Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia, Mauricio.
Se você tirou o dependente e o auxílio esta no CPF dele, não era para aparecer mais. Fiz uma assim e deu certo.
respostas 97
acessos 94.203
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia, Mauricio.
Se você tirou o dependente e o auxílio esta no CPF dele, não era para aparecer mais. Fiz uma assim e deu certo.
Fernanda
Iniciante DIVISÃO 5 , Estagiário(a)Boa tarde! Uma pessoa recebeu o auxilio emergencial e é dependente no imposto de renda, se tirar ela como dependente e retificar, ela não terá mais que devolver o valor?
Simone Amorim
Iniciante DIVISÃO 5 , Autônomo(a)Olá!
Tbm estou essa dúvida
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Fernanda, boa noite!
Depende!
Tem que ver se essa pessoa sozinha recebeu outros rendimentos que somados são superior a 22.847,76. Se não recebeu, não terá que devolver.
Felipe
Bronze DIVISÃO 2 , FisioterapeutaOlá! Minha esposa recebeu o auxilio, não estava sabendo, declarei ela como dependente e apareceu para devolver o auxilio.
Minha dúvida é: Na retificação, eu tenho que retirar apenas ela como dependente ou também preciso retirar nosso filho e o filho dela(meu enteado) ?
Agradeço desde já...
Fernanda
Iniciante DIVISÃO 5 , Estagiário(a) Arthur Leandro da Silva
Não recebeu, pois não tem renda. Porém no site do dataprev ainda estão aparecendo para gerar os boletos.
Ilka Wanessa da Silva Bezerra
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá bom dia.
Um cliente recebeu o auxílio emergencial e apareceu o darf para pagamento, mas ele não tem como pagar no momento.
Posso fazer a retificação do IR dele reduzindo os rendimentos mensais para excluir a devolução do abono?
OBS: Ele é autônomo
Carlos Del Valle
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista SistemasBom dia,
Esposa recebeu o auxilio emergencial e é minha dependente... Mandei o imposto e no E-CAC fica com o Status "Em Processamento"...
Duvidas:
1 - Devo aguardar ou já posso fazer a retificadora removendo a esposa como dependente?
2 - Caso eu remova a esposa como dependente, ela terá que fazer a declaração de IR?
3 - Eu removendo a esposa deste exercício como dependente, posso voltar a adiciona la como dependente no próximo exercício?
Carlos Alberto da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Autônomo(a)Boa noite pessoal!
Meu caso é bizarro.
Fiz a declaração de um cliente como todos anos incluindo a esposa como dependente e ao transmitir a mesma no recibo aparece a mensagem sobre auxilio emergencial da esposa com DARF para devolução.
Acontece que ela não fez pedido do auxilio emergencial e algum esperto se apoderou dos dados dela e recebeu as parcelas 3,4 e 5.
A parcela 1 e 2 foi devolvida para o Ministério por não ter sido sacada em 90 dias.
Vou retificar a declaração, mas alguem tem alguma idéia do que a pessoa precisa fazer, já que usaram seu CPF de forma indevida e descoberto somente agora?
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Carlos,
Use o disk-denúncia do Ministério da Cidadania.
Elza Vanda
Iniciante DIVISÃO 2 , Account ManagerBoa tarde
Fiz a declaração de uma pessoa que não sabia que p dependente pegou o auxílio... gerou a darf pra devolução do auxílio emergêncial...
Em seguida fiz a retificadora e exclui o dependente.
Fiz no dia 10/03
Hj dia 10/04 olhei no ecac e consta como em processamento... 1 mês já, alguém tirou dependente e já saiu do processamento?
Carlos Alberto da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Autônomo(a)JOAO H JR,
Bom dia e obrigado pela resposta.
Imaginei isso e havia orientado ao cliente denunciar através do fale conosco do Ministério da Cidadania.
Jacqueline B Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Administrativo FinanceiroBoa tarde, minha dúvida é parecida com a do Felipe.
O rapaz não sabia que a esposa havia recebido, sendo que ela é dependente dele no IR e também no plano de saúde.
Posso retirá-la como dependente, tb excluindo o plano de saúde, mas e os filhos ? Mantenho ? Tendo em vista que eles passam a ser dependentes dos dois ne ?
Agradeço
Marcelo Siqueira
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Arthur Leandro da Silva, pra ter certeza é melhor fazer uma senha de E-Cac do dependente e verificar.
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Jacqueline B Silva, Sim, você pode manter os filhos como dependentes, mas eles só podem aparecer em uma declaração. Se for fazer da esposa separado, ai vai ter que escolher em qual colocar os filhos.
Marcelo Siqueira, Sim, é bom acompanhar pelo Ecac mesmo.
José Bezerra de Araújo Filho
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Eu devolvi o auxilio que minha esposa recebeu. Depois retifiquei o irpf e não a coloquei como dependente. Eu consigo o ressarcimento da devolução que fiz?
Vanessa
Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Vendas Osmar Luis Cornachione meu marido fez a declaração e colocou eu como dependente ,e eu recebi o auxílio ,e gerou a DARF para devolver o auxílio ,e não temos esse dinheiro para devolver ,ele pode retifica e tirar eu como dependente ,e temos 2 filhos que e colocado com dependente na declaração dele e no meu auxílio foi incluído os filhos .No caso na declaração para retificar tira os filhos também ou só a esposa .
Se se fiz isso pode dá problemas futuros ou não?
Stephanie F.
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Edmar Elidio
Iniciante DIVISÃO 3 , AgentePessoal boa tarde! Como ficou as declarações que vocês retificaram para não pagar a devolução? Será que mais para frente pode dar problema para quem não declarou dependente só para não pagar? Eles podem cruzar dados com a empresa, plano de saúde e plano de vida( em que a pessoa que recebeu consta como dependente)Outra dúvida, se a pessoa pegou apenas 5 de 600 e 3 de 300 que dá o valor de 3.900,00 Por que o valor a devolver e de 6.000?
outra dúvida, seria melhor retificar novamente e declarar o auxílio?
teria alguma forma de parcelar esse valor?
Fazendo a retificação no irpf, tirando o dependente posso pagar parcelado pelo portal da cidadania ou daria problema?a
alguns sites diz que a devolução somente e das parcelas de 600,00 mas por que lá aparece todas?
Marcelo Machado
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Prezados colegas,
Meu cliente possui rendimentos tributáveis acima dos 22 mil e sua mãe é sua dependente. A mãe recebeu 3.600 de auxílio emergencial, mas a DARF de devolução emitida pelo programa do IRPF 2021 foi de 3.000,00. Fiquei em dúvida, por qual motivo a DARF gerada não foi de 3.600,00. Segue abaixo composição do auxílio emergencial:
Auxilio Emergencial: 3.000
Auxilio Emergencial Residual: 600
Total: 3.600
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Marcelo Machado, bom dia!
O Auxílio Emergencial Residual não é para ser devolvido, apenas as parcelas normais.
Marcelo Machado
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigado pelo esclarecimento Arthur.
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Marcelo Machado Tamo junto!
Cezar Silveira
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
Boa tarde
Só para confirmar, a pessoa recebeu o auxilio, vai declarar como rendimentos e mais outros valores que tenha ganho em 2020 superior aos R$ 22.000,00 , este auxilio vai compor a base de calculo do imposto a pagar/receber , isso né ? então supondo que dê imposto a pagar vai gerar DARF do IR a pagar e, mais o DARF do auxilio a ser devolvido, isso mesmo ?
(além de devolver o auxilio que entra na base de calculo vai pagar imposto)
O darf para devolução do auxilio emergencial também foi prorrogado para 31/05 ?
Obrigado
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a) Cezar Silveira, boa tarde.
Isso mesmo! Tem que declarar como rendimento tributável e ainda devolver.
Sim, todos os vencimentos foram prorrogados para 31/05.
Caio
Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) ContabilidadePessoal boa tarde
Posso retificar IR com darf do auxilio não pago, quer dizer em atraso?
Atenciosamente
Caio
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia, Caio.
Pode sim, mas lembrando que o novo vencimento do auxílio é 31/05.
Wagner Carvalho
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Alguém fez a retificação e já teve a nova declaração processada?
Abs.
Wagner Carvalho
Luana
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Ola, eu recebi as parcelas 1, 2 e 3 do auxilio emergencial no meu banco e nao recebi as demais parcelas que a essa altura, acredito que tenham sido depositadas na Caixa. Fiz meu IR ha pouco e tive rendimentos tributaveis (pouquissimo) acima dos 22 mil e o sistema me gerou o DARF a pagar de 3 mil. Nao havia declarado por distraçao, estou fora do pais para um tratamento de saude e estou bem fora do ar. Entrei no dataprev e retirei meu informe de rendimentos, la me diz que recebi 3 mil e ainda tenho 1.200 a receber, sendo que tive acesso no meu banco a apenas 1.800. Somente em agosto quando termina meu tratamento, estarei de volta e poderei ir pessoalmente na caixa economica federal. O que me sugerem? Serà que a unica coisa correta eh fazer uma retificadora, declarar os 3 mil (mesmo sem saber se consigo recuperar os 1.200 residuais), pagar o darf e em agosto rezar para recuperar meu acesso a esse dinheiro? Ou tem como pagar 1.800 e abdicar do que eventualmente esta na Caixa e eu nem toquei? Obrigada!
Arthur Leandro da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
Wagner Carvalho:
Já sim!
Luana:
Se eu fosse você, retificaria e devolveria o Auxílio. Depois iria atrás desse residual, menos dor de cabeça, pelo menos por enquanto.
Lembrando que o residual é tributável também, mas não precisa devolver, apenas o normal.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade