x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 195

Como defender um protesto da RFB por dívidas de IRPF

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2018 | 08:56

Bom dia amigos.

Estou auxiliando um colega que conheci a pouco tempo numa questão referente ao seus IRPF anos 2015 (ano calendário 2014) e 2016 (ano calendario 2015).

A pessoa que declarou ele fez uma verdadeira lambança/fraude: declarou alimentandos e dependentes ao mesmo tempo, declarou despesas médicas e de instrução inexistentes e não declarou uma casa de aluguel.

A RFB o chamou, ele ignorou, e meteu-lhe a multa, com um porem: a unica dedução no cálculo da receita foi a previdência. As despesas corretas como a pensão, o convênio médico e a sua mãe que é sua dependente correta ignoraram.

No exercicio de 2015 o tributaram na base de calculo de R$ 66,9 mil dando um total de imposto a pagar de R$ 8,4 mil, deduzindo o retido na fonte sobrou R$ 5 mil a ser pago o qual ele foi autuado junto com a multa de oficio e os juros de mora.

No exercício de 2016 o tributaram na base de calculo de R$ 71,5 mil dando um total de imposto a pagar de R$ 9,3 mil, deduzindo o retido na fonte sobrou R$ 5,8 mil a ser pago o qual ele foi autuado junto com a multa de oficio e os juros de mora.

Contudo, eu refiz os calculos e colocando as deduções corretas os valores de imposto a serem pagos respectivamente são de R$ 500 e R$ 808 respectivamente.

Neste exato momento isso ja virou divida ativa e o nome dele ja foi protestado no cartório de protesto da nossa cidade.

Como eu posso recorrer para que a receita refaça o calculo e multe ele no valor correto? Ele não quer fugir a responsabilidade dele, mas quer ser multado no valor correto.

Pelo que eu dei um google a Revisão de Débitos Inscritos em Divida Ativa da União parece ser o melhor caminho... Concordam?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.