a Serpro retorno com a seguinte status : 10 - Devolvido pela SERPRO com a mensagem :

É necessário existir informação cadastral do empregador para o período.
Ação Sugerida:Verificar se já foi enviado um evento de cadastramento do empregador.
Cargo não existe no cadastro do empregador.
Ação Sugerida: O valor informado no campo de Código do Cargo deverá existir na Tabela Tabela de Cargos/Empregos Públicos, informada pelo empregador.
Categoria do trabalhador incompatível com a classificação tributária do empregador.
Ação Sugerida: A categoria informada no campo deverá ser compatível com a classificação tributária do CONTRIBUINTE informada no Evento de Informações Cadastrais do Empregador campo classificação tributária, conforme Tabela 11 (Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação).
A inscrição informada deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, ou ser um estabelecimento do empregador devidamente cadastrado no sistema no período.
O valor informado deverá ser maior que ZERO.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador.
Ações Sugeridas:
- Verifique se os Horários/Turnos de Trabalho estão cadastrados na tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
- Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador.
Ações Sugeridas:
- Verifique se os Horários/Turnos de Trabalho estão cadastrados na tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
- Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador.
Ações Sugeridas:
- Verifique se os Horários/Turnos de Trabalho estão cadastrados na tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
- Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador.
Ações Sugeridas:
- Verifique se os Horários/Turnos de Trabalho estão cadastrados na tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
- Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador.
Ações Sugeridas:
- Verifique se os Horários/Turnos de Trabalho estão cadastrados na tabela de Horários/Turnos de Trabalho;
- Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Localização:
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/codCargo
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/codCateg
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/localTrabalho/localTrabGeral/nrInsc
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/qtdHrsSem
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/horario1/codHorContrat
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/horario2/codHorContrat
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/horario3/codHorContrat
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/horario4/codHorContrat
/eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/horContratual/horario5/codHorContrat

Pamela Oliveira

Pamela Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 14:44

Pessoal,

Estou dando seguimento a implantação do eSocial no escritório contábil onde estou trabalhando.
Na planilha de controle do ex funcionário consta que os eventos iniciais das empresas do grupo 3 já foram enviados. Tenho como verificar isto? E caso tenham sido enviados antes do prazo o que devo fazer?

Desde já obrigada!

SUSAN

Susan

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 14:54

Boa tarde Marcela, algumas coisas posso ajudar

Ação Sugerida: O valor informado no campo de Código do Cargo deverá existir na Tabela Tabela de Cargos/Empregos Públicos, informada pelo empregador. ( verifique no cadastro da empresa o sindicato cadastrado e no cadastro do funcionário o sindicato cadastrado).
Verifique se para este determinado funcionario o evento de cargos e salarios ja foi enviado, caso sim tente reenviar e depois reenvie o do cadastro do mesmo).
Verifique o preenchimento das informações referentes aos Horários/Turnos de Trabalho informados.
Os Horários/Turnos de Trabalho não existem no cadastro do empregador. (Verifique o evento de horarios também)

A prosoft orientou aos periodos vigentes para envio de eventos da seguinte forma:
07/2018
10/2018
10/2018
01/2019
01/2019

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 15:09

Boa tarde,

O que devo fazer quando aparece o erro:

Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.
Validação cadastral no NIS não realizada. Pendente de validação futura.
Grupo ''Grupo de informações da sucessão de vínculo trabalhista/estatutário'' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.
Localização: /eSocial/evtAdmissao/trabalhador/cpfTrab
/eSocial/evtAdmissao/trabalhador/nascimento/dtNascto
/eSocial/evtAdmissao/vinculo

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
SUSAN

Susan

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 15:17

Jessica,

Quando ocorre esse erro abaixo verifique no site do e social qualificação cadastral, deve ter algum problema com o cadastro do funcionário.
Ou ate mesmo no nome dele na prosoft, tipo 2 espaços entre nome e sobrenome.

/eSocial/evtAdmissao/trabalhador/cpfTrab
/eSocial/evtAdmissao/trabalhador/nascimento/dtNascto
/eSocial/evtAdmissao/vinculo

Este erro abaixo deve ser corrigido com o sindicato cadastrado na empresa e funcionário. tem que ser o mesmo
Grupo ''Grupo de informações da sucessão de vínculo trabalhista/estatutário'' deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.

Corrigindo esses erros acredito que você consegue enviar o evento.

SUSAN

Susan

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2018 | 16:28

Marcela, todas as tabelas foram enviadas? e no cadastro de funcionario esta preenchido corretamente com o evento enviado ao e social?

muito estranho, pq se ja foi enviado ja deveria ter conseguido. A prosoft não te deu uma posição?

Página 30 de 58

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.