x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.028

Demora no processamento da DIRPF

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 20:54

Olá Márcia! Então, estou na mesma situação que você. Entreguei minha declaração no dia 05 de março, porém até hoje encontra-se com o status "em processamento". Conheço várias pessoas que fizeram bem depois e já estão com suas declarações processadas / fila de restituição. Temo que quem está nessa situação esteja na malha fina, porém o fisco deve enrolar o máximo possível para informare as possíveis pendências na declaração, pois se divulgar as pendências após o dia 31 de abril, a pessoa perde a possibilidade de mudar na retificadora entre declaração com dedução completa ou simples, e geralmente dessa forma o leão consegue abocanhar mais uma fatia do seu dinheiro. Ano passado tinha enviado a minha declaração no dia 06 de março, e ela só foi processada no dia 06 de abril, ou seja, exatamente um mês depois. Nessa ocasião eu fiquei na malha fina, e eles me informaram a pendência. Assim que fiz a retificadora não deu 5 minutos e já estava na fila de restituição. Infelizmente tem grandes chances da sua está com alguma pendência. Sugiro você dar uma boa revisada nela e na ausência de dados errados aguardar eles informarem.

Att.
Renan Montanaro 
Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 3 anos Sexta-Feira | 26 março 2021 | 09:19

Olá, bom dia a todos, assim como a Márcia, estou em mesma situação, enviei a minha declaração logo no primeiro dia e até agora segue em processamento. Nesse caso, conforme o Renan mencionou, devo fazer uma retificação, antes da Receita informar?  Agradeço muito atenção de quem puder, por gentileza me auxiliar, eu creio que a minha seja nas questões de plano de saúde.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Quarta-Feira | 31 março 2021 | 08:03

Pessoal, acessei o chat da Receita hoje e questionei o atendente sobre o atraso no processamento da  minha declaração. Segundo ele estou na malha fina, porém o sistema só deve reportar qual a pendência após o dia 30 de abril. Ou seja, fazem isso de forma proposital para pressionar o contribuinte, pois como optei pela declaração completa, após esse prazo não poderei mais migrar para a simples, e tendo a possibilidade de ao invés de receber uma restituição ter que pagar mais imposto. Vou continuar monitorando até o dia 30 de abril. Aconselho a quem estiver na mesma situação acessar o chat do portal ecac e solicitar informações quanto a real situação da dirpf.

Att.
Renan Montanaro 
Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Domingo | 11 abril 2021 | 11:13

Pessoal, passando aqui para atualizar a situação do processamento da DIRPF 2021. Infelizmente ontem completou um mês que enviei a minha, e continua em processamento. Como está a de vocês?

Att.
Renan Montanaro 
Tiago Leite dos Santos

Tiago Leite dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 20:13

Olá, pessoal!

Trabalho há alguns anos entregando declaração de IRPF e nunca havia acontecido antes essa demora no processamento das declarações enviadas. Tenho pelo 6 declarações entregues bem no início e que continuam com o status "Em processamento".
Duvido muito que a demora esteja relacionada a uma intenção da Receita Federal em processar as informações após o prazo final de entrega (que hoje já foi estendido para 31/05/2021) para que os contribuintes não possam ter a possibilidade de trocar o tipo de entrega da declaração (simplifica ou completa).
Imagino que esteja relacionada a algum problema sistémico pois já verifiquei que outras pessoas físicas estão enfrentando a mesma situação.
Vamos ter que ficar atentos a alguma atualização por parte da Receita ou ao processamento das declarações.

CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 20:15

Boa noite.  Entreguei minha declaração no dia 01MAR as 08h12, no dia 03MAR, minha declaração estava EM FILA DE RESTITUIÇÃO.  No dia 21MAR, houve uma manutenção do PORTAL GOV.BR, minha declaração agora está, desde essa data, EM PROCESSAMENTO.  Não sei o que aconteceu.  Alguem pode me ajudar?

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 20:31


Olá Tiago! Agradeço pela informação. O problema disso tudo que a Receita não se posiciona de forma oficial sobre esse suposto problema no sistema. Temo que acabe o prazo para a declaração, mesmo que prorrogado, e ainda continue em processamento. 

Att.
Renan Montanaro 
Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 3 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 18:14

Olá amigos, boa noite, a minha desde o dia 1 de março ainda segue em processamento. Agora com a extensão do prazo de análise, já nem sei mais o que faço.
Renan e Márcia, de início com mesmos problemas que eu... pelo que estou vendo tem mais gente também.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 13 abril 2021 | 18:18

Sim Regiane, não estamos sós nessa. Mas é complicado. Você já tentou contato no chat do ecac? Eu tentei e o atendente me disse que era um problema de sistema, mas que iria atualizar na segunda-feira, porém hoje já é terça e nada! Acho um isso um grande desrespeito com o contribuinte. 

Att.
Renan Montanaro 
Marli Barbosa

Marli Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 15:20

Olá amigos,
Estou com uma declaração nessa situação, enviei no início de abril e até agora não foi processada.
Já enviei outras e todas processados em 24h, justo essa que é de espólio final que está demorando.
Alguém sabe dizer se processamento da declaração de espólio, depende do envio das declarações dos herdeiros?

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 16:52

Boa tarde , fiz uma retificação em 16/03/2021 pois a primeira declaração apresentou pendencias. Porém essa retificação está em processamento até a data de hoje. Alguém mais está com o mesmo problema? Será problema sistemico da Receita Federal ? Ou porque ainda permanece com pendencias ?

EDSON VIANA DA SILVA MARQUES

Edson Viana da Silva Marques

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 17:08

Boa tarde.
Verifiquem com os clientes se não há mais nada a ser declarado. No meu caso havia mais uma fonte de rendimento e a pessoa não havia me informado. Resultado = 2 meses após eles acusaram a pendência e tivemos que retificar, incluindo a fonte.

Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 09:27

Sim Renan, e a todos aqui, tentei o chat e recebi a informação que o problema é no sistema. Também soube de conhecidos que tiveram a declaração em fila de restituição, dias depois, retornaram ao Processamento... Gente... bem louco isso tudo!!!

Marcio Greiço da Silva

Marcio Greiço da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Segurança
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 21:33

Márcia Virgínia, pelo que vi em outros comentarios, existe um problema de sistema no site ou app da receita federal, parece que estão resolvendo. A minha declaração também está no status: em processamento.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 21:48

Márcio, através de contato realizado através do chat do portal ecac, fui informado na segunda quinzena de março que iriam resolver esse suposto problema no sistema deles, ainda naquele mês. Resultado? Estamos já na segunda quinzena de abril e nada! Começo a desconfiar de algo proposital. Tempos sombrios...

Regiane, e bota loucura nisso. Se nós somos obrigados por lei a ter prazos para com o fisco, por que o fisco não é obrigado a cumprir prazos conosco?

Att.
Renan Montanaro 
Marcio Greiço da Silva

Marcio Greiço da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Segurança
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:10

Renan, acho tambem que é falta de servidor por conta da pandemia. Tem 10 anos q declaro e nunca aconteceu isso. Pode ser que tenha morrido pessoas do setor, e talvez isso temha atrasado a demanda. Tomara que resolvam logo... 

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:18

Entendo Márcio, faz sentido sua afirmativa, porém o processamento da declaração não é totalmente feito de forma automática pelo sistema computadorizado da Receita? Pensava que somente em alguns casos que a declaração era analisada de forma manual, e geralmente o próprio sistema informava que estava em tratamento manual.

Att.
Renan Montanaro 
Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:24

Bom dia gente. Entrei em contato com o atendente do chat, que me informou que nesse caso de processamento é porque consta em malha fina, mas temporario. Porque precisam terminar o prazo das declarações para eles liberarem as pendencias. Justificaram que ainda a Receita não tem as informações suficientes para cruzamento, por isso a demora, e também necessidade de terminar o prazo final. Será que essa informação deles procede ?

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:30

Letícia, se essa informação proceder significa que a situação é mais grave que pensei. Isso é um completo absurdo! Nunca houve isso. Esperar o prazo terminar pra liberar as pendências é algo premeditado, com o intuito de penalizar o contribuinte, talvez por um erro simples na declaração. Imagina se o projeto de lei que tramita no congresso que visa prorrogar o prazo da declaração até o dia 30 de junho for aprovado? Quatro meses para processar uma declaração, já sabendo que ela possui pendência e não informa-la ao contribuinte é algo criminoso!

Att.
Renan Montanaro 
Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 08:30

Raylan, pra alguns eles respondem isso, pra outros eles dizem que está em malha. Veja bem, acessei duas vezes o chat num intervalo de uma semana, na primeira vez o atendente me deu a mesma resposta que a sua, já na segunda vez o outro atendente disse que estava em malha, e que tinha que aguardar o prazo das declarações se encerrar para só então a Receita informar qual a pendência. Isso não me parece algo normal. 

Att.
Renan Montanaro 
Página 1 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.