Tamires F
Iniciante DIVISÃO 5 , Digitador(a)Boa tarde!!
tenho dúvidas referente ao banco de horas.
a empresa é estabelecida da cidade de Gramado/RS, e sempre optou em pagar as horas extras mensalmente junto com o salário. Agora ela quer optar pelo banco de horas.
já li a respeito, que deveria ter tipo um acordo com o sindicato.
Porém mesmo assim, estou procurando entender melhor o assunto, para não sair no prejuiso.
Gostaria de saber se existe um limite de horas extras, para que o chefe pague essas horas extras. Por exemplo, trabalho em média 90 horas extras 50% e 30 horas extras 100% por mês. o pagamento das horas extras é um estimulo, pois o salário é mais alto, mas sabendo que com o banco de horas, poderei tirar essas horas em folgas, sei também que é dificil tirar folga na empresa (devido a quantidade de serviço), queria saber se não existe um limite total de horas, para que possam me pagar essas horas antes de completar um ano.
outra questão... sei que o limite de horas extras é de 2 horas por dia, e que pode exceder esse numero apenas em alguns casos, gostaria de saber, por exemplo nesse meu caso, a empresa tem ponto eletrônico, faço muito mais horas extras do que o "permitido", sei que isso pode gerar uma multa, mas não entendo nada disso. Gostaria de informações sobre isso.
Ouvi dizer também que se a empresa quiser diminuir muito minhas horas extras que já são habituais a mais de meio ano, eu poderia entrar com um pedido de supressão de horas? Podem me auxiliar nisso também?
tenho muitas duvidas a respeito dessas coisas, e gostaria de me informar antes que a empresa tome alguma decisão.
Muito obrigada!