x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 119

acessos 36.499

Integrador Estadual - São Paulo - demora na análise dos processos

João Marcos de Moraes

João Marcos de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 08:19

Bom dia,

Alguém esta enfrentando novamente demora na análises dos processos de alteração na SEFAZ?

Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite.

12 dias parado, já cancelei e refiz 3 vezes e nada de analisar ainda.

alguma dica?

João Marcos de Moraes

João Marcos de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 8 julho 2021 | 10:50

Complicado Rafael, disparei e-mails afim de encontrar uma solução, mas a resposta que tive foi apenas esta:

Prezado(a), 
 
A análise e decisão de pedidos relativos a inscrição, alteração ou baixa de Inscrição Estadual NÃO são feitos
pelo Posto Fiscal. 
Esses procedimentos são de responsabilidade de outra Unidade, de natureza estritamente interna, que não
realiza atendimento ao público. 
Em respeito aos Princípios da Isonomia e da Impessoalidade, a análise dos pedidos obedece à ordem cronológica de chegada​/apresentação da documentação e o prazo de conclusão varia em função da quantidade de pedidos aguardando na fila de atendimento da unidade, que varia em função de maior ou menor demanda, não sendo possível precisar uma data para conclusão de seu pedido (a Unidade atende a 38 municípios jurisdicionados à Delegacia Regional Tributária de Araraquara). 
Informamos ainda que alguns pedidos podem ser enviados para apreciação e manifestação da Fiscalização Direta de Tributos, quer seja por previsão da legislação, quer seja por necessidade de análise mais detalhada, o que também influencia no prazo de conclusão. 
Orientamos que acompanhe sua solicitação pelo sistema REDESIM/CADESP, através do qual será informada a decisão do pedido ou realizadas exigências complementares à documentação já apresentada. 
Não obstante informações anteriores, redirecionaremos sua demanda para ciência da área competente pela análise
e decisão do pedido. 

Atenciosamente                     
  
Equipe de Atendimento da Delegacia
        Tributária de Araraquara

e ainda falam de desburocratização e agilidade nos processos,  não esta fácil.

juliane florencio

Juliane Florencio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 19 julho 2021 | 14:27

Boa tarde colegas!
Estou com o mesmo problema, meu DBE está desde 07/07/2021  com este status: "Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite. "

Meu DBE é de : troca de endereço sede/ razão/ atividades ( com/serv)/ alt. capital.

Na mesma semana liguei no sefaz pelo numero 0800-0170110 (exclusivo para telefone fixo), e a atendente me disse, que não se trata de erro no DBE, e sim excesso de analises para o sefaz fazer, e basicamente a mesma coisa do email do colega, todavia explano que é provável que esta analise tenha origem no ENDEREÇO, em algumas pesquisas sobre este status notei que se tratava de alteração de endereço, onde o sefaz depois de muuuuitos dias dentro do próprio DBE solicita os seguintes documentos: CARTA DE VACANCIA C/ FIRMA RECONHECIDA DO PROPRIETARIO DO IMOVEL,  IPTU DO IMOVEL NOVO DA SEDE, COMPROVANTE DE RESIDENCIA DOS SÓCIOS,  RGS SOCIOS, FOTOS DA FACHADA E INTERIOR DO IMOVEL OBJETO DA ALTERAÇÃO. Isso geralmente ocorre quando para o SEFAZ já existe uma Inscrição Estadual ativa no endereço.  Acessei o SIPET via certificado digital do cliente e anexei hj todos estes documentos que citei , essa é a 3ª vez que estou tentando me adiantar e enviar a juntada, pois o Sefaz ainda não solicitou via DBE, as duas primeiras em 2 horas foi rejeitada, me mandaram aguardar a solicitação dos docs via DBE, nesta de hj solicitei de manhã e até agora não foi rejeita, e outro detalhe que nas  02 vezes  não havia no sipet um campo solicitando:  "CEP do novo endereço (caso não haja mudança de endereço, basta inserir o CEP atual da EMPRESA)" , então estou confiante.
Outra coisa, eu não refiz o DBE, como a atendente disse que as analises respeitam ordem de chegada não quis arriscar de o fato de refazer o DBE, redefinir a ordem de chegada para analise do meu protocolo, se realmente houver.
Qualquer novidade retorno!
Cordialmente,
Juliane


João Marcos de Moraes

João Marcos de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 22 julho 2021 | 09:52

Bom dia Juliane,

Agradeço por expor também seu problema no sistema REDESIN, estou com vários processos aguardando analises, que vão desde Alteração de sócios, mudança de contador responsável, alteração de endereço e Atividades, acredito então que não seja um erro especifico de somente um determinado assunto, isso está me cheirando a desentendimento interno na Secretária da Fazenda.

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 12:51

Pessoal, estou relatando aqui minha experiência também.

Estou solicitando o DBE de baixa de empresa, foi rejeitado duas vezes por falta de assinatura via certificado digital, o que me causa estranheza, visto que nunca foi exigido em DBE de baixa.
Me estranha demais essa exigência, ainda, após a entrada em vigor da Lei da Liberdade Econômica, que "zera" os custos para a baixa da empresa.

Feito o certificado digital do cliente. Não foi mais recusado o DBE, porém, está com a situação "Aguardando validação pelo integrador estadual", já há alguns dias.

Lamentável.

juliane florencio

Juliane Florencio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 14:20

Boa tarde pessoal!

Obrigada Leonardo e João Marcos!
Atualizando meu caso, a 3ª juntada enviada por antecipação via SIPET foi rejeitada, então estou de mãos atadas , e terei que aguardar a manifestação do SEFAZ dentro do DBE, para poder enviar a juntada  via SIPET. E como o João marcos citou, realmente está ocorrendo exigência/ "Aguardando validação pelo integrador estadual" variados pedidos ( baixa/constituição/ endereço)    :(

Muito complicado explicar isso para o cliente.

Cleiton Silva Dos Santos

Cleiton Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 15:40

Boa tarde!

Alguém teve alguma resposta sobre  o acompanhamento Protocolo REDESIM- Integrador Estadual - São Paulo. 
Fiz uma abertura de empresa na data de 22/07/2021  e até agora nenhuma resposta sobre a inscrição estadual.

juliane florencio

Juliane Florencio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2021 | 16:48

Boa tarde, pessoal !
tenho 03 protocolos parado no integrador estadual desde  22/07, (abertura de ltda/ baixa de ltda/ alteração de ltda), porém ontem transmiti 02 DBE de constituição de empresario individual, e hj ambos foram deferidos, será que é algo com ltda????
A contadora disse que os demais colegas alegaram que  está sendo uma média de 20 dias para os dbes serem liberados...
Sobre cancelar e retransmitir os dbe's, eu prefiro não correr o risco, pois por email o sefaz  disse: que é respeitada a ordem da DATA de protocolização dos dbes para passar por analise".

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 6 agosto 2021 | 12:37

Para abertura de empresa está saindo rápido, mais ou menos uma hora.

O problema está na alteração e na baixa mesmo. Estou aguardando desde o dia 22/07.
Com relação ao certificado digital para baixa de empresa, pelo visto estão exigindo mesmo.
Resposta da SEFAZ: "Informamos que o evento 517  necessita certificado digital (contador ou contribuinte), se o mesmo não tiver o certificado, poderá Distratar na Jucesp, baixar de oficio na RFB e por último na SEFAZ através ANEXO III da Portaria CAT-92 de 23-12-98."

TARCIZO J J FILHO

Tarcizo J J Filho

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 20:39

Boa noite!

Estou com 5 processos parados e a análise é aleatória, tanto para abertura, alteração ou baixa, pois já passou processos nessas três situações e outros não!
Outra coisa, tem processo de baixa/alteração/abertura que só com a senha do site Acesso.gov.br é aceito e outros nas mesmas condições, são encaminhados pra esse limbo…, coincidentemente, quando algumas modificações nos sistemas aqui da Jucesp foram feitas ao longo do mês de julho p.p.
Os sistemas oficiais ajudam ao contrário, ou melhor, o que era pra agilizar os processos emperra-os, cada vez mais.
Mas que está preocupado em ajudar ou favorecer nossa categoria, né não?
Sem perspectiva de qualquer modificação pra melhor…

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 08:22

Bom dia amigos, também  estou preocupada, achei que fosse apenas o meu processo. Pois essa empresa que fiz o DBE está cassada no Estado por Inatividade Presumida. Será que a Sefaz vai indeferir, estou alterando saida de sócio e endereço.Essa empresa esta parada desde 2.016 e o contador anterior nao fez nada. Há uns 10 dias atrás fiz apenas a DBE dessa mesma empresa de uma saída de sócio que estava alterado na junta e nao na REceita desde 2.016 e foi deferido normal pela sefaz. Alguém sabe me dizer se vou precisar habilitar essa empresa? Se alguém souber por favor me oriente...Obrigada

Priscila Kawase

Priscila Kawase

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 09:54

Bom dia, amigos!
Fiz uma DBE de alteração de endereço no mesmo município de uma sociedade limitada no dia 22/07/2021, e desde essa data até ontem estava com o status:  "Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite." Estive ligando no 0800 0170101 da SEFAZ-SP mas responderam que meu DBE estava na fila pra análise, já que o Posto Fiscal não estão atendendo presencialmente aqui em Taubaté ou São José dos Campos, o que também não adiantaria pois não são eles quem faz essa análise. Ontem de manhã resolvi enviar uma mensagem pelo Correio Eletrônico da SEFAZ-SP para questionar a demora, e coincidência ou não, analisaram à tarde e indeferiram sob motivo:
"SEFAZ-SP Motivo do indeferimento: VERIFICAR RECOLHIMENTO DESTDA DIF - REF 04-2021
SEFAZ-SP Motivo do indeferimento: VERIFICAR RECOLHIMENTO DESTDA DIF - REF 05-2021"
Nunca tinha visto esse tipo de indefererimento!!!! Estou achando que são novas orientações pro Estado conseguir arrecadação, ou funcionários não capacitados.
Pelo que pesquisei, inclusive aqui neste site, esse tipo de exigência para liberar DBE são ilegais e cabe Mandado de Segurança para liberação, com base no Art. 7º da Lei 11.598 de 2007 que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Cheguei até a pensar em denunciar na ouvidoria da SEFAZ-SP, mas já que "essa briga" não vou entrar, por questões de prazo e custos com advogado, minha alternativa foi solicitar parcelamento hoje dos débitos não inscritos em dívida ativa, e já constando o parcelamento no Conta Fiscal, já que a primeira parcela vence em 10/09/2021 vou solicitar novamente a DBE.
Alguém já recebeu esse motivo de indeferimento de DBE por débitos recém vencidos?
Nesse momento de pandemia ainda!!!!
Abraços e na torcida para que tudo volte a funcionar normalmente

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 15:24

Ola amigos,

Alguém tem uma novidades sobre os processos da DBE, estava demorando demais. Exclui e fiz di novo . Sera que fui para o final da fila? AFFFFF...
Aparece a mesma mensagem desde ontem.. Ai meu Deus...

MARCOS ROBERTO CUBAS FONTOURA

Marcos Roberto Cubas Fontoura

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 17 agosto 2021 | 19:25

Boa noite Colegas!
Estou com o mesmo problema,
Processo DBE protocolado no dia 31/07,
Estou pensando em formalizar uma Reclamação no site Reclame Aqui, o que pensam de fazermos isso ao mesmo tempo?
Vou colocar a reclamação no meu CPF, vou colocar que sou Contador de uma Empresa sediada em SP e o meu cliente está tendo problemas pela demora no atendimento do Processo DBE.

Augusto Moraes

Augusto Moraes

Prata DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 11:04

Bom dia a todos! Tudo bem?

Estou com o mesmo problema descrito pelos colegas. Porém, ontem cancelei a solicitação do DBE e transmiti novamente, achando que pudesse ser algum erro de sistema, mas pelo jeito só fui pro "fim da fila", pois continua constando a mensagem:

"Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite.  "

Alguém teve alguma novidade no processamento dos pedidos? Alguma caso que tenha logrado êxito após a espera?

Fica difícil a atuação quando não temos nenhum retorno dos órgãos, ou quando temos são inconclusivos e sem perspectiva de prazo.

Agradeço desde já.
Abs,

Advogado Societário e Empresarial.
São Paulo - SP.
Tel.: 11 2639-7825
Cleiton Silva Dos Santos

Cleiton Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 11:50

Boa tarde!

Verdade, Augusto Moraes,

A espera de alguma resposta, aqui no escritório, por todo esse transtorno que está ocorrendo, ficamos  até sem o que falar para os nossos clientes.

Isso está afetando até para dar entrada no pedido de optante para Simples Nacional. , pois não sabemos que data vamos informar.

CARLOS ALBERTO FERREIRA

Carlos Alberto Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 12:16

Tudo o que envolve um setor público atrapalha o nosso trabalho.
O duro é que sempre piora, cada vez um problema novo.

Estou com um cliente que precisa da alteração contratual para participar de uma licitação e estou desde o dia 22/07/21 esperando o bendito SEFAZ/SP liberar o DBE.
Não vou cancelar e pedir um novo, pois fiz isso com outra empresa e não adiantou nada.

Carlos A. Ferreira
Empresário-Contador
Calicont Assessoria Contábil
@calicont.contabil
Augusto Moraes

Augusto Moraes

Prata DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 12:26

Boa tarde, Senhores! Tudo bem?

Inconformado com a situação do caso descrito acima pelos colegas e que enfrento aqui no escritório também, realizei uma solicitação perante a ouvidoria da SEFAZ/SP e tive o seguinte retorno:

"A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda e Planejamento não tem como intervirpara priorizar a conclusão dos processos que se encontram regularmente em curso
junto aos Postos Fiscais.
Os processos são analisados obedecendo à ordem cronológica deprotocolização, e o prazo varia conforme a quantidade de expedientes e a
complexidade.
Assim, orientamos que aguarde a conclusão das verificações fiscais cabíveisao seu pleito.
As informações sobre o andamento do processo estão disponíveis por meio doatendimento telefônico pelo número 0800 017 01 10, (exclusivo para telefone
fixo), e Oculto (exclusivo para telefone móvel).
Para melhor orientação, recomendamos contatar o Posto Fiscal de Jurisdição,acessando as instruções da Portaria CAT-34, de 25-03-2020, por meio do endereço
eletrônico a seguir:
https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/Portaria-CAT-34-de-2020.aspx
Atenciosamente,
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Ouvidoria
Avenida Rangel Pestana, 300, 6º andar - Sé
São Paulo - SP - CEP 01017-911"

Alguém obteve algo diferente?

Agradeço desde já.

Abs.,


Advogado Societário e Empresarial.
São Paulo - SP.
Tel.: 11 2639-7825
Priscila Kawase

Priscila Kawase

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 14:44

Boa tarde, pessoal!
Os Postos Fiscais do Estado de São Paulo não estão atendendo presencialmente ainda devido pandemia. Alguns dias de manhã liberam atendimento remoto  somente para o mesmo dia, e somente pra envio de documentos por email (apenas protocolo e processo entra na fila) pra empresas que não possui certificado digital para solicitar serviços pelo SIPET.
Tentei solicitar urgência no processamento de uma DBE de alteração de endereço (no mesmo município) por esse atendimento remoto para o Posto Fiscal de São José dos Campos, e recebi o seguinte email:
"Informamos que os pedidos são analisados pelas unidades responsáveis por ordem de protocolo da documentação inicial ou complementação. Portanto, para informações acerca do andamento de processos, expedientes e requerimentos, acompanhar via sistemas ou aguardar notificação da unidade responsável."
Um dia, fui ao Posto Fiscal de Taubaté, pois não tinha entendido que o atendimento não era presencial... rs... e o atendente estava no portão e me esclareceu que os atendentes desse Posto estão apenas trabalhando de Home Office e que somente um sabia fazer atendimento remoto. Já o atendente pelo telefone 0800 017 0110 me disse que estão demorando em média 20 dias pra analisar o DBE.
Enquanto isso, o Excelentíssimo Governador do Estado de SP está mais preocupado em postar em redes sociais sobre vacina e críticas contra o Governo Federal.

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 16:24

Pessoal,

Pelo que percebi, e pela experiência que tive no mês passado, esse negócio do Posto Fiscal demorar para liberar os DBEs é meio genérico e, às vezes, aleatório.

Solicitei um DBE de baixa, dia 22/07, a solicitação estava aguardando validação do integrador estadual, ficou 20 dias aguardando análise. O cliente precisava da baixa com urgência. Comuniquei ao cliente sobre essa dificuldade e apresentei a hipótese de cancelarmos o pedido do DBE e solicitar um novo, informei que isso não era garantido e poderíamos ir para o "final da fila". O cliente concordou, cancelamos, refizemos o pedido do DBE e foi liberado no mesmo dia.

Hoje mesmo solicitei uma alteração contratual de atividades econômicas, indústria, liberou em 20 minutos.

Resumindo, não dá para saber o que vai acontecer. É importante manter uma boa comunicação com o cliente.

solange ortiz

Solange Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 16:50

Ola, boa tarde amigos..

Comigo aconteceu o seguinte fiz uma DBE dia 29/07/2021, alterando o endereço, o nome empresarial e o quadro societario da empresa. Ate o dia 16/08/2021 ,ainda estava em analise pela Sefaz-SP, o que fiz exlui e fiz di novo e estou até hoje aguardando. Acho que voltei pro final da fila, só pode ser isso..não sei mais que fazer a não ser aguardar.. Como diz o Leonardo não para saber...

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 08:39

Pois é colegas, o pior é que não temos a quem reclamar, pois a própria ouvidoria diz que NÃO TEM como interagir com  processos em analise e como ja foi dito por colegas acima, esta analise é ALEATÓRIA, visando única e exclusivamente a obtenção de maiores recursos, não vejo por outro lado, pois invariavelmente a demora nas analises na maioria dos casos referem-se a mudança de endereço, endereço este que ja recebeu a viabilidade por parte da prefeitura que a meu entender seria o órgão a fiscalizar o local, pois quanto a possíveis outras inscrições no mesmo endereço, seria uma conferencia sistêmica, não havendo nem a necessidade de intervenção humana.

Sera que nem mesmo a federação dos contabilistas não conseguiria intervir neste caso.

juliane florencio

Juliane Florencio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 09:55

Bom dia, Colegas!
Como já havia comentado que estava com 02 DBEs  (bxa ltda/const. ltda) do dia 22/07 em analise, aguardei 32 dias, dia 25/08 fiz DBE de alteração de atividade de uma outra empresa ltda, e foi deferido no mesmo dia, então resolvi arriscar, e cancelei e refiz os 02 DBEs do dia 22/07, e ambos foram deferidos no final da tarde do dia 25/08. Então concluo que a linda de raciocínio da Solange tem sentido.

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 11:36

Bom dia pessoal, estou com um processo de alteração desde o dia 30.08 e  só fica nessa mensagem "Sua solicitação aguarda manifestação da unidade de fiscalização da SEFAZ-SP. Caso exigências documentais tenham sido feitas pela unidade e já tenham sido atendidas, por favor aguarde. Se houver exigências ainda não atendidas, atente-se ao prazo limite." até agora nada,  já mandei msg, email, ligue é só falam que tem que aguardar,  alguém com alguma dica de como proceder para agilizar os processos. 

SEBASTIÃO RODRIGUES FRANCO NETO

Sebastião Rodrigues Franco Neto

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 17:47

Edneia / Anderson;

Em relação a abrir reclamação no ouvidoria, pode até ser feita pois quem sabe com o volume de reclamações acabam interferindo; no meu caso, ja fiz reclamação e a resposta obtida é a que eu deveria formular a reclamação/ consulta pelo fale conosco; e este simplesmente diz que não poderá interferir no andamento das questões de fiscalização.

A unica solução que vejo, seria a propria federação dos contabilistas acionar a SEFAZ, mas ja diretamente no secretario da fazenda, pois através dos servidores ja perdi totalmente as esperanças

Página 1 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.