Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.745

tem o cnpj mei para comercio mas compra bebida pelo cpf, o q

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 12:40

Isso e comum no MEI, esta errado mas e comum, a melhor opção que achei ate hoje foi fazer uma conta de controle para lançar como capital social. pois ao invés dele aportar com capital ele fez a integração com mercadoria. Lidar com MEI baseado nas regras contábeis convencionais é difícil. Tem quem não faça nada, e se um dia fiscalizarem, duvido alguém fazer isso, deixa o pepino para o fiscal resolver com o cara.

Nota: Por falta de autoridade/cargo/competência eu não contabilizo nada que não tenha NF, logo não contabilizo as bebidas como parte do capital social. Sigo as orientações dos meus superiores e simplesmente não contabilizo.

Alex Sousa

Alex Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 13:11

Boa tarde, isso é comum realmente, e tem MEI que se usa desse artifício para omitir faturamento acima do limite. O risco que ele corre é junto a SEFAZ, que pode ver grande volume de compras pelo CPF e cobrar margem de lucro, como já vi alguns casos.

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 5 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 13:45

Varia de caso para caso, tem caso de pessoas que fazem de forma para driblar a fiscalização, fazem de má fê, e tem casos que simplesmente a pessoa desconhece estas questões legais, ou não se importa.
A pessoa que faz este tipo de manobra tem realmente uma grande margem de lucro, contábil/econômica. isso não faz grande diferença se ele não usar as demostração contábeis para obter financiamentos, o maior problema na verdade e com a Receita, quando for fazer o IRPF, tem uma chance dele cair na malha fina, neste ponto o fiscal vai ver como ele usava, ja ouvi casos de pessoas que ficaram devendo ate as calças para a receita.
Mas se ele não executava de má fé, e fácil verificar isso, o fiscal observa qual medita tomar, ajuste do IR, Multa afins.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.