x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 92

acessos 17.091

Portaria INSS divulgado nova tabela

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 12:50

Boa tarde Marco Aurelio Ferreira!

Vale a pena lembrá-lo de que o nosso amigo Jefferson Frezarin, em sua mensagem "Postada Sexta-Feira, 2 de julho de 2010 às 18:33:19" já resposndeu à esta sua dúvida, postada em duplicidade.

Favor evitar a prática de postar dúvidas em duplicidade e também adotar a prática de sempre pesquisar antes de postar uma dúvida, conforme determinações constantes nas Regras do Fórum.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 13:57

Pessoal, mensagem da CEF, divulgada hoje:

COMUNICADO

Senhor Empregador/Contador,

1 Foi publicada no Diário Oficial da União - DOU, de 30.06.2010, Portaria MPS/MF nº 333, de 29 de junho de 2010, que traz a TABELA DE CONTRIBUIÇÃO DOS SEGURADOS EMPREGADO, EMPREGADO DOMÉSTICO E TRABALHADOR AVULSO, PARA PAGAMENTO DE REMUNERAÇÃO A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2010.

2 Considerando que até a presente data ainda não foi publicada a Tabela de Salário de Contribuição INSS, para utilização no SEFIP, com vigência a partir de Janeiro/2010.

3 Considerando que não foi publicada, pela Receita Federal do Brasil - RFB, Instrução Normativa orientando sobre os procedimentos a serem adotados com relação às GFIP do período de Janeiro a Maio/2010 (se haverá ou não retificação).

4 Considerado a proximidade do dia 07/07/2010, data limite para o recolhimento no prazo do FGTS referente à competência Junho/2010, orienta-se:

4.1 que seja gerada, com a tabela atualmente disponível, a Guia de Recolhimento do FGTS - GRF, referente à competência 06/2010, para recolhimento no dia 07/07/2010;

4.2 que sejam adotados os procedimentos de retificação da(s) GFIP, se for o caso, quando da publicação das respectivas orientações por parte da RFB e Previdência Social.

Atenciosamente,

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Gerência de Filial Administrar FGTS em Fortaleza
GIFUG/FO

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:06

Pois é Márcio Padilha Mello!

A C.E.F. simplesmente está nos orientando a emitir a Gfip com a tabela existente e, posteriormente, fazer a retificação dos dados.

Desta forma, ainda a melhor alternativa é já transmitir a Gfip do mês 06/2010 com a nova tabela, conforme orientações em minha mensagem "Postada Quinta-Feira, 1 de julho de 2010 às 23:32:15".
Desta forma, evitamos (pelo menos) ter que retificar a Gfip do mês 06/2010.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Carlos alberto ferreira dos Santos jr

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Jr

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:52

Wilson Fernando,

Devemos tomar o devido cuidado, pois o órgão não está preparado para receber as informações com as correções aplicadas pelo vosso arquivo, gerando neste primeiro momento divergência. Apesar da determinação da Portaria, não houve tempo de readequação de sistema, a base será calculada com as informações antigas.

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:10

Eloina

As " instruções " da CEF estão postadas aí em cima.

Isto é, faça a folha de junho de 2010 usando a tabela antiga e " aguarde " novas instruções.

Era óbvio que não sairia uma nova tabela a tempo, por isso nem fiquei esperando. Fechei as folhas no dia 30 de junho usando a tabela antiga e já estão todas entregues aos clientes.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:25

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Jr,

Não acredito que haverá divergências no sistema por causa da nova tabela utilizada pelo "geitinho" que eu encontrei.

Mesmo assim, fica à critério de cada um em utilizá-la ou não.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Jane Leal

Jane Leal

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:27

Marcio Padilha,

Obrigada pela orientacao. Uma pergunta apenas, como vc. recebeu esta mensagem da CEF, desculpe, so estou questionando, pois nao recebi nada, e fiquei na duvida se estaria com problemas no meu gerenciador de mensagem.
Ainda bem que podemos contar com amigos dispostos a dividir informacoes.
Grata

ROGERIO AGUIRRE

Rogerio Aguirre

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 15:55

Boa Tarde Wilson

Fiz os procedimentos que você falou acima e sua tabela funcionou perfeitamente.

Minha dúvida é se a CEF vai aceitar essa validação, mas também acho q se não aceitar é só enviarmos nova chave de conectividade com a tabela que ela irá fornecer. Não irá mudar em nada os valores de nossa guia e também a GPS.

Abraço e agradeço ao Fórum por ser uma ferramenta de tão importância para essa nossa profissão tão "fácil".

Rogério de Oliveira Aguirre
[email protected]
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 16:04

Jane,

Recebi esse comunicado de um colega contabilista do Ceará, veja que a mensagem é de autoria da Gerência de FGTS de Fortaleza.
Via Conectividade, não recebi nada ...

Carlos alberto ferreira dos Santos jr

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Jr

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 16:31

Wilson,

Utilizei o arquivo criado, mas o que ocorre é que para alguns poderá gerar divergência a maior, ou seja falta de recolhimento, pois como o sistema da Caixa e da Previdência não foram preparados para recepção de informações na nova tabela poderá gerar transtorno até que os dados sejam compilados adequadamente.

Por exemplo, pagamento com base R$ 1.025,00, desconto de 9% (R$ 92,25), pela nova tabela desconto de 8% (R$ 82,00), gerando guia GPS com recolhimento a menor, neste ambiente teremos divergência de recolhimento, como a Autarquia não atendeu os parâmetros que deveriam ser adequados no sistema, para alguns poderá gerar retenção na geração de CND.

A não ser que contemos somente com o fato de que neste primeiro momento será recolhido o FGTS e somente no dia 20/07/2010 o recolhimento da GPS e até lá estejamos com o sistema readequado.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 16:44

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Jr,

Como eu te disse anteriormente, não acredito que possa gerar esta divergência no sistema da SRP.

Isto porque todo o valor devido pela empresa é gerado de acordo com as informações constantes na Gfip.

Se na Gfip constar o débito de R$ 82,00, conforme exemplo que você citou, a SRP irá cobrar apenas os R$ 82,00 (referente à nova tabela), e não R$ 92,25 (referente a tabela anterior).

Digo isto porque, sempre quando tenho pendências de divergência de valores, o atendente da Previdência Social sempre solicita que seja retransmitida a Gfip.

Veja ainda que o próprio comunicado da C.E.F., disponibilizado pelo nosso amigo Márcio Padilha Mello, prevê uma possível retificação de dados, ao estabelecer que "(...) sejam adotados os procedimentos de retificação da(s) GFIP (...)".
Ou seja, se o próprio sistema da C.E.F. calculasse os valores (para assim gerar as divergências), não seria necessário fazer as retificações das Gfip's.

Visite o meu Facebook.
***CCB
rui mario tobisawa

Rui Mario Tobisawa

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 08:16

Bom dia!
Alguém tem alguma nova informação?Pq agora de manhã entrei em contato com o suporte da CEF e eles falaram que é competência da Previdência e este por sua vez disse que só informa na agência.Ou seja, o velho jogo de empurra empurra.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 08:44

Bom dia Rui Mario Tobisawa!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, você quer saber novidades sobre exatamente o que???

Confesso a você que não entendi a sua dúvida.

Visite o meu Facebook.
***CCB
rui mario tobisawa

Rui Mario Tobisawa

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:02

Obrigado,pelas boas-vindas.
Desculpe-me por não ser tão claro.É sobre a nova tabela do INSS.Eu conversei com o suporte técnico da CEF e a única resposta foi que eles nem tinham certeza se seria colocada uma nova auxiliar do INSS agora ou posteriormente.Nem mesmo como fazer a retificação souberam explicar,colocando esta responsabilidade para o pessoal da Previdencia.

Rosilea almeida

Rosilea Almeida

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:33

Wilson,

Foi de muita valia a resposta (ajuda) que vc postou neste espaço sobre a atualização tabela INSS para junho, seguir sua orientação e deu certo baixando a tabela auxiliar em anexo. Muito obrigada mesmo, pois não sabia mais o que fazer pra enviar a SEFIP junho/10 já correta.

Paz e Bem a todos que fazem o Fórum.

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:35

Amigos, há 3 situações em jogo:

1) Efetuar os recolhimentos da Previdencia Social com a nova tabela do salário mínimo já em vigor para o mês de junho;

2) Efetuar os recolhimentos do FGTS de junho amanhã (07/07), que não será afetado pela tabela de recolhimentos da Previdência, e

3) Transmitir a GFIP de junho com a tabela existente (pelo Comunicado da Caixa, é a recomendação).

Assim sendo, recomendo efetuar a transmissão da GFIP 06/2010 e gerar o FGTS com a tabela antiga (é a recomendação da Caixa), mas pagar a Previdencia Social (dia 20/07), já considerando os cálculos com a tabela nova de salário mínimo. O máximo que vai acontecer é ter que retransmitir a GFIP gerada com a nova tabela auxiliar.txt ainda não divulgada, mas que até lá certamente já estará disponível, o que então "validará" o recolhimento da GPS.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
ROGERIO AGUIRRE

Rogerio Aguirre

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:44

Bom dia Zenaide

Podemos transmitir agora a SEFIP com a tabela postada em anexo no fórum, só que temos de ter o cuidado de retransmitir a conectividade assim que a CEF liberar a tabela oficial e devemos refazer a SEFIP, creio que não irá alterar os valores, mas sim vamos ter certeza de que o arquivo será individualizado corretamente.

Abraço a todos.

Rogério de Oliveira Aguirre
[email protected]
MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 10:58

Bom dia !!
Concordo com a Zenaide, por exemplo pessoas que trabalham em escritorio de contabilidade, que trabalham com várias empresas, uma com dia de pagamento dia 25 do mes, outra com pagamento dia 30 do mes, esta tabela saiu dia 30/06, não tem como ter feito com a tabela correta, sendo que se trata de desconto dos empregados, a maioria dos programadores, e quem faz a legislação só vem como , trabalhassemos com 1 empresa só, não vem a situação de um escritorio de contabilidade, tem que reemviar mais de 150 gfip, refazer mais de 150 folhas.
Me desculpem o desabafo

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 14:00

Oi Rogério Aguirre,

Eu estou acompanhando e vi vi que foi postada uma tabela calculada com os novos valores, mas ainda assim prefiro utilizar da forma como postei, mesmo que os valores da GFIP enviada por ora fiquem diferentes do que eu sei que realmente devo recolher à Previdencia. No mínimo sairá uma instrução isentando as empresas de pagamento de multa por essa retransmissão, é o que espero.

Quero aproveitar e agradecer aos colegas a disponibilidade em esclarecimento de dúvidas aqui no Fórum - além do conhecimento apresentado - que muito nos ajuda (eu sempre tiro várias dúvidas aqui também, lendo as respostas dos colegas).

Eu sempre recomendo o Fórum Contábeis em todos os treinamentos que ministro no Brasil inteiro.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Michele Aparecida Batista

Michele Aparecida Batista

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 09:04

Bom dia Colegas,
Li o post inteiro, para poder me orientar do que eu deveria fazer, mas pelo visto ainda há muitas controvérsias né?
Eu vi essa Portaria no dia 02/07 apenas, mas já estava ciente que algo poderia alterar, pois saiu um pequeno comentário na Folha de São Paulo, mas não imaginei que viria uma "bomba" dessa. Eu trablaho em escritório de contrabilidade, e fecho as folhas de pagamento entre os dias 22 e 30 do mês, e então fechei normalmente, com a tabela antiga.
Mas agora, saiu essa nova tabela e vi que a maioria fechou as folhas com a tabela nova e só enviou a GFIP com a tabela antiga (exceto aqueles que seguiram o posto do Wilson, o que infelizmente eu não posso fazer*). Eu queria saber dos colegas, o que me indicam:
> se como ainda não venceu a GPS da competência, eu devo atualizar a tabela do meu sistema e refazer com a tabela atual ou devo esperar e depois refazer tudo?
Questiono isso, porque conversei com meus chefes e eles me indicaram a fechar a folha de Junho normal e aguardar para ver o que vai acontecer. E atualizar a tabela para Julho.
> Outra coisa, eu terei de reprocessar todas as folhas e gfips ou posso somente calcular a diferença na próxima folha?
> Desculpem se for ignorância, mas, para colocar essa nova tabela no sistema, eu vou substituir a anterior (desde Janeiro) ou coloco a partir de Junho?
Gente, essa portaria (pra não dizer outra coisa, desculpem) esta me deixando louca, como que fazem uma tabela assim, no MEIO do ano e depois querem que "entre em vigor" retroativo? Isso é um absurdo, como muitos ja postaram, com certeza eles nunca trabalharam com Folha de Pagamento...
Obrigada!

* P.S.: Explicando o asterisco, que "infelizmente não posso usar o "jeitinho" que o Wilson deu. Acontece que meus chefes vão questionar como consegui isso, eu serei obrigada a falar e eles não irão aceitar, pois para eles, só valem o que sair, nos órgãos (SRF, INSS...) e IOB, Cenofisco e etc... Desculpem.

Valter Gonçalves

Valter Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 10:10

Bom dia a todos!

Michele,
no seu caso, eu faria assim:
1º - Faria exatamente como você falou, recalcularia as folhas de junho e faria novas GPS com os valores corretos, garantindo, assim, o não pagamento das multas e juros, pelo menos do mês de junho;
2º - Recalcularia as folhas de janeiro a maio e apuraria as diferenças, para isso, claro, teria que estar com a nova tabela atualizada a partir de janeiro;
3º - Após a publicação da tabela AUXILIAR eu reenviaria as GFIP;
4º - Os descontos ou os pagamentos das diferenças apuradas dos meses de janeiro a junho, eu colocaria na folha dos empregados do mês julho de forma bem discriminada.
Por último e se for o caso, vem as guias de GPS: eu esperaria instruções da Previdência Social, para saber como recolher.

Não sei se era essa a sua dúvida, mas espero ter ajudado.

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 10:19

Michele estou na mesma situação que vc, não pense que esta sozinha, eu tenho instruções tambem dos meus superiores para aguardar pq deve sair instruções sobre esse assunto ainda.

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade