x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.009

Demora no processamento da DIRPF

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 23 abril 2021 | 08:39

Wanderson Bueno,
A Receita Federal sempre disponibiliza a informação das pendências (via "eCAC - Meu Imposto de Renda") para que o contribuinte possa corrigir a declaração, se foi erro dele. Este ano é que está demorando para ter o resultado do processamento, em alguns casos ...

Regiane Santos,
Apresentar despesas falsas, na Declaração, é considerado crime tributário. Já teve gente condenada pela Justiça, inclusive.

Regiane Santos

Regiane Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Pedagogia
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 08:30

Olá Márcio, bom dia, obrigada pela resposta, mas quanto a punição, todos temos consciência e sabemos que geralmente em maior porcentagem só atinge a população brasileira de baixa instabilidade. 

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 13:12

Boa tarde.
Pelo que li aqui muitas pessoas estão na nessa situação que eu, aguardando a declaração sair da fila de processamento.
Queria saber se após o prazo  para entregar a DIRF ainda continuar em processamento a pessoa não recebe a restituição?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 13:45

Letícia M. G. Costa,
Para fins de dedução na declaração, o contribuinte só precisa dos recibos ou notas fiscais fornecidos pelos prestadores dos serviços médicos.
Se por acaso a Receita "desconfiar" de alguma coisa, e o contribuinte cair na malha fina, ela pode solicitar laudos médicos, comprovantes do desembolso do valor (cheque, transferência bancária ...).

Rosa ângela Affonso,
Só quando a Receita terminar o processamento é que a declaração vai para a fila de restituição.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 14:23

Pessoal, em um dos meu contatos via chat no portal ecac, um atendente da Receita tinha me informado que a minha declaração estava em malha fiscal, e que ele não tinha acesso ao motivo, porém me informou que somente após o dia 30 de abril,  conforme calendário inicial, é que a pendência seria liberada para correção, pois o sistema desse ano tinha sido programado dessa maneira. Como houve alteração no calendário com prorrogação do prazo pela própria Receita para o dia 31 de maio, acredito que a programação inicial do sistema deve permanecer, ou seja, pendências sendo liberadas já à partir do dia 01 de maio. Estou na esperança que isso aconteça. 

Att.
Renan Montanaro 
CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 abril 2021 | 18:15

Boa noite.  Ao imprimir o Recibo de Entrega, na folha de rosto, consta MALHA FISCAL, não significa que vc tenha caído da "MALHA FINA", assim me informou um atendente via CHAT, mandou eu verificar o portal e-cac de dez em dez dias.  Acho que a informação passada ao componente do grupo,  não poderia informar que só forneceria as PENDÊNCIAS,  caso tenham, no dia 01MAI, essa data iria de encontro a oportunidade do contribuinte RETIFICAR , acertando as Pendências, pois passaria do prazo..... Isso é só uma suposição..... Abraços a todos.

Wanderson Bueno

Wanderson Bueno

Bronze DIVISÃO 3, Quimico(a) Industrial
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 15:07

Boa tarde....realmente estou achando muito estranho a ausência de informações por conta da receita...sou leigo no que se trata de malha fina. ..sempre achei que o contribuinte pode retificar o que está errado ..Mas não é o caso esse ano....será que tem a possibilidade de deixar em malha sem condições de retificar e nem saber a pendência? E ter que comprovar tudo com documentos..? Da trabalho mas eu já deixei tudo separado e solicitei alguns vamos aguardar 

CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 18:14

Boa noite a todos do Grupo.  Retiro a maioria das coisas postas por mim anteriormente.  Fiz contato hoje, pelo CHAT, e o atendente me falou que quem está na folha de rosto do Recibo SITUAÇÃO: MALHA FISCAL, está sim em MALHA FINA.   Triste isso.  Perguntei porque da demora de comunicar as PENDÊNCIAS, para poder  agilizar uma Declaração Retificadora.  O atendente informou que seria no final de maio.  Ai então questionei que não daria tempo para conseguir sanar as discrepâncias encontradas, perdendo o prazo.  Vou dizer o que ele supostamente queria falar:  ME DESCULPEM PELO TERMO:  CG..... Desculpem pela palavra, isso é só um contribuinte P da vida com essa demora.   Abraços a todos. ,

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 18:16

Boa noite,

sinceramente esse ano não sei o que aconteceu, não tenho despesas dedutíveis e somente  tenho o BEM, minha declaração foi para restituição e depois voltou para processamento e desde então continua.
Muito estranho.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 19:03

Boa noite!
Essa questão de constar "malha fiscal" na folha de rosto do recibo é uma advertência com relação aos anos anteriores, e não da declaração atual. Pendências da declaração de 2021 vão aparecer no eCAC, depois do processamento.
E mesmo que o prazo de entrega expire, o contribuinte vai poder retificar normalmente (só não poderá alterar o modelo da declaração).

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 19:24

Boa noite Márcio. Também não entendi sobre essa situação de Malha Fiscal se tratar de uma advertência sobre as declarações dos anos anteriores. Como assim?

Att.
Renan Montanaro 
CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 1, Apontador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 19:56

Boa noite Marcio.  Eu tb imaginei que fosse isso, mas o atendente de hoje do CHAT deixou bem claro que a situação MALHA FISCAL seria o mesmo que MALHA FINA.   Só faltou rir de mim.... Eles ficam falando para vc ficar postergando para que vc não faça uma declaração Retificadora, pois se vc colocou algum valor acima do recibo (procedimentos de saúde), daria tempo de não receber notificação por Ofício.  Eu vou esperar até o dia 30/05 para fazer minha Retificadora, espero até lá seja apresentada as PENDÊNCIAS. É muito triste isso que está acontecendo...
RESPONDENDO A SRA. ROSA ANGELA AFONSO
Quando você imprime o recibo de Entrega do Imposto de Renda, aparece na primeira página, que eu chamo de FOLHA DE ROSTO.  Faça um teste agora entrando no portal do e-cac e imprime o Recibo novamente e observe.  SEGUE A DIGA.  Abraço a todos.

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 20:21

Concordo com você Carlos, vou aguardar até o último dia antes de retificar só por retificar. Inclusive estou esperançoso com duas possíveis datas para liberação das pendências, sendo a primeira dia 01/05, data em que estaria programado inicialmente o sistema da Receita para liberação das pendências, conforme calendário inicial, e a outra data seria no dia que completar exatamente 2 meses de ter enviado a minha declaração, pois vi algumas pessoas em outros locais comentando sobre isso. Boa a sorte para nós todos!

Att.
Renan Montanaro 
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 09:13

Renan Montanaro,
Se o contribuinte tem alguma pendência de malha nas últimas cinco declarações anteriores, é impressa essa informação na folha 2 do Recibo de Entrega da declaração atual. Se tem débitos, também é informado. Mas não aparece informação de malha da declaração atual, pois nem daria tempo, já que a transmissão é automática e o processamento posterior.

Carlos Silva,
Pois é, o contribuinte tem de se atentar a isso, já que só pode retificar, alterando o modelo, até o prazo de entrega. Então, digamos que tenha sido feito pelo modelo completo, lançando despesas médicas. Se ao retirar ou diminuir alguma despesa e ficar mais vantajoso o modelo simplificado (menor imposto a pagar ou maior a restituir) só tem até 31/maio para alterar.

Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 10:48

Márcio Padilha Mello minhas últimas declarações não constam pendências, todas já processadas e restituídas. No entanto a deste ano está em processamento e no recibo conta em malha fiscal.  Não vou alterar nada até que que sejam informadas as possíveis pendências.  

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 11:48

Cindy Paula,
Eu tenho um caso de declaração em processamento, e no recibo de entrega, aquele gerado no momento da transmissão, com duas páginas, e que tenho salvo no computador, não aparece informação de malha referente à declaração atual.
Resolvi acessar o eCAC do cliente, no "Meu IRPF", e solicitar a "cópia do recibo de entrega". Neste sim, tem uma página a mais, a tal "folha de rosto", e nela consta a "situação: malha fiscal".

Renan Montanaro

Renan Montanaro

Bronze DIVISÃO 5, Analista Informática
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 12:36

Márcio, meu caso é igual ao da Cindy. Minhas últimas declarações não possuem pendências, pois todas encontram-se processadas e com valores já restituídos. Até porque quando há alguma pendência, o ano da declaração na parte superior do menu Meu Imposto de renda fica vermelho, ficando fácil identificar o alerta de pendência. Não é o meu caso.

Att.
Renan Montanaro 
Cindy

Cindy

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 12:58

Renan Montanaro exatamente. Mas já aconteceu de ficar com pendência e eu não retificar porque eu tinha todos os comprovantes e depois automaticamente o  sistema liberar e ir para fila de restituição. Esse ano que está uma bagunça. No máximo 10 dias já aparecia processada ou pendências. É o Brasil, até mesmo na ajuda do governo (BEM) temos que pagar impostos.

Wanderson Bueno

Wanderson Bueno

Bronze DIVISÃO 3, Quimico(a) Industrial
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 11:00

Isso é falta de respeito com o contribuinte,  mas sou da opinião dos colegas...só vou retificar quando apontarem pendência se tiver lógico...Brasil tudo para complicar a vida do cidadão 

Rosa Ângela Affonso

Rosa Ângela Affonso

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 11:09

Meu Deus que agonia!!
Eu sou leiga em relação a contabilidade, .
Minha irmã já falecida era contadora e era quem fazia minhas declarações de imposto,porém ela me ensinou e eu comecei a fazer as minhas e há 3 anos faço para o meu irmão  e graças a Deus sempre deu certo,porém esse ano está demorando muito para liberar e fico com receio de ter feito algo errado e prejudica-lo,mas pelo que  vejo muitas pessoas estão apreensivas para  ver a declaração ser processada.
Tomara que saia logo da fila de processamento  e que todos possam receber o que lhe e de direito

Hildemário dos Santos Passos

Hildemário dos Santos Passos

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Sistemas
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 12:17

Bom dia, amigos(as)!
Tenho acompanhado muitos colegas "desesperados" com a "demora" em que o Sistema da Receita Federal vem tendo nos processamentos das Declarações do IR entregues. A respeito no assunto, venho relembrá-los que o fisco tem até cinco anos para realizar esse processamento, porém por experiência, as declarações que estiverem com o status de "Em processamento" por mais de 72h é porque encontram-se com divergências entre as informações encaminhadas e as existentes nos diversos bancos de dados utilizados pela Receita Federal para realização dos cruzamentos das informações. Diante do exposto, a recomendação é que seja revisada, CRITERIOSAMENTE, os dados preenchidos e no caso de detecção de algum ERRO, já apresentem uma nova declaração retificadora sem aguardar; tanto o término do prazo quanto a indicação de pendências por parte da Receita Federal. Dessa maneira. realizando as correções necessárias, o contribuinte já receberá o status de "em Fila de Restituição" em poucas horas do reenvio. Fazendo isso, além de evitar transtornos futuros, garante a inclusão do seu nome nos primeiros lotes.

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 12:29


Bom dia

Enviei uma declaração ontem 28/04 as 10:30 e a tarde as 16:00 hrs  já estava com o status   "em fila de restituição ".






Cezar Silveira
Tiago Leite dos Santos

Tiago Leite dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 13:08

Hildemário,

Entendo sua opinião mas creio que não seja bem assim como comentou que aconteça. Entrego declaração de IRPF desde 2008, pelo menos, não só minha mas de outras pessoas físicas e nunca vi acontecer o que está acontecendo este ano. Como indicado por você no comentário, já havia tido essa ideia de retificar uma declaração que estava há bem mais de 72h com status "em Processamento" e não só a declaração original como a declaração retificada continuam até hoje, 29/04/2021 com o status "Em processamento".
Idealmente a declaração retificadora só deve ser feita quando há um retorno da Receita Federal de que consta erros ou falta de informação.
Com certeza o que está ocorrendo esse ano não é normal e há sim por parte do fisco uma falta de transparência nas informações.

Página 3 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.