x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.012

Demora no processamento da DIRPF

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 19 abril 2021 | 08:47

Tempos sombrios... Isso vai até quando cara? Todo mundo aflito com as consequências dessa pandemia, aí vem a Receita com essa sacanagem. Sem falar que esse sistema deles é bem falho, pois tenho um amigo que é bem ancap, e faz cada manobra e cambalacho na dirpf dele, pra recuperar todo o imposto retido, que faz inveja em muita gente. Este ano ele conseguiu 95% de resgate do imposto retido na fonte. Deve ter lançado uns 10 dependentes fictícios. Kkkkkkkk
Ele fez a dele num dia, no outro já tava em fila de restituição. Aí vai você e erra um mísero dígito de centavos na sua, e imediatamente cai na malha fina.  

Att.
Renan Montanaro 
Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 12:20

Entreguei a DIRPF dia 02/03 em processamento até dia 15, esqueci de declarar o BEM então dia 15/03 retifiquei, e até hoje está em processamento. Quando abro (Cópia do Recibo de Entrega) aparece o status em malha, porém no campo pendências de malha não consta nada. Deve ter algum erro no sistema. Nunca vi tanta bagunça. Sempre que enviava no máximo 3 dias já aparecia se houve alguma inconsistência na declaração. Pensando se não é por causa do BEM.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 12:31

Cindy, ano passado tive um volume atípico entrando e saindo da minha conta, pois comprei e vendi 3 carros, porém um amigo mais experiente em declarações me disse que não teria necessidade de informar isso a Receita. Agora estou com receio de ser isso, mas prefiro aguardar eles informarem a pendência. Como o prazo inicial para finalização das declarações era o dia 30 de abril, acredito que no dia 01 de maio o sistema deles deve sofrer algum tipo de atualização, e devem passar a liberar as pendências. 

Att.
Renan Montanaro 
Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 13:04

Renan, estou na esperança de liberarem as pendencias até dia 01/05. Se não, só vão liberar em 01/06 e olhe lá... Para quem tem restituição a receber eles só fazer o processo demorar mais. Acusam de estar na malha fina, mas não apontam qual o problema. Pelo chat do e-cac me falaram ser problema em despesas com saúde, mas não falam o que é.  Informei tudo correto... É complicado. Eles brincam com o contribuinte.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 13:07

Renan Montanaro, pode ser. O jeito é esperar. Não tenho nada de diferente dos outros anos, a não ser o BEM. 

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 13:11

Letícia, e ainda tem a possibilidade do congresso prorrogar o prazo para 31 de junho, e mesmo assim eles segurarem essas informações até 01 de julho. O que acontece se passar o prazo da declaração e ela estiver com pendências? É possível retifica-la após o fim do prazo para envio ou automaticamente é intimado para apresentar documentação?

Att.
Renan Montanaro 
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 16:16

Boa tarde!
No caso de despesas médicas pagas a prestadores que são PF, a Receita só poderá fazer o cruzamento de informações quando o profissional entregar a sua DIRPF.
Além disso, se o valor das despesas for alto, o contribuinte pode ser notificado para apresentar os comprovantes. Já tive casos assim, inclusive.  Li uma vez num artigo que se o gasto médico for superior a 20% da renda tributável, estará sujeito à malha fina.

No eCAC dá para consultar as fontes pagadoras e os rendimentos que elas informaram à Receita, então se estiver de acordo com o declarado pelo contribuinte, só resta aguardar o processamento.
A Receita só vai notificar a partir de 2022, as declarações deste ano que estiverem com pendências.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 16:55

Renan,
Eu não falei que a Receita só vai liberar as pendências em 2022. Eu disse que ela só vai "notificar" a partir do ano que vem. Notificação é aquele processo formal em que o contribuinte recebe uma correspondência da Receita para prestar um esclarecimento.
Se aparecer uma pendência no ECAC e realmente for um erro dele, o contribuinte retifica a declaração, e poderá fazer isso antes de ser notificado, ou seja, no mínimo até 31/12/2021.
O problema atual, tenho um caso assim, é que a declaração está há dias "em processamento", não aparece pendência no "Meu IRPF", as fonte pagadoras, no eCAC, estão de acordo com a declaração, então ... tem de aguardar.

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 17:02

Boa tarde Márcio.

Por gentileza como faço para verificar a fonte pagadora de despesas médicas se está correta? No caso verificar se a declaração PF da fisioterapeuta está com meus dados corretos? 

Não sei verificar isso no ecac.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 17:07

Entendi Márcio, realmente compreendi errado. A minha está em processamento desde dia 05 de março, e já retifiquei duas vezes, acreditando que algumas informações poderiam estar gerando pendências no sistema. Continua em processamento desde o dia 10 de março, dia da última retificadora. Agradeço pelo esclarecimento. 

Att.
Renan Montanaro 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 17:40

Mercia,
Só saberá, após o processamento da sua declaração.

Boa tarde Márcio.

Por gentileza como faço para verificar a fonte pagadora de despesas médicas se está correta? No caso verificar se a declaração PF da fisioterapeuta está com meus dados corretos? 

Não sei verificar isso no ecac.

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 17:43

Márcio, minha declaração tem despesas altas de fisioterapia, na faixa R$ 14.000,00, e confirmei com a fisioterapeuta e ela disse que entregou a declaração dela faz tempo, inclusive ja foi processada e a minha até hoje nada. Você acha que a minha pode estar na malha devido o valor ser alto?

Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 21:50

Pessoal, conversei com amigo contador, ele disse que o melhor a fazer, é retificar, retirando tudo o que não conseguirá comprovar em caso de malha fina. Será que isso se procede? Ele me informou que tem fonte conhecida, que alega essa probabilidade da receita estar no intuito de abocanhar mesmo o povo de baixo escalão. Principalmente em tempos de auxílio emergencial. Complicada SITUAÇÃO né, pensa bem. Se for isso mesmo....  Olha isso Renan.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 20 abril 2021 | 23:16

Regiane, venho falando dessa possibilidade aqui faz tempo. Porém, eu vou segurar até eles liberarem as pendências. Acho que a idéia é apavorar as pessoas e forçar com que todos anulem possíveis pedaladas fiscais inseridas nas declarações. Eu tenho imposto a ser restituído, então a essa altura do campeonato não me importa mais se vou receber no último lote, importa é receber! Por isso decidi aguardar. 

Att.
Renan Montanaro 
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 21 abril 2021 | 09:00

Mercia Rosa dos Santos Pereira,
Não tens como fazer essa verificação. No eCAC só podes consultar as pessoas jurídicas/físicas que te pagaram rendimentos e informaram os valores numa declaração chamada "DIRF".

Letícia M. G. Costa,
Dependendo do valor da tua renda, e se há uma variação grande de valores de despesas médicas de um ano para o outro, pode ser que tenhas caído na malha fina sim. Encontrei o artigo que eu tinha mencionado sobre despesas acima de 20% dos rendimentos tributáveis.
Link:  Até contribuintes mais comportados caem na malha fina
Como disse antes, já tive casos de clientes que caíram na malha por conta de gastos médicos elevados, tiveram de apresentar todos os comprovantes para a Receita, e as declarações foram liberadas sem problemas, mas teve todo esse processo ...

Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 09:46

BOM DIAAA, para quem não tem certeza do que está acontecendo, só ir em IMPRESSÃO de segunda via de recibo e nele vai encontrar MALHA FINA.
Fiz isso e localizei.
Agora igual Renan disse, quem tem como comprovar tudo que declarou Ok. Toca o baile.
Quem não tem... EIS a questão.  
Faz o que né???
Eu sinceramente tenho não viu....
Mércia.. Márcio... Letícia.. Renan... Cindy..
E agora?? 
Alguém pode dar um conselhoo aeee rsrsrs
Creio que muitaaaaa gente tá nessa...

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Mercia Rosa dos Santos Pereira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 09:58

Regiane, eu que tenho todos os comprovantes , mesmo assim fico tensa sobre essa situação de ser convocada, já deu vontade de retirar e pagar um imposto maior só para não passar por essa situação de abrir processo para entrega de recibos, pq na verdade nem sei como faz isso... 
Só não tirei, pq como o valor é alto fico até com receio de retificar e depois ser convocada da mesma forma. Então não faria diferença a retificação.
Se eu não tivesse como comprovar já teria retificado e retirado tudo. 

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 10:34

Bom dia, 

Mesma situação de todos, declarei dia 01/03/2021 e quando foi dia 05/03/2021 foi para restituição , para minha surpresa quando foi dia 08/03 ,voltou para processamento.
Logo deveria ser  por conta do BEM que só foi divulgado dia 08/03, retifiquei e declarei o BEM dia 10/03, ate a data presente continua em processamento.
Não tenho despesa de nada, somente esse BEM, logo estou achando q o governo ainda não esta sabendo como fazer.
e tb na copia do recibo consta em malha fiscal.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 11:05

Olá REGIANE SANTOS. Sim, eu tinha visto que no recibo consta em malha. Eu estou achando que o BEM que está causando tudo isso. Tem outra pessoa que não tem despesas dedutíveis e também está como nós, só tem o BEM.  Minhas despesas não mudaram de um ano para outro.  As d Regiane Santos espesas médicas correspondem a uns 10% ou menos do rendimento tributável. O que causa estranheza é que o próprio sistema sempre acusava a possível inconsistência, agora não. Vou esperar aparecer a tal pendência para poder retificar.

Letícia M. G. Costa

Letícia M. G. Costa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 11:39

Gente, também estou muito preocupada com essa questão de comprovação de despesas médicas. Eu tenho todos o recibos que a fisioterapeuta me passou dos serviços. Porém a pergunta é... Será que eles são suficientes?  É complicado essa demora deles. Quero resolver essa questão logo.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 11:45

Mercia Rosa dos Santos Pereira,
Se as despesas estão comprovadas, não vejo o porquê de retificar e pagar mais imposto. Talvez seja só uma demora de processamento por uma questão de sistema mesmo. Mas se fores notificada, terás de abrir um processo digital, no eCAC, e enviar os comprovantes digitalizados. Tem as instruções detalhadas, no site da RFB, e certamente encontrarás alguma orientação aqui no Portal Contábeis caso apareça alguma dúvida específica.

Wanderson Bueno

Wanderson Bueno

Bronze DIVISÃO 3, Quimico(a) Industrial
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 13:32

Olá também estou na mesma situação, a única coisa diferente foi declarar o Bem, também tenho vários recibos médicos meus e de meus dependentes,  fica difícil retificar o que não se sabe exatamente. Será que eles apontam a pendência mais para frente?

Marcio Greiço da Silva

Marcio Greiço da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Agente Segurança
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 17:28

Certamente irão apontar o que caiu na malha. Pois é direito do declarante a retificação. Certa vez eu cai pq coloquei 2x CPF da esposa, ai veio mostrando e retirei a duplicidade. Mas desta vez ta muito demorado. Tomara que informem logo se existe alguma pendência.

Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 2 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 23:57

Pessoal, hoje, amigo do trabalho, retirou sim o que não conseguiria comprovar, reduziu o a restituição. Isso ele fez ontem. Hoje no almoço foi consultar já entrou em fila
A outra menina que trabalha comigo entrou no chat e disseram a ela que seria o BEM imóvel. ..
Eu acho que estão sem padrão! Desepero total nos cofres públicos! Atendimento lento por isso! E pegando a classe dos "menos favorecidos" pelas pernas "bolsos" A conta só arrebenta para o lado mais fraco.

Página 2 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.