x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 72

acessos 11.787

Cálculo da Folha de Pagamento Jan/2010 à Jun/2010

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 08:42

Bom dia Nilton Eduardo Batista!

Este é um caso que ainda terá "muito pano para manga"...rrrsss

De acordo com a legislação vigente, as empresas deverão refazer as folhas de pagamento e ainda retificar as Gfip's, além de ter que recolher (reter) ou reembolsar eventuais diferenças que forem apuradas.

Mas acontece que existem casos de funcionários que já foram demitidos, o que muita das vezes impossibilita todo o processo.

A única solução que temos até agora (pelo menos que eu tenha conhecimento) é aguardar novas instruções.

Veja nesta notícia do nosso Portal Contábeis que a Fenacon já pediu formalmente à Previdência Social uma solução para esta portaria.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Alice Pereira

Alice Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 11:36

bom dia

Wilson...transmiti a SEFIP 06/2010 de acordo com sua tabela postada em outro tópico. Gostaria de saber se tenho que retifica-la??? se sim, só altero a modalidade dos empregados???

p.s. verifiquei que na guia do comprovante de declaração a prêvidencia que o FAP e Rat Ajustado aparecem zerados....isso poderá acarretar algum problema?

desde já, agradeço..

Alice

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 11:40

Bom dia Alice Pereira!

Somente terão que retificar a Sefip 06/2010 os que entregaram com a tabela antiga.

No nosso caso, como já fizemos com as alterações da nova tabela do INSS, não teremos que retificar a Sefip 06/2010.

Mesmo assim teremos que retificar a Sefip (e também as folhas de pagamento) do mês 01/2010 até o mês 05/2010 mas, é melhor aguardarmos novas instruções quanto à este procedimento.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 19:06

Boa noite Santiago Ramos Sanchez Palencia!

Neste seu caso, se não houver orientação ou legislação contrária, você deverá refazer todas as folhas de pagamento, mas não somente do mês 06/2010, como também das folhas de pagamento dos meses 01/2010 até 05/2010.

Visite o meu Facebook.
***CCB
MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 05:34

Bom dia Wilsom!!

Conforme nosso amigo santiago, fiz da mesma forma que ele, calculei minhas folhas de pagamento na tabela antiga, vc tem certeza que a temos que teremos que retificar a referente ao mês 06/2010, pois não temos orientações de como proceder de 01/2010 á 05/2010, não seria o caso de aguardar tambem, pois muitas empresas ja tinha fechado suas folhas de pagamento. Agradeço

Fernanda Dalpiaz

Fernanda Dalpiaz

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 08:46

Bom dia, colegas....

Pelo que estou vendo, vai ser uma enrolação, sobre estes calculos, espero que ele divulguem direito, pois nem a planilha de reajuste e a retificadora da sefip informarão...pelo que vejo, não querem mostrar para o contribuinte que são eles que vão pagar o aumento dos aposentados, ainda mais agora em epoca de eleições.

Por favor colegas, vamos nos ajudar, assim que sair uma definitva, vamos postar, para todos saberem como devemos proceder neste impasse.

Grata,

Fernanda

Fernanda Dalpiaz

Fernanda Dalpiaz

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 08:59

Colegas, acabei de ligar para o 135 (Previdência Social) e questionando, nossa dúvida relativa as folhas de 01/2010 à 05/2010, tive a nóticia maravilhosa, que não é obrigatório fazer o recalculo, nem o complemento.
Fica a critério....caso a empresa ache nescessário, pode fazer uma complemetar e pagar.

Sobre as rescisões, não é nescessário também.

Espero, que os colegas liguem para este canal e confirmem a informação.

Grata, e aliviada...

Fernanda

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 09:07

Informação por telefone ???

Por acaso você anotou o nome completo e o número da mstrícula do funcionário do INSS que lhe passou esta informação ? Você gravou a conversa ? Esta pessoa vai se responsabilizar pela informação prestada ? Esta pessoa citou a fonte legal para fazer tal afirmação ?

Por favor, não sejamos ingênuos... informação por telefoe, não acredito que tem gente que ainda confia nisso.

Só vale o que está no papel.
E no papel está a MP 333.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 09:51

Bom dia Marcia Tereza!

Veja que o Artigo 7º da Portaria Interministerial MPS/MF nº 333, de 29/06/2010 determina que "A contribuição dos segurados empregado, inclusive o doméstico e o trabalhador avulso, relativamente aos fatos geradores que ocorrerem a partir da competência janeiro de 2010, será calculada mediante a aplicação da correspondente alíquota, de forma não cumulativa, sobre o salário-de-contribuição mensal, de acordo com a tabela constante do Anexo II (grifo meu)".

Veja ainda que o Artigo 10º desta mesma base legal determina que "A Receita Federal do Brasil, o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - DATAPREV adotarão as providências necessárias ao cumprimento do disposto nesta Portaria".

Ou seja, a nova tabela do INSS deverá ser aplicada desde 01/2010, devendo ser válida não somente para as folhas de pagamento do mês 06/2010, como também do mês de janeiro à maio deste ano de 2010.

Confesso a você que, na minha opinião, este é um caso que ainda vai dar muito trabalho mas, até que seja emitida uma nova orientação ou legislação contrário, nós teremos (sim) que corrigir as folhas de pagamentos (inclusive rescisões) que estiverem em desacordo com esta nova tabela (tanto em relação à retenção do INSS, quanto ao pagamento do salário familia).

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 09:55

Bom dia Julio Cesar Kujavski!

Por favor, não sejamos ingênuos... informação por telefoe, não acredito que tem gente que ainda confia nisso.

Veja que, de acordo com as Regras do Fórum, "9 - Respeite a dúvida dos colegas, por mais ingênuas que pareçam! Ninguém nasce sabendo e todos tivemos que aprender o que sabemos e sabemos muito pouco de tudo!" e "5 - Não são permitidas postagens ofensivas ou que agridam ou comprometam a boa convivência dos usuários no Fórum. Lembre-se: respeite os outros como gostaria que te respeitassem!".

Por mais uma vez tenho que advertí-lo sobre suas mensagens.

Peço a você que respeite as dúvidas e opiniões de nossos amigos.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 10:18

Sim Wilson Fernando de A. Fortunato

Este fórum acabou ficando muito aquém das minhas espectativas.
Trata-se em geral apenas de um tira-dúvidas para profissionais despreparados e passantes desesperados. O nível é bem baixo, e parece que muitos não se dão ao trabalho de ler o que já foi postado.

E você fica me citando as regras do fórum, mas não o faz para as pessoas que criam tópicos em duplicidade, triplicidade, quadruplicidade e repetem quase sempre as mesmas questões, enfim.

Creio que seja melhor eu me retirar e não dedicar mais tempo à este fórum, pois não está sendo proveitoso.

Obrigado, e, como dizem, desculpe qualquer coisa.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 10:36

Julio Cesar Kujavski,

Concordo sim com você que temos usuários "não se dão ao trabalho de ler o que já foi postado".

Mas temos muito mais usuários com amplo conhecimento e capacidade, além de muita força de vontade em ajudar amigos (mesmo que virtuais) que estão com dúvidas ou dificuldades, e não (como você disse) apenas "profissionais despreparados e passantes desesperados".

(...) não dedicar mais tempo à este fórum, pois não está sendo proveitoso

Temos muitos profissionais que, além da lida do dia-a-dia, com várias declarações, cálculos, consultas, etc. corriqueiros, dedicam o pouco (e raro) tempo disponível para ajudar uns aos outros.

Garanto à você que aquele que se dedica a ajudar e a pesquisar o nosso conteúdo, não pensa como você e, vê o Fórum Contábeis como uma fonte de pesquisas e estudos, o que o torna (sim) muito proveitoso.

O nível é bem baixo (...)

É inadmissível que classifique o Fórum Contábeis como sendo de nível baixo.
Até o "desafio" a encontrar outro Fórum gratuito que possa ser melhor que o Fórum Contábeis.

É claro que temos algumas postagens sem nexo ou sem nenhuma base legal mas, em nossa grande maioria, a qualidade das mensagens são tão elevadas, que podem até ser condiseradas uma verdadeira aula ministrada sobre o assunto em pauta.

Mas você pode ter a certeza que nós (Administrador do Fórum, Moderadores e Consultores Especiais) estamos batalhando para retirar "o joio do trigo" e, deixar aqui no Fórum somente aqueles que realmente entedem o "verdadeiro espírito" do Fórum Contábeis e que possam "vestir a nossa camisa".

Por isso, mediante a tudo o que você fez até o momento no Fórum Contábeis, contando as mensagens irônicas e desrespeitosas aos nossos colegas, a sua retirada do nosso Fórum não nos fará nenhuma falta.
Muito pelo contrário, estará nos ajudando a retirar "o joio do trigo" e melhorar a qualidade do Fórum Contábeis.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 10:39

Bom dia Cristiano de Oliveira Filho!

Conforme base legal que já citei na mensagem destinada à amiga Marcia Tereza, caso haja diferenças, mesmo que apenas do salário familia (que muita das vezes não passam de Centavos de Real), a empresa deverá sim refazer as folhas de pagamento.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Nilton Eduardo Batista

Nilton Eduardo Batista

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 12:15

Prezado Wilson

Gostaria de lhe agradecer a oportunidade de entrar neste forum, esta sendo muito útil a minha pessoa e a minha prfissão, pois sou instrutor de um curso de Capacitação Profissional na área de Departamento Pessoal.

Espero poder estar aqui sempre e ajudando as pessoas que tem duvidas quaisquer que seja.

Abraços

Nilton Eduardo

Rafael Benvenutti

Rafael Benvenutti

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 12:53

Boa Tarde

É um prazer poder participar desse fórum.

Sobre a nova tabela do INSS, a Caixa já publicou nos downloads a nova tabela oficial. Essa tabela está no seguinte link abaixo:
Download Tabela INSS

Caso necessite retificar a SEFIP em virtude das alterações da tabela, primeiro deve-se baixar esse arquivo e carregar no SEFIP.

Sobre as folhas de pagamento, na minha opinião, a melhor solução é que as empresas façam eventuais descontos e paguem as diferenças que surgirem, em virtude da mudança da tabela, agora na folha do mês de julho. Para isso, basta criar eventos no sistema da folha de pagamento que sirvam de base de cálculo para o INSS, deduzindo ou aumentando, conforme for o caso.

Exemplo:
Base de Cálculo do INSS = R$ 1.030,00
Antes da mudança: desconto de INSS 9% = R$ 92,70
Depois da mudança: desconto de INSS 8% = R$ 82,40
Diferença a pagar ao funcionário = R$ 10,30
Lançar na folha de julho/2010 um evento chamado "Diferença INSS descontado a maior" no valor de R$ 10,30
Nas configurações do sistema, marcar uma opção que deduza o valor do INSS a ser descontado, para que o funcionário tenha essa redução no desconto do INSS no mês de julho/2010.

Isso é o que devemos fazer na prática, independente da posição oficial de como será informado à Previdência.

Cada caso é diferente de outro, por isso sempre é melhor verificar se haverá diferenças nas suas empresas com a aplicação da tabela. Não havendo mudanças, não há necessidade de se pagar ou descontar nada dos funcionários e nem fazer retificações de SEFIP e recolhimentos com atraso à Previdência.

Espero ter ajudado um pouco.

Um abraço a todos

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 13:40

Pessoal, esta alteração também vale para o valor pago aos autônomos, certo?

E quanto ao IR? Também será recalculado e devolvido ao funcionário ou ficará como o originalmente descontado para não mexer em DCTF e se acerta na declaração de ajuste? A diferença é no máximo R$ 1,65.

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar C.P.D.
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 21:53

Prezados Consultores,

Ë realmente ainda existem gente como o julio cesar, incapaz de perceber, que perguntar e não saber é humano, e que todos pecisamos e ajuda para crescer pois quem pensa que já atingiu o ápice como esse rapaz a própria vida vai lhe mostrar o contrário, e as vezes da pior maneira, quero agradecer o fórum por tudo que tem feito por mim, orientando, ajudando, parabéns a todos, agora com essa alteraçao de tabela de INSS no meio do ano com efeito retroativo estou sempre aqui, e Wilson, vc mesmo já me ajudou diretamente em algumas questões, obrigado a todos pelo excelente trabalho, vou estar aqui, o que chamo de consultoria gratuita de alto nível.
pereira

Nilton Eduardo Batista

Nilton Eduardo Batista

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 10:46

Com relação ao comentário da Isis, me surgiu um questionamento, que vai além do desconto do INSS na folha de pagamento do período de Janeiro à Junho/2010, pois como sabemos que o desconto de previdência (INSS) e dedução para a base de cálculo do Imposto de Renda, caso o valor do INSS tenha alteração consequentimente teremos alteração no desconto do IRRF, e ai deparamos com o fato de já ter fechado a folha do período de Janeiro à Junho/2010, e em muitos casos já recolhido o INSS e o IRRF, e inclusive já ter feito declarações a Receita Federal e Previdência a respeito desdes descontos, assim o fato e que em alguns casos teremos que fazer retificação de declaração a Receita Federal e Previdência (SEFIP), e como em 2011, teremos que fazer a DIRF e informe de rendimentos dos empregados, estes também teram alteração, por isto esta alteração deve ser muito bem feita para evitar problemas futuros.

Assim gostarai de saber se já temos alguma solução ou orientação da Receita Federal e Previdência, de como proceder neste caso, onde acho que o melhor seria se fosse alterado a Portaria 333, informando que a tabela terá vigência a partir de Julho/2010.

Fica ai um alerta.

Desde já agradeço, caso alguém tenha alguma informação

Aguardo

Nilton

Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 10:55

Nilton, eu imagino que o mais fácil seria recolher e retificar as informações do INSS e as informações do IR deixar como foram recolhidas originalmente, considerando claro, que o sistema da folha permirta isso. Nos nossos casos de autônomos, o IR foi recolhido a maior (sem prejuízo pra Receita) e as pessoas físicas têm a declaração de ajuste para recuperar este valor, se for o caso. Isso já não acontece com o INSS.
Fora que o valor é irrisório pra justificar devoluções, retificações e perdecomps.

Henrique Molonha

Henrique Molonha

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 14:21

Oi tem de ver também que ao ajudarmos os outros em suas dúvidas reafirmamos nossas certezas e com isso crescemos em muitos aspectos.
Gostei muito de encontrar este fórum, mostra que há uma grande unidade dos funcionários da área, ainda mais que lidamos dia a dia com novos fatos, problemas e cada um encontra sua forma de realizar seu trabalho.
Parabéns a todos que mesmo com conhecimento e sem necessidade se dedicam aqui.

Falei que nem meu vô agora.
heheheheh

Osvino Cavedon

Osvino Cavedon

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 21:31

Caro Wilson Fernando de A. Fortunato

O objetivo do forum é dividir informação e oportunizar aqueles que estão iniciando e até mesmo aqueles que mesmo com longos anos de profissão ainda estão abertos para aprendir e dividir. QUEM ENSINA SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA COM O ALUNO.

Parabéns pela sua atitude.

Abraço

Osvino

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade