x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 72

acessos 11.786

Cálculo da Folha de Pagamento Jan/2010 à Jun/2010

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 15:53

Boa tarde Suely Massumoto!

Além da sugestão dada pela nosso amigo Marcelo Castro Garcia, você também pode adicionar esta diferença de R$ 3,57 na GPS da competência 08/2010 (caso a GPS da competência 07/2010 já tenha sito paga).

Esta opção será um pouco "menos onerosa" para a empresa mas, mesmo assim será necessário o comparecimento na agência da Receita Previdênciária para que seja informado no sistema que a diferença foi recolhida em outra competência.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARCELO CASTRO GARCIA

Marcelo Castro Garcia

Bronze DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 16:18

Wilson, boa tarde!

Foi justamente o que falei...
Alguns amigos recolhem esta diferença no mês seguinte. Eu ja tive problemas nesta forma de recolhimento e prefiro a anterior.

Só que na sua última frase que esta o problema, ir em uma agência da Receita. Será que o custo de passagens e tempo de deslocar um funcionário e ainda com possíveis cópias e autenticações não será mais onerosa?
Como eu disse é uma o~pção, mais não acho viável.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 16:43

Entendo o seu ponto de vista Marcelo Castro Garcia.

Mas para aqueles que residem próximo à agência da Receita Previdenciária e não necessitam de custos de deslocamentos para se dirigir à agência, esta pode ser uma opção viável.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Gislaine Cristina Yochimuta

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:10

Caros colegas,
a notícia de não ter que retificar as guias de Jan/10 a Maio/10 é ótima! Me aliviou muito, porém, tenho um outro grande problema. É referente ao FAP de Jan/10 a Maio/10 que estava informando o valor antigo. Somente a contadora da empresa onde trabalho tinha acesso a informação da nova alíquota. Conseguimos em Junho apenas e retifiquei com a nova tabela do INSS. Mas como faço para retificar de Jan a Maio/10 com a nova alíquota FAP? Cuido de duas empresas onde, em uma a alíquota aumentou e na outra diminuiu.

Como procedo neste caso?? Obrigada

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:18

Boa tarde Gislaine Cristina Yochimuta!

Para retificar a alíquota FAP da empresa, você deverá retransmitir a Gfip, informando a alíquota correta e, informar os empregados na modalidade 9.

Visite o meu Facebook.
***CCB

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:33

Boa tarde Wilson!

Então não é necessário realizar nenhum cálculo com base nas guias que tenho de Jan a Maio? O procedimento passo a passo então seria: restaurar back up de acordo com o número do meu protocolo de envio, ajustar a nova alíquota do FAP no campo "RAT" e colocar todos os funcionários na modalidade 9?

Muito obrigada!

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 14:47

Gislaine Cristina Yochimuta,

Sobre os cálculos, vai depender de como que você fez os cálculos do INSS.

Como o FAP ajustado tem 04 casas decimais após a vírgula e, o programa Sefip aceita somente duas casas decimais (após a vírgula), o correto é você fazer o cálculo do INSS manualmente, utilizando a alíquota FAP correta (com quatro casas decimais após a vírgula), desconsiderando a guia gerado pelo Sefip e, assim que for disponibilizado uma nova versão do Seip, fazer a retificação, colocando as informações dos empregados e autônomos na modalidade 9.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Gabriely Rodrigues Carvalho

Gabriely Rodrigues Carvalho

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 15:01

Boa tarde

Sou nova no departamento pessoal e nunca passei por essa situação e tive informações de que era para retificar somente a folha de 06/2010, por isso preciso de ajuda.

Trabalho em um escritório de ocntabilidade e teria que fazer de várias empresas, como devo proceder?

Devo enviar uma nova GFIP? E as diferenças de INSS tem multa e juros?

Grata

GABRIEL DIEHL DA SILVA

Gabriel Diehl da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 15:56

Gabriely Rodrigues Carvalho,

Têm que retificar sim, e as diferenças terão que ser pagas sim, com multa e juros, senão elas viram débitos.
Aqui no escritório, farei assim: vou gerar uma nova GFIP comp. 06/2010, na modalidade 9 (confirmação de informações anteriores). A diferença que der, gero uma nova GPS e passo pra empresa.

Espero ter ajudado.

Edvania Pereira

Edvania Pereira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 16:46

Estou com uma duvida...
juro que ñ li nada nos posts anteriores [ou pode ter passado despercebido]
E quando a empresa recolheu a mais na GPS.
Na folha de pagamento, é mais facil apenas o reembolso do funcionário, e no caso da GPS como devo proceder??

Agradeço a atenção de todos...esse fórum é pra VIDA TODA!!!!

Parabéns Wilson pela atitude!!!

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar C.P.D.
há 14 anos Sábado | 28 agosto 2010 | 00:00

Prezados Senhores,

postei uma pergunta, e não tive resposta, sobre compensação do INSS, na Gfip, paguei uma guia a maior, no mês de junho/2010, e quero compensar este valor, como devo proceder, posso compensar pela gfip, sem usar PERD/COMP, pois é compensação e não restituição, o caso especifico: descontei um valor a maior de um empregado, consequentemente paguei a mais a GPS, como devo proceder, se não fui claro, posso tentar ser mais claro, mas senhores se puderem peço esta ajuda. desde já agradeço.

um grande abraço.

pereira

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Sábado | 28 agosto 2010 | 11:37

Pereira Bom dia !!

É simples quando é assim eu faço direto na gfip, não faço perd/comp., informo na gfip o valor maior que foi recolhido e o mes que se refere, e desconto na guia de gps ( pois a guia de gps não estou tirando pelo sistema da gfip por causa do fap).

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade