x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 97

acessos 93.869

Devolução de Auxilio Emergencial IRRF 2021

Arthur Leandro da Silva

Arthur Leandro da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 21:52

Fernanda, boa noite!
Depende! 
Tem que ver se essa pessoa sozinha recebeu outros rendimentos que somados são superior a 22.847,76. Se não recebeu, não terá que devolver.

Felipe

Felipe

Bronze DIVISÃO 2, Fisioterapeuta
há 2 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 22:42

Olá! Minha esposa recebeu o auxilio, não estava sabendo, declarei ela como dependente e apareceu para devolver o auxilio.
Minha dúvida é: Na retificação, eu tenho que retirar apenas ela como dependente ou também preciso retirar nosso filho e o filho dela(meu enteado) ?
Agradeço desde já...

Ilka Wanessa da Silva Bezerra

Ilka Wanessa da Silva Bezerra

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 10:05

Olá bom dia.
Um cliente recebeu o auxílio emergencial e apareceu o darf para pagamento, mas ele não tem como pagar no momento.

Posso fazer a retificação do IR dele reduzindo os rendimentos mensais para excluir a devolução do abono?

OBS: Ele é autônomo 

Carlos Del Valle

Carlos Del Valle

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 2 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 13:28

Bom dia,

Esposa recebeu o auxilio emergencial e é minha dependente... Mandei o imposto e no E-CAC fica com o Status "Em Processamento"... 
Duvidas:
1 - Devo aguardar ou já posso fazer a retificadora removendo a esposa como dependente?
2 - Caso eu remova a esposa como dependente, ela terá que fazer a declaração de IR?
3 - Eu removendo a esposa deste exercício como dependente, posso voltar a adiciona la como dependente no próximo exercício?

Carlos Alberto da Silva

Carlos Alberto da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 19:17

Boa noite pessoal!
Meu caso é bizarro.
Fiz a declaração de um cliente como todos anos incluindo a esposa como dependente e ao transmitir a mesma no recibo aparece a mensagem sobre auxilio emergencial da esposa com DARF para devolução.
Acontece que ela não fez pedido do auxilio emergencial e algum esperto se apoderou dos dados dela e recebeu as parcelas 3,4 e 5.
A parcela 1 e 2 foi devolvida para o Ministério por não ter sido sacada em 90 dias.
Vou retificar a declaração, mas alguem tem alguma idéia do que a pessoa precisa fazer, já que usaram seu CPF de forma indevida e descoberto somente agora?

Elza VANDA

Elza Vanda

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 2 anos Domingo | 11 abril 2021 | 22:37

Boa tarde 
Fiz a declaração de uma pessoa que não sabia que p dependente pegou o auxílio... gerou a darf pra devolução do auxílio emergêncial...

Em seguida fiz a retificadora e exclui o dependente. 
Fiz no dia 10/03
Hj dia 10/04 olhei no ecac e consta como em processamento... 1 mês já, alguém tirou dependente e já saiu do processamento?

JACQUELINE B SILVA

Jacqueline B Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 2 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 16:50

Boa tarde,  minha dúvida é parecida com a do Felipe. 
O rapaz não sabia que a esposa havia recebido, sendo que ela é dependente dele no IR e também no plano de saúde.  
Posso retirá-la como dependente, tb excluindo o plano de saúde, mas e os filhos ? Mantenho ? Tendo em vista que eles passam a ser dependentes dos dois ne ?
Agradeço 

Arthur Leandro da Silva

Arthur Leandro da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 11:36

Jacqueline B Silva, Sim, você pode manter os filhos como dependentes, mas eles só podem aparecer em uma declaração. Se for fazer da esposa separado, ai vai ter que escolher em qual colocar os filhos.

Marcelo Siqueira, Sim, é bom acompanhar pelo Ecac mesmo.

Vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Vendas
há 2 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:01

Osmar Luis Cornachione meu marido fez a declaração e colocou eu como dependente ,e eu recebi o auxílio ,e gerou a DARF para devolver o auxílio ,e não temos esse dinheiro para devolver ,ele pode retifica e tirar eu como dependente ,e temos 2 filhos que e colocado com dependente na declaração dele e no meu auxílio foi incluído os filhos .No caso na declaração para retificar tira os filhos também ou só a esposa .
Se se fiz isso pode dá problemas futuros ou não?

Stephanie F.

Stephanie F.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 10:09

Bom dia pessoal,

darf para devolução do auxilio emergencial também foi prorrogado para 31/05?

E uma outra duvida: se o cliente nao pagar o darf e quiser ir recolhendo pode GRU, pode?

Obrigada!

Edmar elidio

Edmar Elidio

Iniciante DIVISÃO 3, Agente
há 2 anos Sábado | 24 abril 2021 | 17:46

Pessoal boa tarde! Como ficou as declarações que vocês retificaram para não pagar a devolução? Será que mais para frente pode dar problema para quem não declarou dependente só para não pagar? Eles podem cruzar dados com a empresa, plano de saúde e plano de vida( em que a pessoa que recebeu consta como dependente)Outra dúvida, se a pessoa pegou apenas 5 de 600 e 3 de 300 que dá o valor de 3.900,00 Por que o valor a devolver e de 6.000?
outra dúvida, seria melhor retificar novamente e declarar o auxílio? 
teria alguma forma de parcelar esse valor? 
Fazendo a retificação no irpf, tirando o dependente posso pagar parcelado pelo portal da cidadania ou daria problema?a
alguns sites diz que a devolução somente e das parcelas de 600,00 mas por que lá aparece todas? 

Marcelo Machado

Marcelo Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 11:05

Bom dia!
Prezados colegas,
Meu cliente possui rendimentos tributáveis acima dos 22 mil e sua mãe é sua dependente. A mãe recebeu 3.600 de auxílio emergencial, mas a DARF de devolução emitida pelo programa do IRPF 2021 foi de 3.000,00. Fiquei em dúvida, por qual motivo a DARF gerada não foi de 3.600,00. Segue abaixo composição do auxílio emergencial:

 Auxilio Emergencial: 3.000
Auxilio Emergencial Residual: 600
Total: 3.600

Atenciosamente
Marcelo Machado
55 51 995650398
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 16:48


Boa tarde

Só para confirmar, a pessoa recebeu o auxilio, vai declarar como rendimentos e mais outros valores que tenha ganho em 2020 superior aos R$ 22.000,00 , este auxilio vai compor a base de calculo do imposto a pagar/receber  , isso né ?  então supondo que dê imposto a pagar vai gerar DARF do IR a pagar e, mais o DARF do auxilio a ser devolvido, isso mesmo ?
(além de devolver o auxilio que entra na base de calculo vai pagar imposto)

darf para devolução do auxilio emergencial também foi prorrogado para 31/05 ?

Obrigado

Cezar Silveira
Luana

Luana

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 10:12

Ola, eu recebi as parcelas 1, 2 e 3 do auxilio emergencial no meu banco e nao recebi as demais parcelas que a essa altura, acredito que tenham sido depositadas na Caixa. Fiz meu IR ha pouco e tive rendimentos tributaveis (pouquissimo) acima dos 22 mil e o sistema me gerou o DARF a pagar de 3 mil. Nao havia declarado por distraçao, estou fora do pais para um tratamento de saude e estou bem fora do ar. Entrei no dataprev e retirei meu informe de rendimentos, la me diz que recebi 3 mil e ainda tenho 1.200 a receber, sendo que tive acesso no meu banco a apenas 1.800. Somente em agosto quando termina meu tratamento, estarei de volta e poderei ir pessoalmente na caixa economica federal. O que me sugerem? Serà que a unica coisa correta eh fazer uma retificadora, declarar os 3 mil (mesmo sem saber se consigo recuperar os 1.200 residuais), pagar o darf e em agosto rezar para recuperar meu acesso a esse dinheiro? Ou tem como pagar 1.800 e abdicar do que eventualmente esta na Caixa e eu nem toquei? Obrigada!

Arthur Leandro da Silva

Arthur Leandro da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 11:59

Boa tarde!

Wagner Carvalho:
Já sim!

Luana:
Se eu fosse você, retificaria e devolveria o Auxílio. Depois iria atrás desse residual, menos dor de cabeça, pelo menos por enquanto.
Lembrando que o residual é tributável também, mas não precisa devolver, apenas o normal.

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.