x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 100

acessos 336.863

Ausência de GFIP (Já enviada anteriormente.)

Aespedi

Aespedi

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 12:10

Serviço Selecionado: REGULARIZAR DÉBITOS DECLARADOS EM GFIPPrezado(a) Contribuinte,

O horário de atendimento para este serviço é das 7h às 19h, em dias úteis.
ATENÇÃO: Caso sua pendência seja de ausência de GFIP das competências 01 e 02/2021, mesmo já tendo sido entregues, verifique se a versão da SEFIP é a 42.0, pois houve atualização da tabela auxiliar devido ao reajuste nos benefícios pagos pelo INSS. Atualize a versão, gere um NOVO arquivo dessa GFIP com a tabela atualizada e transmita.
Mais orientações podem ser obtidas no endereço:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/marco/receita-federal-alerta-para-a-necessidade-de-atualizacao-da-tabela-auxiliar-no-sefip

São disponibilizadas diversas informações na página da Receita Federal, relativas a Cobranças e Intimações. Por favor, consulte o link abaixo antes de solicitar o atendimento:  
http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cobrancas-e-intimacoes

Ao clicar no botão “Solicitar” você será direcionado ao atendimento online da RFB para o serviço de Regularização de Débitos de Pessoa Jurídica, relativos às contribuições previdenciárias.

NATALI

Natali

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 15:19

Boa tarde,

Estou com esse mesmo problema de ausência na entrega da SEFIP, tive que reenviar as SEFIP de algumas empregas na modalidade 9 referente a competência 03/2021 e este mês esta pedindo a competência 04/2021 ou seja todo mês tá dando ausência porém as SEFIP foram enviadas corretamente. Já esta na SEFIP 42.0 atualizada corretamente.

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 17:32

Também estou com mesmo problema.
A Receita Federal orienta que as tabelas do INSS no sefip sejam atualizadas para versão 42.0, de forma automática, porém, mesmo depois de atualizar e reenviar a sefip com código 9, no dia 14/06, até hoje ainda estão pendentes, um mês depois.

Algum colega teria uma outra orientação?
Tentei chat da Receita Federal desde a manhã de hoje e estão todos bloqueados, muito provavelmente pelo excesso de acessos por este problema.



AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 09:52

Bom dia pessoal!

Estou com a mesma pendência da GFIP de Janeiro/2021 em três clientes... A solução pelo que li é reenviar a GFIP na modalidade 9, é isso mesmo?

O meu programa da GFIP está com as tabelas do INSS na versão 42.0 de 15/01/2021.

Grande abraço!
Garcia

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 15:02

Boa tarde Garcia,
É isso mesmo! Reenvie estas GFIPS com mesmo valores e códigos, porém modalidade 9, de confirmação de dados.
Em poucos dias deve desaparecer a pendência.

Att

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 21 julho 2021 | 13:45

Boa tarde Garcia,
Imagina, tomara que eu tenha te ajudado.
Eu realizei este procedimento no dia 14 e hoje não está mais pendente. Em praticamente 3 dias úteis.
Se aparecer para fevereiro, março e abril, faça o mesmo que dará certo.
Boa sorte!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
GLEYDER EUSTÁQUIO ALVES FERNANDES

Gleyder Eustáquio Alves Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2021 | 09:15

Eu também tive este problema, estavam pendentes GFIP´s ref. 01/2021 e 05/2021 de um cliente.

Após tentar retransmitir as declarações por diversas vezes, encontrei orientação neste portal sobre atualização das tabelas da SEFIP. Outro ponto importante é que identifiquei que desta empresa, minha procuração estava vencida. Renovei o registro da empresa junto à conectividade social, gerei nova procuração, atualizei as tabelas da SEFIP e reenviei.

As pendências foram baixadas.

Abs.

Mariane Duarte

Mariane Duarte

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2021 | 09:34

Auriete Esteves,

Estava com o mesmo problema. Foi verificado com o pessoal da Receita que a empresa entrou em obrigação de entrega da DCTFWeb, justamente no período que estava constando a ausência da GFIP. E depois foi verificado que não era mais obrigada a entrega.

A orientação deles foi a seguinte:

Reenviar as GFIPs dos períodos ausentes, na modalidade 9, e para gerar um controle diferente da anterior, alterar um centavo em alguma remuneração. 

Após isso, as pendências sumiram em 3 dias. 

Espero ter ajudado. 

ULISSES PEREIRA

Ulisses Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Atendimento
há 2 anos Domingo | 15 agosto 2021 | 17:14

Olá...na segunda ,uma ajudinha.
Todo o mundo sabe que nas empresas tem enrrosco...pois bem o danado do  2 ºsócio queria passar para o irmão dele a contabilidade e o 1º não queria,mas no fim para evitar problemas foi passado de uma vez....já faz uns 4 anos essa história e com todas as documentações entregues/pagas,inclusive as cabeludas sobre GFIP/GPS
Na sexta passada pela minha surpresa veio a filha do 1º sócio comentando que ficou um intervalo de ausência de gfip de uma das colaboradoras,sendo que a  empresa nem mais estava sobre o nosso trabalho...PERGUNTA: depois de tanto tempo o contador é obrigado a fazer essas gfips ausentes ?? E temos certeza de que tudo foi entregue e que um dos donos é que ficou encarregado do pagto dessas gps...
Não temos dados mais da empresa e claro nem certificado.....

Viviana Lima de Almeida

Viviana Lima de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 15:28

Boa tarde!

Um cliente pagou normalmente a guia da GFIP de 08/2021 (pago no prazo), e, por engano, acabei gerando uma nova guia da GFIP de 08/2021 para pagamento em atraso com vencimento para amanhã (09/09/2021). 

E agora? Como fazer para cancelar essa nova guia que foi gerada
com pagamento em atraso? Se não cancelar, essa competência ficará em aberto como “não
paga”? Porque eu acredito que essa nova guia subscreveu o arquivo da que já havia sido paga, estou certa?

Tentei buscar ajuda no Chat do e-CAC mas a fila diz que sou o 119º a ser atendido.  Por favor, será que alguém saberia me dar algum esclarecimento sobre como proceder com esse cancelamento da nova guia?

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 16:13

Boa tarde Viviane,

A princípio deve entrar no SEFIP, gerar outra com mesma competência, porém clicar em "Informações anteriores" clicar em "Pedido de Exclusão de informações anteriores" e enviar.

Na teoria, o sistema deve cancelar a segunda gfip que você enviou.

Lembre de atualizar o programa no site da Caixa, com tabelas na versão 42.0. Atualize todo o sistema, mas faça backup caso você não use a importação de folha, pois esse sistema ultrapassado da Caixa não mantém os dados já inseridos.

Espero que você consiga resolver. 

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
THAYNARA FONSECA

Thaynara Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 20:40

Pessoal, boa noite.

Faço administrativo na empresa e o nosso escritório de contabilidade fez o envio da GFIP em janeiro porém o sistema não processou, na quinta feira 09/09 não consegui emitir a CND e então detectei o problema. Na quinta-feira mesmo dia 09/09, o escritório reenviou a declaração, e hoje dia 10/09 eu fui até a receita pessoalmente para tentar agilizar a emissão da CND. A atendente da Receita "exportou" o documento que já aparecia para ela, e pediu aguardar até a pendência desaparecer. Dúvida, é possível que a CND saia até segunda-feira dia 13/09? Há algo mais que eu possa fazer para tentar agilizar esta emissão? Como foi a experiência de vocês em relação a isso?

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 21:41

Boa noite, Thaynara!
Aconteceu comigo o mesmo.
Entrei com processo para anexar gfips reenviadas e agilizar, porém ainda assim levou 4 dias para desaparecer a pendência.
Pode ser que com o procedimento feito na RFB, na segunda já esteja liberado sim. 

Em outro caso, onde eu não precisava cnd, o reenvio de gfips foi processado em 3 dias úteisBoa sorte!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
THAYNARA FONSECA

Thaynara Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Domingo | 12 setembro 2021 | 11:45

Entendi, Auriete, obrigada pela sua resposta.

Se for para certidão ser liberada amanhã ela já libera na parte da manhã, ou ela pode liberar a qualquer momento durante o dia? Você sabe? Porque o comercial da empresa precisa da CND até as 15:00, e estou pensando em agendar novamente na RFB para ver se eles conseguem me ajudar. O escritório disse que na RFB eles não podem fazer nada pois depende só do sistema, mas não tenho mais pra onde correr então tentaria presencialmente.

Ana Duarte

Ana Duarte

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 2 anos Domingo | 12 setembro 2021 | 15:11

Penso que você pode agendar pra umas 12, 13 horas por precaucao e ir consultando pela manhã se liberou. Caso libere o agendamento não precisa ir :) (não há horario certo de liberação via site)

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Domingo | 12 setembro 2021 | 20:57

Boa noite Thaynara, 

A Ana tem razão, não tem como saber horário de liberação na internet.
Eu agendaria um horário também e iria acompanhando, só para se garantir.
Não esquece de cancelar o agendamento, caso não vá na RFB.
Depois nos conte se deu tudo certo.
Na torcida aqui!!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
THAYNARA FONSECA

Thaynara Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 10:04

Bom dia, Auriete e Ana.

Obrigada pela ajuda.

Hoje as 9:20 fui no agendamento (único horário que tinha disponível), consta que foi exportado dia 11/09.
Me instruíram a fazer o pedido da certidão via sistema anexando todos os documentos que na verdade já havia sido feito na sexta feira dia 10/09, e aguardar.
Vocês sabem se há algo mais que posso fazer? Eu não sei se a unidade RFB da minha cidade poderia ajudar mais.

THAYNARA FONSECA

Thaynara Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 12:56

Obrigada, Auriete.

No Ecac agora a atendente disse que ia fazer um batimento de atualização no sistema, e que se a pendência não desaparecer para retornar no chat em 24 horas. Espero que dê certo. Obrigada pela ajuda.

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 14 setembro 2021 | 10:39

Olá bom dia Thaynara,
E então, conseguiu a CND finalmente?
Eu estava com uma situação parecida. Reenvio de gfips que fiz no dia 09 e hoje a pendência não aparece mais, então foram 3 dias úteis mesmo. É como tem sido.

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
THAYNARA FONSECA

Thaynara Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 14:11

Olá, Auriete, boa tarde

A minha pendência não baixou, porém consegui ter a CND liberada no e processo ontem as 14:00, creio que se não fosse pelo e processo teria demorado mais pois o sistema não estava atualizando mesmo o arquivo tendo sido exportado dia 11.

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 17:42

OI, Thaynara, que bom!

Um absurdo mesmo com todo esforço ter levado todo esse tempo.
Há uns anos levava 15 dias. Hoje tem sido "mais rápido" rsrsrs


Boa sorte!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 17:48

Boa tarde. Estou com problema de ausência de GFIP em dois clientes.
Pendencias de  Janeiro de 2021 á Junho de 2021. Desinstalei o programa da SEFIP e baixei a nova versão de Agosto/2021, reenviei todas pelo processo normal. Espero que nos próximos dias as pendencias sumam. 

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Carlos Eduardo Gomes da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2021 | 11:06

Bom dia, caros colegas! Estou em dúvidas de como proceder para resolver um problema de Gfip em aberto dos meses de 12/2020 à 07/2021. Pois ao longo desses meses estava usando a versão da SEFIP DESATUALIZADA, e agora que já atualizei estou querendo saber dos colegas se ao efetuar o reenvio das Gfip's na MODALIDADE 9 irá resolver a questão dessas Gfip's  que estão em aberto. E tem também a questão do CNIS dos trabalhadores que estão com AUSENCIA de recolhimento no período citado.

A minha Sefip agora está assim:
VERSÃO 8.40 - 30/07/2021
TABELAS DO INSS - 42.0 - 15/01/2021
TABELA SELIC - 12/2020
TABELA DE INDICES DO FGTS - VIGENCIA 11/10/2021 ATÉ 09/11/2021

Diante mão agradeço a ajuda dos colegas!!

Att,
Eduardo

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 08:39

Bom dia Eduardo

Sim, enviando as gfips com tabelas atualizadas e com código 9 já atualiza e a pendência no e-cac desaparece de 3 a 5 dias úteis. 
Fica tudo certo com este procedimento.
As GPS e GRF foram pagas anteriormente?

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.