x
2009-11-21T22:39:00-02:00

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 273

acessos 197.904

Alterar MEI para LTDA

há 8 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 19:47

Boa Noite,

Dei entrada junto ao meu contador para alterar minha empresa de MEI para LTDA.

Hoje ele me ligou dizendo que não pode fazer a alteração do objetivo, que isso seria uma outra mudança e que me custaria o mesmo valor que estou pagando para fazer a alteração do tipo de empresa.

Isso procede?
São ações distintas?
já que vai alterar o tipo de empresa e contrato já não daria pra mudar o objetivo da empresa?

Obrigado

há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 12:31

Sidnei, bom dia !
Pelas experiencia que temos vc já transforma sua empresa de MEI para Ltda. e no mesmo documento vc já defini sua nova razao social, objeto social e tudo o que mais for necessário.
Sugiro vc consultar outro contador.

Grata !

Rose

Casa do Laptop : ) Sua Grife em Portáteis ; )
Rua dos Gusmões, 310 Loja 10 - Santa Efigênia - São Paulo - SP
Visite: http://www.casadolaptop.com.br
Fones: (11) 3223-9000 ou (11) 3334-0243

* Peças e serviços para laptops ou computadores portáteis *
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 12:41

É,

Acho q vou trocar de contador, não é a primeira vez que eles tentam cobrar 2x uma coisa.

Eles cobram tudo a parte, pago mensalmente o valor dos honorários, mas se eu preciso de um xerox eles cobram a parte.

Obrigado

há 8 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 09:45

Bom dia colegas.....
já li este tópico desde o inicio... deixa ver ser eu entendi....
para transformar um MEI em Ltda é necessário primeiramente transformar de MEI para Empresário Individual e depois para Ltda??? correto??

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
há 8 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:30

Bom dia Beti !
Na Jucesp ( Sao Paulo ) online vc já altera de MEI para Ltda e indica a nova composicao societária e demais alteracoes necessarias. Portanto
nao sendo necessário e pouco prático transformar uma empresa MEI ( individual ), em empresario individual tambem individual.
O procedimento de requerimento de empresario é feito tudo online na maioria das Juntas Comerciais. Conclusao em apenas 1 alteracao vc consegue efetuar todas as mudanças necessárias.

Grata !

Rose

há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 11:56

Bom dia Rose...

Agradeço a atenção....

Abçs

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 23:40

Boa noite pessoal!Achei legal compartilhar com vcs que na Jucepa, a troca de MEI para Ltda custa mais caro e leva mais tempo do q vcs podem imaginar.Na Junta me deram duas opções, a Primeira é que: se eu fosse apenas fazer a troca de MEI para Ltda, teria que pagar para passar de MEI para Empresário Individual e depois pagaria novamente para passar de Empresário Individual para Ltda. A segunda opção é mais barata e leva menos tempo, isto é, dar baixa no MEI e ao mesmo tempo abrir a Ltda. Sendo que para dar baixa no MEI já o valor é irrisório.

Paula Benício
Contadora
há 8 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 03:11

Olá boa noite gostaria de saber se tem como mudar a empresa MEI para Ltda, sem alterar o CNPJ pois fechamos um contrato anual com uma empresa, e temos que emitir a nota mensalmente com o CNPJ da empresa na qual fechamos o contrato obrigado.

há 8 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 11:06

Eu fui setor de Plantão da Assessoria na Jucesp e me informaram que não pode fazer essa Transformação. Ele disse que tenho que Cancelar o MEI e fazer a abertura de uma sociedade através de Contrato Social Inicial.
Mas lendo as mensagens aqui, o pessoal tem conseguido fazer... Não to entendendo mais nada...

há 8 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 13:35

Marcos Paulo, boa tarde !
Uma vez criado o CNPJ o numero nunca se alterará. Entao nao
importa o nome empresarial que seu cliente adotará, mas o numero
do CNPJ sempre sera o mesmo.

Tenha um ótimo fim de semana !

Rose

há 8 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 13:38

Prezada Amanda, seria melhor vc seguir as instrucoes da Jucesp entao.
Faça a baixa da empresa MEI que vc devera gastar R$ 24,00 de custas.
E peça a baixa pelo posto da Receita CAC Paulista que cujo processamento
está demorando em média de 25 à 40 dias.

Boa sorte !

Rose

há 8 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 12:31

Bom dia Amanda.

Eu já fiz esta mudança e dá sim. O MEI é considerado empresário (art. 2º Resolução CGSIM 16/2009) e você deve buscar na JUCESP instruções para transformar empresário em sociedade empresária.

Veja esta instrução normativa: http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/downloads/in_112_10.pdf

Orientações completas: http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/downloads/in_112_10anexo.pdf

Atenciosamente,

Lúcio.

há 8 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 10:30

Sidnei Vladisauskis,

É importante que você faça uma ánalise no contrato de prestação de serviços que você mantém com seu Contador, visto que qualquer serviço adicional que não esteja estipulado em contrato é passível de cobrança além dos honorários.

há 8 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 17:06

Boa Tarde

Gostaria de tirar uma duvida em relaçao ao DAS.

A empresa que tem 1 funcionario registrado e ja gera o GPS mensalmente, ela e obrigada a pagar o DAS mensal tambem?

Como funciona?

ABraços

há 8 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 14:23

Prezados colegas, tenho uma empresa individual em SP, quero transformar para Ltda porém não quero perder o CNPJ dela. Perguntas;
a) consigo manter o mesmo CNPJ?
b) a data de inicio de atividade sera mantida?
c) as auterações de empresa podem variar de estado p/ estado no caso do CNPJ? (SP p/ MG por exemplo).
Quem puder me ajudar ficarei grato!

há 8 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 18:36

Joab,

Vamos por partes:

a) não terá alternativa; o CNPJ é "carregado" do Empresário p/a sociedade - mesmo que vc não queira (rsrsrs)

b) Certamente, não tenha a menor dúvida; inclusive, na cláusula do Contrato por Transformação onde vc informa sobre o prazo de duração da sociedade, já pode colocar "A sociedade iniciou suas atividades em .../.../... (dt de início do Empresário) e seu prazo de duração é indeterminado".

c) Em relação ao CNPJ, não. O nº do CNPJ do Empresário nos casos de transformação em sociedade (e vice-versa) é mantido. O que pode variar de uma JComercial p/outra, é o teor do CSocial da sociedade resultante, mesmo assim, só em relação às cláusulas facultativas pois as obrigatórias são exigidas em todos os Estados.

Qualquer outra dúvida poste novamente.

Recomendações

há 8 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 10:09

BOM DIA
Sou de Sp tenho uma empresa enquadrada no MEI desde 2010, só que em 2011 ate agora ela ja faturou R$ 90.000,00, até Outubro, ou seja, ultrapassou o limite, gostaria de saber como devo proceder passo a passo.

Ja estou automaticamente desenquadrado ?
Devo informar algum orgão ?

Até agora só estou pagando aquele imposto de R$ 60,40 mensalmente.

Gostaria de muito da ajuda de todos...
Desde ja agradeço....

há 8 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 10:11

Bom dia,
Temos uma empresa , que fabrica manilhas, só que agora a empresa perdeu os contratos que tinha e está sem faturamento há dois meses.A principio ele (o proprietário) queria dar baixa na empresa, mas nós sugerimos que ele rescindisse os contrato do funcionário(apenas 1) e então ficariamos fazendo a declaração sem movimento até ele conseguir outros contratos.Ele mudou de ideia da baixa, mas não quer demitir o funcionário.
Pergunto:Como contabilizaremos a folha se ele nao tem receita e nem dinheiro em caixa para pagar o funcionário(a informação que obtivemos é que o funcionário está trabalhando na roça para o proprietário, o que é descaracterização de função).Como vamos gerar a folha, com o fgts e inss para pagar, se na declaração(das) não teremos receita para informar?O que vcs nos aconselham?

Atenciosamente,
Erika

há 8 anos Domingo | 18 dezembro 2011 | 12:06

Bom dia,

Lucio desde ja obrigada pela atenção,o problema q ele não quer mudar a atividade e que façamos as informaçoes na receita mensal sem movimento pra nao ter q gerar o DAS do simples agora cm poço mantser um fucniocnario se a minha empresa nao tem receita ja expliquei so q ele nao demote o fucnario de forma alguma e nao sei o q fazer,principalmente para fazer os lanaçamentos contabeis.

Erika

há 8 anos Domingo | 18 dezembro 2011 | 19:53

Boa noite Erika.

Situação complicada mesmo. Fica impossível de ter lançamentos contábeis para um caso deste.

Muitos clientes entendem melhor quando apresentado todas penalidades que ele está sujeito e feito isto em um documento por escrito. Trará mais formalidade ao que você está dizendo e demonstrará o quanto séria é a situação. É tanto caso de corrupção noticiado que as pessoas acham que não existe lei ou que tudo é possível.

Boa sorte com este caso.

Atenciosamente,

Lúcio.

há 8 anos Domingo | 18 dezembro 2011 | 20:01

Boa noite Samara.

Precisa fazer o seguinte:

- desenquadrar o MEI;
- transformar o empresário em sociedade limitada; e
- alterar os CNAE's.

Se a alteração de CNAE's envolve também alterar o objeto social da empresa, você tem a opção de alterar antes de fazer a transformação, e é a opção mais indicada para facilitar o trabalho de análise quando encaminhar para a Receita Federal.

Atenciosamente,

Lúcio.

há 8 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 15:41

Boa tarde a todos.

Infelizmente ainda está muito confuso esse assunto de desemquadramento de MEI para ME.

Estou precisando fazer o desemquadramento de um MEI e passar ele para ME, mas o mesmo irá continuar como Emprersário Individual.
Entrei em contato com o SEBRAE/RJ e fui informado que é preciso solicitar a baixa do MEI e depois dá início ao processo de cadastro da ME, mas com o mesmo CNPJ, ou seja, fazer todos os procedimentos para abertura de empresa. Só que eles não souberam me passar os procedimentos para o processo.

Alguém sabe me informar os procedimentos aqui no RJ para esse troca de MEI para ME?

Eu já posso iniciar o exercício de 2012 recolhendo como ME no Simples Nacional apartir de Janeiro (Sobre o Faturamento) ?

Desde já agradeço.

Fernando Bernardo da Silva

há 8 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 09:35

Fernando, primeiramente entre no site do Simples Nacional, crie um código de acesso, e entre na opção DESENQUADRAMENTO DE SIMEI, faça o desenquadramento por opção, e então vc verá a mensagem de que estará desenquadrado a partir de 01/01/2012.

Aqui em SP não precisamos comunicar a JUCESP sobre este desenquadramento, procure se informar direto na JUCERJA se vc precisa fazer algum tipo de comunicação, mas oficialmente (perante a SRF vc já estará como ME - Simples Nacional) , logo, a partir de Janeiro/2012 você já deverá recolher os impostos como ME.

Espero ter ajudado,

Att,

Danielle Lins
Advocacia Empresarial
(Tributária e Societária)
E-mail: linsdanielle1@gmail.com
F: 11-98302-2910
há 8 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 11:22

Bom dia Danielle Lins, agradeço a sua contribuição. Realmente são esses os procedimentos, mas aqui no RJ temos que fazer a informação na JUCERJA. Hoje obtive resposta da JUCERJA após o envio de um e-mail pedindo orientação. Vejam abaixo os procediementos aqui para o RJ.

Segue abaixo o procedimento solicitado.

MEI-----FIRMA INDIVIDUAL

NIRE 331

Arquivar ato 201 – Enquadramento em Microempresa – empresa já constituída;

NIRE 338

Migrar para 331 para depois realizar os procedimentos pertinentes;

Para Migrar para a versão 1:

É necessário arquivar uma alteração de nome na JUCERJA

· DBE da Receita Federal de alteração de NIRE (evento 257) , Alteração de Nome Empresarial ( evento 220) e alteração desejada direcionado para a JUCERJA;

· Capa de Processo - Comprar na papelaria

· 2 vias de requerimento de empresário devidamente preenchidas e com firma reconhecida;

Campos passíveis de dúvida:

Nome Empresarial: Preencher com o novo nome – requisito mínimo: retirar o CPF

Capital Social inicial: R$ 100,00

Código do Ato: 002

Descrição do Ato: Alteração

Código do Evento: 022

Descrição do Evento: Alteração de dados e nome

· Guia de Arrecadação paga, valor: R$43,00;

Está disponível em nosso site ou pode ser comprado em papelaria;

· Viabilidade REGIN;

É IMPRESCINDÍVEL MIGRAR NO PORTAL DO SIMPLES NACIONAL, PARA TANTO, OBSERVE O ART. °3 DA RESOLUÇÃO CGSIM N° 58

Fonte JUCERJA

Agradeço mais uma vez pela vossa ajuda.

Página 3 de 10
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.