x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 88

acessos 222.528

Como abrir o visualizador RML da Caixa sem o Adobe Flash Player?

Pablo Cruz

Pablo Cruz

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Software
há 3 anos Sábado | 30 janeiro 2021 | 14:31

Boa tarde, pessoal.  

Acabei de implementar e disponibilizar uma atualização no sistema que o habilita a ler e gerar o pdf do RML relatívo ao documento "FGTS - Extrato Analítico do Trabalhador". 

Implementei de uma forma que pode permitir abrir outros documentos, de outros tipos de RML, mas como não testei outros, não posso garantir. Mas fiquem abertos a testar.

Novamente, caso tenha algum problema, sugestão, critica etc, podem me contactar via email (@Oculto).

Lembrando novamente que o sistema está disponível nas urls https://visualizadorrml.data.eti.br/ ou ainda no https://data.eti.br. Ambos são meus e levam à mesma aplicação.

Maria Eduarda

Maria Eduarda

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 21:19

SOLUÇÂO FÁCIL:
site para visualização ===>>> https://data.eti.br/ 

Visualizador RMLConectividade Social Caixa
Atenção: esse sistema não funciona no Internet Explorer.
Utilize um browser moderno, preferencialmente o Google Chrome.

Sobre o visualizador
Dia 12/01/2021 o Adobe Flash Player foi completamente descontinuado e bloqueado em todas as aplicações que o utilizam. Uma delas era o visualizador de arquivos RML da Caixa Econômica Federal, o RML Web 2.0, uma aplicação muito utilizada por contadores que acessam a Conectividade Social. Essa aplicação resolve esse problema, lendo e interpretando o arquivo RML da Caixa para gerar um arquivo com uma formatação similar ao gerado pelo RML Web 2.0, disponível para visualização e impressão.
Documentos suportados
FGTS - Extrato de Conta Vinculada para Fins
RecisóriosFGTS - Extrato Analítico do Trabalhador
OBS: outros documentos podem funcionar, porém somente os que estão acima foram testados. Qualquer problema relate


https://data.eti.br/ no GitHub ou me mande um email.

Douglas Fabrício Giasson Sincas

Douglas Fabrício Giasson Sincas

Bronze DIVISÃO 5, Suporte Técnico
há 3 anos Terça-Feira | 2 março 2021 | 09:12

Bom dia!

O Adobe Flash Player chegou ao fim no dia 12/01/2021, sendo oficialmente descontinuado pela Adobe.

O problema é que muitas aplicações, tal como, a Caixa Econômica se
utilizavam desta tecnologia, já defasada, em partes de suas estruturas.

1- Abra o seu Painel de Controles e vá até a opção Desinstalar um
Programa. Se preferir, basta buscar por Desinstalar um Programa no menu
de buscas do Windows;
2- Busque pelo Adobe Flash ou Flash Player entre os programas. Se o encontrar, desinstale-o;
3- Acesse a Caixa Postal de Entrada ( Caixa Postal > Caixa de Entrada) do Conectividade Social;
4- A tela irá exibir uma barra superior com opções de filtragem, busque
por Extrato Analítico do Trabalhador (ou o arquivo que lhe for de
interesse).
5- Seleciona por meio do checkbox (caixinha) a esquerda a mensagem que desejar e escolha a opção Receber/Download. Isso irá
baixar o arquivo em sua maquina.
6- Abra o arquivo com o bloco de notas (botão direito > abrir com > bloco de notas).
7- Pronto, você tem acesso a informações trabalhistas e rescisórias.

Caso contrário, poderá abrir o arquivo RML no link a seguir que também irá
visualizar o extrato (link não acessa no internet explorer, utilizar
outro navegador, tal como google chrome, firefox);

https://data.eti.br/

Sugestão para abrir o arquivo em txt, instalar o programa 'notepad++' de fácil instalação e visualização das informações, após, clicar com o botão inverso do mouse no arquivo txt (geralmente direito) e clicar 'edit with notepad++' e irá abrir o arquivo;

Att,

Pablo Cruz

Pablo Cruz

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Software
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 20:25

Boa noite, pessoal. Eu sou o Pablo Cruz, criador do site https://data.eti.br/

Recentemente alguns usuários têm entrado em contato comigo via e-mail para relatar problemas, mesmo em arquivos que antes funcionavam, acredito que seja o mesmo problema citado pela colega Monica Vieira acima.

Acontece que aparentemente a Caixa Econômica tem disponibilizado somente arquivos TXT, mesmo quando eles vêm com o final .rml. Explicando: a extensão do arquivo (o que vem depois do ponto, ex: ".txt", ".rml", ".pdf" etc) geralmente representa o tipo do mesmo, mas nem sempre; por exemplo: se você renomear um arquivo "arquivo.txt" para "arquivo.pdf", ele será interpretado como um PDF pelo windows, porém não será de fato um PDF, pois internamente ele ainda é TXT, você só mudou a extensão manualmente.

Pelos exemplos que usuários têm me enviado pelo e-mail, acredito que é o que vem acontecendo na conectividade, o sistema está retornando arquivos .rml, porém eles são internamente .txt. Sendo assim, eu como programador independente e externo à Caixa infelizmente não tenho muito o que fazer, pois isso é algo que parte de um time interno da Caixa. Infelizmente não é a solução que acredito que todos esperavam.

Para testar essa possibilidade, aqueles que não estão mais conseguindo usar o sistema que fiz, tentem clicar com o botão direito e abrir o arquivo .rml baixado com o bloco de notas. Se ele abrir de maneira formatada como um txt, minha teoria está correta.

Boa sorte a todos. Se puder ajudar em algo mais, me avise (@Oculto)

Pablo Cruz

Pablo Cruz

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Software
há 2 anos Sexta-Feira | 25 junho 2021 | 09:32

Sim, Fausto, foi isso que aconteceu. A Caixa mudou o formato dos arquivos para não precisar refazer o sistema. Infelizmente isso inutiliza o sistema que fiz, principalmente porque agora o formato não é mais estruturado e sim num TXT. Porém, é possível abrir com bloco de notas ou similares, apesar de não ficar mais naquela formatação mais agradáveil.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.