x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 285

Envio IRPF após prazo de aposentado que trabalha e pagamento

Sandra Sousa

Sandra Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Secretária
há 5 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2018 | 17:28

Boa tarde pessoal,

Estou fazendo às pressas o imposto de renda do meu pai que se aposentou ano passado porém continuou trabalhando. Não nos atentamos que era necessário fazer a declaração, só foi visto que tinha algo errado, quando o CPF dele estava com status pendente de algo. Já vi que como, ele tem menos de 65 anos, os rendimentos tem que ser postos em tributáveis.

A aposentadoria chega ao valor anual de 20 mil reais e a empresa onde trabalha também aos 20 mil reais anuais, então foi visto que o imposto a pagar deu quase 900 reais e que era possível pagar em até 8 quotas segundo o programa IRPF 2018, porém como está fora do prazo, já estamos em novembro, gostaria de saber como funciona isso, eu enviaria a declaração e pagaria a primeira quota sem problema nenhum em novembro?

Pesquisei bastante mas não encontrei algo atual sobre pagamento de quotas após o prazo de entrega da declaração.
Além do valor de 900 reais, aquela multa de 160 reais, seria apenas para quem não devia valor algum à receita, não é isso?

Alguém pode me ajudar? obrigada.


Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 09:15

Sandra Sousa, boa tarde.

Além do valor de 900 reais, aquela multa de 160 reais, seria apenas para quem não devia valor algum à receita, não é isso?

Não, a multa mínima de R$ 165,74 é pelo atraso da entrega da declaração no caso de obrigatoriedade, que é o caso do seu pai, então ele terá que pagar ela.

porém como está fora do prazo, já estamos em novembro, gostaria de saber como funciona isso, eu enviaria a declaração e pagaria a primeira quota sem problema nenhum em novembro?

O pagamento em quotas se inicia no prazo de entrega da declaração, ou seja, ao final de abril já começa a contar a 1ª parcela.

Já estamos em novembro, prazo para pagamento da última parcela, 8ª.

Desta maneira, sugiro que faça a transmissão da declaração normalmente e depois de uma semana o valor a pagar do IRPF vai cair na conta fiscal do seu pai.

Dai você se dirigi até uma unidade da RFB e realiza o parcelamento deste valor ou então, se você tiver o conhecimento, poderá também realizar tal parcelamento pelo eCac, que poderá ser em 60 parcelas, com parcela mínima de R$ 100,00 cada uma.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Sandra Sousa

Sandra Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Secretária
há 5 anos Terça-Feira | 20 novembro 2018 | 15:28

Muito obrigada Yuri!!

Eu enviei a declaração e paguei a multa de 165 reais, porém estava para marcar de ir na receita resolver a questão da dívida, mas como você me disse essa outra opção vou tentar fazer pelo Ecac.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 08:49

Sandra Sousa, bom dia.

Caso você tenha feito a declaração na época que postou sua dúvida, é possível que o valor já esteja na conta fiscal, passível do parcelamento.

Caso tenha feito por agora, terá que esperar mais um tempinho ai.

Disponha colega.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.