Cesar.sjc
Prata DIVISÃO 1 , AnalistaEstou com o seguinte problema, uma empresa emitiu umas 03 nf-e's e não cancelou no prazo de 168 horas, porém as vendas não foram efetuadas de fato, e como se passou o prazo aos olhos dos órgãos ela vendeu, ai me dirigi ao posto fiscal (que é quem atende sobre nf-e, apesar de ser 1 documento de caráter federal, vai entender né), pesquisei o manual da nf-e, liguei na consultoria que assinamos aqui e em nenhum deles obtive resposta para a questão de como devo proceder, mediante isso fui até o Fale conosco da Nf-e e enviei a seguinte mensagem:
Como devo proceder para cancelar uma NF-E emitida e não cancelada no tempo limite previsto (7 dias), tendo em vista que a operação de fato não existiu? A empresa é optante pelo Simples Nacional.
Me dirigi ao Posto Fiscal, procurei no manual da NF-e, pesquisei na legislação, fiz consultoria e não encontrei embasamento legal que fornece-se solução para esta questão.
Desde já grato pela atenção.
Recebi a seguinte resposta:
Prezado Sr.,
A legislação atual só permite o cancelamento da NF-e dentro do prazo máximo de 168 horas da concessão da autorização de uso.
Após este prazo a NF-e não pode mais ser cancelada, devendo ser escriturada normalmente, com o recolhimento do ICMS correspondente, que poderá ser recuperado através do procedimento aplicável como o estorno de débitos.
Bem mediante a resposta dele eu presumo que:
Ele não se atentou quando eu disse que a empresa é optante pelo SIMPLES NACIONAL, então não tem apuração de ICMS.
E mediante tudo isso significa que a empresa se lascou e vai ter que pagar os impostos por isso?
Alguém aqui passou ou está passando por uma situação como essa???
O contribuinte terá que arcar com esse prejuízo por conta da legislação não disciplinar recurso legal para isso??
Se alguém puder me ajudar nessa questão ficarei muito grato mesmo, tendo em vista que tentei buscar de todas as maneiras e me sentindo de mãos atadas com relação a isso.
Obs: não gerei o imposto dessa empresa ainda, por que quero ter 1 definição antes de proceder com o fechamento.
Desde já sou muito grato a todos deste fórum.
Att
Frederico César dos Santos