x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 20.766

Parcelamento FGTS

Ricardo Rodrigues da Silva

Ricardo Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 dezembro 2010 | 10:20

Como procedo para fazer parcelamento do FGTS? E como fica a questão dos funcionários que forem demitidos enquanto eu estiver fazendo esse pagamento? Tem alguma implicação para homologação e rescisão?

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 dezembro 2010 | 13:42

Ricardo, vc deve procurar a Caixa para fazer a opção pelo parcelamento e receber as instruções detalhadas. Mas vou dar alguns detalhes aqui:

1 - Baixe no site da Caixa (https://www.caixa.gov.br) na área de donwloads o Formulário SPD - Solicitação de Parcelamento de Débito para preenchimento e também o Formulário "Confissão Espontânea de Débitos".

2 - Vc deverá depois reenviar as GFIPs com os trabalhadores na modalidade 1 (Confissão de Dívida ao FGTS) e anexar no pedido os comprovantes/protocolo de envio dessas GFIPs.

3 - Juntar a cópia do contrato social e alterações, cópia da identidade e CPF do representante legal da empresa e declaração da empresa informando a data da última alteração contratual ocorrida.

4 - Vá na Caixa com essa papelada e eles farão o processo.

O que vai acontecer? A Caixa dá número e um valor de parcela e vc terá que fazer um RATEIO proporcional à remuneração de cada trabalhador (regra de 3), para "BATER" com o valor da parcela...

Sobre os já demitidos eles entrarão na opção do parcelamento.

Os futuros demitidos vc terá que recolher o que não foi recolhido para fazer a homologação, dá um trabaaaaalho. Depois tem que pedir para a Caixa recalcular as parcelas vincendas SEM O EMPREGADO DEMITIDO...

Mais fácil? Vá pagando de duas em duas competências que dá menos trabalho, amigo... e quando sair alguém, recolha tudo desse cidadão e vá quitando assim que é mais simples.


Feliz ANO NOVO para vc e para todos que estão lendo!

Que 2010 seja um ano de MUITAS ADMISSÕES de coisas boas na vida de vocês!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.