x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 25

acessos 41.883

Substituir Livro Registro De Empregados Por Ficha

Valéria G Burkle

Valéria G Burkle

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 17:11

Boa tarde Colegas..
Sempre utilizei o tradicional Livro Registro de Empregados, gostaria de imprimir as Fichas que ficam com melhor aspecto e facilitam . Gostaria de saber como os colegas que utilizam as fichas fazem encadernam ou colocam em algum tipo de pasta especifica.. se puderem me dar sugestões agradeço muito..
Otima Tarde!

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 17:50

Boa tarde Valéria !
São duas ótimas opções de arquivo, tanto a encadernação, quanto a pasta, sendo as duas ótimas formas de arquivo , a escolha é pessoal, a encadernação terá um custo maior, visto mais trabalhosa, sendo a pasta uma forma mais simples de arquivo, com isso, terá um custo menor, o importante é quando for necessário, saber onde está a documentação.

ÉRICA OLIVEIRA

Érica Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 16:03

Boa tarde,

Quem usa a ficha de registro tem, obrigatoriamente, que anotar no verso todas as atualizações?

Na empresa onde trabalho, nunca foi atualizada a ficha. Alias, imprimem somente a frente da ficha.

Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.

Confúcio
-----------
ÉRICA
Janice Macedo

Janice Macedo

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 09:07

Outra coisa que podem fazer é usar a ficha de registro informatizada. Se o software de folha que usa tiver esta opção, é excelente, pois as informações que são feitas no sistema são geradas automaticamente na ficha. É necessário encaminhar um requerimento para o Ministério do Trabalho. É muito prático!!!

JULIO CEZAR GRIBOGE

Julio Cezar Griboge

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 09:56

Cara Colega Janice

Como é esse requerimento que devo encaminhar ao MTE, porque venho utilizando a ficha informatizada, porém não fiz nenhum comunicado, apena abandonei os livros e comecei a imprimir as ficha, conforme o suporte do nosso sistema da folha nos orientou, quando aos sindicatos ainda não tive problemas mas tenho receio de uma fiscalização do MTE.

Janice Macedo

Janice Macedo

há 14 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 10:25

Olá Júlio!
Eu não sei ainda anexar documentos aqui no forum (rsrsrs), então vou colar o que foi escrito no requerimento e no memorial descrito:

INFORMATIZAÇÃO DE LIVROS E FICHAS DE REGISTRO DE EMPREGADOS

Requerimento ao Delegado Regional do Trabalho no Estado de Cachoeiro de Itapemirim - ES

A empresa XXXXXXX, localizada na Rua Projetada, S/N, Bairro XXX, em XXX, portadora do CNPJ N.º XXXX, no ramo de XXX, vem por meio deste, conforme portarias Ministeriais 3626 de 13/NOV/1991, DOU 14/NOV/1991 e 1121 de 08/NOV/1995, DOU 10/NOV/1995, informar que estamos informatizando os nossos registros de empregados.
Em anexo encaminhamos o Memorial Descritivo do Sistema de Informação e um modelo de Ficha de Registro de Empregado, que será utilizado.

Local e data

e este é o memorial descritivo, que precisa ser enviado em anexo ao requerimento. Eu levei em 3 vias e eles recibaram a minha e disseram que eu podia dar sequência.

**MEMORIAL DESCRITIVO - REGISTRO DE EMPREGADOS**

Escritório de Contabilidade xxxxxx – CEI: xxx
Endereço: xxxx
Telefone: (xxxxx

Memorial descritivo do sistema de informações para fins do Registro Informatizado de Empregados.

I - Especificações detalhadas das instalações do Centro de Processamento de Dados:
O CPD está dividido em 01 servidor e 06 estações de acessos.
Descrição: Servidor Core 2 Duo, gerenciado pelo Windows 2003 Serv, estações Pentium dual core com Windows XP.

II - Localização de todos os Estabelecimentos da Empresa:
O escritório de contabilidade que centraliza e trata as informações está localizado xxxxxxx

III - Indicador do Programa Gerenciador de Banco de Dados:
Gerenciador de Banco de Dados normalmente é xxxx.

IV - Linguagem de Programação utilizada:
A linguagem de programação utilizada é o VISUAL BASIC.

V - Descrição do sistema de segurança da instalação do arquivo e do sistema:
- Segurança da instalação: o servidor precisa estar com todas as permissões de administrador para realizar a instalação.
- Segurança do sistema: O sistema possui segurança a nível de usuário, sendo que cada usuário possui senha própria para acesso ao sistema. Além deste fato, o administrador do sistema pode liberar ou não, conforme diretrizes internas de cada instalação, o acesso para cada um dos programas passíveis de acesso.

VI - Indicação de autoria do sistema:
O sistema foi desenvolvido pela xxxxxx, Softwarehouse de sistemas aplicativos para a gestão empresarial. A empresa fornecedora do software garante a continuidade do produto e das informações contidas neste, por meio de versões novas lançadas em função de implementação de novas funções e acompanhamento das tendências das novas tecnologias, conforme cláusula de contrato de cessão de direitos de uso do sistema.
A manutenção do sistema em termos de atendimento as alterações da legislação ou equivalente, é garantida pela xxx, por meio das informações vindas dos clientes e de publicações oficiais, além de consultoria junto a renomados órgãos especializados.

Local e data

-----------------------------------------------------------------------
Assinatura do Contador

Espero ter ajudado!!!

Sds

Janice Macedo

Janice Macedo

há 14 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 15:01

Oi gente! Agradeço imensamente a todos que estão respondendo o e-mail, apenas para "Agradecer". Sinto-me muito feliz qdo posso ajudar. Foi difícil conseguir este material, ninguém fornecia, parecia que tinham me do de ajudar... Eu não tenho medo! E tb pergunto muito!!! rsrsrs
Hoje eu postei algumas dúvidas no fórum e ainda não tive nenhum retorno. Será que vcs podem me ajudar?

1 - A Contribuição sindical a ser descontada neste mês de março deve ser sobre a remuneração devida no mês, conf. está na legislação. A minha dúvida é se devo fazer o desconto sobre diferenças de salários de outros meses, que está sendo paga neste mês.. e se é devbido tb o desconto sobre as HE, pois as mesmas são feitas após a jornada de trabalho.

2 - Numa empresa (exemplo) de mármore, tem os polidores, serradores e etc., e tem tb os motoristas que carregam os materiais, e tem também alguns pedreiros, contratados para realização de pequenas obras internas. Qual conveção coletiva eu devo seguir: Sindimármore, Motorista ou Contrução Cívil?
É uma loucura se tiver de seguir cada uma, pois os benefícios são bem distintos, de uma para outra.

3 - Com relação ao cálculo do DSR sobre as Horas extras. No mês das férias, o cáculo da média de HE é feito sobre as horas executadas no período aquisitivo. É assim tb para o cálculo da média do DSR???

Pois é gente, podem me ajudar, esclarecndo minhas dúvidas ou encaminhando para outras pessoas me ajudarem?
Meu e-mail é @Oculto

Abraços a todos!!!

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 11:21

Silvana, não tenho certeza, mas essa questão fica a parte da empresa que desenvolve o sistema ... no caso de registro de ponto por exemplo tem que ser registrado e aceito pelo MTE ...

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 12:55

Olá boa tarde,
Gostaria de saber se existe alguma base legal onde fala da necessidade desse requerimento para a mudança de sistema de registro. Tenho clientes que abandonaram os livros e estão se baseando pelo registro da contabilidade.
Até então não tiveram problemas junto ao MTE e nem Sindicato.

Stéfanye Mendonça
Estrategista de Negócios
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 15:10

De acordo com postagem acima da Sra. Janice, segue:

portarias Ministeriais 3626 de 13/NOV/1991, DOU 14/NOV/1991 e 1121 de 08/NOV/1995, DOU 10/NOV/1995

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 18:17

Janice e luis, Concordo com vcs, mas preciaria de uma base legal, onde dia que TEM que ser feito esse requerimento. Pois o idel é que seja feito, pois tem fiscal que adora criar "problemas", mas segundo a PORTARIA MTE Nº 41, DE 28 DE MARÇO DE 2007 - DOU DE 30/03/2007
que substituiu a citada pelo luis não diz nada a respeito sobre essa obrigatoriedade.

Stéfanye Mendonça
Estrategista de Negócios
MARCIO MUHLBAUER

Marcio Muhlbauer

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 09:12

Emilson bom dia,

Segundo orienteções da Delegacia Regional do Trabalho, na proxima ficha/Livro em branco você faz anotação que a partir desta data estará utilizando o "Sistema de Registro Eletronico de Empregados". Quanto a numeração pode-se definir pela continuidade ou iniciá-la, fazendo esta observação tbm na Ficha/livro utilizados anteriormente.

Sds

Alessandra Mathias Oliveira de Almeida

Alessandra Mathias Oliveira de Almeida

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 22:15

Boa noite.
Prezado Marcio Muhlbauer, quando disse que quanto a numeração pode-se definir pela continuidade ou iniciá-la, me surgiu uma dúvida.
Não optei por continuar. Assim sendo inicio em 1 ou 51? ( o Livro de Registros era de 1 a 50, mas só foram utilizadas até 12).
Desde já agradeço.

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 09:52

Bom dia ! Pessoal.

A contabilidade na qual trabalho fica em São Paulo, e a empresa que está admitindo seu primeiro colaborador situa-se em Sorocaba e estará adquirido a ficha de registro.

1-Segundo informações desse tópico devo informar o DRT que estou utilizando fichas ao invés de livro isso procede ?

2-Devo informar o DRT de Sorocaba onde a empresa fica ou posso informar o DRT de São Paulo onde a contabilidade fica ?

3- Quando o informativo for levado até um DRT devo levar a ficha já assinada pelo empregado/empregador ou levo apenas o modelo a ser utilizado com as informações do primeiro colaborador registrado ?

No aguardo,

Grata.

Bianca

Luciene Lima Soares

Luciene Lima Soares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 09:03

Bom dia!

Aqui na região alguns escritórios estão colando a ficha emitida pelo sistema no livro de registro.
Sinceramente achei prático, porque atualizam no verso as informações do trabalhador.

Alguém sabe me dizer se esse procedimento está correto? Fiz uma busca de matéria sobre o assunto mas não encontrei nada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade