Bom dia Colegas,
Li o post inteiro, para poder me orientar do que eu deveria fazer, mas pelo visto ainda há muitas controvérsias né?
Eu vi essa Portaria no dia 02/07 apenas, mas já estava ciente que algo poderia alterar, pois saiu um pequeno comentário na Folha de São Paulo, mas não imaginei que viria uma "bomba" dessa. Eu trablaho em escritório de contrabilidade, e fecho as folhas de pagamento entre os dias 22 e 30 do mês, e então fechei normalmente, com a tabela antiga.
Mas agora, saiu essa nova tabela e vi que a maioria fechou as folhas com a tabela nova e só enviou a GFIP com a tabela antiga (exceto aqueles que seguiram o posto do Wilson, o que infelizmente eu não posso fazer*). Eu queria saber dos colegas, o que me indicam:
> se como ainda não venceu a GPS da competência, eu devo atualizar a tabela do meu sistema e refazer com a tabela atual ou devo esperar e depois refazer tudo?
Questiono isso, porque conversei com meus chefes e eles me indicaram a fechar a folha de Junho normal e aguardar para ver o que vai acontecer. E atualizar a tabela para Julho.
> Outra coisa, eu terei de reprocessar todas as folhas e gfips ou posso somente calcular a diferença na próxima folha?
> Desculpem se for ignorância, mas, para colocar essa nova tabela no sistema, eu vou substituir a anterior (desde Janeiro) ou coloco a partir de Junho?
Gente, essa portaria (pra não dizer outra coisa, desculpem) esta me deixando louca, como que fazem uma tabela assim, no MEIO do ano e depois querem que "entre em vigor" retroativo? Isso é um absurdo, como muitos ja postaram, com certeza eles nunca trabalharam com Folha de Pagamento...
Obrigada!
* P.S.: Explicando o asterisco, que "infelizmente não posso usar o "jeitinho" que o Wilson deu. Acontece que meus chefes vão questionar como consegui isso, eu serei obrigada a falar e eles não irão aceitar, pois para eles, só valem o que sair, nos órgãos (SRF, INSS...) e IOB, Cenofisco e etc... Desculpem.